Besouro morde? Conheça as espécies e cuidados com a picada

Besouro morde? Conheça as espécies e cuidados com a picada

Você sabia que o besouro pode morder uma pessoa? Conheça aqui as espécies que mordem e os cuidados que devemos ter após a mordida.


É verdade que besouro morde?

besouro marrom  com garras

Eles possuem características incríveis! Você sabia, por exemplo, que os besouros são insetos que podem morder seres humanos? Sim, é verdade! Embora seja verdade que os besouros mordem, veremos neste artigo que muitos não apresentam veneno capaz de infectar uma pessoa, exceto aquelas que possuem alergias.

Em todo o mundo, existem cerca de 300.000 espécies de besouros. São muitas variedades e esses insetos possuem características incríveis! Os besouros podem ser encontrados em quase todos os ambientes, como cidades, costas, desertos e até mesmo ambientes aquáticos.

Por isso, se você ficou interessado em saber qual besouro morde e o que fazer ao ser mordido por um besouro, continue lendo esse artigo para saber mais!

Alguns tipos de besouro que morde

As picadas de besouros em humanos são bastante raras e podem ocorrer por meio de espécies específicas do inseto. Se você ficou interessado em saber mais, confira a seguir os besouros que podem morder seres humanos.

Besouro-bolha

Besouro da bolha

O besouro-bolha consegue morder seres humanos. Ele é um inseto de corpo longo e estreito e possui cerca de 2 a 3 centímetros de comprimento. A sua cor é preta sólida ou cinza escuro com uma faixa amarela. Normalmente, a espécie é encontrada em locais próximos a humanos, como plantações e jardins.

Ao morder uma pessoa, o besouro bolha libera uma substância química venenosa chamada cantaridina. Essa toxina causa bolhas na pele humana, mas que desaparece ao longo do tempo. Porem, se uma pessoa sofrer uma reação alérgica, isso pode ser fatal para ela.

Besouro-escorpião

O besouro-escorpião é uma espécie que tem os segmentos terminais parecidos com a cauda de um escorpião. O inseto tem cor branca, castanho-avermelhado e preto. Ao morder uma pessoa, esse besouro provoca uma forte dor resultante da picada, podendo doer por 24 horas.

O besouro escorpião tem cerca de 2 cm de comprimento e um corpo peludo em tons de marrom, preto e branco. Ele pode ser encontrado em todas as partes do planeta, exceto nos polos.

O inseto é o único besouro peçonhento da Terra, pois suas antenas são capazes de injetar toxinas. No entanto, ainda não foram registradas no mundo reações graves à mordida desse besouro, ou seja, nenhuma morte foi ocasionada por esse animal peçonhento.

Vaca-loura

Besouro vaca- loura

O besouro vaca-loura é considerado o maior besouro da Europa. Ele parece ser perigoso, mas embora tenha grandes mandíbulas, esse besouro é inofensivo. Mas, caso uma pessoa coloque a mão no inseto, ele pode morder como mecanismo de defesa. Porém, a dor é apenas pela força mecânica, como se fosse um alicate.

O macho dessa espécie possui mandíbulas em forma de pinça e o seu comprimento varia entre 2,7 a 5,3 cm de comprimento. Já as fêmeas são brilhantes e o seu comprimento varia entre 2,6 a 4,1 cm.

Besouro-bombardeiro

O besouro-bombardeiro é uma espécie de besouro que morde. Embora sejam praticamente inofensivos e não causem maiores danos a saúde, ao morder uma pessoa, o besouro libera um líquido causa irritação e queimadura na pele humana.

Ele é um inseto que vive a maior parte do tempo escondendo-se entre raízes de árvores ou debaixo de pedras. É um animal exclusivamente carnívoro e sua dieta é composta por insetos de corpo mole. É encontrado em todo o mundo, exceto na Antártida. Apenas na África existem cerca de 500 espécies de besouro bombardeiro.

Besouros-serrador

O besouro serrador também é capaz de morder um humano. Quando isso acontece, ocorre a formação de inchaço e dor aguda por até 48 horas, mas sem causar danos fatais. Ele possui antenas anormalmente muito longas, sendo que os seus chifres podem chegar a meia polegada de comprimento.

O inseto se alimenta de lenha e madeira que contenha alto teor de água. Devido a sua dieta, ele pode causar buracos em madeiras em processo de decomposição. Outra fonte de alimentação para o besouro serrador são as folhas, raízes, néctar, flores e fungos.

Cantárida (Lytta vesicatoria)

O besouro cantárida é um besouro de corpo verde brilhante e alongado. O inseto que possui pernas e antenas finas produz uma substância chamada cantaridina. Ao morder uma pessoa, ele libera essa toxina.

Uma curiosidade dessa toxina é que, há alguns anos, essa substância pôde ser considerada medicinal e afrodisíaca. No entanto, hoje ela é considerada uma toxina e, por isso, o besouro cantárida é considerado um besouro venenoso e danoso para nós humanos.

Cuidados com a mordida dos besouros

besouro que morde

Ao ser mordido por um besouro, você deve seguir certos cuidados para que não haja nenhum dano grave para a sua saúde. Por isso, continue lendo para saber quais são os cuidados que devem ser adotados após a mordida.

Lavar o local da picada

Primeiramente, é importante ressaltar que algumas pessoas podem ter fortes reações alérgicas à mordida do besouro. Nesse caso, recomenda-se procurar socorro médico. Entretanto, para os casos em que as reações à mordida foram leves, então a primeira coisa para tratar é lavar o local afetado com bastante água e sabão.

Ao lavar com água, você consegue remover grande parte de alguma toxina que foi liberada e remover também os micro-organismos do local, evitando assim o agravamento da lesão e infecções ocasionadas por bactérias.

Gelo no local pode aliviar

Se a mordida do besouro ocasionar dor, então recomenda-se a utilização de uma compressa de água bem gelada ou até mesmo pedras de gelo. Isso aliviará a coceira causada pela mordida, e também reduzira bastante a sua dor.

O gelo é eficiente pois ocasiona a refrigeração das fibras nervosas da pele, causando um efeito anestesiante e contribuindo muito para a redução da dor. No entanto, vale lembrar que nunca se deve utilizar água quente, pois a alta temperatura promove a produção de histamina, que é responsável pela resposta alérgica do corpo.

Coçar não é recomendado

Ao ser mordido pelo besouro, pode ocorrer uma pequena reação alérgica com inchaço, vermelhidão e coceira. Por isso, deve-se cuidar do local. Uma das recomendações principais é não coçar o local em que foi mordido.

Uma vez que as nossas unhas podem conter muitas bactérias e outros micro-organismos que podem infeccionar o local e agravar os efeitos da mordida, deve-se evitar coçar o local. Além disso, ao coçar ocorre a liberação da histamina, que irrita as terminações nervosas e aumenta ainda mais o desejo de coçar o local.

Hidratante no local da picada

Como dito anteriormente, a mordida do besouro pode ocasionar coceira, mas não é recomendado coçar o local, evitando assim, causar efeitos graves ocasionados por infecção. Por isso, o recomendado ao ser mordido por um besouro é utilizar um creme hidratante no local da picada.

O hidratante auxilia no alívio da reação causada pela mordida e diminui a irritação no local da picada, pois o produto reduz a coceira e o desconforto na região da mordida. Além disso, o hidratante refresca e hidrata o local.

Besouros são capazes de morder

Besouro avermelhado

Como você viu neste artigo, os besouros são uma família de muitas espécies, e algumas delas são sim capazes de morder os seres humanos. Entretanto, apesar de que algumas espécies liberam toxinas e algumas pessoas possuem reações alérgicas a essas mordidas, nunca foi relatada a ocorrência de mortes resultantes da mordida dos besouros.

Por isso, como foi dito neste artigo, se você foi mordido por um besouro e teve reações leves, você pode seguir os cuidados como lavar com água, hidratar o local com um creme hidratante, não coçar para não infeccionar ainda mais o local e, em casos de dor, você pode utilizar pedras de gelo para aliviar os sintomas. Em casos de reações graves, você deve procurar por um médico, e seguir todas as orientações.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.