O que é pedigree? Quanto custa, para que serve e mais!

O que é pedigree? Quanto custa, para que serve e mais!

Você sabe em detalhes o que é pedigree? Neste artigo você irá encontrar todas as informações sobre esse documento, como função, valores e importância!


Afinal, você sabe o que é pedigree?

vários cachorros com pedigree

Ao adquirir um pet, existem alguns cuidados recomendados na adoção do animal para que tudo ocorra bem. É recomendado, por exemplo, a aquisição de alguns documentos do pet, os quais são fundamentais para comprovar a saúde do animal e também o seu histórico. Esses documentos sempre devem estar nas mãos dos tutores.

Um deles é conhecido como pedigree. Ele apresenta muitas vantagens para os tutores do pet e deve ser adquirido, se possível. O pedigree é um documento muito falado, mas poucos sabem da sua real importância. Afinal, você sabe o que é o pedigree? Então, acompanhe com atenção este artigo para descobrir mais!

Entendendo o pedigree

Antes de adquirir o pedigree de um animal, é importante entender a função desse documento e a sua aplicação. Por isso, confira abaixo as principais informações sobre o pedigree.

Origem e história do pedigree

O pedigree já foi observado em manuscritos antigos. Nesses documentos, a linhagem do animal era demonstrada por um sinal bifurcado como um mapa genealógico. Essa descrição tem origem inglesa e indicava também posição social. Entretanto, a partir de 1600, começa a ser utilizado para indicar a linha ancestral de animais.

Mas, foi apenas no século XIX que o pedigree passou a se referir ao estudo da árvore genealógica. A partir de 1873, após sofrer alterações que o fizeram evoluir, ele passou a ser emitido como um certificado de animais. Hoje, ele é bastante difundido e é referência quanto à genealogia dos pets.

Para que serve o pedigree?

O pedigree é um documento emitido por muitas associações de animais de todo o mundo. Esse documento registra determinadas espécies ou raças de animais e inclui cães, gatos, cavalos e entre outros.

Ele serve para indicar e padronizar características do pet conforme a raça. Além disso, como é um documento, o certificado de pedigree também funciona como um título de propriedade do pet. Já para os canis, o pedigree é muito importante para atestar a pureza dos animais, pois oferece mais credibilidade ao criador, por isso, é um documento muito importante!

Quais informações estão no certificado de pedigree?

O certificado de pedigree apresenta muitas informações importantes sobre o pet. O pedigree apresenta os traços genéticos até a terceira geração do pet. 'Isso quer dizer que ele registra os pais, avós e bisavós. Além disso, o documento possui informações como a raça, sexo, peso, tamanho, cor, tipo de pelo e variações do pet.

Outra informação importante apresentada no documento é referente aos dados do tutor do pet. O certificado de pedigree contém o nome de quem adota o pet e o nome do criador do animal. E, ainda, apresenta o nome do local de origem.

Quais as instituições que emitem o certificado?

No caso de cães, atualmente, algumas instituições brasileiras emitem esse certificado. Apenas instituições credenciadas possuem essa permissão. No Brasil, o certificado de pedigree pode ser emitido pelas instituições: Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), e Sociedade Brasileira de Cinofilia (Sobraci).

Além das instituições citadas, existem outras associações brasileiras que emitem o certificado. Essas são filiadas a outras instituições de reconhecimento internacional ou até mesmo são independentes. Existem também instituições que emitem pedigree de gatos e cavalos.

Como saber se o animal tem pedigree?

É possível saber se um animal tem pedigree. Para isso, deve-se checar o local em que o tutor adquiriu o pet e verificar se o animal está registrado na instituição credenciada. A partir disso, o proprietário do pet deve levar a documentação até a associação brasileira referente ao animal de sua região para verificar a informação.

É importante saber que o pet que possui pedigree é aquele encontrado em locais de confiança e credibilidade. Por isso, se você tem interesse em ter uma raça ou espécie específica, deve procurar por esses locais. Além disso, é importante saber que ao adquirir um filhote sem que a sua linhagem esteja organizada e alinhada, é bem difícil comprovar o pedigree.

Animais sem pedigree são considerados sem raça?

Os animais sem o documento pedigree não possuem uma genealogia definida e, por isso, é bem difícil saber se houve ou não uma mistura no cruzamento de seus antepassados.

Isso ocorre, porque o cruzamento entre os cães de diferentes raças não seguem um determinado padrão. Dessa forma, todos os animais que não possuem pedigree podem ser considerados sem raça definida, pois não se tem a certeza da origem deles. Cães conhecidos como vira-latas, por exemplo, são cães sem raça definida, os quais são uma mistura de raças e personalidades.

Importância do certificado de pedigree

família de cachorros com pedigree

O pedigree é um documento que, sempre que possível, deve ser adquirido! No mais, se você quer saber qual é a importância desse certificado, continue lendo este artigo.

Benefícios do pedigree

As vantagens em obter o certificado de pedigree é que ele atesta a pureza da linhagem dos cães. Além disso, oferece mais credibilidade ao criador. Já para quem deseja ter um pet de estimação, esse documento é fundamental para que o tutor tenha certeza de que o animal pertence mesmo aquela raça ou espécie.

Ademais, o pedigree é ideal para quem deseja cruzar o pet com outro animal. Isso, porque ele garante que o filhote da ninhada é puro. Assim, eventualmente, o documento pode ser requisitado pelas partes envolvidas interessadas no cruzamento para garantir a pureza da linhagem do animal. Como você pôde ver, o pedigree tem muitos benefícios!

Desvantagens do pedigree

O pedigree apresenta algumas desvantagens. Ele, por exemplo, faz com que os criadores dos animais promovam o cruzamento de animais que pertencem à mesma família, como avós com netos. Isso é realizado para manter a morfologia da raça ou espécie ideal.

Entretanto, essa situação resulta na consanguinidade, o acasalamento entre animais que possuem um parentesco. Isso resulta em mutações genéticas, no aparecimento de doenças e na redução da expectativa de vida. Ou seja, é uma prática que traz muitos malefícios para os animais.

Vale a pena?

Apesar das desvantagens apresentadas em relação ao pedigree dos animais, vale muito a pena obter o certificado. Isso, porque além de esse documento garantir a pureza da linhagem, ele também permite obter todas as informações do pet. Ele assegura, por exemplo, os cuidados necessários com aquela raça ou espécie e facilita o cuidado com a saúde do animal, evitando, assim, doenças.

Além disso, esse documento também é utilizado pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) e por outras associações cinófilas de outras regiões do mundo. Eles utilizam esse documento para realizar o melhoramento das raças. Isso permite evitar, por exemplo, problemas de saúde hereditários e consanguinidade.

Como fazer o pedigree de um cachorro

cachorros com pedigree

Agora, você já sabe as principais funções do certificado de pedigree, sua importância e benefícios. Mas, como fazer o pedigree de um cachorro? Acompanhe os próximos tópicos deste artigo para descobrir todo o processo, custos e mais!

Como é o processo de retirada do certificado?

Para realizar a retirada do pedigree do cachorro, é preciso reunir as informações do animal. Essas informações envolvem a cor, documentos do canil, sexo, pedigree dos antepassados (pais, avós e bisávos), mapa da ninhada e assinatura dos responsáveis pelo cruzamento e pelo registro dos cachorros. Todas essas informações são obrigatórias no processo de retirada do certificado.

Com todas essas informações, deve-se ir até a associação regularizada mais próxima e solicitar esse registro. Mas, caso não haja registro do pedigree dos pais, é possível agendar uma avaliação com árbitros das associações do Kennel Clube, ligado à Confederação Brasileira de Cinofilia.

Quanto custa um certificado de pedigree?

O valor do certificado de pedigree é baixo quando em comparação aos benefícios que o documento fornece. O valor médio do pedigree fica em torno de R$ 50,00 reais. Caso seja do seu interesse emitir o documento, deve-se avaliar a relação do custo-benefício.

Entretanto, apesar do investimento na emissão do documento, esse valor permite que o pet seja reconhecido em relação a outros cachorros. Além disso, ele permite também aumentar o valor de venda dos cachorros, uma vez que a pureza da raça é garantida. Por isso, o valor do certificado de pedigree, em comparação às vantagens, é bem baixo.

Qualquer cachorro ou gato pode retirar um pedigree?

Nem todos os cachorros ou gatos podem retirar um pedigree. Caso haja o interesse na emissão desses certificados, deve-se levar os animais nas associações credenciadas que retiram o pedigree. Eles realizam a avaliação do animal em relação aos padrões da raça, quanto à aparência e ao comportamento. Caso seja aprovado, o pet recebe o pedigree.

O pet que tem a vida membros da família registrados consegue obter facilmente o pedigree. Cães vira-latas, por exemplo, não conseguem obter o certificado, pois não pertencem a uma raça pura. Os critérios que são observados são: cor, raça, sexo, idade, árvore genealógica e até mesmo participação em eventos e competições.

Pedigree, um documento muito importante!

cachorros com pedigree

Como você viu neste artigo, o pedigree é um documento muito importante! Ele garante a pureza da linhagem dos animais e oferece mais credibilidade ao criador. Além disso, ele assegura informações fundamentais para o cuidado necessário em relação à raça ou espécie. O certificado pode ser emitido por associações ligadas, por exemplo, à Confederação Brasileira de Cinófila.

O valor do certificado de pedigree quando comparado às vantagens é bem baixo. Para realizar a emissão do documento, é necessário coletar diversas informações e documentos do pet e ir até uma associação credenciada. É importante lembrar que nem todos os animais podem tirar o pedigree, mas isso não diminui a importância do animal para o seu dono!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.