Melhores ideias de brinquedos recicláveis com garrafa pet
Ao decidir criar um cachorro, você precisará adquirir itens básicos para que seu dia-a-dia seja tranquilo e sem muitos atropelos. Um desses itens chama-se: distração. Se for um filhotinho, a bateria de disposição dele estará sempre cheia e se já for um cão adulto, o estresse pode causar graves problemas de saúde.
Para resolver esse problema, gastar energia é a melhor solução. As brincadeiras e exercícios são ótimas distrações para diminuir o estresse, a ansiedade, o tédio e dar equilíbrio nesta bateria lotada, no caso dos filhotes. Porém, se você não tem muito dinheiro para comprar brinquedos para distraí-lo, não fique triste!
Vamos ajudar você a inovar nas brincadeiras e sem gastar tanto dinheiro assim. Afinal, existem outras formas de montarmos alguns passatempos divertidos para nossos cachorros, o melhor é que em alguns deles podemos usar materiais recicláveis. Continue lendo e faça a diversão do seu amigo com pouco dinheiro, muita atenção e carinho. Vamos lá?
Ideias de brinquedos com garrafa pet para cachorros
A garrafa pet pode estar vazia, com alguns petiscos ou escondida em uma meia. Vale tudo para ver seu cachorro feliz ao brincar. Veja abaixo alguns brinquedos criativos para você construir e fazer a festa do seu cão.
■Garrafa pet vazia
Quem disse que aquela garrafa plástica do refrigerante que você tomou precisa ter o lixo como destino? Aproveite que ela está vazia, passe uma água e dê de presente para seu cachorro brincar. É isso mesmo! Uma garrafa vazia consegue fazer a alegria e diversão seu cãozinho.
Ao tentar morder uma garrafa pet vazia, ela fará sons de estalinho o que deixará seu cachorro bem animado. Essas garrafas têm como características a rigidez, a flexibilidade e são resistentes para as mordidas e apertos do seu cachorro. Logo, ele irá se divertir com ela por muito tempo!
■Garrafa pet com ração
Que tal economizar um dinheirinho e reciclar uma garrafa pet para fazer um brinquedo divertido para seu cachorro? Uma boa alternativa é fazer alguns furos na garrafa e colocar ração dentro. À medida em que ele for brincando, a garrafa vai liberando a ração pelos buracos que você fez.
Isso vai fazer com ele queira brincar mais. Além de sair muito barato para o seu bolso, este tipo de brinquedo estimula a habilidade cognitiva do cachorro, diminuindo o tédio e a ansiedade. Principalmente daqueles cães que passam muito tempo sozinhos.
■Garrafa pet e meia
Uma alternativa para poupar seus móveis de virarem alvos de dentes dos cachorros, principalmente quando filhotes, é oferecer-lhe um brinquedo simples e barato. Para criar essa diversão você vai precisar de uma meia, barbante, tesoura e uma garrafa. Você irá colocar a garrafa dentro da meia e amarrar as duas pontas com o barbante. Para deixar o brinquedo mais atraente, com a tesoura você pode fazer uns cortes como retalhos em alguns pontos da meia.
■Garrafa pet pendurada
Para causar bastante curiosidade no seu cachorro, você pode incrementar a brincadeira que apresentamos um pouco mais acima. Ao invés de entregar uma garrafa pet com ração para seu cachorro, nessa outra opção você pode pendurá-la com um barbante e deixá-la suspensa.
Seu cachorro ficará bastante desconfiado com aquele objeto pendurado e ao tentar pegar vai conseguir derrubar grãos de ração, o que vai incentivá-lo na brincadeira. Para garantir esse chuvisco de comida, não se esqueça de fazer os furos na garrafa. Outra dica muito válida é fazer essa engrenagem com garrafas pets de 2 litros.
■Garrafa pet e cabo de vassoura
Aqui você precisará de fita adesiva, tesoura, um cabo de vassoura e duas garrafas pet vazias. Para manter o brinquedo bem firme, use também duas garrafas tipo galão cheias de água. Se preferir, escolha um outro suporte que sustente horizontalmente o cabo de vassoura.
Você fará dois buracos nas laterais de cada garrafa pet. Com os buracos prontos, você atravessará o cabo de vassoura por dentro das garrafas. Para fixá-las bem no chão, você prenderá as laterais do cabo de vassoura com fita adesiva nos dois suportes que escolheu. Isso dará segurança para seu cachorro brincar de rodar as garrafas pet e ver a ração cair.
Cuidados com os brinquedos de garrafa pet
Não basta construir os brinquedos. Antes disso, é preciso ter cuidado com a higiene, com o tempo de vida e com as partes pequenas dessa invenção. Listamos abaixo onde você precisa concentrar a sua atenção para que seu peludo tenha uma experiência saudável.
■Higiene com os brinquedos de garrafa pet
Para realizar a higiene dos brinquedos do seu cachorro, água morna e sabão antibacteriano são o suficiente para deixá-los bem limpos. Como você pode usar garrafas pet como "pega petisco", utilize uma escova de dente velha para garantir a limpeza dos furos que foram feitos para dar vazão aos agrados.
Agora, se o brinquedo estiver muito sujo, o ideal é deixá-lo por 15 minutos em uma solução de água com um pouco de vinagre. Ao retirar o brinquedo desta solução, lave-o com água e sabão. Essa limpeza deve ser feita ao menos uma vez por semana para evitar contaminações.
■Cuidados com as partes cortantes
Apesar de resistentes, as garrafas pet possuem "tempo de vida". Ou seja, se você observar que uma mordida do seu cachorro causou uma abertura na garrafa, grande o suficiente, para ele colocar a patinha e se machucar, está na hora de substituir esse brinquedo. Ao ganhar um rasgo, o plástico pode se tornar um objeto cortante e isso não é seguro para a diversão do seu cachorro. Portanto, fique atento à manutenção dos brinquedos que você oferece para ele brincar.
■Cuidados com as tampinhas
As tampinhas são pequenas, portanto, elas pedem sua atenção. Caso elas não estejam bem presas uma à outra como uma corda ou como uma cobra, o risco do seu cachorro conseguir soltá-la e engolir é alto. A ingestão desse objeto pode causar sérios danos à saúde do seu cãozinho. Ao comer uma tampinha ele poderá ficar engasgado e sufocar. E caso ele consiga engolir essa engenhoca, ela pode causar obstrução do aparelho digestivo.
■Escolha o brinquedo ideal para o seu cachorro
Ao escolher um brinquedo para o seu cachorro, considere a idade e o porte do seu animal. Para cachorros de grande porte, brinquedos pequenos não são recomendáveis. Assim como para cachorros de pequeno porte, brinquedos muito grandes o fazem perder o interesse. Você também precisa garantir que o brinquedo não possua nenhuma substância tóxica.
Para cachorros que ficam muito tempo sozinhos, é importante que os brinquedos sejam bastante ocupacionais para servir como um entretenimento. Agora, se seu cachorro tem muita energia e quer brincar com você, o ideal são brinquedos que o fazem correr para gastar toda essa disposição, como discos e bolinhas.
Garanta a diversão com brinquedos feitos de garrafa pet
De pega petisco a um cabo de guerra: é possível montar muitos brinquedos com as garrafas recicláveis para seu cachorro se divertir. Como mostramos acima, você sendo cuidadoso é possível criar pelo menos seis brinquedos para entretê-lo. Lembre-se que ao montar essas inovações, você precisa fazer uma boa higiene da garrafa e cuidar bem para que as tampinhas não se soltem. Para garantir mais segurança, retire o rótulo que vem preso a ela.
E antes de qualquer invenção, observe o tamanho e a energia que tem seu cachorro. Para cada porte e tipo de comportamento temos um brinquedo mais adequado. Nada de dar tampinhas a cachorros de grande porte. E nada de deixar os cachorros de pequeno porte morderem muito as garrafas a ponto de rasgá-las. Feito isso, o resto é só diversão. Convide seu companheiro para participar da confecção do novo brinquedo e divirta-se com ele.