Cachorro prendendo urina é normal? Veja causas e o que fazer

Cachorro prendendo urina é normal? Veja causas e o que fazer

O que fazer quando o cachorro está prendendo a urina? Veja quais são as causas e também se esse é um comportamento normal.


Cachorro prendendo urina pode ser um alerta?

Cachorro no tapete higiênico

O que acontece quando um cachorro está prendendo urina? Desde problemas de saúde até algumas ações do seu comportamento, tudo pode influenciar para este tipo de atitude, que é visto como negativa para a saúde do seu cão. Por isso, você deve prestar atenção e intervir quando necessário.

Neste artigo, você vai ver tudo o que pode acontecer para que ele segure o xixi, e também os motivos para pelos quais você deve se atentar a esse problema. Sabendo as causas e as consequências, fica muito mais fácil fazer uma intervenção segura e voltada para o bem estar do cão. Confira a seguir tudo sobre o assunto e saiba como agir.

Possíveis causas do cachorro prender a urina

Cachorro fazendo xixi no poste

Como já foi dito, muitas coisas influenciam o fato de o cachorro passar a prender a urina. Entendendo quais as causas, certamente a intervenção tende a ser muito mais assertiva e com bons frutos. Veja o que pode fazer com que o seu cachorro tenha essa atitude.

Marcação de território

Um dos fatores pode ser a marcação de território. Isso ocorre quando o cachorro quer urinar somente em um local específico, e guarda o máximo de urina para que o odor seja mais concentrado, de maneira que ele reafirme aquele como sendo seu território.

Nessas situações, o melhor a fazer é um tipo de condicionamento para que ele possa ter um comportamento mais dentro do natural. Isso é importante para que ele não siga prendendo urina e adquira problemas futuros em relação a sua saúde.

Costume de urinar na rua

Existem também os cães que só urinam na rua. Isso significa que o cachorro está prendendo a urina apenas dentro de casa. Se você não tem o costume de sair muito, é possível que ele tenha esse comportamento e que isso possa trazer graves prejuízos para a sua saúde como um todo.

Quando isso ocorrer, é indicado que você descubra se há algum tipo de problema no ambiente interno. Outra coisa que pode funcionar é treiná-lo para que ele encontre um local relativamente isolado ou afastado para urinar.

Falta de um bom banheiro

Como já dito, alguns banheiros dentro de casa, ou até mesmo nos espaços externos dela, não atendem o que o cachorro quer ou precisa. Os cães possuem ancestrais selvagens, que não tinham o costume de urinar onde se instalavam, para se proteger.

Atualmente, o cachorro quando está prendendo urina pode emitir esse tipo de resposta, já que não encontra um local adequado. Por isso, é preciso estabelecer um lugar muito bem delimitado para que ele se alivie sempre que sentir vontade.

Estado de saúde do cachorro

Por fim, um dos motivos do cachorro estar prendendo urina é o fato de ter algum problema relacionado à saúde. Esses são os casos mais complexos, e que precisam de uma avaliação profissional, a fim de que possam trazer condições para o tratamento e acompanhamento, caso necessário.

Dentre as principais causas que impedem o cachorro de urinar normalmente estão câncer na bexiga, obstrução do trato urinário, infecções urinárias ou insuficiência renal. Essas causas devem ser avaliadas e devidamente reconhecidas por um especialista, que vai também indicar o tratamento adequado.

Como evitar que o cachorro prenda a urina

Cachorro bebendo água

Entendendo quais são as causas para que o cachorro esteja prendendo urina, como fazer para que ele não faça isso? Existe alguma forma de prevenir ou mesmo de educar? Veja a seguir.

Separe um lugar adequado para o cachorro urinar

Uma das dicas é separar um lugar específico para ele urinar. Muitas vezes, a falta de um lugar apropriado faz com que o cachorro fique prendendo a urina por tempo demais até que encontre um espaço adequado, muitas vezes fora de casa.

Se você tem área externa à vontade, procure por deixar um canto ou lugar para isso. Caso seja um local fechado, como apartamento, procure por espaços isolados onde ele possa urinar. É essencial deixar o ambiente sempre preparado com jornais ou tapetes higiênicos.

Monitore o nivel de pH da urina

O pH da urina também pode ser um indicador para que saiba o motivo de o cachorro estar prendendo a urina. Quanto mais ácido, mais incômodo vai ser, e, por isso, ele pode evitar urinar com frequência, levando a prejuízos maiores com relação à sua saúde.

Essa avaliação pode ser feita pontualmente, e a ação envolve mudanças na alimentação e hidratação. Com esse cuidado é possível ter um tipo de intervenção mais segura para que o cachorro possa urinar normalmente. Caso não melhore, busque ajuda veterinária.

Faça caminhadas com seu cão

Muitas vezes, o espaço fechado não permite, ou não comporta, que o seu cão urine normalmente. Sendo assim, uma boa dica é fazer algumas caminhadas com o seu cão, pelo menos uma vez ao dia. Você pode começar também com duas vezes ao dia, caso sinta necessidade.

Com isso, vai ser mais incomum ver o cachorro prendendo urina, e pode criar também um tipo de rotina bem estabelecida. Se você optar por apenas uma saída por mês, cuide para que dentro de casa ele também tenha o seu espaço para urinar.

Mantenha seu cão sempre hidratado

A hidratação também pode ajudar o seu cão a manter um bom fluxo de urina. Quando ele não está hidratado, existe uma grande possibilidade de reter líquido. Como consequência disso, as vezes em que ele sai em busca de um local para urinar se tornam muito raras e preocupantes.

Por outro lado, com a hidratação em dia, o cachorro não fica prendendo urina, já que há esse consumo dentro do adequado e do esperado. Por isso, deixe sempre água limpa e fresca disponível para o seu cão, além de apostar também em alguns alimentos que possam ajudar nesse sentido.

Alimentação saudável é importante

Como foi dito acima, a alimentação pode ajudar o seu cão a não ficar prendendo urina. Por isso, apostar em uma alimentação saudável é um dos cuidados que você pode ter.

Uma alimentação completa tem todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento dos órgãos, especialmente dos rins. Ela também se faz importante quando os alimentos inseridos já ajudam na hidratação, como é o caso da melancia.

Por quanto tempo o cachorro consegue segurar o xixi?

Cachorro urinando na grama

Você já sabe que fatores comportamentais e de saúde podem influenciar diretamente o fato de o cachorro estar prendendo urina. Mas quanto tempo ele consegue segurar o xixi? Quando isso deve virar uma preocupação? Descubra a seguir

Idade

O primeiro ponto a ser observado é a idade. Quando mais novos, os cachorros não conseguem prender o xixi por muito tempo, sendo natural que urinem até 8 vezes por dia, em uma média de 3 em 3 horas. Conforme cresce, esse tempo tende a aumentar, já que ele tem um controle maior.

Isso tem relação com suas origens, quando em caças não podiam urinar muitas vezes, a fim de que não se deixassem rastros. Mas, por outro lado, o cachorro quando está prendendo a urina, pode estar somente no controle das vontades fisiológicas, esperando oportunidades.

Porte

O porte do cão também pode definir o quanto o cachorro está prendendo a urina. Os cães de pequeno porte naturalmente não produzem muita urina, portanto, a frequência tende a ser menor, o que pode ser tratado de forma simples com uma boa hidratação, alimentos saudáveis e boas caminhadas.

Os cães de grande porte são os que produzem mais urina, principalmente pelas condições físicas e esforço, que requerem uma hidratação maior, e consequentemente mais urina. Por isso, eles devem sempre ser bem cuidados em relação a esse problema.

Estado de saúde

A saúde é um fator determinante para muitos comportamentos do cão. Quando está prendendo a urina, o cachorro pode não conseguir produzir saudavelmente o xixi. Ou mais que isso, não consegue urinar normalmente, o que é um quadro que gera muita preocupação e incerteza sobre o que fazer.

Esse é um dos fatores que precisam de uma análise e intervenção profissional, que dê conta das reais necessidades. Assim, caso precise, pode ser indicada uma cirurgia, um acompanhamento com medicamentos ou uma simples mudança nos hábitos.

Alimentação

Por fim, vale sempre lembrar que a alimentação do seu cão faz toda a diferença. Alimentos carregam nutrientes essenciais para o funcionamento correto de todos os órgãos, inclusive os rins, que são responsáveis por parte do processo do trato urinário, e que influenciam na questão.

Quando notar que o cachorro está prendendo a urina, avalie a sua dieta, quais alimentos são oferecidos, e se for o caso, consulte algum profissional que ajude nesse momento. Assim você dá todo o suporte que é preciso e consegue o tipo de cuidado necessário.

Você deve intervir quando o cachorro prende a urina

Cachorro no tapete higiênico

Dentre todas as coisas, o mais importante é intervir logo de imediato se notar algum tipo de comportamento estranho no cachorro. O indicado é saber quando há algum problema e também quando conseguir intervir na situação.

Quanto mais cedo, melhor para a saúde do cão, já que prender a urina por muito tempo pode trazer sérias complicações para outros órgãos. Além de agravar alguma doença que já tenha e gerar mais dor e sofrimento para o seu amigo.

Sempre monitore e tenha estratégias de prevenção que sejam efetivas, como cuidados com os alimentos e também com a hidratação. Esteja também atento a elementos do comportamento, que podem ser mudados a depender da situação. É essencial que seu cão tenha um hábito de urinar de forma natural, e saudável e livre.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.