Temperamento do chow chow: veja informações e dicas!

Temperamento do chow chow: veja informações e dicas!

Quer descobrir se o chow chow é o cão certo para a sua casa? Venha conosco, que vamos te explicar todos os pontos fortes e fracos desse pet!


O incrível temperamento do chow chow

Chow chow deitado

O chow chow é sem dúvida, uma raça de cachorro muito especial, não apenas pela aparência. Ele tem uma rica história de origem chinesa, bem como uma personalidade amorosa, que vale a pena conhecer antes de julgar pela experiência de outras pessoas.

Ele é um cachorro bastante fiel à família e protegerá a sua casa de todas as formas possíveis. Seu temperamento pode ser meio indiferente, quieto, pois esse é um animal que gosta de ficar na dele e não necessita de atividades físicas intensas. Sendo assim, vamos conhecer aqui muito mais sobre esse cão inteligente, quais são seus pontos fortes e fracos e se ele pode ser considerado ideal para a sua família.

Pontos positivos do temperamento do chow chow

Chow chow no jardim

Esse cão pode oferecer diversos benefícios para a sua casa. Vamos conhecer quais são as principais qualidades do cachorro da raça chow chow, como você pode usar isso a seu favor, maiores detalhes do seu temperamento e convívio.

São leais ao tutor

O chow chow é afetuoso e dedicado a família. Ele é reservado com estranhos, mas irá aceitá-los se for apresentado de maneira apropriada por seu dono. Assim, ele possui um temperamento muito leal e amigável com os donos, estando sempre alerta em casos de perigo.

Uma importante curiosidade é que, mesmo sendo fiel ao tutor, você precisa merecer a lealdade do chow chow antes de tudo. Ele também se apresenta como um cão independente que pensa por si mesmo. Dessa forma, procure criar laços profundos para que ele ame e respeite você acima de tudo.

Não late muito

É bem raro ver um chow chow latir, isso só irá ocorrer em último caso. Por exemplo, quando o mesmo sentir que está em perigo, ou para tentar alertar o dono para os possíveis riscos do ambiente. Caso contrário, é um cão bastante silencioso e ágil. Porém, não o confunda com um cão preguiçoso, pois está sempre alerta a tudo, sendo um ótimo cão de guarda.

São cães extrovertidos com conhecidos

Os boatos gerais são que o chow chow é levemente esquisito e fechado. Mas isso só acontece com estranhos. Com conhecidos, família, pessoas de alto contato e crianças que foram criadas com ele, se mostra como um cão bastante animado.

Caso você queira ou já possua um chow chow, invista em sua socialização para que ele mostre o seu lado feliz e amigo, e distribua diversão pela casa. Provoque com bolinhas, treinos e petiscos de recompensa. Ele adora se sentir desafiado, então jogos de esconder objetos também são ótimas opções.

É uma raça bastante inteligente

A sua inteligência é demonstrada de diversas formas. Primeiro para o seu lado cão de guarda, em que possui uma ótima audição, faro e consegue detectar perigos e intrusos rapidamente. Segundo para a sua atenção, lado emocional e vontade própria. O chow chow não possui dificuldades de entender o “não” e “sim” dos comandos.

Ainda assim, ele pode ser teimoso e difícil de adestrar. Isso acontece, simplesmente pelo fato dele ser muito esperto, o que o leva a querer fazer as coisas da sua forma. Assim, é um cachorro genial, talentoso e perspicaz, sendo necessária muita consistência para conquista-lo e ganhar seu respeito.

São cães independentes

Esses cães precisam de paciência e consistência, você pode ter que fazer algumas coisas nos termos deles, mas nunca deixe com que percam o respeito por você. Você precisa ser firme, para que ele aja da maneira que você quer.

Embora esses cães possam se adaptar à vida em um apartamento, por exemplo, é importante você ditar os limites do que ele pode e não pode fazer. Apenas tome cuidado para que a sua independência não se torne teimosia. Além disso, o cão precisa ser treinado, para que não fique ansioso e tome conta da casa, estipulando horários e atividades.

Pontos negativos do temperamento do chow chow

Dois chow chows sentados no gramado

Todo animal possui um lado bom e um ruim. Por isso é bom ponderar o que seria melhor para a sua família. Sendo assim, vamos conhecer alguns pontos negativos que o chow chow possui.

Pode se tornar um pouco teimoso

O chow chow também é conhecido por ser bastante teimoso. Se ele for deixado por sua própria conta, ele passará a acreditar que pode comandar o ambiente, e começam a estipular as atividades da sua forma.

Além disso, o adestramento precisa iniciar desde filhote e você precisa mostrar a ele os benefícios disso. Caso contrário, ele pode ficar preguiçoso e se tornar resistente. Por isso, reforce suas atitudes boas com petiscos ou com algo que ele goste. Aos poucos, ele vai deixar a teimosia de lado e vai começar a obedecer você.

Não gosta de carinhos excessivos

Claro que o chow chow é um cão muito amigável e leal à família. Gosta de ser acariciado, mas nada com muitos exageros. Como já foi mencionado, ele é um cão mais quieto, independente. Quando quiser, ele vai te procurar para brincar, passear, treinar e ficar ao seu lado dando muito amor.

Assim, por questão de equilíbrio, não exagere para que isso não leve a uma breve irritabilidade e ele se afaste. Apesar disso, a falta de carinho e atenção também levam a quadros ansiosos e depressivos. Todo cão, independente da criação, necessita de amor e cuidados. Basta você dosar esse critério.

A raça não gosta de exercícios físicos

O chow chow não é um cão muito ativo, que necessita de atividades físicas diárias e que possui alta queima de calorias. Ele consegue se adaptar bem a locais pequenos como apartamentos, gosta bastante de dormir e ficar no seu cantinho desfrutando da sua própria companhia.

Mesmo assim, seria legal você sair com ele para que conheça novos ambientes. Além disso, ele não vai negar quando você o chamar para brincar com bolinhas e outros acessórios. Por mais que seja quieto, ele precisa dos seus momentos de distração e exercícios.

Podem ser antissociais

Pelo fato de serem cães soberanos, os chow chows, geralmente, são antissociais quando se trata de estranhos e são conhecidos por mostrar um lado mais agressivo com cães desconhecidos.

Além disso, gostam de ficar em sua caminha, no seu espaço sem ser incomodado por outras pessoas e outros cães. Se estiver pensando em ter outros animais junto ao chow chow, estude possibilidades de socializar todos com muita paciência, e ensine o outro animal a respeitar o tempo do chow chow.

Como evitar o temperamento forte do chow chow

Rosto do chow chow

Agora que você já conheceu todos os pontos fortes e fracos do chow chow, vamos te ensinar como lidar com o seu temperamento e quais as dicas mais valiosas para você tentar em casa.

Inicie o adestramento cedo

Os chow chows têm um temperamento complexo e uma mente independente. A maioria deles é muito obstinada e dominante. Assim, o treinamento de obediência desta raça não é fácil. Os chow chows não podem ser forçados a fazer nada - ele irá "desligar" ou retaliar se você tentar obriga-lo. É bem melhor usar um método de treinamento de cães que ganhe o respeito, enfatize elogios e recompensas ocasionais de comida.

Estabeleça uma rotina de exercícios

Você precisará trabalhar muito a socialização com esta raça, expor o animal a pessoas amigáveis pode ajudar. É importante ter bastante firmeza de sua parte, para criar uma rotina de atividades até o seu cão acostumar.

Ele não tem que gostar, mas tem que fazer. Os exercícios são de grande responsabilidade dos donos, precisam ser feitos com muita cautela, paciência e consistência para que tenha bons resultados, e boa estimulação do corpo e da mente do cão.

Faça passeios com o cão

O passeio é essencial para que um cachorro tenha uma boa qualidade de vida. Isso oferece novos ares, ambientes e locais para ele conhecer, farejar e desenvolver seu lado canino. Por isso, estabeleça uma rotina de passeio diária ou a cada 2 dias. Tente ir sempre no mesmo horário para que ele entenda que aquele momento é a hora de sair de casa, e cresça com disciplina.

Cuide da saúde do cão

Além dos treinamentos e socialização, é extremamente importante que você cuide da saúde física e psicológica do seu chow chow. É comum essa raça ter problemas de displasia, coceiras e alergias de pele pelo fato de serem muito peludos.

Assim, caso perceba os sintomas em seu cão, leve-o imediatamente ao veterinário. Se não houver nenhum sintoma, tente leva-lo para consulta, pelo menos uma vez ao ano, para atuar de forma preventiva e cuidar antes que os problemas apareçam de vez.

Gostou de conhecer sobre o chow chow?

Quatro chow chows de cores diferentes

Chow chows são animais de estimação excelentes para a família e irão amar e proteger sua casa por toda a vida. Eles não são cães facilmente controláveis e precisam de cuidados regulares e consistência de treino.

No entanto, devem ser monitorados quando estão com estranhos e outros animais. Além disso, são cães mais quietos e podem ser levemente teimosos. Possuem uma alta inteligência e personalidade forte, por isso o dono precisa ser firme e adestra-lo desde cedo. Em suma, este cão pode ser uma aquisição maravilhosa para qualquer família que está em busca de um parceiro fiel e amoroso para sua casa.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


treinamentos dicas características

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.