Como fazer o cachorro parar de morder: veja dicas importantes!

Como fazer o cachorro parar de morder: veja dicas importantes!

Caso o seu cão, filhote ou adulto, possua o hábito de morder, este artigo esclarecerá as dúvidas quanto aos motivos. Além disso, te ensinará a fazê-lo parar!


Descubra como fazer seu cachorro parar de morder!

Cachorro mordendo dono

Os cachorros nascem sem dentes e, com o tempo, 28 dentes de leite se desenvolvem. Durante o crescimento desses dentinhos, a gengiva do cachorro coça bastante, assim como a nossa, quando éramos bebês. Esses 28 dentes provisórios, no futuro, serão trocados por 42 permanentes.

Quando os dentes estão despontando, os cãezinhos correm atrás de qualquer coisa para morder de modo a aliviar esse incômodo. Essa transição pode ser encarada de várias formas pelos cachorros. Por exemplo, pode levá-los a morder apenas para aliviar a coceira, para brincar ou para aliviar o estresse. No mais, pode ser que eles sintam tanto medo que sua reação de defesa seja uma mordida forte!

Como existem várias razões para que os cachorros mordam, neste artigo iremos mostrar algumas delas e ofereceremos dicas valiosas para ajudá-lo a fazer seu cãozinho parar de morder as coisas erradas! Confira a seguir todas as informações!

Por que o meu cachorro morde tanto?

Cachorro mordendo dono

De modo geral, alguns cães possuem o costume de morder seus donos, principalmente quando querem brincar e interagir. Ainda assim, você fica se questionando o porquê de seu cachorro estar sempre te mordendo. Veja abaixo o que pode ser:

Eles mordem na intenção de brincar!

Quando filhotes, os cachorros adoram conhecer o novo território e todos os objetos à sua frente. Com isso, cheiram, mastigam e investigam o que estiver ao alcance. Eles nascem pequeninos e são tão fofos que não há um ser humano que resista a tentação de agarrá-los e de puxá-los para brincadeira o tempo todo.

Nessa empolgação, a forma que os cachorros têm de demonstrar que querem começar uma brincadeira, continuar brincando com você ou até mesmo te pedir um tempo para descanso costuma ser a mesma. Ela se traduz no pet te dando pequenas mordidas para você entender que eles querem brincar.

Uma das formas que seu cachorro tem de interagir com você é te mordiscar. Isso significa que o cão te dará pequenas mordidas nos dedos das mãos ou dos pés, convidando-o para a diversão e para brincadeiras.

Por falta de treinamento adequado!

Mesmo quando filhotes, os cãezinhos podem morder bastante. Isso acontece, porque eles não foram adestrados para entender que há o momento de cessar a brincadeira. Se, ao receber uma mordida do seu cachorro, você sair em silêncio, mostrando que o que ele fez não está certo, é bem capaz de ele começar a entender que morder não é tão legal assim.

Outra alternativa é você falar-lhe "não" de forma bem firme, a fim de mostrar que não gostou do comportamento dele. É muito importante que, desde filhote, os cachorros sejam educados e treinados para entenderem que o número de mordidas também precisa ser limitado.

O estresse pode fazer o cachorro morder!

Ao notar que seu cachorro tem tido latidos excessivos, hiperventilação, comportamento destrutivo, lambedura das patas, queda de pelos e falta de apetite, fique atento! Se, junto a isso, ainda acrescentarmos uma mordida, o aviso que está sendo dado é: "Humano, estou estressado!".

Assim como as pessoas, os cachorros também sofrem de estresse. Respeitar rotinas e entender que seu cão é membro da família e que ele também sofre com escolhas que você faz ajuda muito a deixá-lo mais calmo.

Alguns outros motivos também podem deixá-lo desconfortável e estressado, gerando uma bela mordida como consequência. Dentre os motivos, podemos citar alguns, tais quais: o pet não está gastando sua energia, não se adaptou aos novos pets da casa, caso você tenha adotado, ou o cão anda ficando muito tempo sozinho e não recebe a atenção que tanto pede.

Pode morder se estiver com dor ou medo!

Você e seu cachorro estão passeando e, de repente, ele começa a mancar. Quando você percebe, vê uma daquelas formigas de cabeça bem grande entre suas patas. Ao tentar arrancá-la, seu cachorro lhe retribui o favor com uma mordida.

Você deve se perguntar: "Mas por quê, se estou ajudando meu pet"? Isso acontece porque seu cãozinho está com dor devido à picada da formiga. Em situações de medo ou de dor, a reação de defesa de um cão é a mordida, a forma que ele diz: "Não chegue perto.".

Como fazer o meu cachorro parar de morder?

Cachorro mordendo dono

Você está brincando com seu cachorro e, quando você menos espera, ele te apresenta seus dentes afiados e te morde. Se você não sabe como fazê-lo parar com isso, não se desespere. Continue lendo, porque aqui vamos te mostrar como lidar com essa situação.

Saiba distinguir brincadeira de agressividade

No meio da brincadeira, se seu cachorro está com o corpo relaxado e todo solto, então provavelmente ele está brincando de morder você. Agora, se de repente, seu cachorro franziu o focinho e puxou os lábios para te mostrar os dentes, prepare-se: a brincadeira se tornou algo mais sério e a mordida será para valer.

A mordida, quando é agressiva, possui mais força, é maior e mais rápida. E, nesse caso, vale a pena procurar um treinamento profissional para ajudar seu cão a se reeducar. Quando não passa de brincadeiras, você percebe que seu cachorro não tenta "agarrar" o seu pé. Ele fica mordiscando você com mordidinhas leves.

Ensinar como inibir a mordida desde filhote pode ajudar

Desde pequeno, é importante que você ensine o seu cachorro a não morder pessoas. Entre os cachorros, as mordidas fazem parte da diversão e, ao se machucar, um deles solta um grito agudo, de modo que fica fácil para o tutor identificar o que é brincadeira e o que não é entre seus pets. Então, sabemos que morder é natural do cachorro.

Também sabemos que podemos ensiná-los desde pequenos que a pele humana possui uma sensibilidade diferente da pele de cachorro e que, ao morder seu tutor, ele pode acabar te machucando por não saber dosar a intensidade de sua mordida. Assim, se, ao brincar, ele te morder, te machucar e você soltar um "não" bem firme, ele irá entender que algo não está certo. Mas, esses ensinamentos precisam ser passados ao cachorro quando filhote.

Mostre-lhe que morder enquanto brinca é errado

Agora, se você gosta de brincar e não gosta das mordidas, mostre ao seu cachorro que isso te incomoda. E, para isso, você não precisa pensar em punições físicas. A dica é sair de perto dele quando ele te morder, mostrando sua insatisfação.

Assim que você receber uma mordida, vire de costas e fique em silêncio. Essa sua atitude irá criar uma interrogação na cabeça de seu cão e o fará enxergar que morder não te agrada.

Ofereça brinquedos que ele pode morder

Uma ótima alternativa para mostrar ao seu cão que você não gosta de ficar com as marcas de dentes nos braços, é oferecer brinquedos moles que ele possa mastigar. Os brinquedos podem ser: ossos de plástico, galinhas que fazem barulho, bolinhas ou brinquedos para roer. São muitas as opções. Essa alternativa é ótima para educar o cachorro a não morder móveis, chinelos, canetas ou outros objetos que encontram pela casa.

Portanto, sempre que você ver seu cachorro com a "boca na botija", ofereça-lhe um brinquedo mastigável e o ensine-o que apenas o brinquedo pode servir como "vítima" de seus dentes afiados. Com o passar do tempo, ele aprenderá.

Dicas e cuidados extras para fazer o seu cachorro parar de morder

Cachorro mordendo dono

Bater não é uma resposta para demostrar ao pet que você está insatisfeito com um comportamento. Sendo assim, oferecemos, a seguir, dicas de como educar seu cãozinho sem precisar ser agressivo com ele! Confira:

Atenda às necessidades fisiológicas do seu cachorro

Ao acordar pela manhã, você deve despertar com bastante fome, não é? Com seu cachorro, não é diferente. Ele precisa comer e beber. Ao acordar, não espere ele te chamar por mordiscadas. Deixe sempre água e comida fresca. Assim, possivelmente ele se tornará cada vez menos estressado, deixando de lado comportamentos agressivos e mordidas.

Aplique punições sempre que for mordido por ele

Sempre que seu cachorro te morder, avise-o que isso não está correto. Você pode fazer isso colocando-o de castigo em um cantinho, ou então virando-se de costas para ele, e até mesmo, falar firmemente o famoso "não". Essas punições costumam funcionar como ótimas alternativas para educar os cães. E claro, não agrida o cão fisicamente, pois isso pode traumatizar seu pet.

Jamais bata ou seja agressivo com o seu cachorro

Maus-tratos, além de representarem algo abominável, podem resultar em cadeia. Por isso, em hipótese alguma bata em seu cachorro. A punição não deve ser física nem psicológica. Você pode puni-lo, colocando-o num cercado por um período limitado de tempo mostrando que ele não se comportou bem, ou pode ser firme com a palavra "não", ou simplesmente deixá-lo pensar.

Se você observar que seu cachorro não está sendo obediente e que ele continua insistindo em atitudes mal-educadas, procure um treinamento especializado, mas não bata nem seja agressivo com ele.

Educar o cachorro é a principal dica para o cão parar de morder!

cão ganhando carinho

Dito tudo isso, vimos, ao longo do artigo, que cachorros precisam aliviar a coceira de suas gengivas durante seu crescimento e a substituição dos dentes de leite por dentes permanentes. Para ajudá-los nessa empreitada, a dica é sempre oferecer brinquedos mastigáveis, ensiná-los a inibir a mordida quando necessário e atender a demanda de energia que ele precisa com atividades e passeios ao ar livre.

E, se você prefere que nem de brincadeiras, as mordidas podem estar presentes no comportamento do seu cachorro, eduque-o desde o nascimento para isso. Se você aceita as mordidas como pequenas brincadeiras, ensiná-lo desde pequeno que todas as brincadeiras têm limite é o ideal para que o cachorro entenda que morder é uma atitude que incomoda seu tutor quando usada de forma excessiva.

No mais, conheça bem o seu cão para interpretar o que ele quer te falar com a mordida que está sendo dada. Cães também têm sentimentos e podem se chatear, portanto, tenha em mente que ele é membro de sua família e saiba como compartilhar as novidades com ele também.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.