Raças de gato: conheça os de pelo longo, curto e sem pelo

Raças de gato: conheça os de pelo longo, curto e sem pelo

Quantas raças de gato você conhece? Neste artigo, te mostraremos tudo sobre 25 raças, separadas entre gatos de pelo longo, curto e sem pelos. Confira!


Conheça 25 raças populares de gatos 

gatos diferentes

Os gatos são animais domésticos extremamente populares em domicílios espalhados por todos os cantos do mundo. Sua domesticação, existente há quase 10 mil anos, representa animais que evoluíram e se transformaram muito com o passar do tempo ao lado dos humanos. Hoje, existem diversas raças de gatos com diferentes características físicas e comportamentais, de modo que haverá sempre uma raça ideal que combina com a individualidade e com a personalidade de cada pessoa!

Neste artigo, você conhecerá 25 raças populares de gatos e suas principais características, separadas em categorias conforme o tamanho dos pelos: curto, longo e sem pelo. Continue lendo e descubra qual gatinho mais se encaixa com seu estilo!

Raças de gatos domésticos pelo curto

As raças de gatos de pelo curto são mais comuns em regiões de climas mais amenos e quentes. Entre elas, há raças bastante antigas e famosas, como a dos gatos siameses. Esses felinos, que demandam menos trabalho dos donos nos quesitos escovação e banho, são tipicamente mais ativos fisicamente do que os demais. Confira abaixo.

Gato-de-Bengala

Gato-de-Bengala

O Gato-de-Bengala, também conhecido como Bengal, é uma raça nova e híbrida, originada do cruzamento de gatos domésticos com um gato selvagem chamado Leopardo Asiático. A raça foi reconhecida oficialmente 1985, de modo que o Gato-de-Bengala é dócil, extremamente inteligente e considerado bem apegado aos donos, mesmo sendo bastante independente.

Os seus pelos baixos são muito parecidos com os de um leopardo, tornando esse felino exótico e belo. Essa raça vive entre 10 e 16 anos, graças ao seu gosto por atividade física. Porém, os Bengals são animais propensos ao desenvolvimento de alguns problemas de saúde naturalmente, podendo adoecer com facilidade.

Gato Azul Russo

Gato Azul Russo

Com um tom azul prateado brilhante, o gato Azul Russo é conhecido por sua beleza única. Ele vem de uma região muito fria da Rússia, por isso tem em sua pele uma dupla camada de pelos, fazendo com que ele aguente temperaturas muito baixas. É considerado um gato amoroso e sensível, muito tranquilo e silencioso, ideal para viver dentro de casa.

Considerada de porte médio, essa raça apresenta um corpo de ossos finos e músculos definidos, além de pernas longas. Essa combinação faz do Azul Russo um gato gracioso e ágil.

Gato Devon Rex

Gato Devon Rex

O Devon Rex é uma raça de aparência incomum. A cabeça grande e triangular, a caixa torácica larga, os olhos e orelhas grandes e, o principal, uma pelagem ondulada e macia fazem desse gato uma raça única e distinta das demais. Normalmente, os machos são maiores que as fêmeas, com uma estrutura óssea mais larga.

Esse gato foi originado na Inglaterra, através do cruzamento do Cornish Rex com algum felino sem raça definida e de pelo liso, sendo popularizado, desde então. Os Devon Rex representam uma raça muito ativa que precisa de espaços altos para saltar, já que são ótimos nisso, e de uma alimentação regrada, já que gostam de comer e de gastar sua energia.

Gato Manx

Gato Manx

De porte médio e grande, o Manx é uma raça conhecida por não ter rabo, porém, isso não é uma regra. Existem variações de Manx com caudas de comprimento normal, os "longies", enquanto outros apresentam tocos, os "stumpies". A falta de rabo se deve a uma mutação genética, a qual foi intensificada pelo isolamento da raça.

O Manx é um gato curioso e inteligente, perfeito para quem gosta de viajar, por exemplo. Ele apresenta mais facilidade para aprender truques, por isso, é muito utilizado em espetáculos. É um gato antigo, originado na Ilha de Man, conhecida pelos seus felinos sem rabo. Saudável e com uma grande variação de cores, o Manx podem viver até 14 anos.

Gato Ocicat

Gato Ocicat

O Ocicat é uma raça de gato malhado que muito se assemelha aos gatos selvagens. A pelagem curta e lisa dele é única, com uma textura macia, suave e um brilho lustroso. Originado em 1964 após um cruzamento de Siamês com Abissínio, o felino tem um porte de médio a grande, é musculoso e forte, porém dócil e muito curioso.

Ele é o tipo de gato que adora andar na rua de coleira! Saudável e sociável com cães e gatos, o Ocicat pode chegar até os 18 anos.

Gato Cornish Rex

Gato Cornish Rex

O que mais chama atenção no Cornish Rex é sua pelagem encaracolada. Considerado um gato exótico, ele tem um corpo longo, orelhas grandes e bigodes enrolados, ou seja, é bastante diferente de outras raças. Fruto de diversos cruzamentos genéticos que tinham como objetivo gerar uma nova raça, o Cornish Rex é um gato de porte pequeno a médio, é muito apegado aos donos e costuma ter uma boa saúde.

É uma raça extremamente inteligente, descobrindo tudo o que é possível à sua volta! Adora brincar e aprender coisas novas, se dando muito bem com crianças. Ele vive por aproximadamente 15 anos.

Gato Siamês

Gato Siamês

Uma das raças mais famosas, o gato Siamês é fácil de ser reconhecido graças às suas cores claras e com pontos mais escuros nas extremidades. Outras características marcantes são suas orelhas, que apontam sempre para o alto, e sua postura altiva. De porte médio, ele ama carinho e atenção dos seus donos, podendo ser um pouco antissocial com outras pessoas.

Os siameses são gatos inteligentes, bastante vocais, e que prezam por sua independência. Eles amam descobrir novas brincadeiras! Vivem até 15 anos, sendo mais propensos ao desenvolvimento de doenças respiratórias devido ao formato triangular de sua cabeça.

Gato American Short Hair

Gato American Short Hair

A raça American Short Hair (Pelo Curto Americano) foi originada a partir de outras raças short hair, as quais foram levadas para a Flórida por volta de 1620. Esse gato é um ótimo caçador! Originalmente, era usado para manter pequenos roedores longe das lojas, porém, hoje é um ótimo pet para famílias com crianças.

Os American Short Hair amam brincar, sendo sociáveis com todas as pessoas, e também com cães e gatos. São animais de porte médio a grande, fortes e musculosos, fatores essenciais para seu estilo de vida saudável e energético. Eles costumam viver até os 20 anos. Sua cor mais comum é o prateado, entretanto, existem exemplares de diversas cores.

Raças de gatos domésticos pelo longo

Gatos de pelo longo são muito conhecidos por terem uma beleza exuberante e chamativa. Normalmente, são raças com uma linhagem bem definida e conhecida, além de terem personalidade forte e marcante, como o gato Persa. Conheça a seguir raças de gato de pelo longo!

Gato Maine Coon

Gato Maine Coon

O Maine Coon é uma raça muito amigável e brincalhona, o que torna esse pet um ótimo companheiro. Acredita-se que ele é descendente de gatos domésticos de pelo curto que cruzaram com gatos escandinavos levados para a América do Norte pelos nórdicos.

É uma das raças mais populares nos EUA, muito marcante graças ao seu grande tamanho corporal, apresentando um rabo longo e peludo, além de patas grandes e macias. Suas orelhas são bem peludas, assim como a parte de baixo do seu corpo com seus longos pelos. O Maine Coon é conhecido como o gato oficial do estado americano do Maine!

Gato Angorá

Gato Angorá

O gato Angorá representa uma das raças mais antigas, sendo originado na Turquia, no século XVII. Muito se especula sobre essa raça ter começado a propagação do gene que colore os pelos dos gatos brancos, mas é fato que o Angorá originou diversas raças com o decorrer dos anos.

De tamanho médio, esse felino apresenta pelos longos e sedosos, além de uma estrutura óssea ligeiramente curvada, que dá certa elegância a ele. São animais atléticos e curiosos, além de amarem lugares altos! Se dão bem com outros animais e crianças, sendo ideais para os mais diversos tipos de ambientes.

Gato Persa

Gato Persa

Com um visual único e uma fama no cinema, o gato Persa é uma das raças mais populares e distintas no mundo! Seu focinho achatado e seus pelos longos e sedosos, além de seu comportamento exemplar, conquistam os corações dos amantes de gatos!

É um gato de porte médio, muito carinhoso com seus donos e quieto na maior parte do tempo, necessitando de menos brincadeiras que as outras raças. Famoso no cinema, já que o popular Garfield é um Persa, a popularidade dessa raça se perpetua até os dias de hoje.

Gato Himalaio

Gato Himalaio

O gato Himalaio é um animal muito calmo e companheiro, que se dá bem com todo mundo. É um felino inteligente, com personalidade dócil e curiosa, o que faz dele uma ótima companhia em casa.

O Himalaio possui porte médio, corpo robusto e pelagem espessa e longa, podendo variar muito de cor entre tons de marrom e bege. Possui orelhas pequenas e arredondadas, além de pequenos olhos azuis muito expressivos! Graças à consistência do seu pelo, essa raça precisa de muito cuidado com a higiene. Esses pets são propensos a serem preguiçosos, portanto, pode ser necessário que você os incentive a se exercitar.

Gato Somali

Gato Somali

De porte médio, corpo comprido e músculos bem definidos, o Somali é uma raça super social que ama brincar com outros gatos. Sua pelagem longa e macia, variando em tons de vermelho e laranja, é um grande chamativo para esse felino. No mais, sua personalidade ativa e brincalhona o torna um animal saudável e fácil de se ter em casa.

Entretanto, um fator crucial que pode influenciar na adoção da raça é a pré-disposição para duas doenças: deficiência de piruvato quinase, que pode gerar anemia, e atrofia progressiva da retina, que afeta a visão do animal. Assim, caso você opte por adquirir um Somali, terá que redobrar os cuidados e a atenção à saúde do pet.

Gato Ragdoll

Gato Ragdoll

O Ragdoll é um gato muito gentil, caseiro e fiel ao seu dono. Por sua personalidade, é um animal que prefere viver em ambientes fechados. Ainda assim, é imprescindível que o tutor brinque e exercite ele, posto que tais atividades podem evitar um possível sobrepeso.

É uma raça de porte grande e corpo robusto, de olhos azuis e com pelagem macia e sedosa, tendo um manto mais claro que as cores das extremidades do corpo. É um gato saudável e muito popular nos EUA, podendo passar dos 10 anos de vida.

Gato Balinês

Gato Balinês

Com pelos longos, finos e lisos, o gato Balinês é constantemente confundido com o Siamês graças ao mesmo porte médio e à cor dos pelos e dos olhos, em um azul bem vivo.

No geral, o Balinês é uma raça alegre e brincalhona que ama sua família! Muito social até com estranhos, ele é ativo fisicamente e quase sempre saudável, de modo que vive facilmente até 13 anos. É uma raça considerada rara, já que é muito difícil um exemplar do Balinês puro sem alguma mistura com Siamês.

Gato Selkirk Rex

Gato Selkirk Rex

Com uma pelagem única que se parece muito com uma lã, o gato Selkirk Rex é uma raça bem nova, fruto de cruzamentos genéticos naturais. De porte pequeno, esse gato se parece muito com o Devon Rex, exceto por sua pelagem marcante, densa e encaracolada, geralmente longa, muito macia e com grande variedade de cores.

São muito carinhosos, calmos e sociáveis, possuindo um temperamento semelhante ao seu primo, o gato Persa. O Selkirk Rex tem facilidade em aprender comandos e conta com uma saúde boa, exceto por algumas pré-disposições a doenças genéticas. Esse gatinho pode viver até os 14 anos.

Gato Curl Americano

Gato Curl Americano

O Curl Americano é um gato comprido, de pelagem média a longa, a qual pode apresentar várias cores. Também é muito musculoso e ativo. Seu tamanho médio pode enganar sobre o quanto ele é forte e energético!

Uma característica marcante é sua cabeça em formato de cunha com orelhas arredondadas, parecendo uma noz. É uma raça que gosta de humanos e que mantém a saúde em dia graças ao seu comportamento ativo. O gato Curl Americano pode viver até os 13 anos de idade.

Gato Norueguês da Floresta

Gato Norueguês da Floresta

A belíssima pelagem do gato Norueguês da Floresta é o seu maior chamativo! O pelo, longo e espesso perto do dorso, feito para proteger do frio, é brilhante e quase impermeável, além de ser liso na parte de cima. Podendo variar em diversas cores, a pelagem começa curta nos ombros e vai aumentando de comprimento ao longo do corpo, até o rabo.

O Norueguês da Floresta é de porte médio a grande e é muito parecido com um lince, embora seja um felino domesticado, inteligente e carinhoso com os donos. Mesmo com algumas pré-disposições a doenças cardíacas, essa raça é considerada saudável, vivendo até os 16 anos.

Gato Sagrado da Birmânia

Gato Sagrado da Birmânia

O gato sagrado da Birmânia é uma das raças mais populares do mundo. Com uma cabeça grande e arredondada, nariz curto e olhos azuis, essa raça vinda da França se popularizou pelo mundo todo a partir da década de 1930. Sua pelagem varia entre média e longa, sendo bem sedosa.

É uma raça calma e carinhosa com a família, preferindo ficar no colo do que brincando, por exemplo, já que odeia ficar sozinha. Apesar dos diversos problemas de saúde que o felino possa ter, ele tem uma expectativa de vida alta, podendo chegar aos 16 anos.

Raças de gatos domésticos sem pelo

Sendo estranhas para algumas pessoas, as raças de gato sem pelo existem e vêm ganhando bastante popularidade ao longo dos anos. Esses felinos, muitas vezes, são vistos como exóticos e dividem opiniões quanto aos gostos dos apreciadores de gatos. As raças que você conhecerá a seguir apresentam origens parecidas e algumas características similares também. Acompanhe!

Raça Sphynx

Raça Sphynx

O Sphynx é uma das raças de gato sem pelo mais conhecidas existente. De olhos grandes, orelhas pontudas e rosto afinado, os gatos da raça são carinhosos e gostam bastante de brincar com seus donos, especialmente com crianças, apesar de serem um pouco desajeitados.

Sua pele nua é um pouco oleosa, além de poder conter alguns fios de pelo na ponta do rabo e nas orelhas. É um gato de porte pequeno que, com a saúde em dia, pode viver até os 14 anos.

Gato Donskoy

Gato Donskoy

A raça Donskoy é bastante apegada ao seu dono, sendo extremamente inteligente e carinhosa, além de exigir bastante atenção de quem ela gosta. Os gatos são de porte médio, com corpo musculoso e pele enrugada. Sua cabeça é mediana e longa, com uma expressão no olhar que remete ao perfil romano de gatos.

Eles são saudáveis, mas a falta de pelo os deixa suscetíveis a problemas de saúde dependendo das mudanças no clima, portanto, é importante estar atento a isso. De origem russa, esse felino pode viver até os 15 anos.

Raça Peterbald

Raça Peterbald

O Peterbald é constantemente confundido com o Sphynx. A principal diferença é no formato de sua cabeça, que é um pouco mais fina, possuindo um nariz mais achatado. Seu corpo, de tamanho médio, é longo e dá certa elegância ao animal.

O Peterbald é bastante carinhoso e calmo, se dando bem com outros animais e com crianças. Inteligente e com a saúde boa, o principal cuidado com esse gato é quanto à sua pele, que é muito sensível a mudanças de temperatura. No mais, ele vive cerca de 15 anos.

Gato Bambino

Gatos Bambino

O Bambino é um gato diferente de todos. Sem pelos e de perna curta, ele é o "cachorro salsicha (dachshund)" dos felinos! De porte pequeno, corpo musculoso e robusto, essa raça é fruto de um cruzamento entre gatos de pernas curtas com gatos carecas. A cabeça longa e larga no formato de cuia, os olhos grandes e as orelhas em pé são outras características bem marcantes do Bambino.

Ele é muito carinhoso, inteligente e energético, sendo bastante sociável. Como quase toda raça pelada, ele pode sofrer com problemas de pele associados a mudanças de temperatura, precisando de cuidados específicos com a pele.

Gato Dwelf

Gato Dwelf

O Dwelf é um dos gatos mais incomuns, de modo que essa é uma raça pouco conhecida e comentada. Exótico e muito raro, suas principais características físicas são o corpo pequeno sem pelos e o estranho formato de suas orelhas, curvadas para cima. Possui também cabeça e olhos grandes, pescoço grosso e um rabo longo e fino. Mesmo não aparentando, esses gatos são fortes e musculosos, além de carinhosos e calmos com seus donos.

Gato Levkoy Ucraniano

Gato Levkoy Ucraniano

O Levkoy Ucraniano é mais uma das raças recentes e exóticas de gato. Carinhoso e dócil, ele consegue ser elegante e musculoso. Possui tamanho médio e corpo comprido, cabeça e olhos grandes, e longas patas que dão sustentabilidade.

Sua personalidade é calma e curiosa. Ele adora conhecer novos lugares, aos quais se adapta facilmente, mas também aprecia bastante ficar em casa. Podendo viver até 15 anos, essa raça surgida no século XXI também requer cuidados específicos com a pele e com as orelhas sensíveis.

Existe uma raça de gato perfeita para cada pessoa!

vários gatos diferentes

Neste artigo, você conheceu incríveis 25 raças de gatos, divididas em categorias de acordo com o tamanho do pelo. São gatos desde os mais conhecidos, como Siamês, Persa, Birmanês e Sphynx, até os mais novos e desconhecidos, como Ocicat, Selkirk Rex e Levkoy Ucraniano.

É fato que cada um deles, com suas características físicas e personalidades ímpares, pode se tornar o pet ideal para cada tipo de pessoa, dependendo dos gostos, costumes e rotinas diferentes. Os felinos são parte da vida dos humanos há milhares de anos e continuarão sendo, sempre se adaptando e evoluindo com seus donos!

Autor deste artigo

Escritor e redator, apaixonado por animais, pela leitura e por contar histórias. Sou estudante de jornalismo na UFF, onde aprimoro minha prática e alimento minhas paixões profissionais. Escrevo por aqui como troca de conhecimento, inspirado no amor pela minha gatinha Gina.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.