Personalidade do dálmata: veja os principais traços da raça

Personalidade do dálmata: veja os principais traços da raça

Você sabe como é a personalidade de um dálmata? Descubra tudo sobre a personalidade desse lindo cachorro e como lidar com ele a seguir.


Conheça a personalidade do dálmata

Dois dálmatas deitados

Você está pensando em adotar um dálmata mas não sabe como é a sua personalidade? Descubra então como é o temperamento desse cachorro e como lidar com ele! Explicaremos detalhadamente sobre cada característica do comportamento dos dálmatas, bem como, sua história, que fez com que essa raça se tornasse tão leal e protetora.

Você também descobrirá que essa raça pode ter traços negativos em sua personalidade. Mas não precisa se preocupar, pois existem maneiras de controlar o cão quando ele apresentar um comportamento mais agressivo e nada receptivo. Sendo assim, confira a seguir com mais detalhes e boa leitura!

Traços positivos na personalidade do dálmata

Cão Dálmata com uma pessoa

Os dálmatas são cães que encantam as pessoas não somente pela cor de sua pelagem, mas também por causa de sua personalidade marcante. Veja a seguir tudo sobre a personalidade deste animal e saiba porquê ele é tão amado.

Gosta de crianças

Quando bem cuidados e treinados, os cães criam um vínculo muito forte com o seu dono. Por vezes, com as crianças não é diferente. Os dálmatas, por serem cães muito brincalhões, gostam muito das crianças.

Logo, como possuem muita energia é uma boa opção deixá-los juntos, para que ambos as gastem. Entretanto, é importante supervisionar quando o cachorro estiver brincando com elas, pois, por ser de porte médio, podem machucar a criança durante as brincadeiras. No mais, é um cão calmo e dócil.

É um cão protetor

Os dálmatas, em 1800, na Europa, eram muito usados como cães de guarda. Nesta época, eles protegiam os cavalos e as carruagens do perigo. Mas, com a chegada dos automóveis no século XIX, essa raça foi deixada de lado, passando a ser apenas um animal de estimação. Apesar disso, sua personalidade de proteção permaneceu, por isso, a raça também adquiriu a função de ser um cão de guarda dos lares.

A verdade é que todos os cachorros, por mais que estejam a milhões de anos convivendo com o ser humano, não perdem seu instinto de protetor. Porém, aqueles que foram criados para defesa tem o instinto mais forte, como é o caso dos dálmatas.

Lealdade é uma de suas características

Os dálmatas, por terem sido cães de guarda durante muitos anos, desenvolveram a lealdade como uma de suas principais características.

Uma forma muito comum de os dálmatas demonstrarem essa característica ao seu dono é acompanhá-lo em todos os momentos. Isto é, ele pode ficar seguindo você dentro de casa e até mesmo em lugares inusitados, como no banheiro. Dessa forma, ele demonstra que está do seu lado independente da situação.

Inteligente

Os dálmatas são muito inteligente e ocupam a 39º colocação dos cães mais inteligentes do mundo. Isso significa, que com uma média de 20 repetições o dálmata é capaz de aprender um novo comando.

Tenha em mente que, caso o seu dálmata ainda seja um filhote, essa é a melhor fase para adestrá-lo, pois ele aprenderá com mais facilidade. Mas, não se preocupe, mesmo quando adulto esse cachorro pode ser adestrado e se tornar muito obediente a você.

Amigável

Atualmente, existe pesquisa científica que explica o porquê dos cães serem amigáveis, principalmente com os seres humanos. Um dos principais fatores está ligado a sua evolução genética, que sofreu uma mudança. Os longos anos de adestramento fizeram com que os cães se tornassem mais amigáveis do que seus ancestrais, os lobos.

Porém, os machos da raça dálmata costumam ser mais hostis do que as fêmeas, mas com adestramento esse comportamento pode mudar. Além disso, por serem dóceis, não precisam de muito treinamento para se comportarem diante de visitas e outros cachorros.

Dálmata é uma raça extrovertida

Essa raça é por natureza muito agitada. Você dificilmente verá esse animal parado em um canto. Caso esse comportamento aconteça com frequência, é um sinal de que a saúde do seu peludo não está em dia.

Os dálmatas, por serem extrovertidos, gostam muito de brincar, correr, passear e sempre estar ao lado do seu dono para realizar essas atividades. A verdade é que os dálmatas são cães muito extrovertidos não somente com o seu dono, mas também com pessoas as quais eles se acostumam.

É receptivo

Por não ser um cão territorialista e agressivo, o dálmata é muito receptivo com outros cães e pessoas que conhece. Assim como, a forma como os dálmatas recebem seu dono quando chega em casa ou alguém que ele conhece, é pulando em cima da pessoa e lambendo. Esse comportamento é a maneira como ele demonstra seu carinho e que gosta da companhia do seu dono.

Além disso, quando filhote ele tende a ser mais receptivo do que quando adulto. Então, quando criado apenas em contato com seu dono e familiares, ele provavelmente não irá confiar em desconhecidos.

Sensível e afetuoso

Os dálmatas são uma raça muito sensível, apesar de serem cães de guarda. Assim como outras raças, eles não podem ficar muito tempo sozinhos. Caso contrário, podem desenvolver ansiedade de separação. Por isso, sempre dê carinho ao seu pet quando estiver em casa e ao chegar.

Além disso, essa raça é muito afetuosa. Da mesma forma que ele é sensível, necessitando sempre ter alguém por perto, eles são muito receptivos em receber carinho, assim como retribuir. Isso faz dele um ótimo companheiro não somente para adultos, mas principalmente para as crianças, que adoram afagá-lo.

Traços negativos na personalidade do dálmata

Cão Dálmata

Embora o dálmata seja uma raça que tenha muitas características da sua personalidade positivas, há também alguns pontos de seu temperamento que podem ser negativos. Veja a seguir quais são.

Um pouco desobediente

Como você pôde ler em tópicos anteriores, o dálmata é uma raça de cachorro muito inteligente, porém teimosa, o que gera uma certa desobediência. Assim sendo, se quando ainda filhote você não adestrá-lo, essa raça pode crescer com essa difícil característica.

Além disso, por necessitarem de muito carinho e atenção, eles podem desenvolver esse comportamento para chamar a sua atenção. Mas em geral, com paciência, ele pode ser adestrado e se tornar um lindo cão obediente.

Pode ser desconfiado com estranhos

Por terem sido cães de guarda durante muitos anos, é normal que esse cachorro seja desconfiado com estranhos. Afinal, ele pode entender que aquela pessoa é uma ameaça para seu dono. Por isso, seu dálmata ficará sempre em estado de alerta e atenção, para saber o que está acontecendo ao seu redor.

Porém, socializar o pet desde filhote vai ajudá-lo a se familiarizar com as pessoas de sua confiança. Assim, ele vai desenvolver sua habilidade de socialização e poder aproveitar a companhia de desconhecidos.

O cão tem uma energia quase inesgotável

Por ser um cão de guarda, sua genética se desenvolveu para que se tornasse um cachorro resistente. Essa característica fez com que o dálmata se tornasse muito energético.

Por terem muita energia a ser gasta, é uma raça que precisa de espaço para brincar e correr. Bem como, eles necessitam de um tutor que tenha tempo suficiente para levá-los para passear e brincar. Caso o dono não realize diariamente essas atividades com o pet, ele pode ficar estressado e agressivo.

Como lidar com a personalidade do dálmata

Cão Dálmata brincando

Agora você já sabe quais são os principais traços da personalidade do dálmata, tanto os positivos quanto os negativos. Mas, antes de levar esse lindo cão para casa, você precisa aprender a lidar com a personalidade dele. Confira!

Comece o adestramento desde filhote

Os dálmatas podem ser muito amigáveis e receptivos, porém, podem ser agressivos e desobedientes. Para que isso não aconteça, você precisa adestrar seu cachorro desde filhote. Assim, as chances são maiores dele aprender os comandos mais rapidamente.

Para adestrá-lo, você pode começar ensinando onde fazer suas necessidades fisiológicas, em qual local da casa pode ficar, se pode deitar no sofá ou na cama, por exemplo. Para isso, toda vez que o cão obedecer, elogie ele e dê um petisco. Eles aprendem com mais facilidade quando são recompensados.

Incentive a prática de exercício

Por serem cães que possuem muita energia a ser gasta, eles precisam se exercitar diariamente, caso contrário podem se tornar hostis. Por ter essa característica, é um cachorro muito indicado para atletas, já que suporta longos períodos de caminhada, natação e corrida.

Um dálmata precisa, em média, se exercitar de 2 a 3 vezes por dia. Os exercícios podem durar entre 35 a 50 minutos, sendo esse tempo o suficiente para manter em equilíbrio a saúde e o comportamento do dálmata.

Separe um tempo para passeios

Assim como essa raça necessita de exercícios, eles também precisam de um tempo para passear. Os passeios possuem muitos benefícios para os dálmatas, já que é nesse momento que o cão tem mais proximidade com seu dono, evitando que o cão desenvolva ansiedade de separação.

Então, leve sempre seu cão para passear até 3 vezes ao dia, durante 1 hora. Dessa forma, se socializando com outros cachorros, ele permanecerá sempre com seu temperamento sensível, amigável e de proteção.

Mantenha seu cão bem alimentado e hidratado

Os dálmatas, assim como outros cachorros, precisam receber uma alimentação rica em nutrientes, para que permaneçam sempre ativos e saudáveis. Então, para que isso seja possível, alimente seu pet sempre com uma boa ração. E claro, não se esqueça de fornecer o alimento de acordo com o seu peso e idade.

Além disso, manter o cachorro desta raça sempre bem hidratado é fundamental, principalmente em épocas quentes, para que o cão não tenha problemas de saúde.

Dálmatas: verdadeiros cães adoráveis

Cão Dálmata

Neste artigo, você pôde ver tudo sobre a personalidade do dálmata. Você aprendeu que este cão, de médio porte, possui características comportamentais muito marcantes. Além disso, você pôde observar que ele também tem alguns traços negativos em relação a sua personalidade.

O dálmata pode ser, em alguns casos, um pouco desobediente e desconfiado com estranhos. Mas, a principal característica é o fato de terem muita energia para gastar, fazendo com que o tutor precise levá-lo para passear com frequência. Esse seu último traço faz com que necessitem de muito tempo do dono.

Agora que você já sabe tudo sobre o temperamento desse cão e como lidar com sua personalidade, você está pronto para levar essa raça para sua casa. Você terá um ótimo cão de guarda e companheiro para passear.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.