Por que os cachorros uivam? Veja o que pode ser e como parar!

Por que os cachorros uivam? Veja o que pode ser e como parar!

Você já se perguntou porquê o seu cachorro uiva do nada? Neste artigo, você vai descobrir o que pode ser e como pará-lo.


Você sabe por que os cachorros uivam?

Cão filhote uivando

Já se deparou com o seu cachorro uivando e se perguntou o que poderia ser? Seja quando ouve algum som ou quando está sozinho, o uivo pode surgir e, apesar de ser visto como algo fofo, o significado pode não ser bom e exige atenção.

O uivo é um instinto primitivo herdado dos lobos e que hoje reverbera nos nossos cãezinhos de estimação, podendo alcançar quilômetros de distância. Antes os lobos andavam em matilha e o uivo era a forma de se comunicarem.

Hoje os cachorros uivam por vários motivos como organização de grupo, contra ameaças e até mesmo por se sentirem sozinhos. Continue lendo e descubra todos os possíveis motivos para os cães uivarem e como evitar que eles façam isso.

Por que o cachorro pode uivar do nada?

Cachorro uivando no pé de uma escada

Saiba que o hábito de uivar é algo super normal entre os cachorros e está relacionado ao comportamento canino. A seguir você vai descobrir os inúmeros motivos pelos quais seu cão pode uivar.

Quando ouvem música, sirene, trovão e mais sons

Quando ouvem algum som, existem diferentes motivos para a mesma reação. No caso do trovão, eles demonstram desconforto. Os cachorros, como bem sabemos, não possuem a mesma audição que a nossa. Ao invés disso, eles podem captar sons de uma distância de até quatro vezes mais do que a gente, e barulhos muito altos podem assustá-los.

Na música, tentam acompanhar a melodia uivando, apesar de não entenderem nada. Já no caso da sirene, o som é capaz de provocar certa semelhança com o ruído de outro cachorro, levando o animal de estimação a responder ao chamado.

Organização do grupo

Cães selvagens e lobos uivam para os seus rebanhos para organizar o grupo após uma caçada, ou para saber se há ou não uma matilha por perto, evitando-a.

Apesar dos cães domésticos não fazerem parte de uma matilha, eles uivam para se comunicarem com o grupo que possuem e acreditam ser sua família. No caso, seus donos e tutores. Portanto, se o seu cachorro uiva pra você, sinta-se privilegiado! Isso significa que ele te vê como um líder!

Pode ser territorialismo

O cão tem um instinto natural de ser territorialista e querer se aproveitar de cada oportunidade para marcar território com a urina (muitas vezes dentro de sua própria casa). Mas este não é o único recurso utilizado pelos cães para demonstrar quem manda naquela área.

O uivo também é utilizado pelo mesmo motivo, assim eles sinalizam que aquele pedaço tem dono, além de uivarem como um sinal de aviso para manter afastadas possíveis ameaças que tentem invadir seu território.

Pode ser contra ameaças

Como recém dito, os cachorros uivam para afastar possíveis ameaças. Portanto, durante a noite, fique atento! Seu animal de estimação pode estar querendo dizer que algo não está certo nos arredores e que vocês dois podem estar correndo perigo.

É comum que durante visitas os cachorros uivem. Isso significa que eles não estão familiarizados com a presença de estranhos pela casa. Sempre quando o seu cachorro uivar de madrugada, pense nisto e cheque o seu chamado. O pequeno pode estar te salvando de alguma ameaça.

Cães uivam porque podem estar solitários

Você pode não saber, mas os seus vizinhos, sim. Quando os cachorros estão sozinhos ou se sentem solitários, eles uivam para tentarem chamar seus donos de volta.

Hoje em dia, não temos muito tempo para lhes dar a atenção que nossos caninos merecem, então eles acabam ficando muito tempo sozinhos sem a companhia de outros, o que os leva a tentarem trazer de volta os seus donos.

Seu cachorro uiva quando passa muito tempo sozinho no quintal? Passe um tempo com ele, brinque, faça carinho. A solidão pode afetar a saúde psicológica dos nossos quadrúpedes, os levando ao velho hábito.

Pedindo algo

Outro motivo que leva os cachorros a uivarem é porque eles estão pedindo algo. Os cães sabem qual o horário de suas refeições. Se o seu estiver uivando na volta de suas tigelas, vá ver se ele tem água ou comida. Mas não de imediato; isso vai incentivá-lo a continuar com o uivado que talvez você não goste tanto.

Se o motivo não for refeição, faça uma lista mental do que ele poderia estar pedindo. Como iremos falar no tópico a seguir, ele pode até mesmo estar pedindo ajuda. Fique de olho no seu cão e atenda às suas necessidades.

Estado de saúde físico e mental

Se o seu cachorro está uivando muito nos últimos dias chegando a ser insuportável, tanto para você quanto para o vizinho, tenha cuidado! O uivo constante do seu cão pode significar que ele não está bem e exige a sua atenção.

Fique atento aos sinais. Ele está agindo conforme o habitual? Parece cada vez mais triste nos últimos dias? Se as duas respostas forem sim, leve-o ao veterinário sem nem pensar duas vezes. Ele pode estar passando por algum problema que necessita de cuidados profissionais.

Como fazer o cachorro parar de uivar

Husky siberiano uivando

Agora que você já sabe os motivos que levam o seu cachorro a uivar, logo abaixo preparamos algumas dicas simples e práticas que você pode colocar em ação agora mesmo.

Ignore o uivo

Como falamos anteriormente, o uivo é um instinto natural dos cachorros herdado pelos lobos e que eles podem usar simplesmente para chamar a sua atenção para um momento de carência, porque querem ou por puro tédio.

Se o uivo está te incomodando, tente ignorá-lo caso não seja algo importante. Atender ao seu chamado apenas vai reforçar o hábito que você está tentando tanto parar. Ignorá-lo pode ser a melhor opção para aqueles que já não aguentam mais o uivo do próprio cachorro.

Revise o ambiente do cachorro

Outro fator que leva os cachorros a uivarem é o seu ambiente. Verdade seja dita: ninguém gosta de ficar em um lugar inapropriado para dormir, muito menos o seu cão. Um ambiente sujo, desconfortável e com algum barulho leva o seu cachorro a uivar como forma de descontentamento.

Neste caso, cheque para ver qual foi a última vez que você olhou o lugar de dormir do seu amigo e, se necessário, coloque a faxina em dia e dê para o cão o conforto que ele merece!

Distraia o cão com brinquedos

Nem sempre existe um motivo para o seu cachorro uivar. Se a causa do uivo for instintiva, saiba que brinquedos são ótimas ferramentas para fazer o seu cão tirar isso da cabeça e acabar perdendo de vez a prática.

Se o seu cachorro já estiver saturado dos brinquedos que tem, compre-o novos e brinque com ele. Brinque sempre que ele começar a uivar. Talvez a única coisa que esteja faltando para ele parar de uivar seja uma bolinha nova. Fácil, não?

Dê mais atenção ao seu cão

A atenção é algo necessário que você deve ter para cuidar do seu cachorro. Como você aprendeu, os peludos uivam pela falta de companhia e a carência reforça o hábito. Então, dê o que o seu amigo quer.

Uma dica para quem trabalha em casa é trabalhar ao lado do seu cãozinho. Fazendo isso, o uivo por atenção vai parar e você vai poder continuar trabalhando normalmente. Experimente, também, passar mais tempo na companhia do seu cão.

Evite punir pelo uivo

Caso você fique cansado de ouvir o seu cachorro uivar constantemente, não o puna com agressões físicas ou verbais. Saiba que ele não faz por mal e isto só vai levá-lo a uivar com maior frequência, deixando-o cada vez mais assustado e apto a cultivar um hábito que você acha que está resolvendo com os pontapés.

Ao invés disso, trate seu cão com carinho e descubra seus motivos de forma pacífica. O ideal é compensá-lo quando ele parar, assim o cachorro associará isso como algo bom.

Incentive a prática de exercícios

O cachorro é um animal que precisa do sangue fluindo em suas veias e do gasto regular de energia. A falta de entretenimento e o sedentarismo é prejudicial para ele, levando-o ao tédio que, consequentemente, levará ao uivo.

Inclua passeios e caminhadas pela vizinhança com o seu cachorro na sua rotina, nem que sejam dez minutinhos por dia. A atividade é de suma prazerosa para o cão e também capaz de lhe aliviar o estresse. Além de ser algo saudável para vocês dois, você já passa um tempo com o seu amigo.

Cachorro uivar é normal!

Cachorro uivando em um campo

Como vimos neste artigo, os motivos que fazem os cachorros uivarem são dos mais diversos, desde medo, ansiedade e tristeza, até excitação, tédio ou instinto.

Para o fazer parar de uivar basta apenas ignorar o uivo, revisar o seu ambiente, distraí-lo com brinquedos, dar-lhe mais atenção, incentivá-lo a praticar mais exercícios. Com estas dicas simples e eficientes, não tem como dar errado!

Agora que você já sabe porquê os cachorros uivam, fique atento da próxima vez que o seu melhor amigo uivar e não o reprima de forma violenta! Seja responsivo com o seu animal e investigue o que pode ser.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.