Conheça a raça Collie: personalidade, cuidados, preço e mais

Conheça a raça Collie: personalidade, cuidados, preço e mais

Você sabia que o Collie é um cão diferenciado em questão de inteligência e proteção? Clique aqui e veja os tipos, custos, cuidados e curiosidades da raça!


Você conhece o cachorro Collie?

Três cães da raça Rough Collie

Claro que você já ouviu falar nos cachorros da raça Collie ou pelo menos já viu um desses por aí. Eles são cães extremamente inteligentes, ativos, contentes e possuem instintos de proteção muito intensos. Além disso se dão muito bem com crianças ou idosos, eles conseguem se adaptar a qualquer tipo de rotina e adoram ajudar os donos em tarefas cotidianas.

São animais sensíveis, amorosos e não possuem instinto agressivo. Dessa forma, vamos conhecer a seguir, quais são as suas principais características físicas e comportamentais, abordando suas atitudes perante diversas situações, quando estão sozinhos, com outros animais, crianças e algumas curiosidades marcantes sobre essa raça.

Características da raça Collie

Smooth Collie deitado na areia

O cachorro Collie é uma das raças mais inteligente e companheira do mundo canino. Vamos descobrir tudo sobre a sua origem, características físicas, explorando o tamanho, pelagem e expectativa de vida desse pet.

Origem e história

Adivindo da Escócia, principalmente de regiões montanhosas, o Collie que era usado para atividades de pastoreio. As tarefas de guardar e organizar ovelhas eram de sua responsabilidade. Em meados de 1860 ele foi levado para Inglaterra e posteriormente, para outros países.

Pelo fato de ser uma raça muito bonita, eles também eram usados em exposições caninas e, no Brasil, é muito adorado por diversas famílias. Caiu nas graças dos brasileiros em 1991, quando chegou ao país em uma cidade paulista.

Tamanho e peso

O Collie é um cão de grande porte. Possui uma pelagem muito densa, comprida e espessa, o que o protege em épocas de inverno. Pelo fato de ser muito peludo, ele parece maior do que realmente é, possuindo em torno de 60 cm de comprimento.

Já o seu peso pode variar entre o macho e a fêmea. Eles pesam em torno de 30 kg, enquanto elas pesam em torno de 20 a 25 kg. Ainda assim, independente do sexo, os Collies são cães muito robustos e fortes, além de serem enérgicos.

Pelagem

A sua pelagem possui dois tipos, o pelo áspero e comprido e o pelo liso e curto. A pelagem externa é reta, áspera ao toque e possui um subpelo bem macio, que o protege de temperaturas baixas. Por ser um cão com pelagem muito densa, são necessárias escovações frequentes, pois eles perdem pelo facilmente.

Além disso, sua pelagem pode ser encontrada em quatro cores principais, tricolores, preto com manchas brancas e bege, predominantemente brancos, brancos com pretos e colorações com fulvo.

Expectativa de vida

De forma geral, o Collie é um cão bastante saudável e ativo, possui expectativa de vida em torno de 11 a 14 anos. Entretanto, como todas as raças, eles são propensos a certos problemas de saúde. Entre esses problemas estão displasia do quadril, displasia do cotovelo, hipotireoidismo, problemas oculares e problemas de pele, pelo fato de serem muito peludos.

Ainda assim, é importante levar o seu pet à consultas anuais com veterinário, mesmo que não apresentem sintomas. Isso é bom para agir de forma preventiva e remediar essas doenças antes que se agravem.

Diferentes tipos do cão da raça Collie

A raça Collie possui diferentes tipos de cães. A seguir, vamos conhecer os quatro tipos principais, explorando as suas características, comportamento, personalidade e diferenças existentes entre cada um deles.

Rough Collie

Rough Collie deitado ao ar livre

Esse tipo de Collie apresenta pelo áspero, e é conhecido por ser um cão muito brincalhão. Essa é a raça da famosa Lassie, protagonista do filme que leva o seu nome! Pode pesar até 29 kg e seu tamanho fica entre 51 e 66 cm. A coloração de sua pelagem é comumente encontrada em fulvo e branco, com algumas manchas em preto na região do focinho, orelhas e costas.

O Rough Collie necessita de muitos cuidados com escovações frequentes e banhos porque o seu pelo acumula muita sujeira, assim, a probabilidade de formar nós é maior. A raça costuma se dá muito bem com crianças e adora estar no meio da família.

Smooth Collie

Smooth Collie deitado ao ar livre

O Smooth Collie é uma variedade de Collie que tem o pelo curto, bem diferente dos Collies mais conhecidos. É advindo da Grã-Bretanha e também é um cão com muita inteligência. São cães menores, tanto em altura como em peso, medindo em torno de 55 cm de altura e chegando a pesar em torno de 25 kg.

Diferente dos machos, as fêmeas podem pesar em torno de 18 kg. São animais bem robustos e possuem expectativa de vida um pouco acima dos cães mais conhecidos, em torno de 15 anos.

Border Collie

Border Collie de pelagem preta e branca

O Border Collie, com certeza, é o Collie mais conhecido pela população. É um animal de inteligência extrema e muita devoção pelos membros da casa, que pode pesar até 20 kg e medir em torno de 55 cm. O comentário frequente, é de que esses cães são fascinados por bolinha e brincadeiras, mas isso não atrapalha o seu poder de vigia, sendo os Border Collies ótimos cães de guarda.

Por serem muito espertos, são altamente treináveis, também sendo usados em operações policiais, terapias, operações de resgate e para proteger a família. A sua pelagem pode se apresentar em diversas tonalidades como preto com branco, marrom, fulvo e possui manchas aleatórias pelo corpo, sendo bem gracioso.

Bearded Collie

Bearded Collie ao ar livre

Esta variedade de Collie também é muito bonita. Apresenta pelagem lisa e comprida, escorrendo pelo seu corpo como se estivesse com um cobertor. Pelo fato de possuírem este tipo excelente de pelagem, são usados como cães de exibição em campeonatos de beleza, além de também serem ótimos cães pastores, de trabalho e companheiros da família.

Os Bearded Collie necessitam de manutenção frequente com escovações e banhos. É uma raça que também possui tamanho um pouco menor com relação aos outros cães, medindo em torno de 53 cm de altura e pesando até 22 kg.

Personalidade da raça Collie

Dois Rough Collies

Como todos sabem, o Collie é um cão muito parceiro e leal a família. A partir de agora veremos mais de sua personalidade, entendendo o seu comportamento com crianças, desconhecidos, e como costumam agir quando ficam muito tempo sozinhos.

É uma raça muito barulhenta ou bagunceira?

O Collie é um cão doce, amigável e gentil. Sendo literalmente um cão de família, pois gosta de participar de todas as atividades domésticas. Adora estar na presença de crianças, assim como adora cuidar delas, agindo de forma protetora. Sendo assim, esse é um cão que necessita da atenção e do carinho dos donos.

Quando sente que não está tendo o retorno devido, ele pode agir de forma bagunceira, pegando os sapatos, mastigando pernas de mesas ou derrubando alguns vasos. Portanto, é importante investir na socialização adequada e no treinamento para que ele seja um cão obediente e consiga lidar com esses momentos.

Compatibilidade com outros animais

Como acontece com todos os cães, é importante que os outros animais saibam se aproximar do seu Collie, por mais que tenham sido criados juntos. É indicado supervisionar suas primeiras interações para que sejam evitados alguns atritos durante as brincadeiras.

Mesmo assim, o Collie é extremamente gentil com outros animais de estimação, principalmente aqueles com quem tem contato rotineiramente. Ele é, realmente, um guardião afetuoso, carinhoso e está disposto a cuidar de qualquer animal que faça parte da sua casa, como gatos, outros cães, passarinhos e até mesmo coelhos.

Costuma se dar bem com crianças e desconhecidos?

O Collie tem um grande gene para proteção. Eles tentam proteger os membros da família de todas as formas possíveis. Entretanto, ele não é um cão agressivo, que parte para o ataque quando chega algum desconhecido em casa.

Se ele perceber que a visita não oferece nenhum risco aos donos, ele já vai abanando o rabo e querendo fazer amizade. Caso contrário, se perceber que o estranho pode oferecer algum perigo à sua família, com certeza ele irá latir e alertar os donos sobre esse risco, se posicionando para protegê-los a todo momento.

Pode ficar sozinho por muito tempo?

Não, o Collie não se sentirá bem caso fique por um longo período sozinho em casa. Por ser um cão bastante enérgico e sempre disposto a ajudar os membros da família em atividades diárias, ele necessita de atenção e exercícios frequentes.

Caso seja necessário deixar o seu Collie por muito tempo sozinho, ofereça alguns brinquedos para ele se distrair e assim que chegar ofereça passeios, atenção ou muitas carícias. Caso contrário, ele pode se tornar um cão destrutivo, tanto para si mesmo quanto para o ambiente, lambendo e mordendo as patas, arrancando pelos, destruindo alguns móveis ou jardins.

Preços e custos do cachorro raça Collie

Dois filhotes de Collie

Agora que já entendemos tudo sobre esse cão, vamos descobrir quais são os preços médios que você encontrará para aquisição do animal, os gastos mensais de manutenção, além de custos com veterinários e vacinas.

Qual o preço do cachorro Collie

Os valores de compra do cachorro Collie ficam em torno de R$ 1.000,00 até R$ 3.000,00. Alguns criadouros de confiança, ou canis especializados na raça, podem cobrar um pouco mais por filhote. Ainda assim, diversos fatores podem influenciar nos custos desses animais.

Entre eles, estão a localidade que você está inserido, o tamanho da ninhada, pedigree e a procedência do criador. Caso seja necessário, você pode pesquisar por filhotes na internet e em sites recomendados, até encontrar um preço acessível para você.

Onde comprar o cachorro Collie?

A raça Collie é comumente encontrada em canis especializados em Collie, Border Collie e cachorros pastores. Lá, eles conseguem explorar todas as características, pois investem tempo e dinheiro na qualidade da raça.

Contudo, por mais que seja raro, você pode encontrar esses filhotes em pet shops ou feiras de adoção. A internet também dispõe de diversos sites de canis e algumas pessoas tiram crias e tentam vender por meio de mídias sociais, o que também pode ser uma opção.

Gastos com alimentação

Por mais que o Collie seja um cão de grande porte, esta não é uma raça que come exacerbadamente. Eles comem, diariamente, em torno de 200 g de ração, dividida em 2 refeições. Dessa forma, pacotes de ração com 12 kg que custam, em média, de R$ 160,00 a R$ 200,00 vão durar 2 meses, portanto o gasto mensal será em torno R$ 80,00.

Caso opte por rações com ingredientes naturais ou especiais, essa mesma quantidade pode chegar a custar R$ 200,00, ou para ração de cães obesos pode ficar em torno de R$ 220,00. Os gastos com petiscos ficam entre R$ 10,00 e R$ 15,00 por pacote, e possuem sabores variados.

Veterinário e vacinas

Os custos com veterinários ficam em torno de R$ 150,00 a R$ 250,00 por consulta. Caso sejam necessários exames adicionais, tais como exames de sangue, radiografia, ultrassom, esses curtos podem aumentar. A localidade e região do consultório costumam influenciar no valor da consulta.

Com relação às vacinas, a V8 ou V10 que deve ser administrada nos primeiros meses de vida, seu preço fica em torno de R$ 60,00 a R$ 100,00 cada dose. A vacina antirrábica que é importantíssima, custa em média R$ 50,00 a dose, tanto a viral quanto a de raiva devem ser reforçadas anualmente. Uma ótima opção também é o vermífugo, que apresenta preço médios de R$ 40,00 a R$ 60,00.

Brinquedos, casinhas e acessórios

O Collie é um cão que adora brincar. Por serem muito enérgicos, ficam toda hora procurando afazeres. Então uma opção é investir em diversas bolinhas, de tamanhos menores que custam em média de R$ 6,00 a R$ 10,00, e tamanhos maiores que custam em torno de R$ 20,00 a R$ 35,00.

Eles também adoram brincar com frisbee, que custam em média R$ 20,00, e outros objetos para estimulação sensorial, tais como ursinhos barulhentos, mordedores e objetos luminosos, que podem custar entre R$ 15,00 e R$ 25,00 reais cada.

Cuidados com o cachorro da raça Collie

Border Collie correndo ao ar livre

Como todo animal de estimação, o Collie também precisa de cuidados diários e manutenção frequente. Veremos a seguir, quais os cuidados necessários com a saúde, pelo e alimentação do cão da raça Collie.

Cuidados com o filhote

Como todo filhote é curioso, o indicado é que você dedique boa parte do seu tempo ao seu filhotinho de Collie. De início, vá mostrando a ele os ambientes da casa cuidadosamente, deixando-o explorar todos os cômodos. Guarde produtos químicos e objetos que ele poderia quebrar, além de objetos pontiagudos evitando que ele se machuque.

Também é importante não deixar sapatos e meias espalhadas, pois eles adoram morder! Mostre os locais em que ele vai dormir e realizar as necessidades fisiológicas. Além disso, estimule com brinquedos, que dentro de alguns dias ou semanas ele já vai estar totalmente confortável.

Quanto devo dar de comida?

Basicamente o Collie come, em média, de 150 a 200 g de ração diariamente, divididos em duas ou três refeições. Por ser um cão bastante ativo, nunca deixe um intervalo muito grande entre uma refeição e outra.

É essencial que o cão reponha os nutrientes gastos durante as atividades físicas com alimentação correta. Também é uma boa opção oferecer alguns pedaços de frutas ou carnes magras se preferir. Entretanto nunca substitua uma refeição de ração por esses outros alimentos.

Essa raça necessita de muitas atividades físicas?

O Collie consegue viver confortavelmente dentro de casa, desde que faça exercícios frequentes. Seja uma caminhada, brincar no jardim, buscar bolinhas e correr bastante. Seus instintos de pastoreio ainda são fortes, então não é incomum para o Collie reunir algumas crianças ou outros animais de estimação para perseguir latir e brincar.

Por isso, caso você não ofereça as atividades necessárias, o seu Collie pode desenvolver sintomas de ansiedade e depressão, além de adquirir sobrepeso. Sendo assim sempre invista em uma boa qualidade de vida ao seu pet.

Cuidados com o pelo

Todo cão que é muito peludo ou que apresenta pelo comprido, precisa de manutenções rotineiras. Com o Collie isso não é diferente. Por isso, é importante você investir em escavações diárias para retirada de pelos mortos, renovação da pele, além de estimular a circulação do corpo.

Sendo assim, é importante oferecer banhos semanais ou pelo menos quinzenais. Utilize produtos para o tipo de pelagem que ele possui, nunca usando sabonete humano ou detergente para lavar o seu Collie. Quando finalizar o banho sempre seque o seu pet para que a umidade não estimule a proliferação de fungos e bactérias na pele.

Cuidados com unhas e dentes do cão

Sempre apare as unhas do seu Collie uma vez ao mês e verifique quando ele correr se não estão incomodando ou fazendo barulho quando toca no chão. Essa é a melhor forma de perceber quando está na época de aparar as unhas dele.

Além disso, a saúde bucal do seu cão precisa estar sempre em dia. Tente escovar os dentes do seu Collie pelo menos de duas a três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem nos dentes.

Curiosidades sobre a raça Collie

Bearded Collie ao ar livre

Além de todos os conhecimentos adquiridos a respeito da raça Collie, vamos descobrir a seguir quais são algumas curiosidades envolvendo essa raça curiosa, explorando a sua inteligência, beleza e popularidade.

São os mais inteligentes do mundo

Sim, o Collie está entre as raças mais inteligentes do mundo. Pesquisadores caninos realizaram diversos testes com a raça e afirmam que eles conseguem aprender um novo comando em pelo menos cinco repetições. Ademais, conseguem realizar uma determinada tarefa, 95% das vezes, sem errar.

Além de sua inteligência motora e física, ele também é um animal com senso extraordinário para inteligência emocional. É um cão bastante sensível e amoroso, querendo sempre ajudar.

Famosos em livros e filmes

Os Collies são bastante famosos em livros e filmes. Bastante reconhecido como um cão herói, ele já foi relacionado em diversas operações de resgate, pois além de ser bastante ágil, possui rapidez e instintos de proteção.

Sendo assim, um de seus filmes mais famosos é o filme "Lassie", estrelado em 1943, que posteriormente inspirou uma série de televisão. Nos livros, o Collie é uma raça constante em conteúdo de adestramento, ajuda canina, além de histórias reais e livros de cuidado.

Muito apreciados pela realeza escocesa

Antigamente os Collies eram extremamente apreciadas pela realeza escocesa e eram muito usados como cães de campo, em atividades de pastoreio e também para proteger as propriedades contra intrusos.

A sua admiração escocesa também vem pela beleza e aparência do cão da raça, pois diversas madames eram fascinadas pelo cachorro. Com o tempo ele foi ganhando espaço e desenvolvimento para o cão que é hoje. Elas usavam os cães para proteção, aumentando a admiração de outras pessoas.

Presentes também no Livro dos Recordes

A inteligência de um Border Collie foi parar no Guinness book. Sim, um cão chamado Stryker entrou para o livro dos recordes devido a sua inteligência. Ele conseguiu abrir a janela de um carro em 11,3 segundos e a janela não era elétrica, era manual. Ainda assim o Border Collie conseguiu abrir e identificar centenas de brinquedos dentro do carro, entrando para a o Livro dos Recordes com uma história fascinante.

Os Collies são cães senasionais!

Border Collie na neve

Como vimos, os Collies são animais extremamente amorosos e leais à família. A maioria dos tipos de Collie possuem pelos longos e ásperos, o que faz com que precisem de cuidados diários com escovações e banhos semanais. Além disso, são muito ativos, então separe muito tempo para atividades e brincadeiras.

Seus valores para aquisição não são muito altos, visto todas as qualidades que oferece, além de muito amor, ajuda em atividades, tarefas de rotina e muita proteção. Assim, se você o treinar desde filhote e saber explorar a sua inteligência, eles se tornarão cães sensacionais que, literalmente, conseguirão trabalhar com você, além de oferecer muita alegria aos seus familiares.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.