Galinha poedeira: confira melhores raças, criação e mais

Galinha poedeira: confira melhores raças, criação e mais

Já imaginou como são criadas as galinhas poedeiras? Venha descobrir neste artigo quais são as melhores raças, como criá-las e mais curiosidades!


O que é uma galinha poedeira?

Galinha e seus ovos

As poedeiras são galinhas destinadas à produção de ovos, diferentemente das aves de corte, que são destinadas para a obtenção e comercialização de carne. Em um primeiro momento, podemos ter a impressão de que criar uma galinha poedeira pode ser algo simples, mas não é bem assim!

O ovo é um dos alimentos mais consumidos por todos nós e, para garantir uma produção que seja suficiente em qualidade e quantidade, a escolha rigorosa das poedeiras é fundamental. Isso porque há raças que são criadas por meio de cruzamentos, e outras que são melhoradas geneticamente para garantir a excelência da produção.

Curioso, não é mesmo? Então continue lendo este artigo para aprender um pouco mais sobre as galinhas poedeiras.

Melhores raças de galinhas poedeiras

Caso você tenha interesse em criar galinhas poedeiras, é preciso ter atenção ao escolher a raça adequada. A seguir, selecionamos as melhores raças de galinhas poedeiras para você conhecer mais sobre cada uma delas:

Galinha poedeira Embrapa 051

Galinha  Embrapa 051

A galinha poedeira Embrapa 051 é uma ótima opção para a agricultura familiar devido ao seu reduzido custo de produção. Essa galinha é uma poedeira colonial de ovos de casca marrom e, ao final da sua fase de produção deles, sua carne pode ser consumida.

De plumagem avermelhada, a Embrapa 051 é uma galinha rústica, que pode ser criada solta e consegue se adaptar bem em diferentes climas e localidades. Essas galinhas iniciam a postura ao atingirem o peso de 1,9 kg, na 21º semana de vida da ave.

Galinha poedeira Negra

Como o próprio nome sugere, a galinha poedeira negra é uma ave de plumagem preta e brilhante, com pés e bico na mesma cor. De pequeno porte, chega a um peso médio de cerca de 1,8 kg. Ela é especializada para postura de ovos, e pode ser criada em sistema de confinamento ou semi confinamento.

Por ser uma raça melhorada para produção de ovos, ela consegue iniciar seu ciclo de postura a partir da 19º semana de vida, com fim na 80º semana. Seus ovos podem ser marrom-claros ou mais escuros e avermelhados.

Galinha Australorp

Galinha Australorp

A galinha Australorp foi criada na Austrália, a partir do cruzamento da raça Orpington Inglesa, tanto para produção de ovos quanto para o abate. As poedeiras dessa raça são robustas e podem chegar a até 3 kg, apresentando pernas e plumagem pretas com reflexos esverdeados e brilhantes.

Essas galinhas têm temperamento tranquilo e costumam se dar muito bem quando criadas em ambientes de confinamento, mas não são boas chocadeiras. Seus ovos marrons começam a ser postos por volta da 20º semana de vida da ave.

Galinha poedeira Isa Marrom

Galinha Isa marrom

A Isa marrom, de origem francesa, é uma das linhagens mais clássicas quando o assunto é produção de ovos. Isso porque é uma poedeira muito eficiente, uma vez que apenas uma ave pode produzir cerca de 500 ovos durante sua vida produtiva, o que a torna a raça líder no mercado de ovos.

É uma galinha marrom-avermelhada de tamanho relativamente pequeno, cerca de 2 kg, que pode ser confinada. Geralmente, ela produz ovos marrons a partir da 18º à 21º semana de vida. A raça é híbrida, tendo origem pelo cruzamento de galos Rhode Island Reds e galinhas Rhode Island Whites.

Galinha Paraíso Pedrês

Desenvolvida no Brasil, a galinha Paraíso Pedrês é uma ave de grande porte que pode fornecer ovos e carne, e é amplamente utilizada como poedeira. O peso médio da raça é 4 kg, mas como ganha peso de forma muito fácil, pode chegar aos 7 kg!

A plumagem da raça é mista e dividida em camadas, variando entre tons de cinza e marrom, com o bico amarelado. Recomendada para sistema de criação semi-intensivo, sua idade mínima para postura é de 70 dias, e seus ovos são vermelhos.

Galinha de Turken (pescoço pelado)

Galinha turken

Também conhecida como pescoço pelado da Transilvânia, a turken é uma galinha que não apresenta penas no pescoço, e pode ser preta, branca, mesclada ou marrom. Apesar de ter uma quantidade de penas inferior à de outras galinhas, é bem resistente ao frio.

Os ovos da pescoço pelado são grandes e de coloração castanho clara, e sua produção começa por volta dos 6 meses de idade da ave, que pesa cerca de 3 kg. De fácil adaptação, essa poedeira pode ser criada livremente ou em sistema de confinamento.

Galinha poedeira Cornish

De plumagem branca laceada de vermelho, preta e amarela, a galinha poedeira Cornish é uma linhagem inglesa destinada principalmente ao abate. As poedeiras apresentam tamanho médio a grande, podendo chegar a 3 kg de peso.

Seus pés são amarelos e relativamente pequenos, mas seu corpo é robusto, com coxas e peitos grandes, características propícias para que ela seja criada de forma livre, com espaço para se exercitar. Os ovos são marrons e começam a ser produzidos a partir do sexto mês.

Galinha poedeira Rhode Island Red

Galinha Rhode Island Red

A galinha poedeira Rhode Island Red apresenta a plumagem vermelha, com as pontas da cauda e das asas em preto ou vermelho. Já os seus pés destacam-se por serem amarelos bem claros ou brancos.

De porte médio, essa galinha pode chegar a 3 kg, com destaque para o peito avantajado, uma vez que também é uma raça produtora de carne. Ela é põe ovos marrons tranquilamente quando criadas soltas em climas não muito frios. A produção de ovos se inicia entre 4 e 6 meses de idade.

Galinha poedeira Sussex

Galinha Sussex

A galinha da raça inglesa Sussex possui a crista serrilhada, a pele branca e a plumagem nas variedades branca, preta, amarela e azul. De tamanho médio, a fêmea poedeira pode chegar a até 3 kg quando criada em locais abertos, e se adapta facilmente a diversas condições.

Seus ovos são grandes de cor amarela ou creme a castanho claro, com início da produção até o 6º mês de vida. As galinhas da raça Sussex são frequentemente cruzadas com as caipiras, a fim de melhorar a produção de ovos.

Galinha poedeira Legorne

Galinha Legorne

A galinha Legorne é uma ave relativamente pequena, uma vez que o peso da poedeira pode alcançar no máximo 2 kg. No entanto, mesmo de tamanho reduzido, essa raça é uma excelente produtora de ovos, que são brancos, cuja postura se inicia a partir do 5º mês.

As aves dessa raça podem ser completamente brancas ou brancas com manchas amareladas. Podem ser criadas em confinamento, desde que haja bastante espaço para todas as galinhas, que possuem certa tendência ao estresse.

Como é a criação de galinha poedeira?

Galinha

Para você que tem curiosidade ou se interessa em criar galinhas poedeiras, já demos o primeiro passo: conhecer as raças adequadas. Agora, vamos aprender, de forma geral, como iniciar a criação das suas aves.

Forma de criação

Para o início da criação, o ideal é que se tenha poucas galinhas, cerca de 15 ou 20, para entender como sua criação se adapta à sua localidade e clima. Assim, o aumento do número de animais e da produção de ovos será mais eficiente.

As formas de criação de galinhas poedeiras são: de forma livre, em confinamento ou sistema de semi confinamento. A escolha do sistema dependerá da raça escolhida, como explicado anteriormente, e da adaptação inicial de sua criação.

Instalações para criação

Independentemente da criação escolhida, é necessário que haja abrigo para que as galinhas tenham como se proteger do frio e de predadores, como lobos ou aves maiores. Os abrigos para galinhas livres são conhecidos como piquetes, e devem respeitar a densidade de 7 aves por metro quadrado em seu interior.

As instalações mais complexas são as do sistema de confinamento. Para ele, é necessária a instalação de gaiolas dentro do galpão. Elas devem ter um espaço mínimo de 350 cm² por ave, mas caso sejam gaiolas mobiliadas, o espaço mínimo é de 750 cm² por galinha.

Fases de produção

A produção de ovos é dividida em três fases. A primera fase é chamada de “cria” ou “inicial”, que dura de 1 dia até 6 semanas de idade, na qual os pintinhos são adaptados, debicados e vacinados.

A segunda fase é conhecida como “recria” (7 a 17 semanas), e é durante essa fase que ocorrerá o desenvolvimento corporal das poedeiras. As aves são pesadas semanalmente para garantir que estão atingindo a maturidade de forma adequada.

A terceira fase é a “produção”, que geralmente se inicia próximo à 18º semana e dura por toda a vida produtiva da galinha, até o seu abate.

Alimentação

Em média, uma galinha poedeira já em fase de produção consome 41 g de ração por cada ovo produzido. No entanto, esse número pode variar de acordo com a raça e sistema de criação escolhido. Por exemplo, aves criadas livremente ciscam e ingerem outros tipos de alimento além da ração, como insetos e frutas.

O ideal é que a dieta seja equilibrada, fornecendo todos os nutrientes para que a galinha fique bem nutrida e se desenvolva de forma saudável. Assim, convém consultar um veterinário, que irá indicar o melhor esquema alimentar.

Cuidados

As galinhas não estão livres de doenças, muito pelo contrário. Há doenças que podem dizimar criações inteiras de poederias em poucos dias. Por isso, é necessário sempre cuidar muito bem da higiene das instalações das aves, sua alimentação e água, evitando contaminação.

Há também ervas medicinais e remédios preventivos que podem ser administrados às galinhas por meio da dieta ou misturados na água, além, é claro, da vacinação. Converse com o veterinário, que saberá indicar a melhor forma de prevenção de doenças para sua raça.

Manejo e comercialização

Para ter uma boa produção, é fundamental garantir que as galinhas estejam com boa saúde, e isso inclui reduzir ao máximo o estresse dos animais, garantindo que estejam em local calmo, protegidas e bem alimentadas.

Para o manejo dos ovos, o ideal é manter os ninhos limpos e fazer as coletas pelo menos quatro vezes por dia. Também são necessários alguns cuidados para que esses ovos possam ser comercializados. É obrigatório realizar uma inspeção municipal ou estadual para garantir que os ovos estão dentro da legalidade para serem vendidos.

Mais sobre as galinhas poedeiras

Galinha

Se você se interessou pelo assunto, ainda há alguns fatos interessantes sobre as galinhas poedeiras que merecem um pouco mais de atenção. Por isso, trouxemos também mais algumas informações sobre essas aves.

Como distinguir uma galinha poedeira?

Durante a postura dos ovos, a crista das poedeiras fica mais vermelha e quente. No entanto, ao longo dos meses a pele da ave perde cor nas pernas, bico e pele. Essas características são visíveis em todas as poedeiras. Além disso, essas galinhas pertencem a raças reconhecidas.

Já as galinhas caipiras também podem produzir ovos, mas sua produção é bem inferior quando comparada à da poedeira, além de demorar muito mais para se desenvolver. Essas aves não pertencem a nenhuma raça reconhecida, pois geralmente são originadas a partir de cruzamentos aleatórios.

Tempo de vida

Uma boa galinha poedeira pode iniciar a postura de ovos a partir de quatro meses de idade, mas o tempo de produção é relativamente curto, parando quando a ave completa cerca de um ano de vida.

No entanto, o tempo de vida de uma galinha poedeira, é muito maior, variando de 5 a 10 anos, de acordo com a raça e condições de criação. Após a produção, essas galinhas são descartadas, geralmente para abatedouros, ou ainda podem ser doadas.

O galo é necessário na produção de ovos?

A produção de ovos pode ter duas finalidades: para comercialização como alimento ou para reprodução, seja para venda ou reprodução interna. Caso a produção seja a segunda opção, é preciso ter o galo para que os ovos sejam fertilizados, ou, como é dito na forma popular, “galados”.

No entanto, se a produção for apenas de ovos para consumo, não é necessária a presença de galos. Aliás, ovos estéreis (não galados) apresentam melhor conservação e são mais apropriados para comercialização.

Como escolher a melhor raça

Em primeiro lugar, é preciso definir qual o objetivo da sua produção de ovos e qual o investimento que pode ser feito para isso. Para escolher a sua raça de criação, deve-se estudar a respeito do índice de mortalidade da linhagem, taxa de produção anual, cor, tamanho e qualidade dos ovos.

Também vale lembrar que cada raça se adapta de formas diferentes ao clima e sistema de criação. Assim, é bom levar em conta esses fatores antes de escolher a melhor raça de galinha poedeira.

As especialistas em ovos

Galinhas comendo

Como vimos neste artigo, as galinhas poedeiras são especializadas em produção de ovos, e há diversas raças apropriadas para essa finalidade. Mesmo as linhagens mais antigas e tradicionais de poedeiras, foram obtidas a partir de algum tipo de melhoramento, como cruzamento entre diferentes raças.

Para garantir que sua produção seja eficiente, é preciso se atentar a alguns fatores, como local, forma de criação, adaptação ao clima e cuidados veterinários, além de uma boa higiene no trato com as aves. Garantir boas condições de criação e redução de estresse, garante um maior número de ovos de excelente qualidade para sua produção!

Autor deste artigo

Bióloga e escritora

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.