Cachorro de pelo curto: 20 raças grandes, médias e pequenas

Cachorro de pelo curto: 20 raças grandes, médias e pequenas

Você está em dúvida sobre qual cão de pelo curto adotar? Neste artigo você vai conhecer as 20 raças de cachorros que têm o pelo curto e suas características.


Confira 20 raças de cachorro pelo curto

Cão sendo escovado

Se você ama cachorro, mas tem pouco tempo para cuidar dele, então, a melhor opção para você é um cão de pelo curto. Além disso, se você mora em local pequeno ou que caiba apenas um cão de médio porte, não se preocupe. Durante este texto, você verá que existem cães de todos os tamanhos e que têm uma pelagem curta.

Ainda, você vai aprender que dependendo da raça, alguns cachorros vão precisar ser escovados semanalmente. Pois, algumas raças, o pelo têm mais tendência a cair. Além disso, ficar muito tempo sem escová-los pode prejudicar a sua pelagem.

Pensando nas dúvidas que as pessoas têm ao adotar um cão, escrevemos este artigo. Nele falaremos sobre as 20 principais raças de cachorro de pelo curto. Vamos conferir quais são?

Raças de cachorro pelo curto de porte grande

Tanto cachorros pequenos como o pinscher miniatura, quanto os de grande porte, como o mastiff podem ter pelo curto. Confira a seguir as sete raças de cães grandes que possuem pelo curto.

Mastiff

Mastiff ao ar livre

Mesmo sendo uma raça de grande porte, o Mastiff não é um cão agressivo, e sim, uma raça dócil. Sua personalidade amigável faz desse animal um ótimo cão de estimação. Esse cachorro, que pode chegar a medir 70 cm e pesar 60 kg, sua pelagem tem as cores damasco e tigrado predominantes.

Possuindo uma pelagem curta e não precisa ter seu pelo escovado diariamente. Porém, precisa tomar banho quinzenalmente já que se suja com facilidade por ser brincalhão. Em contrapartida, esse cão solta muito pelo mesmo sendo curto.

Dogue Alemão

Dogue argentino de pelagem preta

O Dogue Alemão é uma das maiores raças de cachorro do mundo canino. Logo, ele pode chegar a medir cerca de 80 cm de altura e pesar 70 kg. Com uma pelagem que pode ser encontrada na cor preto, branco e azul, esse cachorro precisa ter seu pelo escovado semanalmente, para que fique limpo e brilhando.

Embora seja uma raça de grande porte, ele vive em média 8 anos. Porém, é um cão muito calmo, afetuoso e gentil, sendo uma raça adequada para ser adotado como animal de estimação.

Greyhound

Greyhound ao ar livre

Essa raça, por ser muito grande (76 cm de altura), pode chegar a correr a uma velocidade de 72km/h. Pesando 30kg e vivendo em média de 11 anos, sua pelagem lisa pode ser encontrada em várias cores. Sendo que, as cores predominantes são preto, azul, vermelho e branco.

Entre os cachorros de pelo curto, esse é o que possui a pelagem mais fina e curta. Desse modo, você não precisará se preocupar em escová-lo diariamente. Basta fazer uma massagem em sua pelagem a cada quinze dias com uma toalha úmida e macia.

Ibizan Hound

Ibizan Hound no gramado

O Ibizan Hound é uma raça muito antiga. Acredita-se que tenha chegado na ilha Ibiza, na Espanha, a cerca de 3.000 anos, quando foram levados por comerciantes. Além disso, essa raça de cachorro é descendente de cães egípcios, logo, são cães de caça.

Sua pelagem pode ser curta e/ou áspera. Entretanto, fique tranquilo, porque esses dois tipos de pelagem são fáceis de serem cuidadas. Você precisará escová-lo apenas uma vez na semana. Assim, o pelo desta raça pode ser encontrado nas cores castanho sólido, branco sólido ou branco e castanho.

Weimaraner

Weimaraner meio ao campo

Assim como o cachorro da raça Ibizan Hound, o Weimaraner é um cão de caça. Eles têm o olfato muito apurado, além de serem cães que precisam de muita atividade física. Essa raça surgiu na região de Weimaraner, na Alemanha.

Contudo, esses cães são conhecidos como fantasmas cinza. Isso porque sua pelagem tem a cor cinza-prateada, são resistentes à baixa temperaturas no campo e quanto ao seu tamanho, podem medir até 65 cm de altura. Desse modo, esse cão precisa ter seu pelo escovado apenas uma vez na semana, para retirar o excesso de pelo.

Labrador retriever

Labrador retriever deitado

Com um temperamento amigável, sem apresentar agressividade, o Labrador retriever é um ótimo cão de estimação. Além de ser muito ágil, ter um excelente faro e é de grande porte, esse cachorro é ideal para quem quer ter um cão de guarda.

Pesando cerca de 30 kg e medindo 57 cm de altura, esse cachorro pode ser encontrado com a pelagem nas cores preto, marrom ou amarelo. Sua pelagem é curta e áspera. Por ser um cão que perde muito pelo com facilidade, precisa ser escovado todos os dias, para isso, use uma escova de borracha.

Ponteiro Alemão de pelo curto

Ponteiro Alemão de pelo curto no jardim

O ponteiro alemão, de acordo com a American Kennel Club, está dentro do grupo de cachorros esportivos, já que foi criado para caçar. Pesando cerca de 30 kg e medindo 60 cm, esse cachorro é um bom companheiro, desde que sua energia seja gasta. Caso contrário, ele pode se tornar agressivo.

Sua pelagem curta e fina tem duas variações de cor: marrom escuro ou branco com manchas marrom. Precisa ser escovada apenas duas vezes no mês, pois seu pelo não cai muito. Além disso, ele precisa fazer exercícios duas vezes ao dia, cerca de 1 hora, para que não fique estressado e seu pelos comecem a cair.

Raças de cachorro pelo curto de porte médio

Até agora, você aprendeu quais são os cuidados necessários com as raças de cachorro de pelo curto, porém, de grande porte. A seguir, você verá quais os cães com essa pelagem de porte médio.

Basenji

Basenji ao ar livre

Pesando cerca de 11 kg e medindo 40 cm, o cão basenji tem origem da África. Possuindo uma pelagem lisa e limpa, é uma raça de porte médio que possui uma pelagem curta. Sendo assim, não necessita de banhos diários e seu pelo pode ser escovado como de um gato.

Com uma pelagem curta e macia, o cão da raça basenji pode ser encontrado nas seguintes cores: vermelho castanho, preto, tigrado ou bicolor (preto e castanho). Além disso, é um cão muito amigável e que não costuma latir muito.

Boxer

Boxer deitado no gramado

Essa raça de cachorro tem um porte médio, sendo musculoso e de um físico atlético. Apesar de parecer com um bulldog e aparentar ser bravo, esse cão é muito brincalhão e dócil com o dono. Sua altura e peso não ultrapassam os 60 cm e os 30 kg.

Surgido na Alemanha, no século XIX, tem uma pelagem lisa, que se bem cuidada, brilha. Esse cão pode ser encontrado na cor marrom com branco. Seus pelos devem ser escovados semanalmente, com uma escova de borracha ou uma escova que tenha cerdas macias.

Bull Terrier

Bull Terrier no fundo branco

O cachorro Bull Terrier chama muita atenção por causa do formato de sua cabeça, que se assemelha a de um cavalo. Medindo cerca de 55 cm de altura e pesando 27 kg, esse cãozinho pode ser encontrado em várias as cores. Mas, sua pelagem predominante é na cor branca ou branca com manchas marrons ou pretas.

Essa raça possui uma pelagem curta e áspera ao toque, que deve ser escovada semanalmente. Logo, o Bull Terrier tem tendência a queda dos pelos. A escovação também pode ser feita com uma luva de caça para remover os pelos que caem.

Dálmata

Dálmata no fundo branco

Tendo origem inglesa, o dálmata é uma raça muito antiga, estima-se que exista desde o século XVI. Medindo cerca de 55 cm e pesando no máximo 25 kg, essa raça é considerada de médio porte. Sua pelagem pode ser encontrada em apenas uma cor, branco com manchas pretas.

Quando bem cuidado, essa raça apresenta uma pelagem curta, densa, fina e brilhante. Mas, para que isso seja possível, é necessário fazer a escovação do pelo uma vez na semana. Tendo sido criado como um cão de caça, devido seu porte físico, esse cão precisa de exercícios diariamente.

Whippet

Whippet no fundo branco

Entre as raças de cachorros que são de caça, o Whippet é a raça mais obediente de todas. Por ter um temperamento calmo, ele se torna uma ótima opção para quem quer um cão de estimação. Bem como, possui um temperamento sensível, ou seja, ele não suporta ficar sozinho.

Muito confundido com o cão da raça Greyhound, sua altura pode chegar a 50 cm e pesar 20 kg., ou seja, ele é menor em comparação ao Greyhound. Além disso, sua pelagem precisa ser escovada semanalmente e pode ser encontrada nas cores mais variadas.

Doberman Pinscher

Doberman Pinscher deitado

O Doberman Pinscher ou Dobie como também é conhecido, foi criado na Alemanha por Karl Friedrich Louis Doberman. Por ser um cão de caça, ele precisa de muito exercício para gastar sua energia. Além disso, é muito leal, sendo um ótimo cão de guarda para você.

Quando adulto, um Dobie pode chegar a pesar 29 kg e medir 50 cm de altura. Sua pelagem é lisa e brilhante e de fácil cuidado, necessitando ser escovada apenas uma vez na semana. Assim como, não necessitam de banho diariamente, apenas quando estão sujos ou com odor.

Raças de cachorro pelo curto de porte pequeno

Se você está pensando em adotar um cão que seja pequeno e que dê pouco trabalho com escovação, existem muitas raças das quais você pode escolher para adotar. A seguir, você verá sete raças com essas características.

Pinscher miniatura

Pinscher miniatura de cor preta

O Pinscher miniatura, devido ser muito pequeno, é considerado pela American Kennel Club (AKC) uma raça do grupo brinquedos. Medindo apenas 30 cm e pesando 25 kg, ele é muito corajoso. Embora pareça com o Doberman, seu pequeno tamanho os diferencia.

Essa raça tem uma pelagem lisa e curta, logo, precisa ser escovada apenas semanalmente. Com relação ao banho, também não precisa ser com frequência, apenas quando estiver sujo e com odor, pois banhos frequente podem prejudicar sua pelagem. Além disso, só pode ser encontrado nas cores preto e marrom.

Pug

Pug deitado na sala

A raça Pug é muito conhecida por ser brincalhona e gostar de companhia. Por causa desse temperamento, ele não suporta ficar sozinho, podendo desenvolver ansiedade de separação. Tendo surgido na China por volta de 400 a.C, esse cãozinho era muito querido pelos imperadores chineses que os tinha como um animal de estimação.

Sendo assim, esse cachorro pesa no máximo 9 kg e mede 25 cm de altura. Sua pelagem cai bastante, sendo preciso escová-lo diariamente, para que não fique pelo no chão da casa. Podem ser encontrados nas cores preto ou amarelo claro com orelhas pretas.

Rat Terrier

Rat Terrier ao ar livre

O cachorro da raça Rat Terrier, foi muito usado por fazendeiros para caçar ratos nos Estados Unidos. Por causa disso, o Rat precisa se exercitar diariamente. Além disso, no início do século XX, os fazendeiros criaram muitos cães dessa raça, fazendo com que se tornassem popular na época.

Os Rat Terrier costumam medir 45 cm de altura, e pesar no máximo 12 kg quando adulto. Assim, com uma pelagem curta, precisam ser escovados diariamente, já que seu pelo cai com facilidade, devido às trocas frequentes de pelo. Sua cor clássica é branco com manchas pretas, mas, também pode ser visto nas cor castanho.

Boston Terrier

Boston Terrier com a língua para fora

O Boston Terrier é uma raça que surgiu a partir do cruzamento entre um buldogue e um terrier inglês já extinto. O resultado desse cruzamento foi um cão forte e atlético. Tendo um temperamento amigável e brincalhão, ele é um ótimo companheiro.

Essa raça pesa apenas 11 kg e chega a medir 43 cm de altura. Podem ser encontrados nas cores preto com branco ou marrom com branco. A pelagem curta e fina precisa ser escovada apenas uma vez na semana, já que não cai muito.

Chihuahua

Chihuahua de pelagem branca

O Chihuahua é uma das menores raças do mundo canino. Medindo apenas 20 cm de altura e pesando 3 kg, possuem muita energia, logo, amam brincar. O Chihuahua é uma raça que surgiu no México, por volta de 300 anos a.C., sendo descendente de um Techichi.

A pelagem desse cachorro pode ser encontrada de dois tipos: curta e longa. Os Chihuahuas de pelo curto não precisam de muita escovação como os de pelo longo. Desse modo, precisam ser escovados apenas uma vez na semana.

Dachshund

Dachshund no fundo branco

O Dachshund é um cão de origem alemã, que existe desde o século XV. Suas características físicas são inconfundíveis, logo, possui pernas curtas, orelhas grandes e o corpo alongado. Além de ser um cãozinho muito corajoso e inteligente.

Pesando cerca de 5 kg e medindo 15 cm de altura, esse cachorro pode viver até 16 anos. Dispondo de uma pelagem lisa e curta, ele precisa de apenas uma escovação por semana. Bem como, eles não necessitam de muitos banhos, apenas a cada 15 dias.

Bulldog francês

Bulldog francês de pelagem clara

O Bulldog francês é muito confundido com o Boston Terrier, por causa de sua aparência, porém, o Boston é descendente do Bulldog. Além disso, tendo surgido na Inglaterra durante o século XIX, esse cãozinho foi criado como um cão doméstico, logo, seu temperamento é dócil.

Essa raça pode ser encontrada nas cores, preto com branco e branco com marrom. Pesando 8 kg e medindo 30 cm de altura. Esse cãozinho possui uma pelagem lisa e curta que necessita de atenção, devido ser mais suscetível a alergias, ele precisa ser escovado diariamente e tomar banho uma vez no mês.

Cães de pelo curto, um ótimo animal de estimação

Bulldog inglês passeando

Ao longo deste artigo você descobriu que existem várias raças de cachorro de pelo curto, desde os pequenos, para quem mora em apartamento, até para quem ama cães grandes. Além disso, você pôde perceber que os cães de grande e médio porte, antigamente eram usados para caçar. Essa característica fez com que eles ficassem parecidos fisicamente.

Aqui, você aprendeu que dependendo da raça alguns cães vão necessitar de mais cuidados com a pelagem do que outros, ou seja, vão precisar de mais escovação, independentemente de seu porte físico. Vimos também que alguns têm mais tendência a ter alergias. Após a leitura deste artigo, você está preparado para escolher seu animal de estimação. Então, qual pet você vai adotar?

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.