O que pato come? Peixes, ração, frutas e mais na alimentação

O que pato come? Peixes, ração, frutas e mais na alimentação

Quer saber como alimentar seus patos? Neste artigo você descobrirá tudo sobre a alimentação de patos domésticos e selvagens.


Você sabe o que pato come?

Patos sendo alimentados

Quem nunca viu aquela cena clássica de patos sendo alimentados na beira de um lago? Muita gente tem o hábito de oferecer pão, doces, batata frita ou pipoca para estes animais, mas será que estes são, de fato, alimentos adequados? Se você pretende iniciar uma criação de patos ou decidiu ter um como pet, precisará saber como cuidar destes animais adequadamente, de forma saudável e balanceada.

No imaginário popular existe a crença de que pato come de tudo, e de fato, o que você oferecer, ele aceitará, desde pão até alimentos gordurosos que podem ser nocivos ao seu bem estar. Por isso, é importante saber o que ele realmente pode comer.

Neste artigo você descobrirá quais são os melhores alimentos, as quantidades certas e quantas vezes alimentar seus patos por dia para que cresçam saudáveis e fortes. Pretende criar esses animais, o primeiro passo é saber sobre sua alimentação. Vamos lá?

O que um pato doméstico come?

Pato branco no lago

Ter um animal de estimação significa que você assumiu a responsabilidade de cuidar de todas as necessidades deste bichinho. Isso inclui a alimentação, que tem um papel crucial na expectativa de vida dele. Ao escolher um pato como pet, ou decidir ser um criador, você precisará balancear a alimentação dele adequadamente.

Ração

Patos não mastigam, portanto toda sua alimentação deve ser oferecida em pedaços pequenos, triturada ou em forma de pasta. Isso serve tanto para o consumo de ração, quanto para outros alimentos.

Existem rações próprias para a criação de patos, com grãos selecionados e que são facilmente ingeridos, o que auxilia no ganho de peso do animal. Caso você não as encontre, poderá ofertá-los ração para galinhas misturando outros grãos para elevar seu nível nutricional.

Patos domésticos comem cerca de 200g de ração por dia. É importante levar em consideração o fato de que estes animais tendem a comer mais quando a ração está molhada. Se sua intenção for de engordar os patos rapidamente para o abate, a ração molhada diminuirá seu tempo de produção.

Cereais

Conforme mencionado acima, seja por ração pronta ou por preparo caseiro, a alimentação dos patos consiste basicamente na ingestão de grãos e cereais. Para que se mantenham saudáveis e bem alimentados é importante manter o foco na variedade dos grãos ofertados.

Caso opte por não utilizar rações prontas, você poderá criar seu próprio mix de cereais combinando milho, farelo de milho, soja e trigo e quirera de arroz. O milho, pode ser consumido em grãos quebrados, e deve constituir até 50% da alimentação dos patos, por ser uma fonte de energia rápida, com caroteno e pouca fibra.

O segundo cereal mais consumido deverá ser o trigo, rico em proteínas e vitamina B, pode constituir até um terço do preparo.

Sementes

Sementes também são alimentos bastante apreciados, principalmente as de girassol e de abóbora. As sementes de girassol são as mais procuradas por criadores, devido ao seu alto nível de magnésio, zinco, cálcio, flúor e ferro, além de vitaminas A, B, D e E, o que é excelente para manter a criação saudável.

Devido ao fato destes animais não possuírem dentes, muitos criadores preferem ofertá-las esmagadas, trituradas ou sem casca. Mas há quem as oferte in natura, além de utilizar o óleo ou a torta na mistura da ração em papa.

Já as sementes de abóbora, além de possuírem vitaminas B e E, carotenoides e ácidos graxos, também têm fibras, carboidratos e proteínas. Além de nutritivas, assim como as de girassol, essas sementes também auxiliam no ganho de peso dos patos.

Frutas

As frutas podem ser ofertadas seguindo algumas recomendações. O primeiro fator a ser levado em consideração é o teor de açúcar. Embora não contenham açúcar refinado, as frutas possuem frutose, um açúcar natural. Esse ingrediente, independente de qual, pode ser prejudicial aos patos pois podem causar problemas de intestino e levá-los a óbito.

O segundo ponto é a necessidade de picá-las em pedaços pequenos. Embora dê um pouco mais de trabalho, é extremamente importante atentar para este ponto, sobretudo para as frutas mais duras.

Patos costumam apreciar maçã, pera, banana, melão, melancia, uva, abacaxi e pêssego. Como cada fruta tem uma quantidade diferente de açúcar, é melhor se ater a essas, posto que outras podem conter uma quantidade de frutose maior.

Verduras

Verduras fazem parte da alimentação dos patos e são sempre muito bem-vindas. Na natureza este é um alimento abundante, portanto é algo que estes animais reconhecem facilmente. A única recomendação importante é de que as verduras sejam penduradas em uma altura que os patos consigam comer.

Se as verduras forem colocadas no solo serão desprezadas, posto que na natureza as folhas que caem no chão já estão velhas. Portanto, pendurá-las vai despertar muito mais interesse, além de facilitar para que os animais possam rasgá-las em pedaços menores.

Algumas das verduras mais apreciadas são alface, repolho e cebolinha. Além destas, estes animais também consomem alfafa, trevos e urtiga. No caso específico das urtigas é importante que as folhas sejam escaldadas devido a toxina presente nelas.

Legumes

Por fim, patos domésticos também podem ser alimentados com alguns legumes como beterraba, ervilha, cenoura, couve flor, pimentão pepino e batata. E, mais uma vez, é importante lembrar que estes animais não conseguem triturar os alimentos, portanto, os legumes devem ser picados em pedaços pequenos.

No caso específico dos tubérculos como beterraba e cenoura, é importante que sejam previamente cozidos para facilitar ainda mais a ingestão. Já as batatas só podem ser consumidas cozidas pois cruas não são digeridas por estes animais.

As verduras e legumes devem ser ofertados diariamente, pois constituem uma forma saborosa e eficiente de oferecer todas as vitaminas e nutrientes necessários aos animais. O ideal é dividir estes alimentos em pequenas porções e alimentá-los até 5 vezes ao dia.

O que um pato selvagem come?

Patos se alimentando

No caso dos patos selvagens a dieta muda um pouco, como não há ração que os alimente na natureza, o consumo de grãos e a variedade de alimentos muda um pouco. Além do consumo de proteína animal, que também podem ser ofertadas aos patos domésticos. Conheça a seguir um pouco mais sobre essa dieta.

Insetos

Patos selvagens costumam se alimentar na superfície da água, com parte do corpo submerso e parte fora. Pensar neste ambiente ajuda a compreender seus hábitos alimentares. E qual alimento seria abundante no limiar entre o lago e o ar?

Por mais estranho que possa parecer ao paladar humano, os insetos constituem boa parte da alimentação destes animais. Principalmente insetos voadores, que planam sobre os lagos. Obviamente, o consumo de libélulas e borboletas é intenso, posto que estes insetos costumam preferir este ambiente. Moscas e besouros também costumam pairar por ele e são excelentes fontes de proteína.

O hábito de comer insetos, e até mesmo larvas e vermes dos patos, é tão conhecido no meio rural que muitos agricultores costuma criar estes animais apenas para que façam o controle de pragas nas plantações.

Peixes

Conforme mencionado acima, patos se alimentam com parte do corpo na água e parte para fora. Este hábito também facilita que estes animais se alimentem de peixeis e outros animais aquáticos.

Patos selvagens comem moluscos, crustáceos, animais invertebrados, outros organismos aquáticos e até mesmo pequenos sapos. Por este motivo é importante também inserir peixes na alimentação dos patos.

A maioria dos animais carnívoros e onívoros, na natureza, se alimentam de animais vivos. A domesticação fez com tirássemos este hábito de algumas espécies para tornar o nosso cotidiano mais fácil. Porém, no caso dos patos selvagens, mesmo criados em cativeiro, oferecer insetos, crustáceos e moluscos ainda vivos, será muito mais atrativo.

Algas

Outros elementos abundantes no território aquático são as plantas marinhas. As algas proliferam com facilidade em lagos e lagoas, sobretudo quando os níveis de fósforo e nitrogênio estão acima do normal.

Este fenômeno, pode ser causado por fertilização em plantações vizinhas e outros fatores. Para os patos selvagens, esta proliferação é um verdadeiro banquete. Os patos, além de fazerem o controle de pragas nas plantações, também auxiliam no controle da proliferação de algas em lagos e lagoas, mais uma característica que os tornam atrativos para os produtores agrícolas.

Esta hábito também explica a necessidade de ofertar-lhes urtiga escaldada. Ao ser colocada na água fervente a folha da urtiga murcha e amolece, deixando-a com o mesmo aspecto das algas.

Plantas

Patos selvagens comem diferentes tipos de plantas como grama, musgo, folhagens, flores, gravetos e a maior parte das vegetações rasteiras. Portanto, na criação de patos selvagens, é importante que certifique-se antes que as plantas que cultiva não façam parte da vasta preferência alimentar desses animais. Rosas e lírios tendem a ser suas flores favoritas.

Devido a isso, mantê-los próximos a sua horta também pode trazer mais prejuízos que benefícios. Portanto, se sua intenção for criar patos para controle de pragas, saiba que só será uma boa opção se seu cultivo for de plantas mais altas.

Sementes estão no cardápio.

Por último, assim como os patos domésticos, os selvagens também se alimentam de sementes, neste sentido seus cardápios são bem parecidos. Os patos selvagens se alimentam de milho, ervilha, cevada, aveia e trigo.

Para preparar uma boa ração para patos selvagens é necessário manter a proporção de 35% de cevada. Os outros componentes podem ser distribuídos de acordo com a sua preferência ou conforme você perceber que alguns grãos são mais apreciados pelos animais do que outros.

A principal diferença neste ponto é de que a ração do pato selvagem não precisa ser molhada para que ele ganhe peso. Porém é sempre bom ofertar um pote com areia, que ajudará a moer os alimentos mais facilmente.

Os patos comem praticamente de tudo!

Patos no lago

Agora você já sabe, a criação de patos, sejam eles domésticos ou selvagens, requer alguns cuidados básicos quanto a alimentação. Alguns deles são o corte em pequenos pedaços e a utilização da areia para auxiliar na trituração dos alimentos, mas no geral é bem simples.

Na natureza os patos comem praticamente tudo que veem pela frente, o que facilita bastante o seu trato. Patos selvagens tendem a ingerir mais alimentos de origem animal do que os domésticos, mas estes também não recusam um bom pedacinho de peixe.

No caso dos patos selvagens o cuidado com hortas e jardins deve ser maior, pois seu consumo de plantas é intenso e tendem a ter um apetite maior do que os patos domésticos. Esses costumam ter mais dificuldade para ingerir alimentos inteiros.

Autor deste artigo

Professora de Português e Inglês, Revisora, Tradutora, Artista Plástica e Redatora web. De todas as minhas funções, a que mais toma tempo é separar as brigas entre Bartolomeu e Tereza.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.