Conheça os 4 tipos de poodle: standard, toy e outros

Conheça os 4 tipos de poodle: standard, toy e outros

Você sabia que existem 4 tipos de poodle? Caso você pretenda adotar um, conheça-os e descubra que eles diferem em muitos traços físicos e no comportamento!


Veja quantos tipos de poodle existem

poodle na grama

Você sabia que existem 4 tipos de poodle? Algumas pessoas, ainda hoje, pensam que todos os poodles são idênticos e que são, simplesmente, cães muito amigáveis com pelos encaracolados. No entanto, existem alguns tipos que diferem entre si, de modo que cada um deles possui suas próprias características.

Conhecer cada tipo de poodle significa, também, entender a fundo os detalhes a respeito dos cuidados específicos que cada um deles demanda. De modo geral, dependendo do comportamento de um poodle específico, a lida com ele difere. Assim, confira a seguir quais são os 4 principais tipos, qual é a origem, como é a personalidade e quais são as características físicas de cada um deles para lidar bem com esses pets. Vamos lá?

Tipo de poodle toy

poodle toy

O poodle toy é um dos tipos que mais chama a atenção, principalmente por ser o menor de todos. Seu pequeno tamanho, porém, não condiz com a inteligência que ele possui. Confira mais detalhes a respeito desse tipo de poodle a seguir!

Origem do poodle toy

Por muito tempo, o poodle e o barbet correspondiam à mesma raça. Após certo período, criadores foram buscando raças e tipos de poodle cada vez menores, sendo que, para atenderem à demanda dos lares, procuravam cães de companhia pequenos. Assim, surgiu o poodle toy. Seu reconhecimento oficial foi feito em 1984 e, ainda assim, sua origem exata é desconhecida, podendo corresponder à Alemanha ou à França, os primeiros lugares em que sua presença foi registrada.

Características físicas

O poodle toy mede de 24 cm a 28 cm, sendo que, através dessas medidas, já é possível entender o motivo de seu nome, visto que "toy" significa "brinquedo", em inglês. Ele pode pesar até 4 kg, sendo que, apesar do tamanho, esse cãozinho tem uma musculatura firme que permite brincadeiras incansáveis.

Sua pelagem é crespa ou encaracolada, o que dificulta o processo de escovação, o qual deve ser feito constantemente, a fim de evitar que os pelos fiquem embaraçados. O uso de produtos específicos para esse tipo de poodle, como condicionadores, também ajuda a manter os pelos bem cuidados.

Personalidade deste tipo de poodle

Esse é um dos tipos de poodle mais apegado aos tutores, por isso, é comum que ele siga o dono em qualquer lugar. Sua personalidade dócil é o que mais chama a atenção, fazendo com que ele faça amizades com relativa facilidade. Ainda assim, ele não gosta de ficar sozinho com outras pessoas com as quais desconhece, de modo que a aproximação de estranhos deve sempre ser observada

O pet não é tão ciumento em relação ao seu dono, mas é bastante apegado a ele. No mais, poodles toy são cães muito espertos, inteligentes e são ótimas companhias para se ter em casa.

Tipo de poodle standard

poodle standard

Outro tipo de poodle é o standard. Talvez ele seja um dos mais lembrados quando se fala da raça, sendo que demonstra grande elegância devido ao seu porte físico. No mais, há muitas características interessantes a respeito dele que devem ser conhecidas. Acompanhe.

Origem do poodle standard

O poodle standard ou poodle gigante, como também pode ser conhecido, tem origem reconhecidamente alemã, ainda que os franceses tentem reivindicá-la. Ao longo dos anos, o cão passou por diversos cruzamentos para se tornar esse tipo de poodle bonito e vistoso. Originalmente, o poodle standard foi usado como cão guardião de cabras e de ovelhas, protegendo tais animais e caçando aves selvagens.

Características físicas

Suas características físicas são marcadas por pernas longas, fortes e robustas, por um focinho longo, reto e afinado, e por orelhas grandes. Sua pelagem é grossa, seguindo o padrão dos poodles, o que envolve um maior cuidado em relação à manutenção, posto que corre riscos de embaraçamento. Esse pet é ideal para quem vive em casas maiores, pois pode medir até 60 cm.

O seu jeito de andar é bem característico, muito fino e delicado. Inclusive, isso torna o poodle standard um dos tipos mais procurados, especialmente para quem deseja ter um cachorro de porte e comportamento elegante.

Personalidade deste tipo de poodle

O standard é um dos tipos de poodle mais apegados ao dono. Ele faz questão de estar perto de todos os que ama e é muito dócil. Outra característica importante de sua personalidade diz respeito à sua grande inteligência, sendo que ele está sempre pronto para aprender qualquer truque.

Ele também é do tipo caçador, e isso significa que você precisa praticar algumas atividades com ele no dia a dia para exercitá-lo. Instigá-lo a perseguir objetos e correr com ele ao ar livre podem ser ótimas alternativas.

Tipo de poodle médio

poodle médio

Outro tipo de poodle é o médio, o qual possui características físicas muito similares às dos outros, mas que também possui suas particularidades, inclusive em relação ao comportamento. Veja os principais atributos do cão.

Origem do poodle médio

A origem do poodle médio acompanha as histórias anteriores. No caso, este poodle foi resultado do cruzamento seletivo de indivíduos da raça de porte médio para que a prole tivesse características específicas, a partir do século XVI. Nesse caso, o poodle médio é um tipo de poodle que fica entre o pequeno e o grande, tendo porte mediano e sendo ideal para espaços pequenos.

Características físicas

O poodle médio, apesar de seu porte físico mediano, tem características muito imponentes, já que se trata de um cão fino com condições físicas que permitem isso. Seu tamanho varia de 35 cm a 45 cm, de modo que sua pelagem é característica e similar à dos demais poodles.

Os cuidados em relação aos pelos também permanecem: é preciso utilizar escovas com frequência para que a pelagem não embarace. Como ela pode ser um pouco espessa, o uso de alguns produtos específicos na hora do banho também pode amaciá-la, ajudando na escovação.

Personalidade deste tipo de poodle

A personalidade do poodle médio é muito semelhante à dos outros tipos de poodle, acompanhando a raça. No geral, ele é um cão que adora a companhia da família. Ele também é bastante divertido e costuma se apegar muito aos donos, fazendo bastante questão de ser notado.

Pelo fato de ele ser um pouco mais apegado aos donos que os outros tipos, demanda um pouco mais de tempo e até de treinamento do que os demais. O poodle médio gosta de aprender truques novos e está sempre à disposição para agradar.

Tipo de poodle anão

poodle anão na cesta

Por fim, outro tipo de poodle muito famoso é o anão. Ele tem características peculiares e seu comportamento também é de chamar a atenção. Confira agora mais informações sobre ele.

Origem do poodle anão

Conforme foi dito até aqui, a busca por um poodle cada vez menor fez com que criadores realizassem cruzamentos que selecionassem determinadas características a fim de que se pudesse ter um cão com os atributos desejados.

O poodle anão é um cão de companhia que se adapta muito bem a qualquer tipo de rotina familiar, de modo que é o tipo de poodle mais obediente ao dono. Inclusive, isso faz com que ele seja uma das melhores opções para se ter em casa.

Características físicas

O poodle anão mede de 28 cm a 35 cm, e isso faz com que ele seja o cão perfeito para apartamentos e para lugares em que o espaço é pequeno. O focinho do poodle anão é pequeno e redondo, e suas patas também são curtas. No entanto, seu pequeno tamanho não condiz com a proporção de energia ativa que esse cão possui, sendo que ele sempre está em busca de uma atividade para fazer.

Personalidade deste tipo de poodle

O poodle anão é um pet muito obediente, e isso se deve à fidelidade e à lealdade que ele tem ao seu tutor. Assim, investir no adestramento e no ensino de truques contribuirá bastante para o desenvolvimento do cão.

Por outro lado, esse pet é um dos poodles mais barulhentos, sendo que ele late bastante quando quer atenção. Para evitar isso, dedique um tempo extra para ficar com o seu cão e faça brincadeiras e muito carinho nele durante o dia.

E então, descobriu qual é o tipo de poodle perfeito para você?

poodle

Apesar de existirem diferentes tipos de poodle, grande parte das características físicas, o aspecto da pelagem e até o comportamento costumam mudar pouco de um para outro. No mais, no geral, essa raça costuma ser muito atenciosa e carinhosa, adorando brincadeiras no cotidiano.

Outro ponto interessante é que esses cães são muito elegantes até mesmo na forma como andam e correm, e esse é um aspecto encontrado em qualquer tipo de poodle.

Aqui você pôde conhecer, em detalhes, os quatro tipos de poodle existentes e todas as particularidades de cada um, agora você já consegue escolher pelo pet que mais se adéqua à sua casa e ao seu cotidiano!

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.