Gato chorando muito? Veja possíveis causas e o que fazer

Gato chorando muito? Veja possíveis causas e o que fazer

Seu gato não para de chorar e você não sabe o porquê? Veja nesse artigo as possíveis causas e o que você pode fazer para solucioná-las!


Seu gato está chorando muito?

Gato cinza com os olhos lacrimejando

Os gatos são bem tranquilos, acomodados e não costumam reclamar à toa. Mas se esse não for o caso do seu gatinho, é bom ficar em alerta. Gatos chorando é bem preocupante, ainda mais quando não se sabe a causa.

Diferente dos cachorros, que têm um choro típico e perceptível, os gatos apresentam miados que variam muito, por isso é bem difícil para o dono identificar quando está acontecendo algo de errado com seu felino.

Se seu bichano estiver com miado agudo e mais frequente do que o normal, é possível que ele esteja chorando. E são várias as causas que podem estar por trás disso, principalmente se for um filhote, devido ao processo de adaptação. Se seu gato está chorando muito, leia neste artigo tudo o que você precisa saber sobre as possíveis causas e como solucioná-las.

Como saber se o gato está chorando ou apenas miando?

Gato rajado miando

Primeiro, saiba que os gatos não apresentam sinais visuais de que estão chorando. Diferente dos seres humanos, que lacrimejam, os gatos não têm essa característica. Nesse caso, é bem mais difícil identificar quando seu gatinho está passando por algum desconforto. Aqui estão as formas de identificar as possíveis causas desse problema.

Tom do miado

Já que os gatos não expressam o choro fisicamente, ou seja, não apresentam lágrimas ao chorar, fica bem mais difícil identificar quando ele está chorando. Portanto, se atente aos sons que o gato está emitindo e a frequência.

Miados prolongados, altos e agudos podem significar algum desconforto que seu gato esteja sentindo. Se ele estiver miando sem parar e em um tom diferente do seu miado normal, fique em alerta e busque saber o que está acontecendo. Se você não conseguir descobrir a causa do choro sozinho, leve seu bichano imediatamente ao veterinário.

Chorando há muito tempo?

Uma forma de saber que o gato está chorando é perceber a duração do seu miado, geralmente eles miam constantemente quando estão com algum problema, e são vários fatores que levam a isso.

No caso das fêmeas, elas emitem um som parecido com choro quando estão no cio, elas miam bastante, principalmente a noite que é quando costumam sair. Nem sempre o miado frequente e constante vai indicar doença, muitas vezes os gatos querem chamar atenção porque estão com fome, estressados ou querem fazer suas necessidades em outro lugar.

Sinais nos olhos

Você já sabe que os gatinhos não choram como os seres humanos, nesse caso, você deve procurar outros sinais para identificar o choro do seu pet. Se o seu gato estiver lacrimejando muito pode significar que ele esteja com alguma irritação nos olhos por conta de poeira, alergia ou ciscos.

Verifique e retire imediatamente o que estiver provocando isso. Outra causa possível, é que o canal lacrimal do seu pet esteja entupido, o que é comum em gatos com focinho achatado. Busque um veterinário para solucionar este problema.

O que fazer quando o gato está chorando?

Gato miando no asfalto

Se seu gatinho estiver chorando, fique próximo a ele e tenha paciência. Observe se ele tem água e comida, se ele possui um lugar para suas necessidades e se a caixa de areia está limpa. Tenha cuidado com os objetos que estão por perto para evitar acidentes. Se o choro persistir, leve-o ao veterinário.

Forneça comida e água

Estabeleça uma rotina de alimentação ao seu gato e cumpra todos os horários das refeições. Não esqueça de sempre deixar água na vasilha e colocar a quantidade certa de comida sempre que for necessário.

Os gatos, como qualquer outro animal, podem ficar muito estressados se estiverem com fome ou sede. Portanto, não deixe seu bichinho sem seu alimento. E gatos mais agitados necessitam de mais água, por isso você deve conhecer bem seu pet para conseguir atender a todas as necessidades dele.

Observe se há alguma lesão

Os gatos são muito agitados, sempre estão pulando, brincando, correndo e mexendo com todas as coisas que encontram no caminho. Por isso, você deve tomar bastante cuidado com o que tem pela casa, pois é normal que gatos acabem se machucando.

Nesse caso, uma das possíveis causas do choro do seu gatinho, pode ser alguma lesão. Observe se não há nenhum machucado ou se ele está mostrando algum desconforto físico, como apresentar dificuldades ao andar, correr, pular ou em qualquer outro movimento.

Não repreenda o animal

Os animais não entendem punições, então você não deve repreendê-los. Assim como o cachorro, os gatos podem ser bem sensíveis e nem sempre sabem lidar com repreensões.

Evite demonstrar raiva, não grite, não brigue, pois há várias formas melhores de educar um pet. Caso você faça uma dessas coisas, seu animalzinho pode ficar bastante triste e até mesmo se afastar de você. É importante, que você esteja preparado para todas as situações que possam ocorrer com seu bichano, e busque formas eficazes de solucionar qualquer problema, com paciência e persistência.

Evite colocá-lo em um lugar fechado

Gatos são conhecidos como animais livres, que gostam de sair e voltar a hora que querem. Apesar dos cuidados que você deve ter com seu pet, não tire a liberdade dele. Os bichanos gostam de ficar à vontade, caso contrário a tendência é que eles fiquem estressados. Os gatos não precisam ficar presos como alguns cachorros, eles gostam de espaço para passear e brincar, a falta disso faz com que o gato fique irritado e chore.

Possíveis causas do gato chorando

Gato filhote branco chorando

São várias as causas que levam um gato a chorar. Falta de água e comida, mudanças de ambiente, lesões e dores são algumas das possíveis causas. O importante é identificar o choro o mais breve possível e buscar a causa disso para tomar as devidas providências.

Mudanças de ambiente

Se você acabou de adotar um gato, já espere que os primeiros dias não sejam tão fáceis. Os gatos que estão passando por um processo de adaptação podem estranhar o novo ambiente e por isso podem ter choros constantes.

Tenha paciência e dê o máximo de carinho ao seu pet, é normal que ele fique com medo no início e talvez fique isolado, você deve se manter perto e dar todo o apoio necessário. Os gatos passam por esse processo independentemente da idade, não espere que seja mais fácil com um gato adulto. Mudança de lar, seja a casa, seja a cidade, pode também causar essas reações do seu gato mesmo que ele já esteja com você.

Filhote com saudades da mãe

Você já sabe que os gatos quando são adotados, eles passam por um processo de adaptação e nesse período ele pode ficar triste e isolado. Isso acontece também porque sentem saudade da mãe. Os gatos filhotes são bastante apegados com suas mães, por isso o indicado é que você adote um gato que já tenha passado da fase de amamentação. Eles sentem bastante falta da sua família animal no início, então fique próximo e dê bastante carinho e atenção.

Nessa fase é onde o gatinho mais vai precisar de auxílios, todo o apoio que você puder dar é essencial para facilitar a adaptação e que ele reaja bem com essas mudanças. Não é uma tarefa simples, então esteja preparado para lidar com a situação.

Miando com fome ou frio

Você já leu aqui que é importante verificar se seu gato está bem alimentado e que deve estabelecer uma rotina de alimentação. A falta de comida com certeza deixará seu pet irritado, nesse caso ele vai chorar para chamar sua atenção até resolver o problema. Portanto, não esqueça de alimentá-lo corretamente, caso contrário, será bem estressante para ambos.

O frio também é uma das causas que podem fazer seu gato chorar, a mudança climática pode não ser favorável para seu bichano. Após observar esse fator, procure formas práticas e rápidas que possam resolver, tente mantê-lo aquecido e confortável.

Solidão e busca de atenção

Apesar dos gatos gostarem de ter seu próprio espaço, eles precisam muito de carinho e atenção. Não diferente do cachorro, os gatos gostam de estar em companhia do dono e de fazer atividades acompanhados. A falta de atenção deixa o felino triste e faz com que ele busque chamar sua atenção de várias maneiras, principalmente com choros. Não deixe seu gato sozinho, dê atenção, carinho e faça sempre atividades divertidas com ele.

Saudação

Os bichanos têm várias formas de se comunicar, eles apresentam vários sinais. Muitas vezes eles miam para se apresentar a pessoas novas ou outros animais. O miado constante para saudação pode ser facilmente confundido com choro, mas nesse caso ele está apenas chamando atenção. Seja atencioso e não ignore quando ele estiver chamando atenção, faça carinho, brinque e o elogie bastante.

Ciclo estral

O ciclo estral ou ciclo reprodutivo tem duração em média de 14 a 21 dias, nesse período ocorre o cio. Após o parto ou fase de amamentação, é comum que nesses dias as gatas comecem a miar mais do que o normal devido aos ciclos hormonais. Não se preocupe, pois é bastante normal. Prepare os ouvidos!

Estado de saúde

Se seu gato estiver chorando muito e não for nenhuma das causas citadas acima, então seu gatinho pode estar com alguma doença. Tente identificar os sintomas para buscar a mais rápida solução. É comum os gatos chorarem com dores de barriga, enjoos, lesões, etc. Por isso, é importante levar o seu animalzinho imediatamente ao veterinário para fazer o tratamento correto.

O que não fazer com o gato chorando ou miando

Gato de pelos avermelhado

Se seu gatinho estiver chorando ou miando, você não deve se irritar, demonstrar raiva, não dê punições e não repreenda seu gato. Ações como essas podem causar danos ao seu amiguinho e até piorar a situação. Tenha paciência e fique sempre perto do seu bichano, não se estresse e nem desista de resolver o desconforto dele.

Ignorar sem saber o motivo

Você já leu que existem várias causas que podem fazer com que seu gato chore, então se você perceber que seu gato está miando mais do que o normal e em tom diferente, não ignore, pois ele pode estar sofrendo. Não deixe de ajudar seu animalzinho, isso pode evitar problemas piores. Fique sempre por perto e de olho no que seu gato está expressando.

Repreender ou castigar

Castigar ou repreender um gato por estar miando demais não vai solucionar o problema, eles não vão entender e só irá piorar a situação. Ao invés de repreendê-lo, dê carinho ao seu pet, fique por perto e busque soluções para o problema. Lembre-se que a culpa nunca é do animalzinho, é sua responsabilidade cuidar e educá-lo da melhor forma.

Recompensar o mau comportamento

Se seu gato estiver com comportamentos inadequados, busque as melhores formas de discipliná-lo. Não é uma tarefa fácil, mas com paciência e persistência é totalmente possível. Não use recompensas, repreenda de alguma forma, e não o agrade quando ele apresentar mau comportamento. Dessa forma, ele irá entender que o que fez foi errado e não deve repetir, insista e persista caso ele volte a fazer.

Gato chorando muito: fique em alerta!

Filhote de gato chorando

Você conheceu neste artigo as possíveis razões que fazem um gato chorar e como identificar o choro de cada uma. Fique sempre em alerta aos sinais, pois quanto mais rápido resolver as causas mais evitará problemas futuros.

Os gatos apresentam várias expressões e uma delas é através do choro, pode ser fome, frio, tristeza, dor, lesões, sede, etc. Qualquer problema que o gatinho apresentar ele vai chamar sua atenção para que você resolva, portanto jamais ignore.

O animal de estimação precisa do seu dono, nunca diga “não” ou fique longe quando ele pedir sua ajuda. Busque manter todos os cuidados necessários, como manter a caixa de areia limpa, manter o ambiente seguro, dar comida e água sempre que necessário, dar carinho, estar por perto e fazer a higiene correta.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.