O que passarinho filhote come? Veja a lista e como alimentar!

O que passarinho filhote come? Veja a lista e como alimentar!

Saber o que o passarinho filhote come e como ele faz para se alimentar é algo que desperta a curiosidade das pessoas. Descubra isso agora nesse artigo.


Não sabe o que passarinho filhote come?

Passarinhos no ninho

Muitas pessoas já se depararam com passarinhos filhotes aparentemente abandonados e desnutridos pelas ruas ou na natureza e ficaram sem saber como proceder. De fato, alimentar esses pequenos e frágeis animais é sempre um desafio, que requer paciência, dedicação e informações especializadas. Afinal, de que comidas eles gostam? O que podem comer?

Neste artigo serão detalhados diversos aspectos relacionados à alimentação do passarinho filhote, mostrando como devemos dar a ele uma comida balanceada e que possa suprir todos os nutrientes de que necessita para que possa crescer e se desenvolver de maneira saudável e segura.

O que passarinho filhote come na natureza?

Agora apresentaremos informações importantes sobre alguns dos principais alimentos que os filhotes de algumas espécies costumam comer em seu ambiente natural. Será interessante notar como a mãe natureza é rica em possibilidades, provendo tudo que é necessário para manter o equilíbrio ecológico e a perpetuação dos seres vivos que nela habitam.

Insetos

Inseto em folha verde

Os pequenos filhotes consomem diferentes tipos de alimentos em seu habitat natural, entre eles vegetais, sementes e frutas. Embora nem todos os pássaros se alimentem deles, insetos normalmente são bons alimentos, pois se constituem em uma ótima fonte de energia e proteína ao conter aminoácidos, boas quantidades de ácidos monoinsaturados, poli-insaturados e graxos, sendo ainda ricos em vitaminas e minerais.

A maior parte das aves selvagens que costumam viver próximas dos seres humanos, como as andorinhas e os pardais, crescem comendo insetos menores que são trazidos por seus pais. O alimento que pode ser considerado ideal para os filhotinhos se encontra em campos e áreas livres de agrotóxicos e pesticidas, além de insetos cuja casca é mais mole e, portanto, mais fácil de serem mastigados e engolidos.

Frutas

Árvore carregada de frutas

Ainda que não seja uma regra, de uma forma geral quase todas as frutas atraem os pássaros, que apreciam consumir aquelas que são menores, de 0,5 a 3 cm de diâmetro, já que podem ser engolidas inteiras e de uma só vez, o que é ótimo para os filhotes.

Cada espécie tem seu gosto particular. A acerola atrai os sabiás e o abacate cai no gosto dos jacus e pica-paus. Já a amora é muito procurada pelos bem-te-vis, e a banana pelos tico-ticos. Todas essas frutas, no entanto, são apreciadas pelas saíras e sanhaços.

Sementes e grãos

Galho cheio de sementes

Na natureza, os pequenos “bebês” passarinhos costumam comer os mesmos alimentos que seus pais. As sementes e grãos fazem parte dessa dieta, sendo muito importantes na primeira semana de vida dos filhotes, já que nessa fase ocorre sua transição alimentar.

É a partir daí que eles passam para uma alimentação obtida a partir da matéria-prima dos grãos e cereais. Uma semente apreciada pelos filhotes de algumas espécies (Bicudo, Trinca-Ferro, Curió, entre outras) é a da perilla, uma erva da mesma família das mentas.

O que passarinho filhote come em casa?

Por conta de seu ágil metabolismo, as pequenas aves têm uma tendência a desenvolver hipoglicemia, que é uma queda brusca das taxas de açúcar no sangue. Sendo assim, o ideal é alimentá-las várias vezes ao dia. Mas, de que maneira? É disso que falaremos a partir de agora.

Papinha

Papinhas de passarinhos

São alimentos recomendados aos filhotes, porém devem ser administradas adequadamente e sempre que possível com a orientação de um veterinário. Podem ser naturais ou industrializadas e, quando bem balanceadas, contribuem para uma melhor digestão dos animais, o equilíbrio nutricional e instalação da flora intestinal benéfica.

Além disso, podem favorecer também a absorção de nutrientes, além de aumentar a resistência dos bichos a diferentes doenças. Devem ser servidas na temperatura adequada para não ocasionar queimaduras no papo do animal, ou causar dificuldades digestivas caso estejam muito frias.

Ovo cozido

Ovo cozido cortado ao meio

Esse alimento é extremamente importante no período reprodutivo dos pássaros, além de muito nutritivo para os filhotinhos que acabam de nascer. Por conta disso é regularmente utilizado por veterinários e criadores experientes, já que contém vitaminas importantes para as aves.

A casca também poderá ser utilizada como suplemento alimentar pelo seu alto teor de cálcio, sendo necessário apenas que seja limpa, moída e torrada, processos que podem ser feitos através do próprio liquidificador e do forno do fogão da sua casa.

Ração úmida

Passarinho ao lado de ração

Embora muitos criadores de pet considerem que dar a ração seca seja um processo menos trabalhoso, muitos outros destacam inúmeras vantagens de umedecê-la antes de dar aos filhotes. Esse procedimento faz com que o alimento seja aproveitado de forma muito mais integral, já que dificulta que as pequenas aves selecionem os grãos contidos na ração, além de favorecerem a deglutição e a digestão.

Uma dica: limpe e seque bem o comedouro diariamente com álcool pois os restos de ração umedecidos acumulados podem gerar fungos perigosos para as aves.

Fígado cru

Figado cortado em cubos

Sendo os filhotinhos indivíduos em crescimento, a proteína contida nas carnes em geral é de grande importância para as espécies que consomem esse tipo de alimento nessa fase, já que algumas aves são insetívoras, ou seja, comem insetos e até mesmo determinadas espécies de artrópodes (centopéias, aranhas, entre outros).

Nesse último caso, embora o consumo de fígado seja possível, a grande preocupação deve ser o balanceamento das quantidades que serão dadas ao filhote, sobretudo para que não haja desequilíbrio dos teores de cálcio e fósforo, elementos nutricionais importantes. No entanto, caso se opte por alimentar os pequenos pássaros com fígado, é preciso saber a procedência sanitária do alimento e evitar que ele seja servido cru, certificando-se que a carne esteja livre de parasitas.

Como alimentar um passarinho filhote

Passarinho em mãos humanas

Seja na natureza ou no nosso lar, dar comida a um filhote de passarinho é uma tarefa que requer alguns cuidados e conhecimento, já que os pequenos animais estão em uma fase muito sensível da vida. Saiba como proceder caso se depare com um deles ou crie um desses fascinantes seres vivos.

Quantidade e frequência da comida

Os passarinhos filhotes têm grandes exigências quando o assunto é alimentação e podem comer a cada 10 a 20 minutos, com variações de acordo com sua espécie e idade. Tudo isso para que possam ter atendidas as suas necessidades nutricionais e cresçam de forma saudável.

No entanto, alimentar esses animaizinhos em casa e longe seu ambiente natural a fim de suprir essa grande demanda alimentar requer dedicação e conhecimento do assunto, sendo recomendado que seja feito por pessoas habilitadas e com equipamentos adequados.

Cuidados com a ingestão de água

Tenha muito cuidado e evite dar água para os filhotes de passarinho. Isso previne contra afogamentos e engasgos. Além disso, tanto a papinha quanto a maior parte dos alimentos e suplementos que eles consomem diariamente possuem já toda a hidratação de que necessitam.

Lembre-se também que muitas vezes esses filhotes têm suas necessidades alimentares muito diferentes das aves que já atingiram a fase adulta.

Uso de objetos adequados

Essa é uma questão que dever ser muito bem compreendida por todas as pessoas que gostam dos pássaros e ou têm algum deles sob sua responsabilidade. Quando vamos alimentar um flhote, devemos manuseá-lo o mínimo possível a fim de evitar ao máximo os riscos de ferir ou estressar o bichinho.

Além disso, é necessário lançar mão de utensílios e objetos próprios para esse fim. Uma boa sugestão é utilizar uma seringa ao dar o alimento, aguardando sempre que o filhote termine de mastigar e deglutir a comida antes de dar um pouco mais.

Transição alimentar

Acontece quando se precisa fazer a troca de alimentação dos filhotes. Ela deve ser feita sempre que haverá alguma mudança na forma de oferecer os alimentos, seja por intermédio da oferta daqueles que são mais frescos ou da troca de mistura de sementes para a ração extrusada (com mistura dos ingredientes que serão aquecidos em temperatura altas).

A transição deverá acontecer gradualmente, por ao menos 15 dias, misturando os dois tipos de alimento por etapas, possibilitando aos filhotes pássaros se acostumarem com a nova dieta.

Alimentos que não são bons para passarinho

No meio de tantas comidas que temos em casa ou são oferecidas nos mercados e lojas especializadas em animais, como saber quais os alimentos que podemos ou não dar aos passarinhos? Saiba agora!

Pão

Pães em mesa

Definitivamente, pães e produtos oriundos de processos de panificação não são bons para alimentar o passarinho filhote, pois são normalmente indigestos. Embora seja feito a partir do trigo, em sua composição o pão contém produtos e substâncias que podem causar problemas de saúde nesses animais.

Entre os males que podem ser causados aos filhotes ao ingerir pão e derivados estão a obesidade e a perda progressiva de penas, além de problemas de pele.

Alpiste inteiro

Vasilha com alpiste

O alpiste é um grão muito utilizado na alimentação de pássaros filhotes em geral, já que possui 6,4% de gordura, 49% de carboidratos, 16,6% de proteína, possui altos teores de vitamina E e B1, além de atuar na redução do colesterol e dos riscos de doenças coronárias.

Entretanto, recomenda-se não o utilizar inteiro, a fim de se evitar diversos problemas digestivos e de saúde nos filhotes, principalmente nos de trinca-ferro e canários, que apreciam esse tipo de alimento.

Leite

Garrafas de leite

Já é bastante conhecida a importância do leite tanto na alimentação de seres humanos quanto dos animais de uma forma geral. Entretanto, é preciso que se respeite e tenha atenção em relação às características e especificidades de cada espécie.

Por não serem mamíferos, o leite não está incluindo na dieta básica natural dos pássaros. Isso vale tanto para os indivíduos adultos quanto para os seus respectivos filhotes. Sendo assim, o leite não deve fazer parte do cardápio desses animais.

Restos de comida da cozinha

Pessoa jogando resto de comida no lixo

É preciso evitar a tentação de dar restos da comida que consumimos em casa para os pequenos filhotes, que têm um organismo ainda muito sensível. Lembre-se de algumas dicas importantes, como dar comidinhas de textura mais esponjosa, servidas em temperatura ambiente e nunca excessivamente aquecidas ou resfriadas.

Além disso, procure oferecer alimentos em pequenos pedaços e que sejam proporcionais ao tamanho diminuto dos bichinhos.

Alimentar é amar e conhecer

Passarinho em mãos humanas

Nesse artigo foi possível perceber que, tanto quanto amar os filhotinhos que estão sob os nossos cuidados, é preciso também adquirir conhecimento sobre técnicas, dicas e informações sobre cada tipo de animal ou espécie a ser alimentada. Foi possível “viajar” um pouco no universo desses bichinhos, adquirindo saberes sobre fontes e ciclos alimentares das pequenas aves, técnicas de nutrição e que objetos e apetrechos utilizar.

Além do mais, foi possível conhecer qual a temperatura adequada na hora de servir, combinação de cardápios, bem como saber o momento e a idade correta para a transição alimentar desses adoráveis seres vivos, que necessitam de muitos cuidados especiais até atingirem a fase adulta.

Autor deste artigo

Sou jornalista, guia de turismo e cientista ambiental, com mestrado em ecoturismo e conservação. Além disso, sou observador e fotógrafo amador de pássaros, apaixonado pelo mar e pela natureza.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.