Petiscos para cães: veja como fazer, dicas e opções

Petiscos para cães: veja como fazer, dicas e opções

Petiscos para cães. Quais as melhores guloseimas que você pode dar ao seu amigo peludo? Confira neste artigo os melhores petiscos para oferecer ao seu pet!


Fazer petiscos para cães é muito simples!

Cão branco recebendo petisco de humano

O que acha de oferecer petiscos ao seu amigo de quatro patas? Agradar nossos peludos oferecendo algo que eles adoram é muito legal, e pode ser mais fácil do que você imagina. Nesse artigo você vai ver que é muito simples adquirir ou preparar algumas receitas de petiscos em casa para variar a alimentação do seu cãozinho.

De certo, é necessário saber aquilo que o seu cachorro pode ou não comer, pois tutor que se preze deve ter a noção de que os cães não podem comer de tudo. Mas não se preocupe, pois aqui vamos te ensinar a preparar algumas iguarias para o seu doguinho e deixá-lo muito satisfeito. Continue a leitura e ficará por dentro do assunto.

Receitas de petiscos saudáveis para cães

Você já sabe que pode começar a oferecer ao seu cão petiscos que você mesmo pode fazer em casa, mas sabe como fazer? Muitas receitas para petiscos caseiros são bastante saborosas e nutritivas, confira algumas receitas para o seu peludo.

Receitas de biscoito de salmão para cães

Biscoitos de salmão

Para esta receita os ingredientes necessários são: 1 ovo, 2 xícaras de salmão desfiado, 2 xícaras de farinha de trigo, ¼ de salsa picada, 2 xícaras de purê de batata doce sem leite e papel alumínio.

Modo de preparo: Embrulhe o salmão com o papel alumínio e deixe no forno por 20 minutos. Retire do forno e misture o salmão com o restante dos ingredientes até formar uma massa firme. Em seguida, forme bolinhas e coloque numa forma untada com azeite e farinha de trigo. Feito isso, deixe dourar no forno a 350°C. Depois é preciso deixar esfriar. Pronto, é só oferecer ao cão.

Receita de picolé de manteiga de amendoim

Picolé de manteiga de amendoim

Esta opção vai para você, que quer oferecer algo ao seu cão para ele possa se refrescar. Que tal agradar seu pet com picolé de manteiga de amendoim? A manteiga de amendoim é um alimento rico em proteínas, vitaminas, lipídios de qualidade e zinco.

Os ingredientes são: 1 xícara de manteiga de amendoim, banana e água. Modo de preparo: Amasse a banana e misture com a manteiga de amendoim e um pouco de água. Insira a mistura dentro de formas de picolé e ponha no freezer. Após 6 horas já deve estar congelado e pronto para ser servido.


Petisco de peito de frango para cães

Cubos de frango assados

A carne de frango é conhecida por suas qualidades nutricionais. É fonte de proteínas de alta qualidade, vitamina B6, magnésio, fósforo e selênio. Para preparar este petisco você vai precisar apenas de peito de frango.

Modo de preparo: Corte o peito de frango em pequenos pedaços. Em seguida cozinhe com água, sem adição de sal e temperos. Após o cozimento, asse o frango no forno por 30 min, até que os pedaços fiquem crocantes. No fim, deixe esfriar e ponha os cubinhos de frango dentro de um recipiente vedado e guarde na geladeira. Agora é só servir!

Bifinhos para cachorro

Para fazer os bifinhos para cachorro, você vai precisar de 3 ingredientes: 400 g de fígado bovino, 250 g de carne moída, 1 xícara de aveia em flocos. Cada ingrediente possui um benefício quando ingerido pelo cão, como ferro, vitamina C, proteína e fibras.

Modo de preparo: Em uma travessa, misture os ingredientes até formar uma massa homogênea. A seguir, ponha a mistura num recipiente refratário e asse no forno a 180°C, por 30 minutos. Deixe esfriar e corte em pequenos cubos. Pronto, já pode servir ao pet.

Como fazer petiscos naturais e saudáveis para cães

Caso você esteja procurando algo mais simples, existem petiscos mais fáceis de preparar. Confira a seguir como e quais vegetais e frutas podem servir como petiscos naturais e saudáveis para os cães.

Cão com vários alimentos naturais

Maçã

Além de ser rica em vitamina A e C, a maçã possui baixo teor de gordura na sua composição e é rica em água. Uma excelente opção de guloseima para cães acima do peso. A quantidade oferecida ao seu doguinho deve ser moderada, como forma de petisco e não de qualquer maneira, considerando sempre uma alimentação balanceada.

Modo de servir: Retire o miolo com as sementes, pois estas são ricas em cianeto, um tipo de nutriente tóxico para os cães. Feito isso, corte em pedaços o ofereça esporadicamente ao seu cão.

Banana

A banana é rica em potássio, excelente para o sistema nervoso e muscular do cão. Além de ser fonte energética, rica em carboidratos, pode ser um ótimo petisco para repor as energias do cãozinho depois de passeios ou brincadeiras.

Modo de servir: Retire a casca para evitar engasgamento ou excesso de potássio no organismo do animal, pois pode prejudicá-lo. Corte em pedaços e ofereça de acordo com o porte do animal, por exemplo, uma banana inteira só deve ser dada a cachorros maiores.

Cenoura

A cenoura é rica em vitamina A, importante para a manutenção da visão, cálcio para ossos e dentes, vitamina K, para coagulação sanguínea e vitamina E, excelente no combate a radicais livres. Sendo assim, a cenoura é um dos vegetais mais completos que podem ser oferecidos ao seu cãozinho.

Modo de servir: se for dar a ele o vegetal cru, basta cortar a cenoura em rodelas ou em palitos de acordo com o tamanho da mandíbula do animal, e oferecer ao pet. Caso queira servir cozida, com a cenoura já cortada leve ao fogo em um recipiente com água, espere amolecer, coloque para esfriar e já pode servir ao seu cachorro.

Vagens

A vagem possui vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso. Contém magnésio, bom para o coração e o esqueleto do peludo, além de outros nutrientes. Apesar de ser um excelente alimento, a vagem deve ser servida em poucas quantidades, pois contém purina, e pode aumentar o ácido úrico no organismo. No mais, não faltam benefícios que são oferecidos pelo vegetal.

Rações já oferecem aos cães os nutrientes encontrados na vagem, por isso ela pode servir como petisco ao seu amigo, mas sem exageros. Modo de servir: Cozinhe a vagem sem uso de temperos, espere esfriar, corte em pedaços e sirva ao seu cão.

Ervilha

As ervilhas contêm proteínas, fibras e vitaminas. As proteínas devem fazer parte da dieta dos cães e as fibras também ajudam na digestão do animal. Prefira servir ervilhas frescas ou cozidas ao seu amiguinho, pois são mais digestíveis e com menos sal que ervilhas em conserva.

O bom é servir aos poucos para o cachorro se acostumar ao alimento. Essa é uma ótima opção de petisco! Modo de servir: cozinhe as ervilhas frescas sem temperos, aguarde esfriar e ofereça ao seu pet. Uma dica é misturar um pouco delas com a ração que costuma dar a ele.

Batata-doce

Rica em carboidratos de qualidade, a batata-doce fornece boa energia para o amigo de patas. Contém cálcio, importante ingrediente para o esqueleto do bicho. As fibras encontradas no alimento ajudam na digestão. Apesar dos benefícios, não a ofereça de qualquer jeito.

Modo de servir: Cozinhe bem a batata doce, pois ela é tóxica para os cães quando está crua. Retire a casca e corte em pedaços. Sirva de vez em quando, somente como um petisco para diferenciar a alimentação.

Abóbora

A abóbora é rica em fibras, vitaminas e sais minerais. Possui zinco que é excelente para o sistema imunológico do cão. Cadelas gestantes alimentadas com abóbora têm uma gravidez saudável e bem nutrida, refletindo também no seu aleitamento. O vegetal é rico em água e ajuda a manter o cão hidratado.

Modo de servir: Para melhor digestão, ofereça a abóbora cozida em água e sem temperos. Corte em pequenos pedaços, de preferência, que sejam proporcionais ao tamanho do focinho do bicho. Pronto, já pode servir!

Quer comprar petiscos para cães? Veja os cuidados

Petiscos diversos para cães

Caso você não tenha tempo para preparar petiscos naturais para o seu cachorro. Existe no mercado petiscos que você pode comprar e oferecer ao seu pet sem problemas. Veja aqui os cuidados que você precisa ter na hora de escolher o petisco.

Atenção ao prazo de validade

É importante verificar o prazo de validade de todo e qualquer tipo de alimento que você for servir ao seu animal. Assim como nós humanos não queremos consumir um produto fora da validade, sabendo que o mesmo poderá pôr em risco a nossa saúde, com os pets ocorre da mesma forma.

Então é sempre bom conferir a data de validade dos produtos a serem oferecidos ao seu cão. Assim, estará evitando maiores problemas como uma possível intoxicação por produto fora de validade ou estragado.

Escolha petiscos certos para o tamanho dos cães

Outro parâmetro de bastante importância na hora de escolher o petisco para o seu cachorro é o porte do animal. No mercado são encontrados petiscos indicados especialmente para o tamanho do seu pet.

Verifique a embalagem, pois certamente haverá discriminações sobre o tamanho do cachorro para qual é destinado aquele alimento. Dessa forma, você evitará que seu cão engasgue ou não consiga comer um petisco de tamanho não indicado para o porte do animal.

Cuidado com as contraindicações

Uma vantagem de preparar petiscos caseiros é simplesmente oferecer ao seu canino um alimento livre de ingredientes que possam prejudicar a saúde dele. Petiscos industrializados contém aditivos químicos que podem prejudicar seu animal, dependendo do seu sistema imunológico e da sua saúde como um todo.

Verifique as contraindicações. Por exemplo, cães obesos devem evitar consumir petiscos com alto teor de gordura. Se o cão tiver diabetes deve evitar comer petiscos ricos em açúcar. Há também a possibilidade de alergias a algum ingrediente do petisco. Antes de oferecer algum petisco ao seu cão, você deve recorrer ao veterinário especialista em alimentação.

Escolha petiscos com boa textura

A textura do petisco também é importante na hora da escolha do melhor para o seu cãozinho. Os cachorros gostam de petiscos durinhos e crocantes que estimulam a sua mastigação. Não é à toa que esses animais se divertem mordendo algo, é uma característica inerente às suas origens carnívoras. Há no mercado petiscos apropriados que oferecem uma boa textura para o seu amigo, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Ofereça petiscos ao seu cachorro e o deixe feliz

Mulher dando petisco ao seu cão

É importante deixar claro que os petiscos jamais devem substituir a alimentação principal do seu cão, por exemplo, as rações que possuem todos os nutrientes que ele precisa para viver saudável. Petiscos são apenas uma forma de variar um pouco a alimentação do seu amigo de quatro patas, uma diversão ou mesmo uma forma de premiá-lo por conseguir realizar comandos como dar a patinha ou rolar no chão, por exemplo.

Ofereça petiscos de origem vegetal com alguns dos ingredientes que mostramos. Você tem a opção de fazer as receitas caseiras para o seu amigo e deixá-lo feliz. Se não tem tempo de preparar receitas, pode comprar, mas tenha cuidado. Cachorros amam petiscos, apesar disso, tenha certeza que ele ama mais ainda curtir cada momento ao seu lado. Os petiscos devem ser servidos esporadicamente, mas sua atenção dada a ele deve ser diária.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.