Hamster chinês: veja alimentação, filhote, cuidados e fatos

Hamster chinês: veja alimentação, filhote, cuidados e fatos

Confira aqui informações sobre o Hamster chinês! Clique e veja as principais características do bichinho, cuidados com o pet e curiosidades a respeito deles!


Conheça o hamster chinês!

Hamster Chinês comendo

Neste artigo, vamos apresentar a você o hamster chinês, esse animalzinho tão fofo. Aqui você verá tudo sobre as principais características do pet, tanto as físicas quanto as características psicológicas, como por exemplo, seu comportamento e seus hábitos que são bem peculiares. Veremos também como se deu sua origem e a história que está por trás dessa espécie.

Somente a título informativo, já que o hamister chinês não pode ser criado no Brasil, vamos explicar quais cuidados são necessário para a criação desse bichinho. Veremos dicas de cuidados com a gaiola, alimentação, bem-estar, higiene e muito mais.

Além disso, vamos ver algumas curiosidades acerca desse hamster que provavelmente você não sabia e vai se surpreender quando descobrir, acompanhe a seguir!

Características do hamster

Hamster Chinês de pelo marrom

Os hamsters costumam ser animais característicos, com o hamster chinês não é diferente. Vejamos a seguir onde esses animais surgiram, quais são suas principais características, e como funciona seu ciclo reprodutivo.

Origem e história do hamster

O Hamster chinês, cujo nome científico é Cricetulus Griseus, mas também é conhecido como hamster chinês listrado ou hamster anão chinês, são pequenos roedores nativos dos desertos da China e da Mongólia.

Apesar de serem conhecidos como hamsters anões, eles não são. Apenas receberam esse nome em razão do tamanho pequeno, se comparado a outros hamsters de estimação, como por exemplo, o hamster sírio. Quando feita essa comparação com outros hamsters, o corpo do hamster chinês parece longo e fino, e possuem uma cauda relativamente mais longa que a dos outros.

Tamanho, peso e tempo de vida

Estes animaizinhos são compridos e finos, chegam a medir de 7 a 12,5 cm de comprimento. O peso do hamster chinês pode variar entre 28 a 56 gramas apenas, sendo bem leves, e de fácil manuseio. A expectativa de vida dessa espécie infelizmente é bem curta, sendo somente de 2 a 3 anos no máximo. Mas isso não impede que sejam ótimos animais de estimação, trazendo muita alegria para seus tutores.

Pelagem do hamster

Como dito anteriormente os hamsters possuem características peculiares, a começar por sua pelagem. Eles são tipicamente marrons com uma faixa preta descendo pelas costas e uma faixa mais clara na barriga.

O hamster chinês é bem semelhante aos ratos comuns, mas possuem algumas características próprias, como por exemplo: olhos escuros, orelhas abertas e o olhar doce. O conjunto dessas características faz dessa raça de hamster uma das mais apaixonantes.

Comportamento do hamster

Os hamsters são animais noturnos, costumam dormir durante o dia e ficam acordados durante a noite. Ainda que acordem por conta própria vez ou outra durante o dia, não é aconselhável acordá-los nesse período, isso pode deixá-los rabugentos e irritados.

Geralmente, eles são animais bem-humorados e se sentem confortáveis para serem pegos no colo, mas desde que ele esteja acostumado com isso desde filhotinho. O ideal é que quando você for pegá-lo no colo, esteja sentado no chão, pois se deixá-lo cair acidentalmente, o risco de grandes ferimentos será menor.

Reprodução e ciclo de vida

Ao nascer, o hamster chinês possui de 2 a 3 g, não possui pelos, nasce cego e surdo, possuindo apenas dentes grandes. Até o primeiro mês de vida, eles consomem leite materno e comem alimentos sólidos. Na quarta semana de vida, já começa a maturação sexual. Finalmente, aos três meses de vida, eles já podem se reproduzir.

Nesse momento é importante colocá-los em habitats diferenciados, evitando brigas ou proliferação excessiva. O cio dura apenas quatro dias, e à gestação cerca de 16 dias, ocasião que a fêmea pode parir de 6 a 8 filhotinhos ficando muito sensível e comendo de forma especial.

Como são os cuidados com um hamster chinês

Hamster Chinês de pelo claro

Como todo animal pequeno, o hamster também precisa de alguns cuidados específicos. Veremos a partir de agora os principais cuidados necessários com o hamster chinês, sua alimentação, qualidade de vida e higiene.

Cuidados com a gaiola

Embora os hamsters sejam muito pequenos, eles precisam de espaço. Como esse será o local de brincar e fazer exercícios, ter espaço suficiente é crucial para a saúde desse bichinho. As opções da gaiola são geralmente uma com uma base de plástico e topo de arame ou um aquário de vidro ou plástico.

A gaiola de arame permitirá um melhor fluxo de ar, mas você deve se certificar de que o espaçamento da barra é estreito o suficiente para que seu hamster não consiga passar por elas. É importante incluir um ninho ou esconderijo de pequenos animais no recinto, que pode ser encontrado na maioria das lojas de animais.

Alimentação

Soltos na natureza, os hamsters consomem uma dieta variada de sementes, grãos, nozes, vegetação e insetos. Em cativeiro, você pode alimentar seu animal com uma ração comercial para hamster suplementada com vitaminas e minerais.

É indicado complementar a alimentação comercial com grãos, frutas e vegetais frescos. Coloque esses alimentos em um prato separado da dieta principal do seu hamster. Por fim, os hamsters sempre precisam de água limpa. É melhor usar uma pequena garrafa de água animal presa na lateral do cercado, que permanece mais higiênica que um prato de água.

Exercícios e socialização

É importante adicionar uma roda de exercícios com uma superfície sólida para as atividades do hamster, além disso, adicione tubos e túneis para enriquecimento do local. Certifique-se de incluir brinquedos de mastigar próprios para hamsters, pois isso ajudará a desgastar seus dentes em crescimento contínuo.

Os hamsters chineses podem ser mantidos sozinhos, em pares do mesmo sexo ou em pequenos grupos. No entanto, os hamsters mantidos juntos podem exibir agressão territorial uns contra os outros. Sua melhor aposta para evitar esse desentendimento é adquirir irmãos que possam crescer juntos e se acostumar com a presença um do outro.

Temperatura e condições ambientais

É preciso muito cuidado na hora de escolher a localização da gaiola do hamster, pois eles são animais bem sensíveis a altas temperaturas, portanto, é aconselhável buscar um lugar onde a temperatura gire entre 20 e 24º C no máximo. É importante que evitar áreas em que haja a exposição solar direta ou correntes de ar, o hamster precisa de um local em que seja possível apreciar uma boa sombra para seu descanso.

Cuidados com a saúde e higiene

Os hamsters são animais muito limpos, eles passam 80% do tempo se limpando, então o que os humanos devem garantir é que a gaiola esteja sempre limpa. É importante que a água seja trocada diariamente também.

Limpe o gabinete pelo menos uma vez por semana, substituindo todo o substrato e lavando as superfícies com água e sabão neutro. Hamsters tendem a escolher um canto de seu recinto como banheiro. Portanto, é uma boa ideia retirar e trocar o substrato daquele canto todos os dias para manter a higiene.

Curiosidades sobre o hamster chinês

Após todas essas informação importante sobre os hamsters chineses, veremos agora algumas curiosidades bem peculiares sobre eles, como o fato de não poderem ser criados no Brasil. Veja a seguir essa e outras curiosidades.

Hamster Chinês em pé segurando dedo de humano

Não podem ser criados no Brasil

Hamsters chineses são proibidos no Brasil. O Ibama, por meio da portaria 93/98 proibiu a entrada de qualquer roedor no Brasil. Isso porque o instituto deseja preservar o meio ambiente, impedindo que as pessoas tragam mais espécies exóticas para o Brasil e solte-os na mata.

Como no Brasil já existem muitas espécies de ratos e camundongos, não nativos do país, vindos em embarcações europeias na época da colonização, eles são tidos como peste. Portanto, se mais espécies forem trazidas, haverá à proliferação dessas e uma concorrência com as espécies nativas, o que faz com que à espécie nativa perca terreno e seja extinta.

Ele consegue aprender o próprio nome

O hamster chinês é muito inteligente e pode até mesmo aprender o seu próprio nome. Para que isso seja possível, ele deve apenas ouvir o seu nome com bastante frequência. Uma dica para estimular o bichinho, é ficar repetindo o nome bem próximo a ele.

Feito isso, depois de alguns dias você vai perceber que ele vai aprender e vai começar a atender quando for chamado. Isso é possível, pois eles são capazes de decorar o som que sai da boca dos humanos e associar esse som como um sinal de que estão sendo chamados.

Pode haver canibalismo na espécie

O canibalismo é habitual e normal na espécie, pode acontecer da mãe comer os filhotes logo após o parto. Existem alguns motivos para que isso aconteça, um deles é que o filhote pode nascer com alguma anomalia e à progenitora deseja garantir que apenas os filhotes fortes sobrevivam, ou o bebê nasceu muito fraco e incapaz de se desenvolver, então à mãe recorre ao canibalismo.

Outros motivos que podem levar ao canibalismo: o estresse no parto, ou quando ela dá à luz a uma ninhada muito grande, ela pode comer dois ou três filhotes para se sentir mais capaz de cuidar dos restantes.

Hamster chinês, um amigo fofo!

Três hamsters chineses

Vimos neste artigo que os hamsters são animais reativamente fáceis de criar, são muito dóceis, e são criaturas ativas durante a noite enquanto dormem durante o dia. Eles gostam de ambientes limpos e amplos, gostam de fazer exercícios, brincar, sempre estão comendo alguma coisa e a água deve ser sempre fresquinha.

Infelizmente, no Brasil você não pode ter um hamster chinês, não é possível comprar ou mesmo trazer de fora, pois há uma proibição do Ibama. Mas mesmo assim, trouxemos este artigo com o objetivo de apresentar a você esse animalzinho que pertence à família dos hamsters e é muito fofinho também.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.