Raça Ayrshire: confira o guia completo desta incrível vaca

Raça Ayrshire: confira o guia completo desta incrível vaca

Conheça tudo sobre o Ayrshire, uma das raças mais adaptáveis a climas desfavoráveis e que produz leite de ótima qualidade. Confira a seguir mais detalhes!


Conheça a raça Ayrshire

Vaca Ayrshire

O Ayrshire é uma raça de gado leiteiro que leva o nome de sua região natal (County Ayr) no sudoeste da Escócia. Ao contrário de muitas outras raças de gado, ela foi propositalmente desenvolvida como uma raça padronizada. O desenvolvimento se deu no objetivo de aumentar a produção de leite e carne.

Assim, o gado Ayrshire é bem conhecido por sua capacidade de forrageamento (busca e exploração de recursos alimentares) em todos os tipos de terreno e climas. A vaca é versátil e resiliente e consegue mostrar seu verdadeiro valor quando as condições ficarem difíceis e o clima não estiver favorável.

Estas vacas também são excelentes pastadoras, capazes de se manter e reproduzir com eficiência. A seguir, conheça as principais características da raça Ayrshire.

Características gerais da raça Ayrshire

Vaca Ayrshire

Vamos conhecer sobre todas as características físicas do gado Ayshire, descobrindo o seu tamanho, peso e marcações no corpo. Além disso, vamos entender sobre o seu comportamento, adaptabilidade, informações sobre reprodução e cruzamentos com a raça.

Características visuais da raça

Esta raça é considerada um animal leiteiro de corpo médio, não possuindo tamanho excepcional. Geralmente, possui duas colorações em seu corpo, ruivos e brancos. A sua espinha é bem ereta e os chifres são largos e curvos. Frequentemente alcançam 30 cm ou mais de comprimento, eles se curvam para fora, depois para cima e por fim viram ligeiramente para trás.

As suas pernas e pés são bem fortes, e por mais que diversas vacas e bois sejam magros, isso não significa que estão desnutridos, é apenas o porte do gado. Os bezerros nascem bem robustos e são bem funcionais.

Variedade de cores

O gado da raça Ayrshire é conhecido por seu padrão de cor vermelho e branco. O vermelho pode variar de um mogno muito escuro, quase preto, a um vermelho acastanhado muito claro (como um ruivo claro). Assim, esse gado pode possuir manchas com branco sólido e com acastanhado fulvo em seu corpo.

Os adultos de raça pura de Ayrshire produzirão apenas bezerros de cor vermelha e branca, mas se possuírem outros cruzamentos, outras manchas poderiam aparecer (com prevalência do ruivo). Além disso, uma importante característica histórica da raça eram seus chifres longos e elegantes. Quando crescem, eles ficam claros com pontas escuras.

Produtividade da vaca

A vaca dessa raça possui uma ótima produtividade e é uma das que permanece mais tempo produzindo no rebanho. O leite Ayrshire é naturalmente rico em proteínas com uma relação gordura/proteína ideal para o mercado de leite moderno.

Isso é complementado por uma vaca que pode fornecer grandes quantidades de leite por períodos pré-determinados. Pesquisadores afirmam que algumas vacas conseguem produzir em média 305 dias por ano e o seu leite possui aproximadamente 4% de gordura e 8% de sólidos para a fabricação de queijos.

Tamanho e peso

Ayrshires são bovinos de tamanho médio e pesam em torno de 400 a 500 kg para as vacas. Os bois/touros são maiores e seu peso fica em torno de 650 a 850 kg (por mais que não seja difícil encontrar alguns com 900 kg).

Esses bovinos são fortes e robustos que se adaptam a todos os sistemas de manejo. O seu tamanho fica em torno de 130 cm para as fêmeas e 145 cm para os machos.

Temperamento e comportamento

O gado Ayrshire é um animal alerta e vigoroso, mostrando um caráter forte e temperamento moderado. As vacas não possuem comportamento instável e inquieto, bem diferente de outras vacas leiteiras que podem fazer da ordenha uma tarefa complicada.

Assim, são consideradas calmas e quase sempre previsíveis e possuem um excelente tipo funcional. A sua saúde é considerada boa, o que influencia positivamente na sua personalidade e temperamento em sua rotina.

Possui média resistência para algumas doenças e vermes, mas comumente se apresenta livre de enfermidades e com ânimo em dia.

Reprodução e cruzamentos da raça

Muitas vezes esse gado se reproduz com outras raças, como Jersey, Holandês e Sueca Vermelha. Ele possui genes dominantes e acaba sendo uma ótima opção compensar com qualidades de outras raças para tirar o melhor proveito da produção.

Outra característica que torna os Ayrshires atraentes para reprodução inclui o vigor dos bezerros, que são fortes e fáceis de aumentar. Os Ayrshires não possuem a característica que reduziriam o valor da carcaça, portanto, os bezerros touros dessa raça podem ser criados como novilhos de forma lucrativa.

Curiosidades sobre a raça Ayrshire

Vaca Ayrshire com um bezerro

Assuntos envolvendo gado sempre geram alguns questionamentos e curiosidades. Assim, vamos explorar algumas questões envolvendo a vaca Ayshire, além de entender sobre suas origens, história e porquê a raça é tão adaptável a diversos ambientes.

Origem da raça Ayrshire

A raça também era conhecida como “Dunlop” antes de se tornar Ayrshire. Esse gado resultou do cruzamento de tipos escoceses nativos com uma espécie de gado holandês importado. No final do século XVIII, o Ayrshire foi estabelecido o suficiente para que a sociedade de agricultura patrocinasse uma exposição da raça.

Em meados de 1815, a Highland Agricultural Society reconheceu oficialmente a raça. Enquanto os primeiros Ayrshires possuíam coloração em tons escuros, como marrom e preto, no início do século XIX, a raça já era predominantemente vermelha e branca, como é conhecida hoje em dia.

Um pouco sobre sua história

O Ayrshire utilizou sua adaptação nativa escocesa de forma eficiente, produzindo grandes quantidades de leite em relação ao consumo de grama. Em 1822, os primeiros gados foram importados para a América e teve grande presença no mercado dos Estados Unidos.

No Brasil, a raça chegou em 1937 e possui registro genealógico. Também apresenta grande atuação na produção do país. Apesar disso, não existem tantos cadastros de criadores da raça aqui no país e são mais populares na Rússia, América do Norte, Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia e África.

É uma raça com grande adaptabilidade

A adaptabilidade da vaca Ayrshire é demonstrada por sua capacidade de produzir em níveis elevados e em condições climáticas variáveis.

Atualmente, depois de alguns programas de melhoramento genético e estudos e pesquisas sobre a raça, ela apresenta uma composição ideal para poder competir com todas as espécies de gado e em todas as condições.

Elas possuem a conformação e constituição para uma longa vida útil, e a sua mama é ideal para os sistemas de ordenha atuais.

Gostou de conhecer sobre a raça Ayrshire?

Vaca Ayrshire

A vaca Ayrshire é universalmente reconhecida como uma das mais belas raças de gado leiteiro. Mas, muito mais importante, é o fato de que ela foi criada e desenvolvida para ser uma vaca leiteira útil e lucrativa. Com alimentação e manejo adequados, o Ayrshire produzirá a um nível lucrativo para seu proprietário.

Trata-se de um gado altamente adaptável a vários sistemas de manejo diferentes, tem excelente conformação da mama e geralmente não apresenta problemas nos pés e nas pernas. Além disso, os bezerros são conhecidos por seu vigor e facilidade de criação.

Ademais, o leite da vaca Ayrshire é reconhecida como de alta qualidade e possui nata moderada. Não possui teores elevados de gordura e consegue ter elevada produtividade em quase todos os dias do ano.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.