Cachorro Salsicha (Dachshund): veja filhote, preço e mais

Cachorro Salsicha (Dachshund): veja filhote, preço e mais

Você já pensou o quanto o Dachshund é um cão maravilhoso? Venha descobrir tudo sobre ele, e caso não conheça, você vai se apaixonar!


O cachorro Salsicha é uma raça encantadora!

cão salsicha dachshund

Os Dachshunds, também chamados de Salsichas, são animais de excelência do mundo canino. Esses pequenos companheiros animados não são apenas brincalhões e enérgicos, mas também extrovertidos e destemidos.

Os Salsichas são muito inteligentes e mantêm a cabeça erguida e com uma expressão facial confiante e alerta. Eles têm um focinho longo e olhos expressivos. Não são feitos para corridas de longa distância, saltos ou natação, mas fora isso, esses cães são incansáveis em jogos e brincadeiras lúdicas.

Espertos e vigilantes, os Salsichas possuem um latido forte e podem ser ótimos cães de guarda. Sendo assim, vamos conhecer tudo sobre eles, além de entender sobre seu temperamento, atividades físicas, custos, tipos de alimentação e curiosidades gerais sobre essa raça fascinante.

Características do cachorro Salsicha

cães salsicha dachshund

Os Salsichas possuem características muito marcantes que os diferem de muitos cães. Vamos entender tudo sobre a sua origem, expectativa de vida, além de descobrir sobre seu tamanho, peso e pelagem!

Origem e história

O Dachshund foi criado na Alemanha há centenas de anos para caçar pequenos animais. O Salsichinha de pelo liso foi o primeiro que surgiu, sendo originado de uma mistura de um cão francês em miniatura com um pinscher. A raça ainda é usada para caça, principalmente na Europa, mas, no Brasil, esse cão é o animal de estimação de muitas família, sendo muito adorado por todos.

O Dachshund tem pernas curtas e fortes que permitem ao cão desenterrar a presa e entrar em tocas, sendo que, antigamente, era muito usado para pegar texugos, esquilos e tatus. Versões maiores da raça foram usadas para perseguir veados ou raposas. Já os Dachshunds menores foram criados para caçar lebres e furões.

Tamanho e peso

A raça dos Dachshunds apresenta dois tamanhos comuns mais encontrados no mercado. O cão padrão macho apresenta medidas em torno de 45 cm, de modo que as fêmeas costumam ser um pouco menores, com cerca de 37 cm.

Já as miniaturas ficam em torno de 32 cm a 43 cm de comprimento. O peso também varia entre as fêmeas e os machos, ficando entre 6,5 kg a 9 kg para o cão padrão e entre 4 kg a 5 kg para os Dachshunds miniaturas.

Pelagem e cores

Os Salsichas possuem três tipos de pelagem: pelagem curta e lisa, pelo duro e pelo comprido. As pelagens lisas devem ser curtas e brilhantes, e não muito grossas ou longas. Já a pelagem dura tem uma densidade externa espessa, áspera e curta, com um subpelo próximo à pele macio.

Os cães de pelo longo são brilhantes, elegantes e muitas vezes um pouco ondulados, com pelos mais longos no pescoço, no peito e na parte inferior. As cores, que podem ser sólidas ou mistas, incluem vermelho, o mais tradicional e conhecido, creme, preto, chocolate, cinza e fulvo (vermelho mais forte).

Expectativa de vida da raça

Os Dachshunds são cães muito saudáveis e acaba sendo bem difícil serem encontrados neles problemas graves que afetam a sua expectativa de vida. Sendo assim, conseguem viver em torno de 12 a 16 anos.

Entretanto, alguns problemas de saúde que podem apresentar se concentram em problemas nas costas, por esses cães serem muito compridos. Além disso, inclui-se doença do disco intervertebral, atrofia da retina e diabetes em cães com excesso de pelo.

Todas essas doenças possuem tratamento, então, leve o seu cão ao menos 1 vez por ano no veterinário, para garantir qualidade de vida.

Tipos de Salsicha de acordo com o pelo

A pelagem dos Dachshunds influencia bastante em seus cuidados diários e nas manutenções ao longo da vida. Vamos conhecer quais são os 3 tipos de pelagens e como você deve lidar com cada uma.

Dachshund de pelo liso

cão salsicha dachshund

Os Salsichas de pelo liso possuem uma pelagem macia, curta, brilhante e densa. Eles também requerem muito pouca manutenção. É necessário somente algumas escovações semanais para manter a ordem e retirar pelos caídos.

Assim, esses cães de pelo liso podem ter pelagem comprida na barriga, mas isso não é muito comum. Suas orelhas são longas, com aspecto de couro (coriáceas) e eles têm pelos curtos por todo o corpo, podendo variar em tons mais claros no peito e no focinho.

Dachshund de pelo longo

cão salsicha dachshund

Os Dachshunds de pelo comprido têm um pelo longo e sedoso, que provavelmente foi desenvolvido para proteger esses cães de caça dos elementos naturais e para protegê-los do frio. São comuns em países mais frios, porque a pelagem ajuda a aquecê-los.

O pelo longo é mais perceptível na cauda, orelhas, pescoço, atrás das pernas e abaixo da barriga. Esses Dachshunds requerem maior manutenção, pois o pelo pode embaraçar com mais facilidade e reter mais sujeiras do que seria se fosse curto. Dessa forma, realize escovação e limpeza frequentes para manter seu pelo em boas condições.

Dachshund de pelo duro

Dachshund de pelo duro

Os Salsichas de pelo duro têm uma pelagem de comprimento médio, áspero e levemente ondulado que lhes dá uma aparência “grossa”. Eles também têm pelos faciais, o que os torna muito fáceis de reconhecer.

Cães com esse tipo de pelo têm um subpelo (próximo à pele) mais macio e uma barba bonita no focinho. Esses Salsichas precisam de menos cuidados do que seus colegas de pelo longo, mas ainda precisam de uma boa escovação de vez em quando, em média, 2 vezes por semana. Por já possuírem pelo áspero, evite acumular sujeira e dê banhos frequentes.

Tipos de Salsicha de acordo com o tamanho

Os Dachshunds são cães bem pequenos, mas eles se enquadram em várias classes de tamanho diferentes, que variam em registros distintos. Vamos conhecer quais são essas variações!

Dachshund padrão

Dachshund salsicha

O Dachshund padrão é o mais encontrado no mercado do Brasil. Muitas vezes, esses pets são usados como cães de vigia, e o seu tamanho é mais valorizado do que o miniatura para esses fins. Ele possui em média 45 cm e suas pernas são bem curtas. Geralmente, possui manchas mais clarinhas em seus dedos e nas patas.

Dachshund miniatura

Dachshund miniatura

O Dachshund miniatura é um cão bastante usado em famílias que querem um cão de companhia. Além disso, se dá muito bem com crianças. Mede em torno de 35 cm, com o macho sendo um pouco maior que a fêmea. Esses pets são cães que precisam evitar subir ou pular mais do que outras raças, visto que são menores e baixinhos em relação ao Dachshund padrão.

Kaninchen

Kaninchen Dachshund

Os Dachshunds Kaninchen costumam aparentar ser mais compridos e mais baixos. A sua característica marcante é que suas patas medem no máximo 10 cm do chão, sendo que o raio peitoral é menos compacto. Ele possui o corpo mais magro em relação aos demais, dando a falsa impressão que é mais comprido, mas chega a atingir até 32 cm.

Personalidade da raça Dachshund

cão salsicha dachshund

O Dachshund é um cão fascinante, não somente por sua inteligência, mas por sua natureza amorosa e dócil, sempre disposta a agradar a família. Vamos conhecer mais sobre eles, sobre seu temperamento e suas atitudes com outras pessoas e animais.

É uma raça muito barulhenta ou bagunceira?

Como cães de família, os Dachshunds são companheiros leais e bons cães de guarda. Eles também são bons com crianças, se bem tratados. Além disso, podem ser um pouco difíceis de treinar. Por isso, são cães que necessitam da atenção do dono, sendo que, se não a tiverem, podem ter comportamento de cães bagunceiros.

Ainda assim, os Dachshunds foram criados como caçadores, então, não é surpresa que muitos deles gostem de cavar. Por isso, podem destruir vasos, cavar na terra e mexer em vários objetos para chamar sua atenção. Alguns também latem muito e podem morder coisas ou móveis para passar o tempo. Por isso, a importância do adestramento.

Compatibilidade com outros animais

Os Dachshunds se sentem confortáveis com outros animais de estimação que eles conhecem desde que eram novos, mas não com animais que eles não conhecem bem. Socializar o seu cão com pessoas e com outros animais ajudará a melhorar seu conforto perto de animais de estimação que são estranhos.

Por isso, sempre os supervisione quando forem apresentados a animais de estimação que eles não conhecem. Eles podem latir, querer avançar e não costumam fazer amizade de cara. Caso pense em ter outros cães, vá introduzindo aos poucos para não dar briga e nunca deixe seu Dachshund sentir que ele não é prioridade.

Costuma se dar bem com desconhecidos?

Embora muito inteligentes, os Dachshunds também são muito teimosos e, portanto, podem ser difíceis de se adaptar em algumas ocasiões. Lembre-se de que os Dachshunds foram criados para serem persistentes e vigilantes. Então, não se surpreenda quando ele se recusar a parar de importunar um visitante que ele possa considerar um intruso!

No geral, os Dachshunds são mais adequados para indivíduos e famílias menores sem filhos pequenos, embora socializar o Dachshund desde o início possa ajudar a neutralizar sua desconfiança inerente. Assim, na presença de estranhos que não mostram ameaça, eles são amigáveis e não criam muitos problemas.

Pode ficar sozinho por muito tempo?

Os Salsichas podem passar várias horas sozinhos antes de ter um passeio ou de se exercitar. Se deixados sozinhos por mais de algumas horas, esses cães inteligentes podem ficar entediados e ter problemas, destruindo o espaço ou eles mesmos, mordendo as patas e ficando ansiosos.

Dê a eles muitos brinquedos para caçar ou um quebra-cabeça para eles ficarem um tempo empenhados no jogo enquanto você estiver fora. Antes de sair e quando voltar, dê total atenção a ele. Os Dachshunds também adoram passear e ocupar a mente com jogos que estimulam o faro e a audição.

Preço e custos do cachorro Salsicha

cães salsicha dachshund

Quando optamos por ter um animal de estimação, é necessário que sejamos responsáveis, pois eles envolvem muitos custos. Vamos conhecer os preços desse animalzinho, além dos gastos envolvidos com acessórios, brinquedos, alimentação e veterinário.

Preço do cachorro Salsicha

Os Salsichas de pelo longo podem apresentar custos um pouco acima da média da raça, em torno de R$1.500 a R$ 3.000. O pelo macio, sedoso e bonito é uma qualidade muito valorizada.

Já os cães com pelos duros ou lisos, possuem preços em torno de R$1.000 a R$2.000 por filhote. Entretanto, vale lembrar que esses cães são muito frequentes em diversas localidades e isso influencia bastante no valor. Por isso, pesquise em diversos locais antes de adquirir um.

Onde comprar o cachorro Salsicha?

Esses cães são vendidos em canis especializados e em criadouros recomendados que investem tempo na qualidade da raça. Além desses locais, você pode encontrar esses cães em pet shops autorizados ou na internet.

As vendas em redes sociais ou sites ainda são informais, então, é interessante você buscar recomendações das pessoas que estão vendendo, para saber o tratamento ao qual o cão foi imposto.

Gastos com alimentação

Os Salsichas devem comer, preferencialmente, rações de alto padrão. No mercado, você encontra pacotes de 2,5 kg com preços em torno de R$ 100,00 e pacotes maiores de 7,5 kg que podem chegar a R$ 250,00.

Visto que eles comem em torno de 100 g por dia, o menor pacote dura quase 1 mês. Além disso, guloseimas e petiscos podem custar R$ 15,00 e são vendidos em porções pequenas e individuais.

Veterinário e vacinas

Os Dachsunds apresentam gastos com vacinas, principalmente quando são filhotes. As principais são a V8 ou V10 e a antirrábica, que costumam custar aproximadamente R$ 90,00 cada. As doses devem ser reforçadas anualmente.

Já os gastos com veterinário ficam em torno de R$ 200,00 por consulta, e é interessante você investir em consultas anuais, mesmo que não encontre problemas, para prevenir problemas futuros de coluna. Sendo assim, pode ser que você precise arcar com radiografias e exames, que podem custar até R$ 250,00.

Brinquedos, casinhas e acessórios

Os Salsichas são cães que gostam de brincar, principalmente de correr e pular. Por isso, invista em bolinhas, mastigadores e ursinhos de pelúcia, que apresentam custos em torno de R$ 15,00 cada.

Além disso, casinhas em formato colchonete apresentam gastos em torno de R$ 90,00, mas se quiser comprar caminhas melhores, com travesseiros e coberturas, elas podem chegar a custar R$ 150,00.

Cuidados com o cachorro Salsicha

cão salsicha dachshund

Vamos conhecer todos os cuidados que envolvem o Salsichinha. Além de explorar aspectos do animal filhote, vamos descobrir se eles necessitam de muitas atividades físicas, além da quantidade de comida ideal para eles terem uma boa nutrição e cuidados físicos.

Cuidados com o filhote

Todo filhote precisa da total atenção dos donos. Os Salsichas, visto que são cães animados e curiosos, possuem esses sentimentos amplificados quando são novinhos. Por isso, querem conhecer o ambiente, cavar buracos, demarcar território e brincar com qualquer coisa que houver na sua frente.

Por isso, delimite o seu espaço e já comece com os treinamentos para que ele diminua sua teimosia. Guarde objetos e produtos os quais ele não deve ter acesso e mostre os locais em que ele vai dormir e comer, para ele entender que aquele espaço é dele. Já ensine os "nãos" aos poucos e ofereça sempre alimentos saudáveis para o pet crescer com o sistema imunológico bem desenvolvido.

Quanto devo dar de comida

Dependendo de seu tamanho e idade, os Dachshunds podem comer entre 75 g a 100 g diários. Essa quantidade de comida é dividida em duas refeições, de ração seca de alta qualidade. Caso opte por oferecer outros alimentos, como frutas, carnes magras ou até petiscos, não exagere!

Os Salsichas são cães que não podem engordar sob hipótese alguma. Devido ao seu corpo comprido, as suas costas são muito sensíveis, e o sobrepeso poderia criar problemas sérios em sua coluna. Sendo assim, dose essas quantidades e ofereça exercícios físicos para manter o peso.

Essa raça necessita de muitas atividades físicas?

Os Dachshunds requerem níveis moderados de exercício. Algumas caminhadas de 10 minutos por dia, além de jogos lúdicos com objetos, para ele correr atrás e trazer de volta, irão mantê-los com um peso saudável e em boa forma física.

Além disso, embora muitas pessoas classifiquem os Dachshunds frequentemente como cães de colo da família, eles precisam desses exercícios de regulares e de uma dieta saudável não apenas para manter sua saúde geral, mas para evitar que suas costas sofram de um esforço excessivo. É bom intercalar as atividades entre passeios, brincadeiras e treinamento.

Cuidados com o pelo do Dachshund

Os Dachshunds de pelo longo necessitam de maiores cuidados, visto que é mais complicado manter a pelagem sempre desembaraçada e limpa. Por isso, sempre escove o seu cão e retire pelos extras. Dê banhos semanais ou no máximo quinzenais. Eles adoram fazer bagunça e mexer com terra, por isso não deixe acumular muita sujeira.

Já para os cães de pelo liso ou duro, os cuidados são menores, de modo que é preciso escovar o cão semanalmente, já que isso é importante para fazer a pele respirar, posto que a pelagem deles é bastante densa. Além disso, a frequência de banhos é mais espaçada, mas não deixe atingir 30 dias, pois a higiene também é essencial ao corpo todo.

Cuidados com unhas e dentes do cão

Como os Dachshunds gostam de correr e brincar, é comum suas unhas serem gastas nessas brincadeiras. Entretanto, eles possuem unhas grandes e bem aparentes em suas patas. Por isso, fique de olho e analise constantemente se elas não estão grandes. Se for o caso, leve o animal a um pet shop ou apare em casa com um cortador guilhotina.

A saúde bucal também é essencial ao seu Dachshund. Ele não costuma apresentar aversão ao fato de escovar os dentes, mas caso isso aconteça, vá introduzindo escovações semanais com recompensas positivas até atingir uma boa frequência. O ideal é escovar a cada 2 dias.

Curiosidades sobre o cachorro Salsicha

cão salsicha dachshund

Como já descobrimos quase tudo sobre essa raça maravilhosa, vamos entender sobre algumas curiosidades que envolvem os Dachshunds. Descubra o porquê eles precisam de rampas, além do seu estilo de corrida, da origem do nome dado à raça, entre outros fatos interessantes. Acompanhe.

Origem do nome da raça

A nomenclatura dada à raça Dachshund tem bastante relação com o costume que o cão tinha de caçar pequenos animais, entre eles o texugo. Sendo assim, "dach" significa texugo e "hund" significa cachorro.

Já o famoso nome “Salsicha” é autoexplicativo, pois o animal é baixinho, com patas curtas e bastante comprido, lembrando fisicamente o alimento mencionado.

Conheça a corrida de Salsichas

É bastante comum em diversos países um evento com a corrida dos Salsichas em direção a um ponto de destino. Geralmente, eles ficam fantasiados com o tema do evento em questão, e o seu dono fica no ponto de chegada aguardando por seu pet.

Existem várias etapas e os cães vão sendo eliminados conforme as fases acabam. Os classificados competem na corrida seguinte, e assim por diante. O vencedor geralmente ganha medalhas e outros prêmios de sua escolha.

O Dachshund idoso geralmente precisa de rampas

Pelo fato de ser um cão muito comprido, você precisará monitorar o peso corporal do seu pet para garantir que a sua coluna não tenha que suportar mais peso do que deveria. Além disso, é essencial que você evite que seu Dachshunds pule de lugares altos (como seu sofá ou cama) ou que fique de pé nas patas traseiras.

Sendo assim, normalmente é aconselhável instalar escadas de degraus bem curtos ou rampas para ajudar seu cão a se locomover pela casa sem ter que pular. Certifique-se de apoiar as costas do seu animal de estimação ao carregá-lo também. Assim, as rampas ajudam a prevenir problemas futuros.

Cruzamentos com a raça

Pelo fato de o Salsichinha ser bastante amado no Brasil, é comum diversas pessoas cruzarem o animal com outros cães. A maioria acaba saindo com as patas baixas e é uma fofura.

Há o Pastrosicha (Pastor Alemão com Salsicha), o Salsichuahua (Chihuahua com Salsicha), o Pitsilcha (Pit Bull com Salsicha) e o Salsitriever (Golden Retriever com Salsicha), que é a mistura que mais se parece com o Dachshund de pelo longo.

Viu como o Salsicha é encantador?

cães salsicha dachshund

Como a maioria das outras raças, os Dachshunds têm uma série de características que os tornam animais de estimação incríveis, mas também podem apresentar alguns desafios relacionados às altas probabilidades de o cão ter problemas nas costas e ser um pouco teimoso, às vezes.

Sendo assim, é importante que você equilibre sua alimentação para ele não engordar e que ofereça treinamentos desde filhote. Ele é um cão maravilhoso, amoroso e bastante protetor. Inclusive, diversas famílias usam esse pet como cão de guarda também.

Sendo assim, caso opte por ter um Salsichinha em sua casa, você não vai se arrepender, pois, além de toda a alegria que será oferecida à família, você terá um cão leal, inteligente e muito companheiro para o seu dia a dia.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.