Como e onde fazer carinho no gato? Siga estas dicas simples!

Como e onde fazer carinho no gato? Siga estas dicas simples!

Você sabia que existem locais certos para acariciar um gato? Neste artigo você aprenderá como e onde fazer de um modo que seu gato goste e fique relaxado.


Fazer carinho no gato traz muitos benefícios!

Gato sendo acariciado

Os gatos são animais de estimação tão fofos que os humanos sentem vontade de apertá-los. Existe uma lenda de que eles não gostam de receber carinho, porém, isso não passa de um mito. Os gatos gostam de receber carícias e esse ato traz muitos benefícios ao felino.

Ao longo deste texto, você aprenderá como fazer carinho em um gato da maneira certa de modo que ele aceite tranquilamente seu toque, sem causar estresse a você e a ele. Bem como, você verá quais sinais que esse animal transmite quando não está gostando.

Então, continue lendo esse artigo para saber mais informações sobre como e onde fazer carinho no seu pequeno felino. Boa leitura!

Como fazer carinho no gato?

Gato sendo escovado

Nos próximos tópicos você verá como fazer carinho em um gato de modo que ele goste. Você também descobrirá qual objeto usar na hora da carícia. Saiba mais a seguir!

Se for um gato novo, vá com calma!

Os gatos por natureza são animais muito independentes, tendo herdado esse comportamento de seus ancestrais. Os selvagens não tinham nenhuma interação com humanos, até que, nos últimos 4000 anos, começaram a ser domesticados.

Por isso, se o gato é novo e não está acostumado com você, vá com calma. Primeiramente, ele precisa sentir que você é confiável. Para isso, estenda os seus dedos em direção ao focinho do felino, logo em seguida, ele irá cheirar você e aos poucos se aproximará deixando tocá-lo. Após esse contato, você pode começar a acariciá-lo.

Faça carícias suaves e na direção dos pelos

Agora que você já conseguiu ganhar a confiança do gato, você já pode fazer carícias nele. Mas, não é de qualquer jeito que se faz carinho nesse felino, precisa ser suave e na direção dos pelos. Logo, esses pequenos são muito exigentes em relação ao toque físico.

Sabendo disso, você precisa deixar sua mão leve ao tocar o felino. Com as pontas dos dedos vá fazendo carinho sempre na direção da sua pelagem. Somente depois que o gato aceitar essas carícias, com a palma da mão, passe suavemente pelo corpo dele.

Use uma escova

Sim, você não apenas pode como deve usar uma escova para fazer carinho em seu gato de estimação. Mas, antes de pegar qualquer escova e começar a acariciar seu peludo, você precisa ter certos cuidados ao escolher uma para não prejudicá-lo.

É necessário levar em consideração o tipo de pelagem do felino, pois, para cada um, existe uma escova específica que não machucará a pele dele. Bem como, escolha sempre escovas de cerdas macias. Depois de ter escolhido, faça carícias suaves como se estivesse penteando o pelo do gato.

Saiba identificar quando o gato gosta do carinho

As pessoas acham que gatos são antissociais e que não gostam de ser acariciados, mas enganam-se, pois eles amam. Porém, você precisa ficar atento aos sinais que ele irá demonstrar.

O primeiro sinal que o seu gato vai demonstrar é se aproximar de você. Logo em seguida, ele ficará com o rabo ereto balançando de um lado para o outro e orelhas eretas com inclinação para frente. Fique atento também ao corpo do gato, pois ele precisa estar relaxado.

Não faça carinho onde o gato não gosta

Agora que você já sabe como identificar se o gato está gostando de receber carinho, você precisa entender que tem certos lugares do corpo que os felinos não gostam de serem acariciados. Portanto, devem ser evitados.

Os gatos em geral não gostam de ser acariciados em sua barriga, pernas, pés ou cauda. Claro que existem exceções, alguns felinos vão aceitar todo tipo de afeto, independente de onde estejam sendo tocados. Portanto, não acaricie o estômago e as extremidades de um gato.

Onde fazer carinho no gato?

Gato sendo acariciado

Assim como existem regiões do corpo em que os gatos não gostam de ser acariciados, há locais em que eles têm preferência. Veja quais são essas três regiões do corpo do felino para deixá-lo ainda mais feliz.

Embaixo do queixo

Em geral, os gatos gostam de ser acariciados nas regiões onde as glândulas odoríferas estão localizadas, que ficam em volta do rosto do pequeno. Logo, quando você encosta nessa região, eles liberam um odor em você.

Esse odor serve para marcar território e demonstrar carinho por você. Sendo assim, sempre faça carinho embaixo do queixo do felino, já que há a presença dessa glândula odorífera. Seu gato de estimação vai ronronar ao gostar.

Cabeça e rosto

A região da cabeça é um dos lugares que você pode fazer carinho. Mas, você precisa fazer da maneira certa, caso contrário pode acabar irritando-o.

Por isso, não force e use suavemente as unhas para acariciar a cabeça do gato. Outro lugar que os peludos aceitam carinho é na região próxima ao bigode e aos olhos. Então, use as costas da sua mão e faça movimentos em direção única no rosto do felino.

Gato gosta de carinho nas costas

Além da cabeça e do rosto, você também pode fazer carinho nas costas do seu gato. Logo, quando você for acariciar a cabeça do felino, aproveite e desça a mão até antes da cauda, sempre no sentido dos pelos e nunca o contrário.

Lembrando que os gatos não gostam que peguem em suas extremidades, ou seja, em suas patas, pernas, rabo e barriga. Assim sendo, não ultrapasse os limites do seu animal de estimação.

Benefícios de saber como fazer carinho no gato

Uma mulher acariciando um gato

Fazer carinho em um gato não serve apenas para demonstrar afeto ao seu animal de estimação. Esse ato de acariciar pode trazer muitos benefícios para eles. Descubra a seguir quais são.

Promove relaxamento e melhora no humor

Quando você sabe acariciar um gato, você está promovendo ao felino relaxamento e melhorando o seu humor, logo, as carícias proporcionam bem-estar. Outro motivo é o fato de se lembrarem da época em que eram filhotes.

Dessa forma, se recordam de quando suas mães os acariciavam com a língua. Além de que, o dono acaba transmitindo segurança para o felino. Por isso, é muito importante saber qual a maneira certa de acariciar o seu gatinho de estimação.

Diminui a pressão arterial

Sim, isso mesmo que você leu! Isso é possível devido os gatos serem muito sensíveis ao toque, ou seja, às suas carícias. Dessa maneira, quando você faz carinho em seu gato da maneira certa, a pressão arterial dele diminui.

O que acontece nesse momento, é que o seu gato está relaxado e totalmente tranquilo. Isso faz com que sinta-se calmo e tenha seu nível de estresse reduzido. Então, consequentemente sua pressão diminuirá.

Fortalece a relação entre o gato e o tutor

Além de todos esses benefícios, o ato de acariciar seu peludo vai fortalecer a relação entre você e ele. Saiba que no mundo animal, o contato físico é muito importante para transmitir mensagens que fazem toda a diferença.

Logo, o contato físico é uma das maneiras que o seu gato de estimação tem em criar um vínculo com você e perceber que o seu tutor é confiável.

Preparado para fazer carícias em seu gato?

Gato sendo acariciado

Ao longo deste artigo você entendeu que existem maneiras certas de fazer carinho em um gato, pois existem regiões do seu corpo que eles não gostam de serem tocados. Sendo assim, na hora de fazer carinho no felino você precisa ir com calma.

Além disso, você aprendeu como identificar quando um gato não está gostando do carinho. Logo em seguida, descobriu onde, de fato, os gatos gostam de receber carícias e o motivo.

Então, agora você já sabe fazer carinho em um gato da forma correta! Com isso, ele será beneficiado de diversas formas. Suas carícias vão promover relaxamento, melhora no humor e fortalecimento do vínculo entre vocês. Agora é só partir para ação.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.