Conheça o Pastor Belga: tipos, preço, cuidados e muito mais

Conheça o Pastor Belga: tipos, preço, cuidados e muito mais

Você conhece o Pastor Belga? Venha descobrir porquê esse cão é tão inteligente e como ele pode ser um aliado para proteger a sua casa!


O Pastor Belga é um grande companheiro!

Cão Pastor Belga deitado na grama

O Pastor Belga é um cão de pastoreio de porte grande, mas leve e ágil, que costuma ser encontrado em grandes propriedades, e é usado na polícia como animal de procura e resgate. Assim, a raça possui um instinto de trabalho muito forte, com níveis de energia e inteligência extremamente elevados, e requer um lar ativo e envolvente para não sofrer de tédio.

O Pastor Belga desenvolve um forte vínculo com seus donos, dos quais se tornará inseparável, e é muito sensível a críticas ou outras tensões emocionais. Aliás, ele é um cão de guarda que exibe um forte comportamento defensivo quando ele, ou sua família, estão sob ameaça.

Dessa forma, vamos entender mais afundo sobre o seu comportamento, personalidade, cuidados e gastos envolvendo esse pet, além de curiosidades e dicas de treinamento e adaptabilidade.

Características do Pastor Belga

Cão Pastor Belga

O Pastor Belga é um cão muito amigável e famoso no Brasil. Vamos conhecer algumas de suas características mais marcantes, origem e história de vida, além de expectativa, tamanho e pelagem.

Origem e história

O Pastor Belga é uma de quatro variedades de raças pastoras que foram desenvolvidos na Bélgica no final do século XIX. Os cães tornaram-se imediatamente populares por sua versatilidade e foram usados como cães policiais, além de serem vigias, que patrulhavam fronteiras.

Além disso, já foram usados em rebanhos, para monitorar gado e, hoje em dia, sua maior utilidade é como cães de guarda em grandes propriedades e casas. Começou a ganhar atenção em meados de 1920 e perdura até hoje.

Tamanho e peso

O Pastor Belga é considerado um cão de médio – grande porte. As fêmeas pesam em torno de 20 kg a 25 kg,, enquanto os machos ficam entre 25 kg e 30 kg. Vale ressaltar que são animais musculosos e peludos, dando a impressão que são maiores do que realmente são.

A sua estatura fica em média de 65 cm de altura para o macho e a fêmea acaba sendo mais miúda, como era esperado, atingindo 56 cm a 60 cm.

Pelagem e cores

Esse cão é uma raça de pelo duplo. Basicamente são ásperos ao toque, nunca finos ou sedosos. O seu subpelo é macio e denso e oferece proteção contra as intempéries, dependendo do clima em que ele vive. Sua pelagem é curta na cabeça, com exceção das orelhas e na parte anterior das pernas.

De resto são longos e incluem franjas descendo pela parte de trás das patas dianteiras, na parte de trás das coxas e cauda. Suas colorações principais são Malinois (dourada com máscara preta), Groenendael (preta), Tervueren com coloração dourada encarvoada e Laekenois, com cores claras (bege/creme).

Expectativa de vida da raça

O cão Pastor Belga é uma raça robusta e saudável. Sua expectativa de vida varia entre 10 e 13 anos. Assim, os criadores responsáveis examinam frequentemente os cães quanto a condições de saúde como epilepsia, displasia de cotovelo e quadril, problemas oculares como atrofia progressiva da retina e catarata e também certos tipos de câncer.

Uma curiosidade interessante é que grande parte desses cachorros possuem resistência à anestesia, trazendo problemas quando precisam passar por algum procedimento. Apesar disso, esses cães não são conhecidos por dar trabalho com a sua saúde, lhe trazendo companhia e amizade por muito tempo.

Diferentes tipos de Pastor Belga

Existem quatro tipos principais de Pastores Belgas, que podem se diferenciar, e muito, em características físicas e algumas até comportamentais. Vamos entender tudo sobre cada um deles a seguir!

Pastor Belga Malinois

Cão Pastor Belga Malinois

Os Pastores Belgas Malinois são fortes e bem musculosos, sem perder a elegância. Possuem uma aparência simples e geralmente não têm o quadril rebaixado, como os pastores de capa preta. São cães feitos para trabalho duro, por isso comem muito.

Uma marca registrada da raça é o porte “orgulhoso” da cabeça. As cores da pelagem variam de um fulvo rico a marrons escuros. Além disso, as orelhas e o rosto possuem máscaras pretas, que acentuam o seu olhar atencioso. São cães de extrema obediência e necessitam de donos que sejam experientes e saibam investir nas qualidades que ele tem a oferecer.

Pastor Belga Groenendael

Cão Pastor Belga Groenendael

O Pastor Belga Groenendael é um cão muito companheiro e devoto ao dono. Seus instintos naturais de cão de guarda irão se intensificar quando eles sentirem que é necessário. Eles protegerão sua casa e família, por isso não é aconselhável encorajar seus instintos de proteção quando filhotes, pois ele pode começar a protegê-lo em situações 'normais', causando confusão.

Por isso, a socialização precoce é fundamental para esta raça. Entre suas características físicas estão seu pelo comprido de tamanho médio, que aparece quadrado em torno de seu rosto, e sua coloração, em torno de preto. Além disso, os adultos podem medir um pouco a mais que os outros pastores.

Pastor Belga Laekenois

Cão Pastor Belga Laekenois

O Pastor Belga Laekenois é semelhante em corpo e temperamento ao Malinois e ao Pastor Alemão, mas diferem na cor da pelagem, textura e comprimento. Dos quatro Pastores Belgas, o Laekenois é o mais raro.

Este cão é forte e robusto, mas sua pelagem é áspera e com aspecto “desgrenhado”, que vem em tons de vermelho, fulvo claro ou cinza. Possui focinho mais escuro e leves manchas claras no dorso e na cauda. Essa raça é bastante amigável, e mesmo assim não perde a postura de cão de guarda, sendo uma ótima opção para vigiar a casa.

Pastor Belga Tervueren

Cão Pastor Belga Tervueren

O Pastor Belga Tervueren é o mais peludo de todos os pastores. Possui tons em fulvo e marrom e são levemente maiores e mais pesados que o restante. Ele é observador e vigilante, o que o torna um excelente cão de guarda. Às vezes pode ser um pouco tímido, mas isso não atrapalha no seu instinto protetor.

Ele é afetuoso e amigável com as pessoas que conhece, especialmente os familiares. Além disso, esse cão também exige tempo e atenção e não gosta de ser deixado sozinho. Ele quer fazer coisas com a família e requer estimulação mental e física.

Personalidade da raça Pastor Belga

Dois cães Pastores Belgas correndo

Já sabemos que o Pastor Belga é um excelente cão de guarda e é bastante amoroso. Vamos explorar a sua personalidade, comportamento perante estranhos, além de suas atitudes com outros animais.

É uma raça muito barulhenta ou bagunceira?

De todas as características dessa raça, a energia está no topo da lista do que considerar antes de comprar. O Pastor Belga é zero preguiçoso e não é uma boa escolha para pessoas que trabalham muitas horas e não têm como exercitar o cachorro durante o dia.

Sendo assim, se ele for deixado por sua própria conta, ele pode se tornar um cão bagunceiro. É provável que crie seu próprio entretenimento, pegando objetos, mexendo em terra, grama, vasos, roendo pés de cadeira. Além de, também, começar a latir bastante. Porém, isso tudo pode ser evitado com a devida atenção e treinamento.

Compatibilidade com outros animais

Os cães Pastores Belgas se adequam bem com outros cães e gatos quando criados juntos desde a infância. Às vezes, eles se tornam os melhores amigos de gatos e outros animais e os protegem como fariam com os membros da sua família.

Entretanto, esses cães podem ser agressivos com outros animais que não fazem parte de sua família. Se você quer que seu cachorro se dê bem com eles, precisa começar logo e recompensá-los pelo comportamento adequado. Se ele não foi socializado com outros pets, é sua responsabilidade mantê-lo sob controle na presença deles.

Costuma se dar bem com crianças e desconhecidos?

O Pastor Belga é inteligente, corajoso, alerta e dedicado à família. Suas habilidades de observação o tornam um excelente cão de guarda, mas sua herança de pastoreio o torna naturalmente desconfiado de estranhos. Assim, é responsabilidade do dono adestrar o cãozinho desde cedo para que ele entenda que nem todos os visitantes provocam perigos.

Se ele não for devidamente treinado e socializado essa desconfiança pode levar a um comportamento agressivo. Apesar disso, ele faz amizades bem rápido com pessoas que frequentam a casa, como vizinhos, amigos, crianças ou familiares e não ataca sem motivo.

Pode ficar sozinho por muito tempo?

Este cão é afetuoso e amigável com as pessoas que conhece, especialmente os familiares. Ele também exige dedicação e atenção dos membros da casa. Dessa forma, essa raça não gosta de ser deixada sozinha, pois quer estar sempre junto dos seus tutores, brincando, passeando e jogando jogos.

Por isso, se precisar sair de casa por muito tempo, deixe objetos para que ele consiga se distrair sozinho e não fique ansioso, provocando comportamentos destrutivos.

Preço e custos do cachorro Pastor Belga

Cão Pastor Belga

Quando optamos por ter um animal de estimação, é essencial estudarmos e nos planejarmos financeiramente para oferecer uma boa qualidade de vida. Vamos entender tudo sobre os gastos envolvendo esse pet.

Preço do cachorro Pastor Belga

Os valores de aquisição do Pastor Belga ficam em torno de R$ 1500 a R$ 6000 por filhote. Em comparação com outros pastores, ele acaba sendo um dos mais caros, mas esse valor também pode ser influenciado por sua localidade e criadores. Um fator que segue um certo padrão, é o fato de que a fêmea costuma custar de 15 a 25% a mais.

Sendo assim, os criadores investem muito na raça, para preservar as suas características da linhagem original, seus instintos, genética e personalidade. Assim, caso você encontre Pastores Belgas com preços muito abaixo do mencionado, procure saber da procedência do cão, e da pessoa que te forneceu o animal.

Onde comprar o Pastor Belga?

Os cachorros dessa raça são encontrados em canis especializados em cães pastores. Por serem de alto padrão, e estarem altamente valorizados nas últimas décadas, raramente você vai encontrar esse animal em pet shops ou feiras de adoção.

Outra opção é você buscar pelo animal na internet. Existem muitos sites de canis espalhados por todo o Brasil. Lá, você consegue ver a recomendação de criadores, além de ser possível analisar o melhor preço e também as características e pedigree do animal.

Gastos com alimentação

Os pacotes de ração com 12 kg alcançam preços em torno de R$ 120 a R$ 250. Rações de melhor qualidade (premium) chegam a custar em média R$ 300. Visto que os Pastores Belgas não se alimentam com grandes quantidades, esses pacotes durariam em torno de 2 a 3 meses.

Outras opções para diverti-los, podem ser petiscos de sabores variados, usados em treinamento e recompensa positiva, que custam R$ 15 a R$ 20.

Veterinário e vacinas

Por mais que o Pastor Belga seja um cão bastante saudável, é importante você ter uma reserva para veterinários, que cobram em média R$ 200 por consulta. Exames adicionais apresentam valores em torno de R$ 300 reais (sangue, radiografia, ultrassom).

Já as vacinas, enquanto eles forem filhotes, custam em torno de R$ 90 para a V8 ou a V10. A vacina antirrábica, essencial nos primeiros meses de vida, custa em média R$ 50 e vermífugos apresentam gastos em torno de R$ 40.

Brinquedos, casinhas e acessórios

Essa raça adora brincar! Invista em bolinhas, para estimular corridas, ou jogue e peça para ele trazer de volta. Elas custam em média R$ 10. Bolinhas com buracos para colocar petiscos e incentivar o faro e a diversão, custam em torno de R$ 25.

Cabos de guerra e mordedores são ótimos enquanto eles são filhotes e apresentam valores médios de R$ 15. Além disso, eles adoram discos de frisbee e objetos barulhentos, para estimulação sensorial.

Cuidados com o cachorro Pastor Belga

Cão Pastor Belga

Além das manutenções e gastos gerais com custo de vida, o Pastor Belga necessita de cuidados especiais, como a maioria dos cães de alto padrão. Assim, vamos conhecer quais são suas principais necessidades.

Cuidados com o filhote da raça

O filhote do Pastor Belga é uma bolinha de pelos muito curiosa e atenta. Sendo assim, é essencial você organizar o ambiente e deixar objetos pontiagudos e produtos de limpeza sempre guardados.

Assim, invista na saúde do seu filhote, forneça alimentação balanceada, estimule-o com brincadeiras e já invista em treinamento desde cedo. Os filhotes necessitam de mais atenção do que o adulto, por isso, evite deixá-lo sozinho e imponha limites, usando a inteligência dele a seu favor.

Quanto devo dar de comida?

Por mais que sejam ativos e sejam de grande porte, os Pastores Belgas não se alimentam com muitas quantidades de comida. Em média, comem de 95 a 260 g por dia. A sua refeição é dividida em duas porções diárias, geralmente uma de manhã e uma a noite.

Sendo assim, é bem difícil você encontrar um pastor acima do peso, pois o seu corpo funciona em perfeito equilíbrio e o seu metabolismo é ótimo. Dessa forma, se encontrar necessidade, ofereça alguns pequenos pedaços de fruta, carnes magras e suplementação.

Essa raça necessita de muitas atividades físicas?

Sim! Se possível, forneça ao seu cão alguns exercícios em uma área aberta, além de longas caminhadas ou corridas. Ele necessita de, pelo menos, uma hora de atividade diária, que pode ser dividida em algumas sessões de exercícios ou de brincadeiras. Ele gosta de jogar Frisbee e outros jogos de movimentação, então invista nisso.

Outra opção é levá-lo para fazer exercício com você. Se você gosta de caminhar ou correr, seu pastor ficaria feliz em estar ao seu lado. Além disso, deixe brinquedos para que ele se movimente sozinho e não se surpreenda se ele ficar correndo sozinho em círculos em seu quintal (é um breve resquício de sua herança de pastoreio).

Cuidados com o pelo da raça

Como os pastores possuem pelo longo, a escovação é essencial para remover pelos mortos e evitar nós ou emaranhados. É ideal que você os escove todos os dias, mas se não conseguir, opte por três vezes na semana.

Ainda assim, não é comum do pastor tomar banhos semanais igual outras raças peludas, por isso dê banho somente quando sentir que é preciso. Em épocas mais quentes, opte por dar banhos mensais e em épocas frias, espace esse tempo, pois a própria escovação já será suficiente.

Cuidados com unhas e dentes do cão

É muito importante você cuidar da higiene bucal do seu Pastor Belga. Escove os dentes dele pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem dentro dele.

Ademais, apare as unhas regularmente se o seu cão não as desgastar naturalmente (com corridas e brincadeiras). Peça o auxílio de uma pessoa experiente ou veterinário, pois as unhas precisam ser cortadas em um nível específico para não machucar, nem muito curto e nem muito longo.

Curiosidades sobre a raça Pastor Belga

Cão Pastor Belga

Com certeza você ainda possui algumas curiosidades envolvendo esse animal fantástico. Nós te explicamos tudo sobre as diferenças com Pastor Alemão, porque são tão inteligentes e interessantes cruzamentos com outras raças.

São cães altamente inteligentes

A raça é muito inteligente e precisa de variedade para não ficar entediado. Além disso, eles são muito alertas, sendo usados em operações policiais e resgate. Esses cães também têm fortes instintos de pastoreio e proteção.

Por isso, o treinamento precoce e consistente é fundamental. Eles também não são recomendados para donos de cães inexperientes. O tutor precisa saber explorar a sua inteligência para benefício do próprio cão e da família.

Origem do nome "pastor belga"

Claro que o Pastor Belga veio da Bélgica, mas a origem do seu nome é advinda de uma tribo nomeada “tribo dos Belgae” muito antiga, que vivia próxima de grandes rebanhos de gado. Eles mantinham cães pastores em seus escritos e registravam as guerras do continente europeu.

Assim, a tribo Belgae emprestaria seu nome ao país da Bélgica, e o Pastor Belga surgiria da necessidade de um cão altamente inteligente que fosse forte em corpo e caráter, capaz de resistir a um clima rigoroso.

Diferença entre Pastor Belga e Pastor Alemão

Uma das diferenças físicas entre eles é que o Belga é alguns quilos mais leves que um Pastor Alemão. Em termos de níveis de energia entre eles, o Alemão pode ser mais adequado para uma família mais quieta, como um companheiro com níveis de energia mais baixos.

Já os Belgas são bem mais ativos e animados, necessitando brincar e movimentar a todo momento. Entretanto, ambos são cães brilhantes que gostam de fazer o que podem para oferecer prazer aos seus donos.

É confundido com outras raças também!

O Pastor Belga é bastante confundido com outras raças além do Alemão. Alguns deles, são o Pastor Boêmio, que possui diferença em sua pelagem do pescoço em tons de marrom.

Outro cão é o Pastor-branco-suíço, muito parecido com o Belga Malinois. Além desses, o mais confundido é o Chinook, um cachorro de trenó que possui porte, coloração e manchas pretas bem parecidas.

Cruzamentos com a raça

Os pastores podem cruzar entre si sem apresentarem grandes problemas. Então é comum o Pastor Belga se reproduzir com Pastores Alemães, Suíços e com outros tipos. Uma união interessante é com o Cane Corso, gerando um animal bastante musculoso e inteligente.

Entretanto, vale lembrar que reproduções com raças distintas fazem com que o cão perca a sua linhagem original, algo que os criadores não querem. Além disso, também pode gerar pequenos problemas de saúde dependendo do cruzamento.

Viu como o Pastor Belga é sensacional?

Cão Pastor Belga

Como foi percebido, o Pastor Belga possui muitos dos traços essenciais de uma raça de trabalho: é inteligente, extremamente enérgico e obediente. Além disso, ele é um animal de energia extremamente alta, então forneça pelo menos uma hora de caminhada ou corrida vigorosa todos os dias.

Seu preço de aquisição é levemente alto, comparado com outros cães pastores, mas isso é explicado pelo alto investimento em canis especializados para preservar a originalidade da raça. Por isso, ofereça toda a alimentação e cuidados necessários para a sua pelagem, saúde e bem-estar.

De forma geral, o Pastor Belga se torna o seu melhor amigo e todos os cuidados necessários se tornarão leves quando comparados com a amizade, lealdade e proteção que esse cão vai oferecer à sua família!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.