Como criar porquinho-da-índia: cuidados e dicas importantes

Como criar porquinho-da-índia: cuidados e dicas importantes

Se você está pensado em criar um porquinho-da-índia, precisa ler este artigo para ficar bem informado quanto aos cuidados que esses roedores precisam!


Criar porquinho-da-índia dá trabalho?

 porquinho-da-índia na gaiola

Criar qualquer animal de estimação exige trabalho e cuidado. Mas, se você está pensando em ter porquinhos-da-índia em casa, saiba que eles são animais delicados e sensíveis, por isso, precisam de atenção especial e cuidados específicos.

Além dos cuidados com a alimentação, higiene e local adequado, o seu porquinho-da-índia precisará de espaço e da presença constante dos donos. É preciso deixá-lo confortável e, simultaneamente, fazer com que ele se sinta amado e bem-cuidado. Quer aprender muito mais sobre como criar um porquinho-da-índia? Neste artigo você encontrará diversas informações importantes. Continue a leitura!

Gaiola para criar o porquinho-da-índia

gaiola para porquinho-da-índia

Existem vários modelos de gaiolas para porquinhos-da-índia, com tamanhos variados. É importante escolher um modelo que seja confortável, com espaço suficiente para o bichinho. Afinal, será nela que ele passará a maior parte do tempo. Aprenda, a seguir, mais sobre a gaiola ideal.

Tamanho da gaiola do porquinho-da-índia

Pense na gaiola como uma casa para o seu porquinho-da-índia. Para separar bem as áreas, prefira as gaiolas com mais espaço horizontal disponível. Além das necessidades básicas, o bichinho precisará também se movimentar, brincar e fazer exercícios.

O tamanho de gaiola ideal para um porquinho-da-índia é de 70 cm x 90 cm. Para dois porquinhos, o espaço deve ser de 75 cm x 125 cm. As medidas de largura devem aumentar em 30 cm ou 35 cm para cada porquinho a mais.

Preparando a gaiola do porquinho

A gaiola do porquinho-da-índia deve ser toda forrada com papel picado ou palha. Coloque um jornal velho no fundo, e, depois o forro de papel picado. Crie uma camada com alguns centímetros de altura, isso dará absorção suficiente e ajudará a reter o calor, mantendo o animal aquecido.

Evite usar maravalha ou aparas de madeira para forrar, já que esses materiais contêm fenol, uma substância que provoca problemas de saúde nos porquinhos. Separe espaços na gaiola e coloque o comedouro e o bebedouro em um cantinho. Organize um ninho para o porquinho descansar e separe um local onde ele possa fazer as necessidades fisiológicas.

Como limpar a gaiola do porquinho

Diariamente, troque a água e remova os restos de alimentos e fezes espalhadas pelo forro. Uma vez por semana, faça uma faxina geral. Será preciso esvaziar a gaiola, retirar a forragem, os brinquedos e limpar tudo.

Para a limpeza, use detergente neutro ou uma mistura de água morna com vinagre branco, sendo três medidas de água para uma medida de vinagre. Lave o fundo da gaiola com cuidado para não deixar nenhum resíduo incrustado e depois enxágue com água quente. Se possível, deixe secar ao ar livre, ou então, seque tudo muito bem para evitar umidade e mofo.

Lave também o bebedouro e o comedouro utilizando uma escova para retirar as sujeiras mais difíceis. Depois, é só colocar uma nova forragem e tudo de volta em seu lugar.

Ornamentos para a gaiola

O porquinho-da-índia é um roedor, portanto, sempre deixe na gaiola algo para ele mastigar. Se tiver espaço suficiente, você também pode colocar brinquedos como rede ou túnel para ele se esconder. Tenha certeza que seu bichinho vai aproveitar tudo isso.

Com criatividade, é possível fazer os brinquedos em casa usando materiais simples. Por exemplo, você pode usar uma caixa de sapato para fazer uma cabaninha. Antes, retire resquícios de cola do material e evite plásticos e papelão com adesivo e impressão.

Alimentação para criar um porquinho-da-índia

 porquinho-da-índia comendo

Os porquinhos-da-índia são animais herbívoros e devem comer ração, feno, frutas, verduras e legumes de forma balanceada. O ideal é oferecer alimentos duas vezes por dia. Os melhores horários são no início da manhã e ao entardecer. Saiba mais a seguir!

A ração peletizada

A ração peletizada possui menos contaminantes e melhor qualidade nutricional. Por isso, é a mais indicada para o porquinho-da-índia. Essa ração deve ser oferecida diariamente, mas não deve ser a única opção de alimento para o roedor. A quantidade varia de acordo com o peso e a idade do animal.

Algumas marcas de ração utilizam a vitamina C na composição do produto. Caso não tenha, é preciso complementar, pois esse nutriente é essencial para a saúde do porquinho.

Alfafa e feno de capim

O Feno de capim é um item que não pode faltar na alimentação dos porquinhos-da-índia. Esse alimento preparado com vegetais secos contém fibras que ajudam no processo digestivo dos roedores.

Além de ser bom como alimento, o feno também pode ser usado como forro para a gaiola. Os porquinhos-da-índia podem comer feno como uma atividade para relaxar. Já a alfafa é uma planta que passa por um processo de fenação, porém, ela não deve ser consumida todos os dias.

Legumes e verduras

Os legumes e verduras são fontes de vitamina C e de outros nutrientes importantes para o porquinho-da-índia. No entanto, nem todos os tipos são boas opções para esses roedores.

Algumas opções adequadas são: couve-flor, mostarda verde, espinafre, alface-romana, pimentão, cenoura, pepino, ervilha e tomate. Assim como os demais itens da alimentação do porquinho-da-índia, verduras e legumes devem ser usados com cautela. No mais, evite dar sempre o mesmo alimento e prefira os vegetais folhosos de cor verde-escura.

Frutas permitidas

Frutas também fazem parte do cardápio dos porquinhos-da-índia. Elas devem representar 10% da alimentação do animal. O ideal é que sejam oferecidas duas ou três vezes por semana devido ao nível de açúcar.

Alguns exemplos de frutas que podem ser oferecidas, são: morango, mamão, melancia, banana, manga, maçã, pêssego, pera e ameixa. Prefira as frutas ricas em vitamina C, porém, evite as cítricas, já que o ácido presente nelas pode causar alergias no animal.

Higiene e limpeza do porquinho-da-índia

banho em  porquinho-da-índia

Manter os porquinhos-da-índia limpos é uma tarefa fácil. Eles não costumam ficar muito sujos, principalmente se forem criados em casa. No entanto, se precisar lavá-los, faça isso com cuidado para não causar estresse. Quer aprender a limpar o seu porquinho-da-índia? Continue a leitura e descubra.

Como dar banho em porquinho-da-índia

É possível dar banho no porquinho-da-índia, porém, faça isso apenas em caso de necessidade. Esses animais tomam banho sozinhos, basta que você deixe uma pequena bacia com um pouco de água na gaiola.

Mas, se o animal precisar mesmo da sua ajuda para tomar banho, tenha alguns cuidados. A água deve estar morna. Use um recipiente raso como banheira e molhe o porquinho apenas do pescoço para baixo e não deixe a água entrar nos ouvidos dele.

Para a higienização, use um shampoo específico para roedores. Depois, enxágue bem para retirar tudo. Em seguida, segue muito bem o animal com toalha e secador e não deixe os pelos úmidos para não causar dermatites.

Cuidados com dentes e unhas do porquinho

Os dentes do porquinho-da-índia crescem a vida toda. O crescimento excessivo pode causar desconforto, feridas e dor. Para manter o tamanho dos dentes é importante oferecer-lhes coisas que possam mastigar e triturar, como o feno.

As unhas do porquinho-da-índia devem ser aparadas a cada 40 dias, posto que unhas grandes podem provocar problemas de saúde ao animal, como deformação nos dedos dos pés. Apare as unhas com uma tesoura específica, com cuidado para não atingir a veia que passa por ela. Caso tenha dúvida, procure um profissional especializado.

Como cuidar das áreas genitais do porquinho

Regularmente verifique como está a limpeza das partes íntimas do seu porquinho-da-índia, principalmente dos machos. A sujeira nessas áreas podem formar uma massa sólida e ficar presa à parede anal, resultando em problemas graves de saúde.

Coloque o porquinho deitado de costas de forma que você possa acessar o saco perineal. Com o cotonete embebido apenas em óleo mineral, limpe a região e finalize com um cotonete seco, fazendo isso uma vez por semana, sendo que o processo pode ser feito também durante o banho. Nesse caso, a água morna e o shampoo ajudarão a amolecer os resíduos. Depois, é só limpar com o cotonete e secar bem.

Cuidados para criar um porquinho-da-índia

alimentando  porquinho-da-índia

Porquinhos-da-índia são animais dóceis, sociáveis e muito delicados. Eles podem ser criados em gaiolas, dentro de casa, ou ainda em um cercadinho no quintal. Abaixo, saiba informações importantes sobre os cuidados com os porquinhos desde filhotes.

Como criar o porquinho-da-índia filhote

Porquinhos-da-índia precisam de um ambiente tranquilo para viver. Por isso, se você comprou ou adotou filhotinhos, prepare um local aconchegante e silencioso para eles. Tenha cuidado ao manusear os filhotes, mas é importante que você os pegue no colo desde pequenos. Assim, eles se acostumarão e se tornarão mais sociáveis.

Aos três dias de vida, os filhotes já podem comer alimentos sólidos, embora a amamentação ainda seja necessária até a terceira semana. No mais, ofereça-lhes a mesma alimentação dos adultos. O feno deve estar sempre disponível e a complementação de vitamina C deve ser diária.

Exercícios para o porquinho-da-índia

Fazer exercícios diários é muito importante para o bem-estar do seu porquinho-da-índia. Retire-o da gaiola e o coloque em um local seguro da casa, já que esse roedor tem bastante energia e vai gostar de correr. Se houver outros animais na casa, deixo-o longe deles. Os porquinhos também gostam de obstáculos, então, você pode usar caixas de papelão para fazer um labirinto para ele, por exemplo. Use a criatividade!

Socialização do porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são bastante sociáveis e precisam de companhia. O ideal é que eles nunca sejam criados sozinhos, mas em pares. Caso você não queira que procriem, escolha dois machos ou duas fêmeas.

Eles também gostam de interagir com os humanos, portanto, deixe a gaiola deles em um local onde possam interagir com as pessoas da casa. Mesmo que você tenha mais de um porquinho-da-índia, deve reservar um tempo para brincar com eles.

Cuidados com a temperatura do ambiente

Observe bem local onde você irá deixar a gaiola do porquinho-da-índia. Eles não devem ficar em locais quentes, frios ou úmidos, de modo que a temperatura ideal fica entre 18 °C e 25 °C. Alguns criadores optam por fazer cabaninhas no quintal, mas é preciso estar atento e não deixar os animais expostos a climas extremos. Dentro de casa, prefira deixar a gaiola em um cantinho elevado, longe de correntes de ar. Também é importante que o porquinho tome um pouco de sol devido à vitamina D.

Cuidados com a saúde do porquinho

Fique sempre atento à saúde do seu porquinho-da-índia. Caso perceba que algo não está certo, leve-o ao veterinário para uma avaliação. Aproveite todos os dias o momento de interação com ele para observar se o bichinho está saudável e verifique a pelagem, as unhas, os dentes, os órgãos genitais e as fezes dele. Tome cuidado também com alguns brinquedos para roedores. A roda de exercícios, por exemplo, não serve para os porquinhos-da-índia, pois esse objeto pode prejudicar a coluna do animal.

Preparado para cuidar do seu porquinho-da-índia?

três porquinhos-da-índia

Agora que você já sabe como criar porquinhos-da-índia em casa, é hora de colocar a mão na massa. Verifique se sua casa já possui estrutura adequada e prepare um cantinho especial para os seus bichinhos. Caso queira criar mais de um, lembre-se que será possível comportar seus animais em uma gaiola ampla e confortável.

Se bem cuidados, o tempo médio de vida desses animais é de 7 a 8 anos. Portanto, saiba que você precisará dispor de tempo para cuidar e interagir com eles durante esses anos. Brincar e interagir com eles é fundamental para terem qualidade de vida. No mais, alimente-os com ração, feno, legumes e frutas permitidos para que sua nutrição seja ideal.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.