Melhores raças de cachorro para crianças: conheça 30 opções

Melhores raças de cachorro para crianças: conheça 30 opções

Cachorros e crianças podem formar uma dupla perfeita. Confira quais são as raças de cachorro de pequeno, médio e grande porte indicadas para viver com crianças.


Como é o cachorro para crianças ideal?

Criança com nariz próximo ao focinho do cachorro

Inserir um animal de estimação na rotina de uma família com crianças, nem sempre é uma tarefa fácil. Quando o assunto é a escolha de um cachorro para fazer parte da família, é preciso que os adultos analisem vários aspectos, a fim de que a relação seja benéfica tanto para as crianças quanto para o cachorro.

O comportamento, a personalidade e o tamanho do cão são os principais pontos de atenção na hora de escolher um peludo para conviver diariamente em seu lar. Confira a seguir, quais são as principais raças de cachorro de pequeno, médio e grande porte indicadas para conviver com as crianças e suas principais características.

Raças de cachorro de pequeno porte para crianças

Os cães são considerados amigos dos humanos, e isso não é diferente quando o assunto é criança. Muitos pais optam por inserir na vida das crianças, a presença de um cão de porte pequeno. A seguir você irá conhecer as principais raças de cães de pequeno porte indicadas para crianças.

Lulu da pomerânia

Lulu da Pomerânia deitado

Com uma pelagem exuberante e que chama a atenção por onde passa, o Lulu da Pomerânia é um cachorro de porte pequeno com, cerca de, 22 cm de altura, e 3,5 kg o que faz com que ele seja excelente para o convívio diário com crianças.

Além da baixa estatura, esse cão possui o focinho e as patinhas curtinhas, além de orelhas pontudas e pequenas que fazem com que ele seja semelhante a uma raposa. Essa é uma raça muito alegre e brincalhona, ele sempre está pronto para correr, brincar e ficar grudado com as crianças e seus tutores.

Shih Tzu

Shih Tzu de pelos longos deitado

De origem tibetana, o Shih Tzu é um cãozinho que se popularizou no mundo todo, inclusive no Brasil. Com cerca de 25 cm de altura, peso médio entre 4 e 7 kg, o Shih Tzu é conhecido por ser um cão excelente para companhia, devido ao seu comportamento dócil e companheiro.

As características da personalidade e do comportamento desse cão, fazem com que ele seja perfeito para conviver com crianças. Brincalhão, companheiro e fiel, o Shih Tzu se dá muito bem com crianças de todas as idades.

Pug é ótimo para criancinhas

Pug preto deitado no gramado

Com surgimento na China, o Pug é um animal que se tornou popular nos últimos anos, porém registros apontam que essa raça já existia séculos antes de Cristo. Muito inteligente e brincalhão, o cão da raça Pug convive em total harmonia com as crianças.

Porém, para que essa relação seja harmoniosa, o ideal é que o Pug conviva com crianças que sejam maiores de 4 anos, isso porque conforme a brincadeira, sem intenção, as crianças podem acabar machucando os olhos e mexendo na cauda do Pug. Esses dois lugares são muito sensíveis para o animal. Com relação ao seu tamanho, o Pug, pode alcançar até 27 cm de altura e pesar em torno de 8 kg.

Bichon Frise

Bichon Frisé passeando

Considerado de origem francesa, o Bichon Frise é um cão muito parecido com o Poodle e com o Maltês devido a sua pelagem fofinha e cacheada. Por ser um animal cheio de energia, divertido e brincalhão, ele acaba sendo uma raça muito indicada para conviver com crianças.

A convivência dessa raça com desconhecidos, adultos e crianças é muito tranquila. Porém, é necessário que os tutores e as crianças tenham a mesma energia do cãozinho para que ele se mantenha sempre ativo e contente. O Bichon Frise pode chegar a medir 31 cm de altura e pesar até 5 kg.

Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King charles spaniel correndo ao ar livre

Encantador pela sua pelagem cacheada e olhar carinhoso, o Cavalier King Charles Spaniel, originário da Europa, se tornou muito querido em diversos países, principalmente na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Irlanda. Esse cãozinho que possui cerca de 30 cm de altura e 8 kg de peso corporal, apresenta um comportamento muito sociável e de obediência.

Por ser um cão tranquilo, calmo e brincalhão ele é muito indicado para a convivência diária com crianças de diferentes idades. O único ponto de atenção ao adquirir um cão dessa raça é o fato de que ele é muito dependente dos seus tutores, por isso evite deixá-lo sozinho em casa por longos períodos.

Beagle

Beagle deitado em uma manta

Conhecido por ser muito alegre e brincalhão, o Beagle é um cãozinho que teve a sua origem na Grã-Bretanha, foi criado para a caça de lebres e veados no interior da Inglaterra. Com o passar do tempo, se tornou cão de guarda e de companhia, e foi por muitos anos a raça favorita da rainha Elizabeth I.

Com cerca de 25 cm de altura e 10 kg, essa raça apresenta um comportamento amável, sociável e muito brincalhona. Essas características fazem com que o Beagle seja muito indicado para conviver com crianças, principalmente na hora de se exercitar.

Cachorro para criancinhas: Papillon

Papillon no fundo branco

Considerada uma das raças de pequeno porte mais obedientes e ágeis, o Papillon, cujo nome significa borboleta, é um cão originário da Europa. Esse cãozinho que possui cerca de 25 cm de altura e 4,5 kg, conta com um comportamento extrovertido, alegre, brincalhão e companheiro.

Apesar de ser um cão muito ativo e cheio de energia, ele não é considerado barulhento e costuma se dar muito bem com crianças. Por ele ser bem pequeno, o recomendado é que um adulto supervisione as brincadeiras com crianças, a fim de que o cãozinho não seja machucado.

Bichon Havanês

Bichon Havanês passeando no gramado

De origem cubana, o Bichon Havanês é um cãozinho muito parecido com o Shih Tzu e possui, cerca de 29 cm de altura e peso médio entre 3 e 5 kg. Com um comportamento muito afetuoso, dócil e companheiro, o Bichon Havanês é perfeito para aqueles que procuram ter um cão que seja brincalhão e amoroso com as crianças.

O nível de energia desse cão é considerado mediano, ou seja, em alguns momentos ele irá estar disposto para brincar muito e em outras situações estará mais sossegado e preguiçoso.

Boston Terrier

Boston Terrier passeando no gramado

Criado em Boston, nos Estados Unidos, o Boston terrier era um cão que tinha a finalidade de caça a ratos e tortura de touros. Muito parecido com o Bulldog Francês, o Boston Terrier se difere por não ter muitas rugas no rosto e por ser fisicamente menos forte que o Bulldog Francês, visto que o Boston Terrier pode alcançar 43 cm de altura e 11 kg de peso corporal.

Muito gentil, companheiro e amável, o Boston Terrier é uma raça indicada para conviver com crianças. Porém, nem sempre ele irá acompanhar os pequenos nas brincadeiras, pelo fato de ser um pouco preguiçoso e preferir ficar no colo dos seus tutores recebendo muito amor e carinho.

Bulldog Francês

Bulldog francês deitado

A carinha amassada do Bulldog Francês tem feito sucesso por onde passa, inclusive no Brasil. Conhecido por ter um peso médio na faixa de 13 kg, 35 cm de altura, focinho enrugado, corpo pequeno, mas robusto, o Bulldog Francês é um cão considerado de guarda e de companhia. A convivência do Bulldog Francês com crianças é considerada muito boa, visto que por ser bastante afetuoso, ele acaba desenvolvendo um instinto protetor muito forte com relação as crianças.

Porém, vale ressaltar que, por ser um cão mais calmo, nem sempre vai estar animado para praticar atividades como correr, caminhar e brincar. Isso faz com que ele seja indicado para crianças menos agitadas.

Griffon de Bruxelas

Griffon de Bruxelas no fundo preto

Popularmente conhecido como "cara de macaco", o Griffon de Bruxelas que possui 25 cm de altura e cerca de 5 kg, é um cão originário da Bélgica, e no passado tinha suas habilidades de caça destinadas à segurança dos estábulos contra ratos e camundongos. Hoje em dia, a raça é tida como cão de companhia, devido à sua forte relação com os tutores.

Esse forte apego, faz com que ele seja uma ótima companhia para as crianças. Além da companhia, esse é um cão ativo, observador, curioso e muito brincalhão. Por ter olhos grandes e salientes, é importante que um adulto supervisione a convivência do cão com crianças menores de quatro anos.

Raças de cachorro médio porte para crianças

Agora que você já conhece as principais raças de pequeno porte indicadas para a convivência com crianças, chegou a hora de conhecer as características dos cães de médio porte que se relacionam bem com as crianças.

Cachorro Border Collie

Border Collie na neve

O cachorro Border Collie é considerado um dos mais inteligentes do mundo. Originário da região dos pequenos vales dos Border, fronteira com a Inglaterra, esses cães foram criados inicialmente por pastores, com o intuito de auxiliarem no pastoreio de ovelhas.

Os cães dessa raça apresentam cerca de 53 cm de altura e um peso médio que varia de 11 kg a 25 kg. O cachorro Border Collie apresenta um comportamento muito ativo, amigo e brincalhão. Com as crianças, formam uma excelente dupla pelo fato de estar sempre pronto para brincar e correr muito. Porém, como ele é um cão maior, o indicado é que as brincadeiras sejam supervisionadas por um adulto.

Bulldog inglês

Bulldog Inglês no fundo branco

A aparência fofinha do Bulldog Inglês chama a atenção por onde passa. Originário da Inglaterra, esse cão possui cerca de 38 cm de altura e pode pesar até 25 kg quando chega na fase adulta.

As características comportamentais do Bulldog Inglês mostram que ele é um cão muito calmo, tranquilo e um pouco teimoso, mas não se preocupe, essa teimosia é facilmente moldada com técnicas de adestramento e socialização. Por ser um cão de companhia, ele adora estar junto com a família, o que faz com a convivência com crianças seja tranquila e de muitas brincadeiras.

Basset Hound

Basset hound sentado no chão de cimento

Com um aspecto visual peculiar devido as suas longas orelhas e corpo rebaixado, o Basset Hound possui 38 cm de altura e peso médio de 18 kg, antigamente era um cão de caça, hoje em dia é muito procurado por tutores que buscam por um cão de companhia e de guarda.

A personalidade tranquila da raça faz com que ele conviva harmoniosamente com as crianças. Porém é importante que as brincadeiras com as crianças sejam feitas na companhia de um adulto, isso porque o cãozinho, por ser muito tranquilo e apresentar problemas na coluna, pode acabar se machucando durante as brincadeiras.

Malamute do Alasca

Malamute do Alasca deitado na neve

Resistente, forte e robusto, o Malamute do Alasca é um cão de companhia muito apreciado no Canadá, Estados Unidos e também na Europa. Com aproximadamente 65 cm de altura, 43 kg, essa raça originária do Alasca é considerada campeã de corridas de trenó.

O comportamento do Malamute do Alasca é considerado tranquilo, amigável, afetuoso e muito brincalhão. Com as crianças, o cão da raça apresenta um comportamento tranquilo e muito calmo, mas lembre-se que por ele ser um cão muito forte é importante que um adulto esteja junto com as crianças no momento das brincadeiras.

Bull terrier

Bull Terrier no fundo branco

Com o rosto ovalado e focinho comprido, o Bull Terrier é um cão originário da Europa que antigamente foi criado para lutar com touros. Hoje em dia, a raça não é mais utilizada para essa finalidade. A altura do Bull Terrier pode chegar a 55 cm e seu peso médio é de 27 kg.

O Bull Terrier é considerado amoroso, tranquilo e calmo, o que faz com que ele seja um excelente cão de guarda e de companhia. Por ser forte e robusto, o indicado é que o Bull Terrier tenha convivência com crianças maiores de 8 anos de idade.

Vizsla

Vizsla sentado

Originário das tribos bárbaras magiares que invadiram a Europa durante a Idade das Trevas, o Vizsla era um cão utilizado para a caça e companhia dos caçadores magiares. Essa raça considerada de médio porte, pode apresentar 60 cm de altura e cerca de 30 kg, distribuídos em um corpo forte e musculoso.

O Vizsla é um cão de comportamento muito ativo e de grande inteligência, o que faz com que ele não se adapte a vida em um canil. Por ser muito ativo, é fundamental que ele faça exercícios físicos diários. A convivência do Vizsla com crianças é muito tranquila e cheia de energia. Esse cão está sempre pronto para brincar com as crianças e sua família.

Rough Collie

Dois Rough Collies

O Rough Collie ,conhecido também como o cão do filme Lassie, é um animal muito indicado para conviver com crianças de diferentes idades. Cientificamente já foi comprovado que o animal dessa raça está na lista dos mais inteligentes do mundo.

Além da inteligência, o Rough Collie é um cão muito brincalhão, atencioso e dócil, características que fazem com que as crianças que convivam com o cão tenham no animal um companheiro para diversas brincadeiras e aventuras. O Rough Collie é um cão que pode apresentar, aproximadamente, 29 kg e 60 cm de altura.

Boxer

Boxer deitado no gramado

Apesar de ser grande e musculoso, o Boxer é um cachorro que se destaca pela sua doçura e tranquilidade. Originário da Alemanha, esse cão era criado para ser de guarda, porém hoje em dia, é tido como um cão de companhia.

Na fase adulta, o Boxer pode apresentar 65 cm de altura e pesar até 36 kg. A convivência do Boxer com crianças é muito harmoniosa, cheia de carinho e proteção. É muito comum que as fêmeas tenham um cuidado muito grande com as crianças da sua convivência diária, o que revela uma relação de muito amor e proteção.

Irish Soft Coated Wheaten Terrier

Irish Soft Coated Wheaten Terrier no fundo branco

A raça Irish Soft Coated Wheaten Terrier não possui registros da sua origem, porém acredita-se que esse cão seja originário do condado montanhoso de Kerry, que fica localizado no sudoeste da Irlanda. Por ser um cão com corpo robusto, o Irish Soft Coated Wheaten Terrier apresenta, em média, 48 cm de altura e 18 kg.

Essa raça tem o comportamento muito brincalhão, travesso e de proteção. Isso faz com que ele seja excelente para a companhia de toda a família. Com as crianças isso não é diferente, esse cão adora brincar e correr muito com os pequenos. Além da lealdade, também é considerado um excelente guardião.

Vira-lata

Vira-lata com pedaço de pau

O vira-lata também conhecido como SRD (sem raça definida) é um cachorro amado por muitos brasileiros, resultado da cruza de duas raças diferentes. Muito comum de ser encontrado em diferentes lugares, o vira-lata que pode apresentar diferentes tamanhos, é um cachorro indicado para a convivência com crianças, pelo fato de ser um animal muito dócil e amoroso.

Além da doçura, o vira-lata é um cão que possui muita energia, o que faz com que ele esteja sempre disposto a brincar com a criançada. Uma vantagem dessa raça é que ela costuma ter um bom comportamento tanto com as crianças, quanto com os adultos.

Raças de cachorro grande porte para crianças

Se você é um apaixonado por raças de cachorro de grande porte, mas não sabe qual escolher, veremos a seguir algumas informações, de grande relevância, sobre as raças de cães de grande porte indicadas para conviver com crianças.

Labrador Retriever

Labrador ao ar livre

O Labrador Retriever é um cão originário do Canadá, e nos primórdios da sua criação era utilizado por pescadores para auxiliar na caça de peixes em rios e lagos. Com o passar do tempo, essa raça se tornou popular em todo o mundo, especialmente no Brasil.

A altura do Labrador Retriever pode alcançar 57 cm com um peso médio de 25 a 32 kg. O Labrador Retriever é um cão muito inteligente, brincalhão, com comportamento tranquilo e amigável. A convivência do cão dessa raça com crianças é considerada perfeita, isso porque o cão está sempre pronto para correr, brincar e receber muitos abraços e apertos da criançada.

Golden Retriever

Golden Retriever creme deitado ao ar livre

Conhecido por ser uma das raças mais dócil e companheira, o Golden Retriever é um cão que conquistou os lares do mundo todo, que encanta pelo seu grande tamanho que pode alcançar os 61 cm de altura e 34 kg, aparência física forte, robusta e peluda. Por ter um comportamento muito obediente, o Golden Retriever é utilizado como cão-guia para cegos, ajudante de deficientes motores e guardião.

Por ser muito divertido e brincalhão, ele acompanha as crianças em todas as brincadeiras, principalmente na hora de correr. Isso é um ponto muito positivo, principalmente quando a criança é sedentária e os pais procuram inserir na rotina a prática diária de exercícios físicos.

Pastor Alemão

Pastor alemão deitado ao ar livre

A raça Pastor Alemão teve a sua origem na Alemanha e não demorou muito para chegar no mundo todo. Conhecidos pela sua aparência robusta e de presença, o cão Pastor Alemão pode alcançar até 62 cm de altura e pesar até 43 kg.

Quando criado com crianças desde filhote, o Pastor Alemão tem uma convivência muito amiga e de irmandade. Como é um cão robusto, está sempre pronto para correr e brincar muito com as crianças. Para a segurança de todos, é indicado que as brincadeiras do cachorro com as crianças, sejam supervisionadas por um adulto.

Setter Irlandês

Setter Irlandês deitado no fundo branco

Essa raça originária da Irlanda, com 68 cm de altura e 32 kg, chama a atenção pela sua pelagem cacheada e com coloração que pode ser de castanho profundo a alaranjado, sempre com reflexos avermelhados. A criação do cão dessa raça foi para a caça, porém com o passar dos anos ele acabou se tornando um cão de companhia.

O comportamento do Setter Irlandês é conhecido pela sua espontaneidade, alegria e vitalidade. Por ser muito brincalhão, o Setter Irlandês é um animal que se dá muito bem com crianças de diferentes idades, principalmente se a brincadeira for correr muito. Além das crianças, o Setter Irlandês apresenta um ótimo comportamento com desconhecidos e outros animais.

São Bernardo

São Bernardo ao ar livre

Conhecido popularmente como Beethoven, o cão da raça São Bernardo apesar de ser muito grande, chegando a ter 90 cm de altura e 84 kg, é conhecido pelo seu comportamento dócil, companheiro e tranquilo.

O São Bernardo é um cachorro que se comporta muito bem com as crianças. Com personalidade gentil e paciente, o cão dessa raça brinca com as crianças de maneira muito cuidadosa. Mas isso não significa que você pode deixar as crianças sozinhas com o cão, é importante a supervisão de um adulto para que as crianças não venham a machucar o animal.

Raça Poodle

Poodle branco ao ar livre

Os cães da raça Poodle podem ser encontrados em diferentes tamanhos. Porém o que vamos abordar a seguir, é sobre o cão originário da França, conhecido por seus pelos enrolados, que pode chegar a medir 60 cm de altura e pesar, em média, 32 kg.

Com as crianças, o cão da raça Poodle costuma ser muito gentil, ativo, brincalhão, carinhoso, atencioso e protetor, o que faz com a convivência entre crianças e o cão seja de irmandade. Além dessa grande amizade, o Poodle é um cão que não solta pelo, ideal para as crianças com alergias.

Bernese

Bernese no parque

Originário dos alpes das montanhas da Suíça, medindo, aproximadamente, 69 cm e com 50 kg, o Bernese foi criado para a guarda, a tração e o rebanho nos campos de Berna. O corpo robusto desse animal, faz com que ele seja muito resistente, principalmente a temperaturas muito frias.

Com uma pelagem exuberante e brilhosa, o Bernese é um cachorro inteligente e que possui temperamento muito dócil, tranquilo e brincalhão. Essas características fazem com que ele seja um ótimo companheiro das crianças, principalmente para brincar e correr muito. O ideal é que as brincadeiras sejam feitas ao ar livre para que o animal possa ficar mais à vontade.

Terra Nova

Cão Terra Nova ao ar livre

Popularmente conhecido como babá da natureza, a raça Terra Nova chama a atenção pela sua fácil convivência com crianças e pessoas desconhecidas. Essa raça teve o seu surgimento na Ilha Newfoundland, no Canadá, com o intuito de auxiliar os pescadores da região, visto que o ponto forte da raça é a facilidade para nadar.

Gigante no tamanho, podendo alcançar os 66 cm de altura e 60 kg, o Terra Nova apresenta um comportamento muito fiel, brincalhão, dócil e carinhoso. Essa raça adora estar na companhia de crianças e da sua família. Não se espante se o cão Terra Nova ficar sempre junto com as crianças, o instinto protetor faz com que o animal esteja sempre cuidando dos pequenos.

Akita Inu

Akita Inu

De origem asiática, o Akita Inu que pode pesar, aproximadamente, 50 kg e 67 cm de altura, é um cão que possui um comportamento calmo e de guarda para com os seus tutores. Inicialmente essa raça era utilizada como de guarda e de caça, hoje em dia o Akita Inu é considerado um cão de guarda e companhia.

Por ser calmo e protetor, com as crianças o Akita Inu apresenta um comportamento tolerante, o que faz com que seja importante a presença de um adulto no momento em que as crianças forem brincar com um Akita Inu.

Escolha um cão para companhia da criançada e complete o seu lar

Criança e seu cãozinho olhando a paisagem

A convivência das crianças com os animais de estimação é muito importante tanto para o desenvolvimento delas quanto para os cães. No entanto, antes de escolher uma raça para levar para conviver diariamente com as crianças é fundamental que os adultos responsáveis analisem diferentes aspectos.

A surpresa positiva da convivência entre cães e crianças é que ao contrário do que muitos imaginam há diferentes raças de cachorros de porte médio e grande que convivem de maneira muito harmoniosa e afetuosa com crianças de diferentes idades, além é claro dos cães de porte pequeno. Analise o perfil das raças indicadas e escolha a que melhor vai de encontro com as características da criança que irá conviver com o cão.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.