Sal de vaca: veja o que é, funções, consumo por humanos e mais

Sal de vaca: veja o que é, funções, consumo por humanos e mais

Não sabe qual sal dar para seu gado? Fique tranquilo, porque neste artigo explicaremos isso e várias outras funções do sal mineral para os bovinos.


O que é sal de vaca?

Sal de vaca em blocos

Mesmo que você não tenha gado, é possível que já tenha se perguntado sobre o que é o sal de vaca. Será que ele é diferente do sal que consumimos na cozinha? Podemos ingerir ele? Fique tranquilo, ao longo deste artigo todas essas dúvidas e muitas outras serão sanadas.

Aqui você vai entender o que é o sal de vaca, qual é a diferença dele para o sal comum, como também sobre sua composição. Logo depois, você verá sobre as funções do sal mineral para os bovinos. Aprendendo que ele ajuda desde o funcionamento da flora ruminal até na prevenção de problemas de saúde.

Mas, antes de você começar a dar esse sal para o gado, você precisa saber mais sobre ele. Confira a seguir e saiba mais!

Informações sobre o sal de vaca

Duas vacas lambendo sal

Por mais que o sal de vaca seja simples, há informações que você precisa saber, como a diferença entre o sal comum e o mineral, por exemplo. Saiba mais a seguir!

Diferenças entre o sal comum e o sal mineral

O sal comum é muito usado pelos humanos, sendo um composto muito rico em sódio e cloreto. Porém, para a alimentação de um rebanho, o sal comum não é suficiente. Sendo assim, será necessário que você faça o uso do sal mineral como suplemento.

No sal comum é possível encontrar apenas o cloreto de sódio, enquanto o sal mineral tem macro e micro minerais. Neste segundo tipo de sal, é encontrado não apenas o cloreto de sódio, mas também os nutrientes que a ração e a pastagem oferecem.

Composição do sal mineral

O sal mineral é composto pela mistura de vários ingredientes. Além disso, este suplemento é dividido em duas categorias: macro e micro minerais, onde cada grupo possui os minerais ideias para o gado.

Na categoria de macro minerais são encontrados os seguintes minerais: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cloro, sódio e enxofre; enquanto nos micro minerais, teremos: ferro, zinco, manganês, iodo, selênio, cobre, cobalto e molibidênio.

Pode ser consumido por humanos?

Outro ponto muito importante que deve ser ressaltado é em relação a ingestão do sal mineral pelos humanos. Embora o sal mineral tenha muitos nutrientes dos quais os seres humanos também necessitam, a verdade é que a ingestão por humanos não é indicada. Caso faça isso, você pode ter efeitos colaterais indesejados, como náuseas e dor de barriga; afinal, esse sal foi feito especificamente para o gado.

Funções do sal de vaca

Como você já pôde perceber, o sal mineral é muito importante para o gato devido aos nutrientes que ele possui. A seguir você verá quais são as funções desse sal.

Suprir deficiências na oferta de minerais

Você viu anteriormente que o sal mineral é dividido em duas categorias: micro e macro. Em muitos casos, pode ocorrer de a pastagem não estar suprindo os nutrientes necessários para manter o animal saudável. Caso essa seja a situação, esses minerais vão ajudar suplementando a deficiência dessas substâncias, melhorando o funcionamento do sistema nervoso e muscular do gado.

Equilíbrio da flora ruminal

O gado não pode ficar mais de um dia sem comer sal mineral. Caso isso aconteça, como ele possivelmente já está adaptado ao sal em sua dieta, poderá ter sua produtividade afetada. Como resultado, ele não terá um ganho de peso significativo; isto é, ele não conseguirá absorver os nutrientes do pasto ou da ração ingerida.

Sendo assim, o sal de vaca tem como função manter em equilíbrio a flora ruminal. Quando há a falta do sal, a desestruturação dessa flora pode levar o animal a dificuldade de ganhar peso. Infelizmente, o bovino não conseguirá recuperar esse prejuízo.

Ganho de peso do gado

O sal também irá auxiliar no ganho de peso. Porém, para que isso seja mais eficaz, você pode dar o sal proteinado para o seu gado. Esse tipo de sal pode ser usado em todas as épocas do ano.

De acordo com a Embrapa Gado de Corte, o gado quando bem nutrido pode ganhar 200g por dia quando se alimenta com sal proteinado. E, ainda de acordo com a Embrapa, para que esse ganho de peso seja possível, o animal deve consumir 1g desse sal para cada 1kg do seu peso, por dia. Isto é, se uma vaca pesa 300kg, ela precisa comer 300g desse sal por dia.

Melhora na reprodução

O sal mineral, ao contrário do sal comum, possui minerais que nutrem o gado. Uma das funções desse tipo de sal é a melhora na reprodução, pois contem manganês. Esse mineral ajuda nesse processo.

A falta desse mineral faz com que o bovino tenha um mau desempenho reprodutivo, além aumentar o risco do animal ter outras doenças.

Prevenir problemas de saúde

Cada componente do sal mineral, ou até mesmo do sal proteinado, tem a função de manter a saúde desse animal. O zinco, por exemplo, é responsável por fortalecer o sistema imunológico do gado, afastando doenças na pele.

Já o magnésio vai contribuir para que o gado fique forte, ajustando o crescimento da estrutura óssea do gado e diminuindo os tremores musculares.

Como os bovinos são alimentados com sal de vaca

Agora que você já sabe as funções do sal e os benefícios que ele traz ao gado, chegou a hora de entender como você pode dar esse alimento para seu rebanho.

Frequência e onde o sal é colocado

Os nutrientes contidos no sal de vaca são um dos principais motivos para oferecer sal ao seu gado, e saber a frequência e onde colocar o suplemento é primordial. O gado precisa comer diariamente tendo sempre acesso a esse alimento. O local onde você coloca o sal interfere na frequência com que eles comerão. Por isso, mantenha sempre perto da água para que ele se hidrate após comer.

Alimentação de acordo deficiências do pasto

O sal mineral também é usado como um complemento alimentar. Para que isso seja possível, é necessário fazer uma testagem do pasto, ou seja, checar se seu solo é pobre ou rico em determinado mineral. Depois de descobrir você poderá dar o sal com mais eficiência para o gado.

Desse modo, se o manganês é o mineral que está em falta, isto é, não está na quantidade adequada, o sal mineral escolhido precisa ter grande concentração desse elemento.

Análise o tipo de exploração

Antes de escolher o melhor tipo de sal para o seu gado é preciso fazer uma análise do tipo de exploração. O que isso quer dizer? Que você precisa levar em consideração alguns fatores nesse processo de escolha do sal mineral.

Essa análise do tipo de exploração é em relação a três categorias: terminação (fim do período de reprodução), cria (reprodução) ou recria (desmame). Onde, em cada uma dessas fases o seu gado precisará de um mineral em específico.

Análise da época do ano

Além disso, analisar a época do ano influencia muito no processo de escolha do sal mineral para o seu gado. Esse tipo de análise é muito comum ser feita em épocas de pouca chuva. Logo, o solo pode ficar sem nutrientes neste período de estiagem afetando assim toda a pastagem. Com a redução do nível de minerais e proteínas na alimentação o gado perde peso e fica desnutrido.

Sal de vaca, essencial para a vida bovina

Neste breve artigo você pôde aprender que o sal é essencial para a vida dos bovinos. De um modo simples, você pôde entender o que é o sal de vaca, e o mais importante: qual é a diferença entre o sal comum e o sal mineral. Além disso, viu que o ser humano não pode ingerir esse tipo de sal, por mais que ele tenha nutrientes dos quais precisamos.

Você pôde compreender quais são as funções desse tipo de sal. Além de suprir as deficiências de minerais, ele é capaz de prevenir doenças e interferir na produtividade do gado auxiliando no ganho de peso. Agora que você já sabe com que frequência e quantidade de sal oferecer para seu gado, você está preparado para cuidar do seu rebanho.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.