Cachorro pode comer ração de gato? Descubra se o alimento é seguro!

Cachorro pode comer ração de gato? Descubra se o alimento é seguro!

Será que cães podem comer ração de gato? Venha entender as diferenças entre a comida dos cães e gatos e descobrir quais os riscos de uma alimentação inadequada.


Será que o cachorro pode comer ração de gato?

cachorro e gato comendo ração

Quem tem cães e gatos costuma se perguntar se é possível alimentar o cão com a ração de gato ou o contrário. Mas existe um motivo muito importante para existirem rações específicas para cães e para gatos! É sempre importante ter como prioridade a saúde, segurança e bem-estar dos nossos pets. Uma alimentação saudável e adequada para as necessidades nutricionais da espécie faz parte desses cuidados.

Entenda, neste artigo, os motivos de a ração de gato não ser a melhor escolha para o seu cachorro. Saiba quais são as atitudes que você deve tomar em relação à alimentação do seu cão. Vamos lá?

Pode dar ração de gato ao cachorro?

cachorro e gato comendo ração

A verdade é que ração de gato não é a melhor escolha para a alimentar seu cachorro. Cães precisam de uma alimentação um pouco mais específica para atingir as devidas necessidades nutricionais. Entenda melhor os motivos.

A ração do cachorro pode ser substituída pela do gato?

A ração de cachorro não pode ser substituída pela de gato. Isso ocorre, pois a alimentação felina é muito mais rica em proteína animal, além de possuir mais gordura do que a alimentação que os cães precisam. Enquanto isso, os cães são onívoros e precisam de outros alimentos além de carne. Por outro lado, a maior parte da alimentação dos gatos é baseada em carne e vísceras.

Então, um cão que come ração de gato, a longo prazo, com certeza vai ter problemas de saúde por conta dessa alimentação inadequada e do desbalanceamento de nutrientes.

Pode misturar a ração de gato com a do cachorro?

Também não é uma boa ideia. Como já foi dito, a alimentação de cães e gatos precisa ser diferente, pois eles possuem necessidades nutricionais diferentes. Assim, misturar as duas rações não é eficiente para alimentar corretamente o seu cachorro. Esse tipo de ajuste talvez seja mais econômico para tutores de cães e gatos, mas pode causar problemas como obesidade, por exemplo.

Além disso, a economia que esse tipo de alimentação apresenta hoje vai custar caro posteriormente, quando o cão precisar passar por um tratamento de saúde para cuidar dos problemas causados pela alimentação inadequada. Por isso, seja consciente!

O cachorro pode comer ração de gato de vez em quando?

Caso o cão consuma ração para gatos eventualmente, ele não vai sofrer danos grandes ou imediatos. Mas, ainda assim, é importante evitar esse tipo de atitude. Em alguns casos, como ao resgatar um cão e ter apenas comida de gato em casa, essa escolha pode parecer a única saída.

Mas, em uma situação dessas, sem ração para cães em casa ou sem ter a possibilidade de comprá-la, a dica é preparar uma alimentação natural saudável. O preparo da alimentação natural para cães é rápido e pode ser feito com alimentos que a maioria das pessoas tem em casa, como arroz, cenoura e ovo. Tudo sem tempero! Mas lembre-se, ao resgatar um animal abandonado, sempre o leve ao veterinário assim que possível.

Posso oferecer a ração de gato como petisco?

Existem petiscos naturais e industrializados feitos especificamente para os cães. O mais indicado é procurar por esse tipo de petisco para o seu cachorro. Não use as rações de gato como petisco. Você pode optar, também, por comprar biscoitos para cães ou fazer você mesmo em casa com comida natural e ingredientes adequados para os cães.

Outra boa opção de petisco para cães são alimentos naturais que não precisam ser preparados. Frutas (sem as sementes), como maçã, melancia, mamão e banana podem ser oferecidos como petiscos. Pedaços de cenoura e vagem cruas também podem ser oferecidos como petisco natural.

Qual a diferença entre a ração de gato e cachorro?

A alimentação felina é baseada em sua maioria de gordura e proteína, sendo composta de apenas 15% de vegetais, e o restante de carne e vísceras. A dos cães é composta de 25% de vegetais, e o restante de proteína e carboidratos.

Embora os gatos possam comer vegetais, o organismo deles não está preparado para lidar com esses alimentos como os dos cachorros. Já os cães precisam de vegetais na sua alimentação como complemento. Por isso, as rações de cães e gatos são tão diferentes, uma vez que cada uma delas é pensada minuciosamente para o organismo e as necessidades de uma espécie diferente.

Riscos de dar ração de gato para o cachorro

cachorro e gato comendo ração

Existem alguns riscos para a saúde do cachorro caso ele seja alimentado com ração para gatos. Esses riscos se agravam quando o pet é alimentado com a ração errada a longo prazo. Conheça os riscos de oferecer alimento de gato para cachorro:

Deficiência nutricional no cachorro

Os cães precisam de nutrientes presentes em vegetais. Além disso, alimentos como batata-doce e outros tubérculos são ricos em nutrientes para os cães. Esses alimentos não estão presentes na ração para gatos. Portanto um cachorro alimentado com comida para gato vai apresentar deficiência nutricional. Em um hemograma de rotina será possível ver esse problema.

A deficiência nutricional nos cães pode afetar o sistema imunológico, diminuindo a imunidade. E abrindo portas para outras doenças. Principalmente se o cão não tiver as vacinas em dia. A melhor e principal forma de manter um cão saudável é oferecendo-lhe alimentação adequada para a espécie.

Doenças a longo prazo no cachorro

Alimentar um cão com ração para gato a longo prazo pode causar problemas sérios. A alimentação para gatos contém em torno de 5% a mais de gorduras do que a alimentação dos cães. Por isso, o risco de obesidade é alto a longo prazo.

Outras doenças também podem aparecer em cães que comem ração para gatos, como hepatite, pancreatite e problemas renais e do fígado. Muitas vezes o tutor alimenta o cão com a ração correta, mas o pet rouba um pouquinho de comida do gato da casa eventualmente. Isso já é suficiente para trazer problemas no futuro.

Ingestão de nutrientes inapropriados

Além da deficiência nutricional, o cão que come ração para gatos também está sujeito a ingerir nutrientes que não precisa. Isso pode causar problemas digestivos. A alta absorção de proteína animal também causa problemas renais e no fígado.

O cão estará consumindo nutrientes abundantemente, os quais seu organismo não está preparado para lidar, enquanto sofre com a falta daqueles que realmente precisa. Então, a ingestão excessiva de nutrientes inadequados é tão problemática quanto a deficiência de nutrientes necessários.

Desequilíbrio de vitaminas e minerais

Enquanto os gatos precisam de vitamina A, E e B2, os cães precisam de cálcio e das vitaminas A, E, C, D, K e das vitaminas do complexo B. Sendo assim, o cão que é alimentado com ração para gatos vai sofrer com deficiência de vitaminas e minerais.

Em suma, as necessidades em relação às vitaminas e minerais dos gatos são amplamente diferentes do que dos caninos. E a ração para gatos não contém essas vitaminas e minerais que os gatos não precisam, mas os cães sim. A vitamina K, por exemplo, é anti-hemorrágica e ajuda na coagulação sanguínea. Um cão que não ingere ela pode apresentar problemas na saúde dos vasos sanguíneos!

Como evitar que o seu cachorro coma a ração de gato

cachorro e gato comendo ração

Agora que você conhece os motivos pelos quais o cachorro não pode comer a ração de gato. É hora de aprender como evitar que o seu cachorro com acidentalmente a ração do seu gato. Afinal, a maioria dos cães não consegue evitar quando vê qualquer comidinha ao alcance dele. Acompanhe:

Use tigelas diferentes para servir a comida

Evite usar a mesma tigela para servir a alimentação do cão e do gato. Cada pet deve ter a sua a vasilha de água e de comida. Mesmo eles não se importando em dividir, muitas vezes o cheiro da alimentação do gato pode ficar na tigela e isso faz o gato se sentir ainda mais impelido a tentar comer a ração do gato. Ou seja, usar vasilhas diferentes é um ótimo artifício!

Sirva a comida em horários diferentes

Cães e gatos que vivem juntos podem comer em horários diferentes para evitar que um roube um pouco de comida do outro. Pode parecer engraçado e fofo quando vemos um pet roubando a comida do outro, mas fique atento, pois os riscos para a saúde são altos. Então, pode ser mais fácil de controlar oferecendo o alimento de cada um em horários diferentes.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, gatos não precisam de comida à disposição o tempo todo. Na verdade, é até mais saudável que o gato coma apenas no horário separado para essa atividade. Dessa forma, também fica mais fácil para evitar que o cachorro roube a comida do gato.

Procure servir a comida em locais separados

Provavelmente essa é a forma mais eficaz de evitar que o cachorro coma a ração do gato. Tenha um espaço para o gato comer e um separado para o cachorro. Se você prefere deixar comida à disposição para o gato o dia todo, coloque em um local de fácil acesso para o gato, mas que o cão não consegue entrar.

Manejar o espaço de forma que um não consiga comer a comida do outro é uma atitude simples e que vai fazer uma diferença enorme positivamente na saúde do seu cachorro.

Ensine seu cachorro a não comer a comida do gato

Outra forma de evitar que o cachorro coma o alimento do gato é ensinando o cão a não comer aquela comida. Existe, também, a possibilidade de ensinar isso você mesmo em casa. Caso seu cão já tenha algum adestramento e aprenda comandos rápido será ainda mais rápido e fácil ensiná-lo a não comer a comida do gato.

Se o seu cachorro é do tipo que não resiste a comer algo que esteja ao alcance dele, ou caso você não tenha adestrado ele e não se sinta seguro a fazer isso sozinho, você pode optar pedir pela ajuda de um adestrador profissional.

Evite ao máximo deixar seu cachorro comer ração de gato!

cachorro e gato comendo ração

A ração de gato não é segura para a saúde do seu cachorro, então, a conclusão é que você nunca deve oferecer comida de gato para cachorro. E, se esse for o único alimento para pet que você tem em casa, é importante comprar uma ração específica para cães ou preparar algo natural e seguro para o cachorro.

Algumas pessoas podem imaginar ser melhor alimentar o cachorro com o que tem, mesmo que seja ração de gato. Entretanto, o risco para a saúde do cão não vale a pena! Então, a dica é ser criativo e pensar em uma forma de oferecer um alimento adequado para o cachorro.

No caso de cães de rua que você queira ajudar, é importante pensar que a saúde desse animal já pode estar muito debilitada, de modo que a ração para gato pode agravar algum problema de saúde que ele já tenha. Então, é bem melhor que você compre ração de cachorro ou ofereça um alimento natural adequado para o cãozinho!

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.