Shih Tzu pode comer pão? Veja quais os benefícios, cuidados e dicas!

Shih Tzu pode comer pão? Veja quais os benefícios, cuidados e dicas!

Quem disse que você não pode dividir com seu shih tzu, um pedacinho de pão de sal? Veja aqui cuidados e dicas de como fazê-lo sem causar danos ao pet.


Shih Tzu pode comer pão?

Pão assado em tábua de madeira sobre a mesa

O shih tzu é um animal onívoro - como qualquer cão - ou seja, sua alimentação deve ser bem variada. Porém, a base dessa alimentação deve ser de mais proteínas e menos carboidratos. O que não te impede de agradar seu cãozinho com alguns pedaços de pão quentinho no café da manhã ou como um petisco, desde que isso não seja um hábito.

O pão é carboidrato e quando ingerido, transforma-se em açúcar e gera um pico de insulina no organismo. Os pães industrializados, por conterem ingredientes que podem ser nocivos ao seu cachorro, não são recomendáveis para ele. Um pão industrializado pode conter muito sal, muito açúcar, passas, alho e cebola, dentre outros.

Neste artigo, vamos conversar com você sobre os benefícios que o pão pode ter para seu shih tzu, como escolher a melhor opção para ele e os cuidados que precisam ser tomados para que os mimos não tragam problemas de saúde para ele.

Benefícios do pão para Shih Tzu

Shih tzu com sua vasilha de comida

O pão, principalmente se feito em casa, pode apresentar benefícios ao seu shih tzu. Além de fibras e outros nutrientes, o pão ajuda no fortalecimento de gengivas e no aumento do apetite. Veja abaixo como aproveitar o melhor para seu cachorro!

Fibras e outros nutrientes

O pão possui em sua composição de 3 a 8 gramas de fibras. As fibras são ótimas para regular o intestino e colaboram na absorção e retenção de água, o que ajuda na digestão do seu shih tzu. Porém, a ingestão de fibras precisa ser moderada. Quando ingeridas em excesso podem causar diarreias.

Além das fibras, fazem parte da composição do pão outros nutrientes. Um deles é o hidrato de carbono. Ele é bom quando são complexos, ou seja, quando são a união de polissacarídeos. Esse tipo de hidrato de carbono pode ser encontrado em alimentos integrais.

Fortalecimento de gengivas

Uma das vantagens do pão é o fortalecimento de gengivas. Isso acontece porque os alimentos integrais de qualidade nutrem o corpo do cão e fortalecem os dentes. Para manter seu shih tzu longe de tártaros e outros problemas dentários, escove os dentes do seu cachorro ao menos uma vez ao dia. Faça disso um hábito! Se você encontrar muita resistência para a escovação, utilize lenços umedecidos.

Aumento do apetite

Você sabia que um pedaço de pão pode abrir o apetite seu shih tzu? Portanto, se seu cãozinho está com dificuldades para comer, dar um pequeno pedaço desse alimento pode ser um ótimo empurrão para retomar seu apetite. Caso ele não se sinta animado com o pedaço de pão, isso é um alerta para você procurar um veterinário. Os cães, em sua grande parte, não recusam um pedaço desse alimento.

O que evitar no pão para Shih Tzu

Pão de forma com casca e chocolate

Seu shih tzu pode dividir com você um pedaço de pão, porém é preciso estar atento aos ingredientes que esse alimento traz. Listamos, abaixo, os principais ingredientes que devem ser evitados pelo seu cachorro.

Chocolate

O chocolate é um alimento altamente tóxico para o cachorro. E não pode ser oferecido de maneira alguma! Sua ingestão pode causar sintomas como: hiperatividade, dependência, febre e muitos outros.

Isso acontece porque o chocolate possui dois ingredientes maléficos para a saúde do seu cachorro: teobromina e cafeína. E quanto mais cacau em um chocolate, mais tóxico ele é. Portanto, não dê pães doces contendo chocolate, e ao perceber que seu shih tzu comeu qualquer coisa que contenha chocolate, leve-o ao veterinário.

Alho e cebola

Esses temperos tão comuns nas comidas dos humanos, não são bem aceitos pelo organismo do seu shih tzu. Pelo contrário: chegam a ser tóxicos. Por conterem dissulfeto de n-propil, a cebola e o alho podem destruir os glóbulos vermelhos do cão.

Esses glóbulos são responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo. A redução da capacidade de realizar esse transporte pode causar anemia no seu cãozinho. Muitos pães recheados possuem esses condimentos, portanto, é necessário ficar atento!

Passas

Uva ou passas, que é a uva desidratada, pode não fazer muito bem ao organismo do seu shih tzu. Ao que tudo indica, a presença de micotoxina é o grande culpado de causar alguns efeitos colaterais no seu cãozinho. Os possíveis sintomas que podem ocorrer após a ingestão dessa fruta vários, causando problemas intestinais e urinários.

Evite pão com massa crua ou queimada

Quando o pão não está bem assado e o seu shih tzu o come, seu estômago continuará a fermentar a massa causando distensão abdominal, dor e desconforto. A fermentação pode deixar seu cachorro bêbado, pois ela libera etanol. Portanto, ao verificar que seu shih tzu apresenta dor de barriga ou outros sintomas, é ideal que você o leve a uma clínica veterinária. Já queimada, a massa do pão pode causar desconforto abdominal.

Mais cuidados ao dar pão para o Shih Tzu

Dois shih tzus deitados no gramado

Os cuidados ao querer agradar seu cachorro são essenciais para não lhe dar dor de cabeça depois. Como oferecer o pão, a quantidade certa para ser ofertada e os pães que devem ser evitados são apresentados a você agora.

Saiba como dar pão para Shih Tzu

Se você tem medo de comprar um pão já pronto por não saber direito os ingredientes que compõem sua receita, não se preocupe. Uma alternativa ideal é o pão caseiro. Você pode fazê-lo com farinha integral, aveia, banana e/ou canela.

Se preferir um pão doce, não adicione açúcar. No lugar dele, use o mel para adoçar. E caso você não tenha tempo para preparar um pão quentinho, pode oferecer o pão de sal ao seu shih tzu. Mas lembre-se: a quantidade deve ser moderada e os pedaços devem ser pequenos.

Cuidado com a quantidade

Para evitar o acometimento de diabetes e obesidade no seu cachorro, é preciso moderar a oferta de pão. O excesso de sal, açúcar e lipídios podem sobrecarregar o coração, o fígado e os rins. Um cão de pequeno porte, não deve comer mais do que meio pão de sal por dia.

O pão nunca deve substituir uma refeição principal. Ele pode ser oferecido em pequenas porções como petiscos ou agrados. E mesmo assim, essa oferta não pode ser um hábito!

Alguns tipos de pães devem ser evitados

Os pães industrializados e os pães de fermentação natural, que podem conter vários temperos como alho e cebola, e até mesmo chocolate e cacau, não são indicados a serem oferecidos ao seu cachorro. Assim como os pães de cachorro-quente, pão pizza, pão de yakisoba também não são as melhores opções. Esses tipos de pão que ficam expostos em prateleiras de mercados são ricos em sal, açúcar e manteiga para dar sabor.

Retire a casca do pão

A casca é dura, o que pode causar engasgos no seu cãozinho e é rica em calorias. O miolo, por ser macio e mais molhadinho, pode ser oferecido. Para isso, o pão precisa estar bem assado. Assim, evita a fermentação no organismo do seu cachorro e não prejudica a sua saúde.

Mas prepare-se! O miolo do pão fará seu shih tzu se tornar mais pidão do que já é. E para garantir que nem um pedacinho do miolo lhe fará mal, dê-lhe um pequeno pedaço para saber se ele não possui nenhum tipo de alergia ao glúten e a farinha.

Para petiscos, vamos de pão de sal...com moderação!

Shih tzu comendo na mão

Na mesa do café da manhã ou no lanche da tarde, o queridinho dos brasileiros é o pão de sal, também conhecido em algumas partes do Brasil como pão francês. Da mesma forma que adoramos esse alimento e ele não pode faltar na nossa refeição matutina, ele é adorado pelo seu shih tzu a ponto de viciá-lo.

Para não o deixar no desejo de comer, dê um pequeno pedaço a ele. De preferência, sem manteiga! E não exagere. Como vimos, a quantidade exagerada de pão pode causar problemas de saúde e não é isso que você quer para seu companheiro.

Evite os pães industrializados e os cheios de ingredientes tóxicos para ele. O pão de sal, ou até mesmo um pãozinho caseiro feito por você irá aquecer o coração e fará seu cãozinho salivar. Ele ajudará seu shih tzu na digestão, no fortalecimento da gengiva, no aumento de saliva e no aumento do apetite.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.