Personalidade do Pastor-belga Malinois: os principais traços

Personalidade do Pastor-belga Malinois: os principais traços

Você conhece o Pastor-belga Malinois? Então, descubra mais sobre a personalidade desse incrível e fiel cão e se apaixone!


Conheça a personalidade do Pastor-belga Malinois

Cão Pastor-belga malinois

O Pastor-belga Malinois tem se tornado bem popular no Brasil, sendo muito utilizado pelas forças militares. O pet é um cão muito forte e possui uma grande variedade de temperamentos. Ele possui porte médio é robusto e inconfundível devido sua aparência física.

A personalidade dessa raça faz do cão Belga Malinois um excelente cão militar e uma ótima opção de animal de estimação, pois também gosta muito de viver em família. Além disso, é um cachorro muito esperto e obediente. Se você quer conhecer mais sobre a personalidade do Pastor-belga Malinois, continue lendo esse artigo, descubra mais e se encante pela raça!

Traços positivos na personalidade do Pastor-belga Malinois

Cão Pastor-belga malinois com um militar

A personalidade de um cachorro é uma característica muito marcante que possui traços positivos e negativos. Por isso, se você quer saber quais são as vantagens da personalidade do Pastor-belga Malinois, acompanhe abaixo tudo sobre essas características.

É um cão ótimo com crianças

Um dos pontos positivos dessa raça é que ela se dá muito bem com crianças. Isso se deve pelo seu comportamento muito tranquilo e amoroso com as pessoas da sua família. Por isso, não apresenta nenhum perigo ao conviver com crianças.

Entretanto, recomenda-se acostumar a convivência do cachorro com os pequenos desde cedo. Isso irá fazer com que eles ganhem familiaridade ao crescer juntos, resultando assim em uma convivência harmoniosa.

É um cão protetor e corajoso

O Pastor-belga Malinois é um cachorro muito protetor. Ele gosta sempre de estar em alerta para cuidar dos que conquistam a sua confiança. O pet, inclusive, já foi estrela de um filme no cinema justamente por essa característica marcante.

Além disso, esse pet também é muito corajoso. Devido a isso, é o cão preferido dos agentes de segurança. Ele está até mesmo presente no livro de recordes mundiais, o Guiness World Records, como o maior farejador de drogas, primeiro cachorro a detectar explosivos e o primeiro a pular de paraquedas. Ele também é cão de guarda na Casa Branca, nos EUA.

Lealdade é uma de suas características

O cachorro da raça Malinois também é muito leal e devoto ao seus tutores. Devido a isso, ele sempre está preparado para agir em defesa e proteção de seus donos. Para que isso ocorra, basta que as pessoas conquistem a sua confiança.

Já com estranhos, o Pastor-belga Malinois costuma ser um pouco mais reservado no primeiro contato. No entanto, quando o cão é socializado desde jovem, ele rapidamente fica confiante com pessoas novas. Por isso, se você quer um cachorro leal, essa raça é uma excelente opção.

Inteligente

Um dos motivos dessa raça de pet ser o preferido dos policiais é que ele é muito inteligente. O cão corresponde rapidamente aos comandos de voz do seu tutor e é muito ágil no momento da execução de tarefas. Ele é muito esperto!

Para se ter uma ideia, essa raça é capaz de aprender um novo comando básico com apenas 5 a 15 repetições em 30 minutos de treinamento. Poucos são os cães que conseguem fazer isso.

O Pastor-belga Malinois é amigável

Apesar de ser um cão muito corajoso e estar pronto para trabalhar até mesmo com forças policiais, o Pastor-belga Malinois é muito amigável. Ele convive muito bem em ambientes familiares. Com ele é garantido uma convivência harmoniosa e feliz!

Entretanto, como esse pet foi criado como cão de guarda, deve-se iniciar a socialização desde filhote, para que a convivência seja harmoniosa. Ao ensiná-los a interagir com as crianças e outras pessoas do seu lar, ele será uma ótima companhia.

É fácil de ser adestrado

O adestramento do Pastor-belga Malinois é muito fácil de ser realizado. Isso porque ele gosta de estar em harmonia com os seus tutores. Por isso, ao se sentir confiante com seus donos estará mais propenso aos acertos e será bem sucedido no treinamento.

Além dessa confiança, a inteligência apurada dessa raça facilita o entendimento de comandos. Dessa forma, com poucas repetições ele já aprende as ordens e, raramente, irá esquecê-las.

Sensível e carinhoso

Outras características marcantes desse pastor, é que ele é muito sensível e carinhoso. O Pastor-belga Malinois tem um passado marcado por muito trabalho. Mas, a realidade, é que ele aprecia e valoriza muito o tempo familiar.


Além disso, quanto mais atenção essa raça recebe, melhor é para a convivência com ele. Isso porque, ao ter mais atenção por meio de brincadeiras, conversas e abraços, ele fica mais carinhoso e sensível à sua família.

Traços negativos na personalidade do Pastor-belga Malinois

Cão Pastor-belga malinois

Agora você já sabe quais são as principais qualidades do Pastor-belga Malinois. Entretanto, o cachorro dessa raça também possui alguns traços negativos em sua personalidade. Continue lendo para descobrir quais são eles.

É um tanto teimoso

Esta é uma raça facilmente treinável, devido a sua inteligência. No entanto, o Pastor-belga Malinois pode ser bastante teimoso também.

Devido a isso, essa raça é propensa a desafiar os seus donos e até mesmo causar danos no ambiente em que se encontra. Ao sentir a ausência dos seus tutores, o Pastor-belga malinois pode se rebelar. Por isso, é importante o treinamento.

É preciso cuidado com animais pequenos por perto

O Pastor-belga Malinois possui todas as qualidades de um cão de pastoreio e caça. Por isso, deve-se ter cuidado com a presença de pequenos animais de estimação e dos filhotes de outros animais.

Isso porque, esse cão, devido ao seu instinto de caça, pode querer perseguir os animais menores. Então, para evitar qualquer tipo de ataque por parte do Malinois, deve-se vigiar o pet. Apesar disso, ele tem uma boa convivência com animais do mesmo porte, principalmente os cachorros.

O cão não é ideal para iniciantes

O Pastor-belga Malinois não é para iniciantes. Isso porque ele é um cachorro multifuncional e exige bastante atenção, energia e tempo. Muitas pessoas que iniciaram a criação desse pastor acabam relatando a dificuldade em criar o animal. Ele tem um instinto de caça muito elevado, o que faz com que persiga objetos em movimento.

Além disso, caso ele fique muito ocioso, pode perseguir crianças correndo, bicicletas e motocicletas em movimento e até mesmo cavar buracos. Por isso, não é recomendado para quem está iniciando a criação de cães e para pessoas que não tem muito tempo disponível.

Como lidar com a personalidade do Pastor-belga Malinois

Cão Pastor-belga malinois

Agora você já conhece os pontos positivos e negativos do Pastor-belga Malinois. Mas, como lidar com a personalidade dele? Continue lendo este artigo para descobrir mais sobre a melhor maneira de conviver harmonicamente com esse cachorro.

Comece o adestramento desde filhote

Recomenda-se começar o treinamento dessa raça quando ainda é jovem, a partir de 2 meses de idade. O treinamento precoce ajuda a eliminar comportamentos territoriais e agressivos, que podem surgir caso ele não seja treinado. Por isso, a importância do adestramento desde filhote.

O treinamento mais indicado para a raça é chamado de K9. Ele ensina defesa e proteção pessoal, resgate de pessoas e identificação de resíduos de incêndios e drogas. Como resultado, ele desenvolve um alto nível de obediência, força e equilíbrio.

Incentive a prática de exercício

Esse pet possui muita energia! Por isso, para ele não tenha maus comportamentos devido a sua personalidade ativa, deve-se incentivar a prática de exercícios físicos, que podem ser variados.

A regra geral é que o cachorro realize atividades físicas durante uma hora por dia. Os recomendados são a corrida, caminhada ou brincadeiras no quintal. É importante saber que esse cão é viciado nessas atividades e na ausência delas pode ficar inquieto e nervoso.

Separe um tempo para passeios

Outra forma que o cachorro dessa raça tem de gastar energia é com passeios diários. Como eles são muito hiperativos, é bom estar preparado para passear bastante ao ar livre. Por isso, ele é indicado para tutores que possuem muito tempo para se dedicar aos seus cuidados.

Os passeios também fazem parte do adestramento do pet e devem ser realizados diariamente dos 4 aos 6 meses de idade por 30 minutos. Essas atividades servem até mesmo como um modo de descanso do animal! Por isso, se você tem ou deseja ter um Pastor-belga Malinois esteja preparado para passear bastante.

Mantenha seu cão bem alimentado e hidratado

Devido ao seu alto nível de energia, esse pet necessita de uma dieta bastante nutritiva. Esse pastor alimenta de 3,5 % do seu peso vivo e precisa de ração seca de excelente qualidade. Além disso, deve-se alimentá-lo de duas a três vezes por dia e sempre manter água disponível.

A quantidade de alimentação diária também varia conforme a quantidade de atividades físicas que ele realiza. É possível que quanto mais desses exercícios ele pratique, maior será a quantidade de alimento diário. Outro fator importante na alimentação é escolher uma ração rica em nutrientes para suprir todas as necessidades nutricionais do cachorro.

Pastor-belga Malinois, um pet de personalidade fascinante!

Cão Pastor-belga malinois correndo

Como você viu neste artigo, o Pastor-belga Malinois possui uma inteligência impressionante, além de ser muito leal e amigável com os seus tutores e ter um instinto protetor e corajoso. Ele também deve ser treinado desde filhote para ter um bom comportamento. Dessa forma, evitará traços negativos como a teimosia.

Vale lembra que é importante tomar cuidado com os animais pequenos na presença do Pastor-belga Malinois, devido a seu instinto de caça. Ele também não é recomendado para pessoas iniciantes, uma vez que, tem muita energia e necessita de muitas atividades físicas, passeios e um bom treinamento. No entanto, ele é uma excelente opção de animal de estimação!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.