Saiba tudo antes de adotar um cachorro de porte pequeno
Os cães de pequeno porte são os que pesam até 10 quilos. Por serem pequenos são mais fáceis de transportar, e os remédios e outros cuidados também costumam ser mais acessíveis financeiramente. Por isso, muitas pessoas preferem adquirir um cachorro de porte pequeno.
Mas nada disso pressupõe que um cachorro de porte pequeno seja simples de cuidar. Eles precisam de tantos cuidados e educação quanto qualquer outro cão. Se você deseja ter um cão de pequeno porte, é importante aprender tudo sobre eles primeiro.
Quem quer adotar um cachorro e quer que seja um cão de porte pequeno, é importante se ater para em algumas características que asseguram que o pet não vai ultrapassar o tamanho esperado. Veremos aqui estas e diversas outras dicas sobre adoção de cães de porte pequeno.
Como saber o tamanho que o cachorro vai ficar
Existem algumas formas de descobrir qual o tamanho que o cachorro vai ficar, mesmo que ele ainda seja filhote. Para evitar uma surpresa depois de alguns meses com um cãozinho maior do que o esperado, veja agora o que observar no filhote.
■Observe o tamanho das patas
Os filhotes costumam ser levados para a casa do tutor entre os 45 dias e 2 meses de vida. Mas nessa fase, mesmo os cães de porte grande ainda são bem pequenos. Porém, observando o tamanho das patas, é possível determinar se o filhote ficará pequeno ou grande quando adulto. Basta observar se as patas são maiores em relação ao resto do corpo.
Se as patas forem desproporcionais em relação ao resto do corpo significa que ele deverá crescer bastante. Quanto a filhotes com patas proporcionais, significa que terão um tamanho médio ou que se encaixe no porte da raça. Já os filhotes com patas menores, deverão ter um porte pequeno ou até menor do que o esperado pela raça quando adultos.
■Faça o cálculo usando o peso e a idade
Para quem pretende fazer a adoção de um cachorro sem raça definida e prefere um cão pequeno, sempre existe o medo do pet ficar muito grande. Mas existe um cálculo que pode definir se o filhote por volta dos 3 ou 4 meses vai ficar grande ou pequeno.
Esse cálculo indica mais ou menos com quantos quilos ele deve ficar na fase adulta. Assim, o tutor saberá se será de porte pequeno, médio ou grande. Basta pegar o peso atual do cão e dividir pela sua idade em semanas. Depois, multiplique o resultado por 52, que se refere ao número de semanas em um ano. O resultado será o peso que o cão deverá ter na fase adulta.
■Faça um mapeamento genético
A empresa norte-americana DNA My Dog realiza testes de DNA em cães. Esse mapeamento genético custa em torno de R$300 reais e ajuda a determinar quais misturas de raça o cachorro teve. Facilitando assim a descoberta de qual tamanho o pet deverá ter na fase adulta. Além disso, ele indica quais possíveis doenças o filhote pode desenvolver ao longo da vida de acordo com a sua predisposição genética.
Dicas para saber se o cachorro terá porte pequeno
Existem outras formas de descobrir se o cachorro terá porte pequeno durante a fase adulta. Algumas dicas simples podem te ajudar durante o processo de adoção a determinar se o filhote terá o tamanho adequado para você.
■Pesquise o tamanho médio da raça
Se você pretende adotar um cão de raça, então é bem mais simples. Basta pesquisar o tamanho médio que a raça atinge. Com essas informações é muito mais fácil de determinar se o filhote terá porte pequeno, médio ou grande durante a fase adulta. Geralmente filhotes de cães de raça pura não apresentam muita diferença em relação ao tamanho padrão da raça.
■Observe o tamanho dos pais do cachorro
Outra coisa que é importante observar é o tamanho dos pais do cachorro. Nem sempre um cão com pai grande vai ser grande também. É importante saber o tamanho tanto do pai quanto da mãe, pois as duas genéticas fazem diferença no desenvolvimento e crescimento do filhote.
Se você tiver a oportunidade não deixe de visitar e conhecer o pai e a mãe do filhote. Saber o peso e altura deles também ajuda a determinar qual o tamanho do filhote quando adulto. Quanto mais você souber sobre a linhagem do filhote ou sobre filhotes de ninhadas anteriores dos pais, será mais fácil de saber se ele ficará pequeno.
■Faça acompanhamento do peso do filhote
Acompanhar o peso do filhote e a velocidade com que ele engorda também é uma forma eficiente de descobrir se o cachorro terá porte pequeno, médio ou grande na fase adulta. Cães de porte pequeno costumam atingir o tamanho que terão pelo resto da vida mais rápido. O cão de porte pequeno já tem mais da metade do peso que terá pelo resto da vida adulta com 6 meses de vida.
Vale a pena procurar um veterinário para os primeiros exames completos, que devem ser feitos sempre que se adquire um filhote, e perguntar ao profissional sobre a expectativa para o porte. Um profissional pode avaliar e dar uma estimativa baseada no acompanhamento do peso.
■Observe a flacidez da pele
Filhotes com muita pele flácida têm uma grande tendência a crescer muito. A pele sobrando é um espaço que o filhote tem para crescer, e os filhotes que ficarão menores não possuem a mesma flacidez, tendo uma pele mais colada ao corpo, sem sobras. Quem quer um cão de porte pequeno deve optar por filhotes com essa característica.
Dicas antes de adotar um cachorro de porte pequeno
Na hora de adotar um cão de porte pequeno é preciso saber algumas coisas. Muitas pessoas preferem os pequenos por acharem que vão ter menos trabalho. Porém, mesmo os pequenos precisam de cuidados importantes e o tutor precisa estar disposto a manter esses cuidados.
■Analise as características do cachorro antes de adotar
Nem sempre um cão pequeno é mais tranquilo de criar. Muitos cães de porte pequeno são grandes bagunceiros e podem ter muita energia. Um exemplo são cães como o Fox Terrier e o Jack Russel Terrier, que também precisam ser educados, como qualquer outro cão.
A dica é avaliar as características do filhote. Se ele é muito agitado ou se é mais tranquilo, se é um filhote disperso ou se presta mais atenção nos humanos. Essas características vão indicar se ele será um cão mais fácil de adestrar ou se será mais bagunceiro ao longo da vida.
■Veja se terá tempo para o cachorro
Antes de ter um cachorro é muito importante saber que cães, independentemente do tamanho, precisam de uma rotina. Eles precisam passear, brincar, ser adestrados e socializar. Então é muito importante que o tutor avalie se terá tempo para o cachorro.
Veja se o seu trabalho e a sua rotina podem incluir um cachorro. Você precisa ter tempo para pelo menos um passeio por dia e para brincadeiras e interação, além de cuidados com a saúde dele no dia a dia.
■Verifique se terá espaço adequado para o cachorro
Mesmo cães de pequeno porte precisam de espaço, embora possam sim viver em lugares pequenos quando fazem passeios adequados e frequentes. O ideal é que a casa ou apartamento sejam espaçosos o suficiente para o cão caminhar tranquilamente e até correr um pouco, já que eventualmente eles começam a brincar correndo pela casa.
Se você quer ter um cão, veja se tem espaço para uma caminha, vasilhas de água e comida, e se existe algum espaço reservado para ele fazer as necessidades. Não é indicado acostumar o cão a fazer as necessidades apenas na rua.
Ter um cão de porte pequeno é uma grande responsabilidade
Ser tutor de um animalzinho sempre é uma grande responsabilidade, independente de raça e tamanho. Se você quer um cachorro pequeno achando que será mais simples e menos trabalhoso, reavalie suas escolhas, e veja o quanto você está disposto a cuidar e se dedicar a um cachorro.
Mesmo sendo cães de pequeno porte, eles requerem cuidados importantes e muita atenção, sejam de saúde, lazer ou com o comportamento e a educação. Mas, ter um cãozinho de pequeno também é uma aventura bem divertida. E com certeza, podem ser a escolha mais adequada para tutores de primeira viagem. Uma dica importante é optar por raças mais calmas caso você não tenha muita experiência.
Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.