Patas de cachorro: como cuidar, como limpar e mais!

Patas de cachorro: como cuidar, como limpar e mais!

As patas de cachorro são mais sensíveis do que muitos tutores imaginam! Por isso, neste artigo você descobrirá como cuidar corretamente delas!


Afinal, tem problema não limpar as patas do cachorro?

mão segurando patas

Sim, há problemas em não limpar as patas do cachorro! Os cães precisam de alguns cuidados cotidianos e as patas não devem ser esquecidas, principalmente após os passeios, mas não apenas nessa situação.

Muitas pessoas se preocupam apenas com o calor do verão, mas as patas devem ser limpas independente da estação do ano. As impurezas que tocam as patas dos cães nos passeios ou mesmo em casa podem causar problemas como alergias e até infecções.

Além disso, limpar as patas dos cães no cotidiano garante que parasitas - como pulgas e carrapatos - sejam removidos durante essa limpeza. Saiba mais sobre as patas de cachorro e quais os cuidados necessários com essa região do corpo canino. Vamos lá?

Partes da pata de um cachorro

cachorro dando a pata

As patas dos cães são divididas em três partes, e cada uma delas tem sua particularidade e demanda um cuidado diferente e específico. Vamos aprender mais sobre agora!

Unhas

As unhas dos cães são fortes e podem funcionar como forma de defesa. O cachorro que tem a oportunidade de cavar consegue, na maioria das vezes, gastar naturalmente as unhas e mantê-las no tamanho mais adequado. Já os cães que vivem apenas em contato com cerâmica ou pisos parecidos e não conseguem cavar para gastar as unhas, precisam que elas sejam cortadas regularmente.

Porém, vale lembrar que as unhas dos cães possuem uma veia que se alonga até certa parte. Se cortada de forma errada, essa veia pode sangrar bastante; então, tenha muito cuidado com essa região.

Almofadas

As almofadas são aquelas partes fofinhas das patas dos cães que ficam em contato com o chão quando o cachorro caminha. Essas regiões são feitas de gordura e por isso são resistentes à superfícies frias, mas não são costumam suportar superfícies quentes. As almofadas também são chamadas de coxins e se dividem em metacarpo e carpo. Elas evitam que o cão escorregue.

Ergôs

O ergô é aquele quinto dedo que muitas pessoas acham que não tem função para os cães. Porém, ele é importante e serve para o cachorro segurar objetos e até a comida. Você provavelmente já deve ter visto seu melhor amigo segurando um brinquedo entre as patas com ajuda desse quinto dedo. Ou, ainda, algum cachorro puxando um pote de comida com o auxílio desse dedinho.

Como cuidar da pata do cachorro

cachorro dando a pata

Os cuidados com a pata do cachorro são muito importantes, de modo que o tutor deve ter muita atenção com essa região do corpo do pet. Saiba, portanto, quais cuidados você deve ter com as patas do seu melhor amigo!

Limpe com frequência

As patas do cão sempre devem ser limpas, principalmente após o passeio ou ao caminhar em uma região mais suja, que tenha terra, por exemplo. As impurezas podem causar problemas e, por isso, é importante limpar as patas do cachorro com maior frequência, e não apenas no banho.

É importante limpar as patas do cachorro mesmo em dias que ele tenha ficado o tempo todo dentro de casa, sem acesso à rua. Ainda assim, pode ser que o cão pise em detritos ou no próprio xixi em casa. Então, o ideal é manter as patas limpas com frequência.

Cuide dos pelos

Os pelinhos da parte abaixo das patas podem ser aparados, e isso ajuda a diminuir as chances de parasitas, como carrapatos, se prenderem a eles durante as saídas. Isso também facilita a limpeza. Mas, sempre tenha cuidado ao cortar esses pelos para não machucar o pet.

Os pelos das patas do pet também podem molhar e, quando elas ficam úmidas por muito tempo, podem desencadear problemas e doenças de pele. Então, o ideal é que, além de aparar esses pelos, você sempre os mantenha secos.

Corte as unhas

Como foi comentado alguns tópicos acima, as unhas dos cães devem ser aparadas, porém, é importante tomar cuidado para não cortar as veias ou perfurar vasos ao realizar o corte. Elas também devem ser cortadas de forma diagonal. Sempre que for cortar a unha do seu cachorro, certifique-se de que ele está calmo para evitar acidentes e use uma luz para ver a veia da unha.

As unhas devem ser cortadas com um alicate, posto que ele facilita o processo. Caso não se sinta seguro para cortar, você pode pedir para o veterinário fazer na primeira vez e orientá-lo.

Observe se está ressecada

As patas dos cães podem ficar ressecadas, principalmente quando o tempo ficar mais frio. Então, tenha cuidados redobrados no inverno e ainda mais atenção em cidades mais frias. Se as patas do seu melhor amigo ressecarem, é possível encontrar um hidratante específico para cães na maioria dos pet shops. O produto deve custar em torno de R$25,00.

O uso diário do hidratante pode ser feito durante o inverno, mas vale a pena marcar uma consulta com o veterinário para verificar esse ressecamento e avaliar se está tudo bem com as patas do seu cãozinho.

Saiba identificar um machucado

Sempre observe se a pata do cachorro tem algum corte, mesmo que pequeno. É indicado que você sempre fique atento a isso para evitar que um pequeno arranhão possa piorar, inflamar ou infeccionar.

As patas caninas, principalmente a parte das almofadas, são mais delicadas do que se imagina. Pequenos cortes, arranhões, umidade e impurezas podem causar problemas. Por isso, o ideal é sempre verificar o estado das patas para analisar a integridade delas.

Não exponha o cachorro ao chão quente

O chão quente pode causar até mesmo queimaduras nas patas do cachorro. Esse machucado é seríssimo e caso tenha acontecido é indicada a consulta com o veterinário. Para evitar as queimaduras, prefira passeios em horários mais frescos, como as primeiras horas do dia, até às 8h ou após às 18h.

Existe uma técnica simples para verificar se o chão está na temperatura correta para o cão caminhar. Coloque a sua mão no asfalto; se você não conseguir ficar mais de 5 segundos com a mão no chão, então o chão está quente demais para o seu cachorro. Mas, ainda assim, é mais simples optar pelos horários indicados.

O que usar para limpar a pata do cachorro

cachorro tendo sua pata higienizada com Copo limpador de patas

Limpar as patas do cachorro é um cuidado indispensável e, conforme foi falado, é importante que todo tutor mantenha esse hábito para evitar que o cachorro venha a ter problemas com microrganismos ou parasitas. Saiba, agora, o que usar para limpar as patas do seu cachorro.

Água e sabão

Água e sabão são ótimos para limpar as patas do cachorro e retirar qualquer impureza, sendo o mais indicado a ser usado no caso de algum ferimento. Assim como com as nossas mãos, água e sabão matam a maior parte dos microrganismos indesejados. Sempre opte por sabão específico para cães ou sabão neutro. No mais, tome cuidado para não esfregar exageradamente e machucar a pata do cachorro.

Lenço umedecido

Um lenço umedecido também é uma boa opção, já que eles são ótimos pela questão prática e pela facilidade. Mas, fique atento se o lenço umedecido será suficiente no caso dos passeios em regiões que podem estar mais sujas.

Se a região onde você mora não é tão limpa, então pode ser melhor optar pelo tradicional: água e sabão. Porém, os lenços já são suficientes caso você queira fazer apenas uma pequena limpeza.

Produtos especializados

Existem produtos específicos para limpar as patas do cachorro. No geral, esses higienizadores não fazem mal aos cães. Mas, no caso de dúvidas, vale a pena perguntar ao seu veterinário de confiança se eles conhecem algum produto especializado que recomendam ou se aprovam o uso do produto que você escolheu. Lembre-se: é importante ler o rótulo e verificar a composição química do produto.

Copo limpador de patas

Assim como os higienizadores, também existem os copos limpadores de patas. Esses copos podem ser bem úteis para quem busca uma limpeza mais bem feita e procura praticidade. Basta colocar a pata do cão no copo com água e sabão ou com um higienizante e girá-lo, esfregando, assim, as patas do cão.

Vale lembrar que os cães, no geral, não gostam que toquem nas patas deles, então alguns podem ficar muito incomodados com esse copo. Como ele é um produto prático, mas dispensável, fica ao critério do tutor optar ou não pelo uso dele.

Evitar álcool em gel e outros produtos tóxicos

Atenção: o álcool nunca deve ser usado na higiene dos cães, nem mesmo nas patas. Produtos como o álcool em gel ou o álcool líquido - que usamos em nossas mãos - podem causar sérias alergias e irritações na pele do cachorro.

Então, evite qualquer produto que possa ser tóxico, seja álcool, detergente ou qualquer outro que não seja feito para cães. Procure usar sempre o produto que o veterinário recomendar ou simplesmente busque por sabonetes para cães.

As patas dos cachorros são delicadas e precisam de atenção

cachorro mostrando a pata

A região das patas caninas é comumente esquecida por parte dos tutores. Muitos não veem essa parte do corpo como delicada e acreditam que as patas são resistentes. E, embora os cães sejam, sim, animais resistentes, eles também precisam de cuidados adequados para cada parte do corpo.

Sempre fique atento à saúde das patas do seu melhor amigo. Limpá-las no cotidiano, principalmente após os passeios, é um dos cuidados mais importantes. Mas, o tutor também deve ficar atento a outros detalhes, como a possibilidade de o cachorro pisar em cacos de vidro ou em outro objeto perfurante, seja em casa ou no passeio. No mais, preze sempre pela qualidade de vida do seu cão, cuidando de suas patinhas!

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.