Você sabe quanto tempo vive um carrapato? Veja fases de vida e mais!

Você sabe quanto tempo vive um carrapato? Veja fases de vida e mais!

Você conhece o carrapato? Saiba tudo sobre o seu tempo de vida, além de conhecer outras informações sobre esse parasita.


Descubra quanto tempo vive um carrapato!

Carrapato na folha

Quem nunca visitou uma fazenda e voltou com as pernas coçando? Um dos maiores responsáveis por esse desconforto é o carrapato. Um parasita que vive sugando o sangue de seu hospedeiro e procriando de forma acelerada, principalmente em regiões de muita vegetação. É um animal resistente que pode sobreviver em condições extremas.

Geralmente são encontrados em áreas de pastagens, independente da variação climática existente. É um parasita muito forte que resiste muito tempo sem se alimentar. Descubra aqui quanto tempo o carrapato consegue sobreviver sem consumir seu alimento e muito mais informações que te ajudarão a conhecer melhor esse parasita. Boa leitura!

Quanto tempo vive um carrapato?

Dois carrapatos

Aqui você vai descobrir quanto tempo vive um carrapato e como ele se reproduz. Além disso, entender como funciona o ciclo de vida desse parasita e quais são as influências naturais que podem fazer com que seu ciclo possa ser maior ou menor.

Entenda o ciclo de vida dos carrapatos

A fêmea é a que vive em um hospedeiro. Ela se alimenta por alguns dias, em seguida retorna ao seu ambiente para fazer o depósito dos ovos e morrer. Os ovos se tornam larvas de seis patas que tem como objetivo procurar o seu primeiro hospedeiro para se alimentar por 2 a 3 dias.

Depois de se alimentarem, as larvas voltam ao seu ambiente em forma de ninfas, já possuindo 8 patas. Em seguida, retornam ao hospedeiro e se alimentam de 4 a 6 dias.

Depois dessas fases, ele regressam ao ambiente para se transformarem em carrapatos adultos. As fêmeas adultas se alimentam de 5 a 14 dias em animais como cães, bois e gatos, reiniciando o ciclo de vida.

Reprodução dos carrapatos

Geralmente os carrapatos adultos se acasalam quando estão no mesmo hospedeiro onde se alimentam. Após se acasalarem, a fêmea deposita os ovos que eclodem de 20 a 60 dias, após serem colocados no ambiente fora do hospedeiro. Os machos adultos morrem após o acasalamento e as fêmeas também após a postura que pode chegar a 5.000 ovos.

O ambiente de vida do carrapato, fora do hospedeiro, são áreas de vegetação como as pastagens. Mas podem escolher rachaduras no solo ou paredes, principalmente se houver algum animal que possa ser o hospedeiro por perto. É uma espécie que pode procriar de forma alarmante, em um espaço de tempo muito curto, mas com muitos descendentes.

Do que depende a sobrevivência do carrapato?

Os carrapatos são parasitas muito resistentes, necessitando de muito pouco para sua sobrevivência. Desde os primeiros dias de vida após a eclosão dos ovos o carrapato necessita de boas condições de temperatura e umidade para viver fora do hospedeiro. Mas isso não é o suficiente para o carrapato viver.

É necessário que se agarre em um hospedeiro para se alimentar de seu sangue. Esse sangue é totalmente necessário para que ele conclua todas as fases de seu ciclo de vida.

Fases de vida do carrapato

Carrapato na folha

Descubra quais são as fases do ciclo de vida do carrapato e quanto tempo pode durar cada uma delas. Veja em detalhes o que pode interferir no desenvolvimento do carrapato em cada fase, além de descobrir qual é a mais incômoda para o hospedeiro.

Larvas

Depois da eclosão dos ovos, que pode levar até 60 dias, surgem as larvas. Elas permanecem no lugar onde nasceram por 2 ou 3 dias, até subirem nos talos de uma planta mais próxima. Elas permanecem nesse talo em grupos de muitos indivíduos, com o intuito de encontrar o seu primeiro hospedeiro. Nesse momento inicia-se o primeiro ciclo parasitário do carrapato.

Ninfas

A permanência da fase de vida livre do carrapato vai depender muito das condições de temperatura e umidade do ambiente e do sangue do hospedeiro. É na fase de ninfa que os carrapatos concentram seu maior desenvolvimento.

É quando ninfa que o carrapato vai desenvolver seus órgão reprodutores, além de terminar sua formação corporal possuindo as oito patas. Ao voltar para seu ambiente natural fora do hospedeiro, seu desenvolvimento estará completo, passando à fase adulta.

Carrapatos adultos

Ao se fixarem ao primeiro hospedeiro, os carrapatos estão ainda em sua forma larval. Após uma segunda etapa de alimentação chegam a serem ninfas. Ao se fixarem pela terceira vez no hospedeiro esses pequeninos se alimentam com sangue e restos de tecidos mortos.

Ao se desenvolverem, chegam a sua fase de machos e fêmeas adultos, chegando a hora de se acasalarem. Os machos podem ficar mais tempo grudados no hospedeiro acasalando com fêmeas mais jovens, até chegar a hora de morrerem.

Tempo de vida do carrapato adulto

O tempo de vida do carrapato adulto vai depender de alguns fatores. As condições ambientais quando estão fora do hospedeiro, o tempo de alimentação e quanto tempo estarão disponíveis para reprodução, principalmente para os machos, são alguns deles. Esse tempo pode variar de algumas semanas até vários meses, podendo chegar até três anos.

Mais informações sobre a vida dos carrapatos

Carrapato na pele

Aqui você vai saber quanto tempo os carrapatos vivem fora de seu hospedeiro e quais são as doenças que podem ser transmitidas por esses parasitas. Além disso, descubra como interromper o ciclo de vida do carrapato.

Quanto tempo o carrapato vive fora do hospedeiro

Para essa questão, temos que levar em consideração qual etapa do ciclo de vida o carrapato está. Um carrapato pode viver fora de seu hospedeiro por um período bastante longo. Em seu estágio larval, eles podem viver no ambiente sem se alimentar por cerca de 8 meses. Já as ninfas e os carrapatos adultos conseguem viver sem um hospedeiro por um período de até 1 ano.

Resistência do carrapato

Os carrapatos são animais muito resistentes como seres vivos, se levarmos em consideração apenas sua vida natural. Vive sem alimento por um longo período de tempo e se alimenta apenas do sangue do hospedeiro. Mas sua resistência vai além do natural. O carrapato é um parasita que resiste muito bem ao carrapaticida.

Devido a mutações genéticas naturais o carrapato desenvolve resistência ao elemento químico que seus antepassados foram expostos. Isto explica o motivo dele ser tão comum na natureza. Atualmente não existe uma ideia de como erradicar o parasita.

Como interromper infestação de carrapatos

Mais importante do que interromper o ciclo de vida do carrapato no hospedeiro é concentrar as forças na sua eliminação. segue abaixo algumas dicas:

• Mesmo sendo difícil evitar que seu animal transite pelo ambiente, evite as áreas onde os carrapatos podem se concentrar.

• Faça sempre a desparasitação, mantendo em dia a aplicação correta de substâncias adequadas.

• Sempre que retornar de algum passeio com seu animal, redobre a verificação de carrapatos em seu pelo. Caso ache algum, retire do animal, coloque em um recipiente com álcool e queime-o.

• Para extrair o carrapato de seu animal, existem ferramentas especiais disponíveis em pet shops, que facilitam arrancar o parasita junto com a cabeça. Evite arrancá-los usando apenas as mãos.

• Quando for possível, é aconselhável desinfetar e fumigar as instalações onde vive seu animal.

Os carrapatos tem um ciclo de vida bastante curioso

Carrapato no cachorro

Aqui você pôde descobrir como os carrapatos vivem e quais são as fases de seu ciclo de vida. Vimos que em todas as etapas, desde a larva, até a fase adulta, o carrapato se alimenta do sangue do hospedeiro e depois retorna ao seu ambiente, podendo ficar ali por muito tempo, sem se alimentar.

Agora você já sabe que ao chegar na fase adulta, tanto a fêmea quanto o macho, tem o fim de seu ciclo de vida após a reprodução. A fêmea morre após a postura dos ovos e o macho após o acasalamento. Lembre-se que o macho pode acasalar com mais de uma fêmea e que ela pode colocar cerca de 5.000 ovos por postura, o que pode se tornar, facilmente, uma infestação, devido à sua resistência.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.