Gato preto: veja raças, fatos e curiosidades destes felinos

Gato preto: veja raças, fatos e curiosidades destes felinos

Conheça mais sobre um dos felinos mais injustiçados do reino animal, os gatos pretos! Aprenda sobre as raças e as curiosidades que vão muito além dos mitos!


Você gosta de gato preto?

Se tem um felino que sofre pela rejeição são os gatos pretos, boa parte das pessoas acreditam no estigma de má sorte atrelada a esses bichinhos, mas o que muita gente não sabe é que eles são carinhosos e muito legais e não representam ameaça a nenhum humano ou outros animais.

Além da sua personalidade forte, como todos os felinos, os gatos pretos carregam em si uma força muito maior do que se pensa e possuem inúmeras variações dentro dessa mesma raça, o que transforma o gato preto num felino poderoso e com muitas características marcantes. Neste artigo, você verá que, apesar de serem menos procurados para adoção, estes animais são ótimas companhias para uma vida toda.

Algumas raças de gato preto

A princípio, o gato preto tem diversos tipos, cada um com suas características e apesar do mito do gato preto dar azar, confira abaixo exemplos de raça de gato preto para você admirar ainda mais esse animalzinho.

Persa preto

Este tipo de gato preto é considerado o mais sossegado e doces da raça, seu porte físico curto e compacto faz com que esse felino prefira ficar mais quietinhos e evitar escaladas, mas como qualquer gato, se for muito apertado pode ficar um pouco desconfortável.

Boa parte dos gatos dessa raça, ficam confortáveis em ambientes com poucos obstáculos e chamam a atenção por conta dos seus pelos longos e grandes e um focinho largo, diferente das outras raças. Além de ser uma ótima companhia para crianças pelo seu temperamento dócil.

Maine Coon

Esse tipo de gato preto são grandes, fortes e atléticos, muito preocupados com a sua imagem e um dos mais bonitos da raça, seu temperamento dócil e carinhoso garante horas de diversão, apesar de preferirem ficar sozinhos na maior parte do tempo.

Com isso, sua pelagem é mais grossa e o sua cauda longa e cheia, por isso, demonstra muita personalidade e vaidade com os outros animais, seu comportamento gentil é o que mais chama atenção das pessoas e por fim sendo considerado um ótimo amigo para os humanos.

Norueguês da floresta

Considerado um gato com a aparência mais selvagem da raça, seus longos pelos com aspecto de liso são feitos para proteger do inverno rigoroso da Noruega, uma das características é a sua aparência de lince, uma variação de gato selvagem do mato presente na Europa, apesar disso seu temperamento é dócil.

Dessa forma, o gato Norueguês da floresta, possui muita inteligência e energia, combina seu temperamento equilibrado e carinhoso, aprende truques e comandos rapidamente e são ótimos na convivência com os humanos, pois adoram atividades e brincadeiras, além de preferirem locais altos para passar boa parte do tempo.

Bombaim preto

Contudo, essa variação de gato preto é uma das mais comuns e suas características chamam atenção, sua aparência é de uma pantera negra, seu temperamento também é bastante parecido pela sua energia e curiosidade, eles adoram escalar e desbravar cada canto da casa.

Apesar do seu comportamento agitado é uma raça bastante sossegada e carinhosa, sendo um grande apreciador de longas sonecas, também gostam de seguir seus tutores por onde for e costumam ser brincalhões com todos os humanos, tendo muita energia para gastar eles preferem estar sempre na companhia das crianças.

Gato de Pelo Curto Inglês

Posteriormente temos o Gato preto de pelo curto inglês, uma raça que tem uma aparência robusta e forte, com pelos curtos e densos, é recomendado que sempre estimule com atividades e brincadeiras para manter o seu peso, pois podem apresentar problemas para manter o peso ideal para o seu tamanho.

Seu temperamento dócil e amigável é uma de suas qualidades, apreciam a companhia dos humanos e se apegam com facilidade aos seus tutores, mesmo que às vezes eles não gostem de chamar atenção de seus donos, quando influenciados com atividades não perdem a chance de serem brincalhões e divertidos.

Bobtail Americano

Ainda que popular nos Estados Unidos, essa raça pode ser encontrada em várias partes do mundo, ele foi criado para ser um gato amável e meigo, para uma companhia duradoura com humanos e crianças.

Com isso, uma das qualidades mais valiosas desta raça é o seu comportamento brincalhão e dócil, adoram receber e dar carinho aos seus tutores e se dão super bem com outros animais, sua inteligência excepcional, levam esse adorável gato a aprender truques e a ter disciplina com facilidade.

Por todos os aspectos do seu temperamento, o Bobtail Americano é considerado pela comunidade médica, um excelente gato terapeuta.

Devon Rex

Parecido com uma criatura mística, o Devon Rex possui orelhas grandes, rosto curto e olhos grandes, além de pequenos e com pelos curtos e mesmo que gostem de longas sonecas durante o dia, eles têm bastante energia para gastar.

Dessa maneira, seu comportamento doce e amoroso, essa raça foi apelidada de “Gato Poodle", muito apegado aos seus tutores, uma de suas características comportamentais mais marcantes é o carinho e a doçura que eles têm com seus donos e outros animais.

Fatos sobre gato preto

Os gatos pretos são felinos que possuem em sua maioria um comportamento dócil e carinhosos, mas alguns estigmas ainda são atrelados a esses adoráveis gatinhos, confira abaixo alguns fatos sobre o gato preto.

O pelo pode ficar marrom ou branco

Os gatos que nascem pretos são por conta de uma peculiaridade genética, boa parte dos gatos são de outras cores, mas a cor preta se torna predominante, mas existem outras variações do gene, como o preto, o marrom e canela.

Contudo, os gatos de coloração preta sólida devido a exposição ao sol podem desbotar a cor predominante revelando sua cor originária, isto é chamado de enferrujamento. Esse fator genético também ocorre para gatos pretos que apesar da cor sólida ser preta, possuem listras e através da alimentação, ocorre uma deficiência nutricional atrelada à exposição solar, podendo deixá-lo branco.

Eles geralmente têm olhos amarelos

Ainda que seja muito bonito, os olhos amarelos em felinos tem a ver com a sua sobrevivência, apesar de não se tratar só de beleza, o aspecto amarelo dos olhos dos gatos pretos são para que possam enxergar melhor no escuro.

Como os gatos pretos são animais de hábitos noturnos, os olhos amarelos são mais comuns nesta raça, pois permite que este animal veja a luminosidade do ambiente.
Mesmo que a maioria não pratique a caça noturna, essa característica é hereditária do gene dos gatos, em sua maioria os de cor preta sólida.

Eles têm mais resistência

Um dos fatos mais interessantes desses felinos pretos é que quanto mais escuro mais resistente a doenças ele é. A mutação que deixa o pelo do gato preto também o protege de doenças.

Ainda que, não tenha muitos estudos, cientistas acreditam que a cor preta dos gatos não têm a ver com camuflagem e sim, com a resistência a doenças que possam ter, conforme o mapeamento do genoma as pesquisas futuras serão mais conclusivas.

A maioria dos gatos pretos são machos

Segundo os estudos microbiológicos, os gatos pretos são machos em sua maioria pois, cada gato possui um par de genes relacionados à cor, as fêmeas, de modo geral, possuem sempre três cores predominantes.

Dessa forma, os machos apresentam apenas uma cor predominante, ou seja, um gato macho só pode ser ou preto ou laranja, enquanto as fêmeas possuem três cores predominantes e destacadas.

Por isso, é mais comum encontrar gatos pretos machos, porém essa resposta biológica se refere a gatos pretos ou laranjas.

Curiosidades sobre gato preto

Até aqui podemos afirmar que essa raça guarda diversas surpresas e aspectos interessantes que os tornam especiais, boa parte disso é que eles possuem estigmas atrelados a eles, veja a seguir suas curiosidades que mostram que o azar do gato preto não passa de lenda.

O mito do gato preto que dá azar

Além de um mito, o estigma atrelado ao gato preto sobre dar azar é extremamente perigoso, esta comparação infundada se deu início ainda na idade média, acreditavam que gatos pretos eram bruxas transformadas que ao cruzar com eles traziam azar.

Acontece que hoje isso ainda é bastante comum, épocas como halloween ou sexta-feira 13 e a ideia supersticiosas são relacionadas a estes bichinhos adoráveis que não fazem mal a ninguém e esta afirmação não passa de um mito que colabora com a violência contra esses animais, por isso é preciso estar atento no seu companheiro felino.

Em alguns lugares, ele significa sorte

Algumas culturas não acreditam no mito do azar atrelado aos gatos pretos, para muitos eles são motivos de sorte e bons presságios, muitos lugares ao redor do mundo apreciam a companhia desses animados bichinhos para atrair sorte.

Como por exemplo, o Japão, onde mulheres solteiras que possuem gatos tem as chances de arrumar um pretendente aumentado, na Alemanha, se você cruzar com um gato preto na rua da esquerda para a direita, há coisas boas em seu horizonte. Com isso, na Grã Bretanha dar um gato preto de presente de casamento eles trazem sorte e felicidade para a noiva.

O gato preto é rodeado de lendas

Por todos os boatos e estigmas sobre esses felinos, acredita-se que boa parte do que falam por aí são apenas lendas acerca das origens. Há séculos circulam histórias sobre o gato preto e algumas são famosas até hoje.

Como por exemplo, na idade média, além de associar a bruxas incorporadas, há também aqueles que diziam que pela sua cor, ele era atrelado a magia negra e feitiçaria. Há outras lendas conhecidas, como um livro de Allan Poe “O gato Preto” que conta que um gato preto era responsável por atividades paranormais.

Eram companheiros dos marinheiros

Um dos tripulantes mais desejados dos marinheiros são os gatos, pela sua habilidade em caçar ratos e manter o ambiente seguro e o navio limpo. Mas além dessa função os marinheiros também gostavam desses companheiros por outra questão.

Acredita-se que pensavam que os gatos pretos em particular, trariam boa sorte e que os levaria de volta para casa em segurança. Um dos felinos mais conhecidos virou uma lenda marítima, apelidado de "Tiddles", ele viajou mais de 300 milhas com a marinha real.

Gatos pretos são mais difíceis de fotografar

Contudo, sua cor preta sólida pode ser difícil de fotografar, esse é um dos dilemas modernos que cercam esses bichinhos, por conta da cor preta predominante, fotos com flash podem deixar esses bichinhos parecendo apenas borrões em fotos.

Uma dica muito compartilhada por fotógrafos do mundo todo, é de manter o fundo minimalista e usar luzes naturais para ter uma boa foto, evitando a luz forte do sol, assim basta, criar poses com seu gato usando até mesmo o celular para fotografar.

Nada de azar com gatos pretos!


Mesmo que alguns mitos sobre o gato pretos ainda sejam propagados, neste artigo podemos entender que eles são muito além de um simples felino de cor preta e possuem suas particularidades que os tornam ótimas companhias para a vida toda.

Afinal, a ideia de azar e sorte estar relacionada aos gatos pretos não passam de boatos, eles são amáveis e carinhosos com seus tutores e apresentam inúmeros aspectos interessantes que são perfeitos para contar para todo mundo o quão legal eles são.

Ainda que existam essas lendas sobre eles, os gatos pretos estão sempre prontos para ser amados e cuidados por alguém e exigem cuidados para que tenham uma vida longa, pois quem não deseja um amigo como eles para proteger a sua casa, não é mesmo?

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.