Rabo do gato: para que serve e o que indica cada movimento?

Rabo do gato: para que serve e o que indica cada movimento?

Este artigo é para as pessoas que amam gato e querem entender como o rabo do gato serve, o que significa os vários movimentos e curiosidades.


Rabo do gato: para que serve e o que indica cada movimento?

O rabo do gato é o principal meio de comunicação desse felino. Apesar de ser uma parte muito fofa, charmosa e proporcionar mais equilíbrio ao pet, ela também é importante para você entender quais são as emoções ou os comportamentos que seu animal de estimação quer transmitir.

Por isso, hoje nesse artigo iremos desvendar todos os mistérios e significados que o rabo do gato tem. Além disso, vamos conversar um pouco mais sobre para que serve a cauda do gato e quais são as principais leituras que podemos fazer no momento em que o gato estiver balançado o seu rabo; será felicidade ou medo? Venha descobrir conosco através dessa leitura.

Para que serve o rabo do gato?

Neste primeiro momento vamos tentar compreender melhor para que serve a cauda do gato e quais são suas funções no cotidiano do seu felino. Essa é uma questão importante, entender como o rabo do gato funciona, pois assim você irá se comunicar melhor com seu pet.

Equilíbrio

Gatos são animais conhecidos pelo seu equilíbrio perfeito. Eles podem dar grandes pulos incríveis de um lado para o outro ou até mesmo desfilar em cima de muros com muita elegância no caminhar e sem nem ao menos errar um único passo.

Essa façanha só é possível graças a sua estrutura corporal. Entre os componentes da sua anatomia responsáveis pelo equilíbrio do felino, temos o rabo do gato. A cauda é a parte incumbida por auxiliar a manter a harmonia dos movimentos do gato, seja para ele saltar, correr ou simplesmente caminhar com muita desenvoltura.

Mudança de direção

Os gatos são animais arteiros, apesar de passarem boa parte do seu dia dormindo, quando eles estão a fim de brincar, não economizam em suas travessuras. E uma das brincadeiras mais comuns que vemos os gatos fazerem é correr pela casa. Às vezes está tudo calmo no ambiente e do nada o seu gatinho começa a correr.

Mas, o interessante dessas corridas é que o gato tem um ótimo senso de direção, o qual evita que ele se atrapalhe e acabe batendo nos objetos pelo caminho. Essa mudança repentina de direções é promovida pelo rabo do gato.

Comunicação

Normalmente associamos a comunicação do gato com o seu miado. Mas, a realidade é que todo o seu corpo pode ser utilizado como uma forma dele se comunicar com seus tutores, não somente através do miado.

Uma das partes mais sensíveis e que traduz muito do que seu animal de estimação está sentido é o rabo do gato. A cauda é uma área muito ativa do corpo do seu pet, a qual serve para transmitir os humores do gato. Caso queira saber os motivos que levam a cauda ficar balançando de diferentes maneiras, é só continuar com a gente.

Quando o rabo do gato está em diferentes movimentos

Depois de compreender as funções da cauda do felino, você irá conhecer quais são os movimentos que o rabo do gato costuma fazer e quais possíveis significados no dia a dia junto do seu pet. Saber mais sobre esses movimentos pode ajudar a estabelecer uma relação melhor com seu gato.

Balançando para os lados

O primeiro movimento que iremos falar é um que vemos com mais frequência, que é quando observamos o gato balançando a sua cauda para os lados. Esse tipo de movimentação do rabo do gato é feito quando o pet busca se manter focado em alguma atividade ou em algo do ambiente, que ele tem interesse em atacar.

Por exemplo, quando o seu gato está brincando com algum objeto, pode notar que antes de atacar o brinquedo ele começa a se concentrar balançando seu rabo de um lado para o outro.

Chicoteando

Os gatos são animais bastante dóceis e carinhosos, mas isso é quando eles querem. Nem sempre seu gato estará disposto a receber suas demonstrações de afeto, em alguns momentos ele vai querer ficar sozinho.

E para garantir que sua privacidade seja respeitada, o gato utiliza a sua cauda para demonstrar que está incomodado com a situação. Nesses momentos de raiva e tensão, o rabo do gato começa a chicotear, movendo-se para frente e para trás de forma frenética.

Quando ver esse tipo de movimentação, é melhor não atrapalhar o bichinho, deixe-o em seu cantinho até se acalmar.

Cauda de gato tremendo

Você que tem gato em casa pode ter notado que em alguns momentos ele fica com sua cauda tremendo e existem explicações para esse movimento um tanto quanto incomum feito pelos felinos.

De modo geral, há duas causas para que o rabo do gato comece a tremer, a primeira é se você observar que apenas a ponta da cauda está tremendo é porque o bichano está irritado com algo. Agora, se o tremor acontecer por toda a extensão do rabo do gato é porque ele está muito feliz e disposto a brincar naquele momento.

Pelos estufados

Uma situação que você já deve ter visto é o rabo do gato todo estufado. Nesses casos os pelos do bichano ficam ouriçados, chegando a parecer uma espécie de pequeno espanador. Isso pode acontecer porque o pet quer intimidar algum oponente, seja um outro gato ou qualquer coisa que ele acredite ser um adversário.

Nesses momentos o corpo do animal fica todo arqueado e a cauda estufada apontando para cima. Mas também os pelos estufados podem estar relacionados a uma sensação de medo ou surpresa que o seu gatinho está sentindo naquela ocasião.

Quando o rabo do gato está em diferentes posições

As posições que ocorrem os movimentos do rabo do gato também querem dizer muito sobre os sentimentos do felino em relação ao tutor ou ao ambiente em que ele está inserido. Por esse motivo nesse tópico você poderá descobrir o que cada posição da cauda do gato quer dizer.

Reta apontando para cima


Caso o rabo do gato esteja entre suas patas é preciso tomar cuidado, pois essa é uma posição que ele está mais agressivo e se sente acuado. Em outras palavras, podemos afirmar que a cauda fica nessa posição para indicar que o bichano está com medo da situação e quer se afastar daquilo que está lhe deixando amedrontado.

Tente não mexer com gato quando ele estiver com o rabo entre as pernas, pois ele pode te agredir sem pensar. Mas em alguns casos, pode ser uma demonstração de dor, por isso é bom ficar em alerta com o bichano.

Rabo de gato reto para baixo

Se você notar que seu gato está com a cauda totalmente reta e apontada para cima enquanto ele caminha pelo ambiente da casa, saiba que ele está se sentindo muito confiante. Também é uma forma que o felino encontra de demonstrar felicidade. Assim, quando ver o rabo do gato em posição vertical e ereta tente brincar com ele.

Nesse momento certamente ele não irá apresentar alguma resistência a carinhos e abraços. Na realidade ele poderá estar mais aberto para as aproximações dos tutores ou qualquer outra pessoa que queira interagir com o gato naquela situação.

Cauda em forma de interrogação

A famosa posição de cauda em formato de interrogação, onde o rabo do gato fica todo ereto e na pontinha vemos uma pequena curva que nos remete a um ponto de interrogação é indicativo de um sentimento mais amigável por parte do felino. Isto quer dizer que ele está pronto para se receber caricias do seu tutor.

Então se você quer dar carinho e ficar pertinho do seu pet, este é o melhor momento. Antes de se aproximar deixe o pet cheirar você e depois inicie as suas demonstrações de afeto pelo corpo do bichano, ele não vai resistir.

Rabo entre as pernas

Por um acaso se você se deparar com o rabo do gato completamente reto e para baixo, fique atento ao ambiente, pois algo pode estar causando desconforto no bichano. Esse tipo de posição é muito utilizado pelos felinos para demonstrarem que estão agitados com algo ou que há alguma coisa que está deixando-os incomodados.

Essa posição costuma revelar um sentimento de agressividade do bichano. Sendo assim, a dica é evitar aproximação ou comportamentos de carinho com o seu gato. Tente retirar o agente estressor do ambiente e espere ele se acalmar um pouco mais.

Enrolada no próprio corpo ou em outro gato

Um gato com o rabo entorno do seu corpo pode significar diversas coisas. A posição mais comum é quando o gato está sentado e a cauda fica em volta dele, isso significa que ele está um pouco nervoso e quer ficar sozinho. Porém, se ele estiver deitado e o rabo enlaçar seu corpo pode ser que ele esteja tranquilo ou com dor, fique esperto com isso.

Mas caso observe o rabo do gato enrolado a outro bichano, saiba que ele está apenas cumprimentando o seu amigo. É como se estivessem apertando as mãos ou dando um abraço em alguém.

Fatos curiosos sobre rabo de gato

A seguir separamos algumas das curiosidades mais interessantes sobre o rabo do gato. Afinal de contas, a cauda não é apenas para demonstrar felicidade ou trazer mais equilíbrio no caminhar do felino, ela precisa de cuidados e muita atenção por parte dos tutores do bichano.

A cauda é parte da coluna vertebral

O primeiro fato curioso sobre o rabo do gato, que talvez você não saiba ainda, é que a cauda desse felino faz parte da sua coluna vertebral. Dito de uma outra forma, a cauda do animal é uma extensão da coluna do felino onde encontramos pequenos ossinhos que compõem as vertebras do bichano.

Ao todo, são 22 vertebras encontradas no rabo do gato. Dessa forma, é preciso tomar cuidado para não pisar sem querer ou acabar puxando a cauda do gato, isso pode ser bastante dolorido e incomodo ao seu pet de estimação.

Gato não gosta que toquem na cauda

Considerada uma das áreas mais sensíveis do corpo do animal, o rabo do gato não deve ser tocado. Apesar de ser uma parte muito charmosa e que a gente ama passar a mão, saiba que isso é algo que deixa o seu bichinho todo incomodado, além de trazer uma sensação bastante desconfortável ao felino.

Além disso, não é indicado pegar ou carregar o seu gato puxando-o pela cauda, isso pode causar danos sérios a sua saúde, como fraturar algum osso da coluna ou provocar traumas em sua vida. Por esse motivo não toque na cauda do gato.

Existem raças de gato sem rabo

Apesar de não serem raças muito comuns e conhecidas, existem algumas espécies de gatos que nascem sem a sua cauda. No lugar há apenas um “pom-pom”. A explicação mais aceita é que essas raças sofreram alguma mutação genética em sua coluna vertebral e por isso nascem sem o rabo.

Uma das raças mais populares dentro dessa linha de gato sem rabo é o Manx, gato originário da Grã-Bretanha; e também o Bobtail japonês que a falta de rabo do gato tem sido considerada como um símbolo no Japão de boa sorte e fortuna.

A raça influencia o tipo de cauda

A raça influencia sim no tipo de rabo do gato. No tópico anterior você conheceu duas raças que possuem caudas bem curtinhas e em alguns casos até inexistentes. Mas, há também raças que possuem uma cauda comprida e com pelos curtos em toda a sua extensão, algumas delas são os gatos da espécie Siamesa e Bengala, por exemplo.

Outra raça muito comum são os gatos Somali, Angorá e American Curl que possuem um rabo enorme e com muito pelo. Já as raças de Maine Coon, por serem os maiores da categoria, possuem um rabo de gato extremamente comprido e peludo.

O recorde do maior rabo de gato

E como acabamos de falar sobre comprimento do rabo do gato, nada melhor como trazer uma curiosidade do Guiness Book, o livro dos recordes. Em 2017, um gatinho, ou melhor um gatão da raça Maine Coon, recebeu o título de cauda mais comprida.

O detentor dessa classificação se chama Cygnus e mora em Ferdanle (EUA). A sua cauda chega a medir quase 45 centímetros de comprimento (para ser mais exata a medida é de 44,66 cm). O rabo do gato chama muita a atenção devido a sua pelagem fofa e nas cores cinza e branca.

Ela precisa de cuidados especiais

Como já dito ao longo do artigo, a cauda do felino precisa de cuidados especiais para evitar possíveis fraturas e lesões. Um dos principais cuidados é não pisar no rabo do gato, evitar puxar sua cauda, ficar atento para não fechar a porta e pressionar o rabo do gato.

E caso perceba que seu gato está com a cauda lesionada, recomendamos que imobilize a área afetada e leve a um veterinário para prestar os atendimentos necessários ao bichano.

O rabo do gato diz muito mais do que pensavamos!

Após a leitura de tantas informações sobre o rabo do gato, certamente a comunicação entre você e o seu animal de estimação irá melhorar muito, além disso você conseguirá compreender mais facilmente quais são as reais necessidades do seu gato naquele momento e terá mais cuidados com a cauda do pet.

Afinal, a cauda balançando pode indicar diversas situações e humores do seu gato, por isso é sempre bom ficar de olho. E não se esqueça de que o rabo do gato é uma extensão importante da coluna do pet, logo é preciso ter uma atenção redobrada para evitar acidentes.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.