Curiosidades sobre o polvo: descubra 14 fatos incríveis

Curiosidades sobre o polvo: descubra 14 fatos incríveis

Quer conhecer curiosidades sobre o polvo? Descubra mais sobre a sua anatomia, comportamento e características incríveis!


As curiosidades sobre o polvo vão te impressionar

Polvo no mar

O ambiente marinho possui uma enorme biodiversidade, com diferentes espécies que compõem o fundo do mar. Uma vez que a vida marinha possui uma ciência e beleza diferente da vida terrestre, ela desperta a curiosidade em muitas pessoas. E um dos animais mais impressionantes desse ambiente é o polvo.

O polvo é um animal de corpo mole, ou seja, invertebrado. Esse molusco possui oito tentáculos e são encontrados sozinhos e escondidos em pedras e grutas. A espécie possui uma inteligência que impressiona e, ainda, muitas estratégias de defesa.

Eles estão em todas as regiões oceânicas, mas gostam mais das águas tropicais. São frequentemente encontrados no Oceano Atlântico, Oriental e no Mar Mediterrâneo. Além disso, os polvos não ultrapassam os cinco anos de idade. Quer saber mais sobre os polvos? Continue lendo e descubra 14 curiosidades incríveis sobre esses animais!

Curiosidades físicas do polvo

Tentáculos do polvo

A anatomia do polvo é muito interessante e há muito mais características fascinantes do que os oitos tentáculos presente em sua estrutura corporal. Por isso, confira a seguir as principais curiosidades físicas do polvo!

Três corações

O polvo possui três corações. Dois deles têm como função bombear o sangue sem oxigênio para as suas brânquias, sendo este o local onde ocorre a respiração do animal. Já o terceiro coração é utilizado para bombear o sangue oxigenado por todo o corpo do polvo.

Essa estrutura toda é necessária, pois mantém o sangue circulando pelos seus oito braços. Devido a esse sistema cardíaco, o polvo consegue ser bastante ativo e também se locomover com muita velocidade.

É o invertebrado mais inteligente

Segundo estudos científicos, o polvo é considerado o invertebrado mais inteligente da Terra. Isso porque eles possuem um cérebro central e oito paralelos, que ficam dentro de seus tentáculos. No total, esses animais possuem 500 milhões de neurônios, algo impressionante.

Outra curiosidade é que eles são capazes de aprender com a experiência e, ainda, manter a memória de curto e longo prazo. Ao serem estudados, foi possível identificar que eles também são capazes de utilizar objetos como ferramentas, como por exemplo, cocos para construir fortalezas pessoais.

Seus olhos são muito desenvolvidos

Os olhos do polvo são muito desenvolvidos. Eles possuem uma visão binocular, que permite a formação de imagens. Alguns estudiosos acreditam que eles são capazes de enxergar cores, embora os mesmos estudos mostrem que eles só conseguem diferenciar a polarização das cores.

Além disso, os olhos dos polvos são muito expressivos e alguns estudos dizem que os polvos são capazes de mudar o estilo de visão de um mecanismo colorido para um um estilo sem cor. Essa mudança permite um foco mais nítido (sem cor) ou uma visão panorâmica colorida, mas sendo essa imagem mais embaçada.

Seus tentáculos são poderosos

Os tentáculos dos polvos são muito eficientes. Eles possuem duas fileiras de ventosas adesivas que permitem a sua locomoção e também a captura de presas. Na ponta de cada tentáculo há células que têm a função de captar cheiros. Outra curiosidade interessante é que os tentáculos dos polvos são capazes de realizar amputação espontânea.

Os braços dos polvos são tão poderosos que eles podem continuar reagindo aos estímulos mesmo depois de não estarem mais conectados ao cérebro principal. Isso quer dizer que eles permanecem dando respostas mesmo após o polvo ter sido sacrificado e os braços cortados. Seus tentáculos são realmente poderosos, e fazem toda a diferença em sua estrutura.

Poder de regeneração

Quando os polvos estão em perigo, eles podem utilizar o movimento dos tentáculos para distrair o predador. Essa é uma curiosidade incrível pois caso o inimigo consiga prender um dos seus tentáculos, o polvo realiza a amputação espontânea, deixando o braço com o predador e foge.

Devido ao poder regenerativo, outro tentáculo nasce no lugar em que foi arrancado. Para realizar a regeneração, o polvo utiliza uma proteína chamada acetilcolinesterase, que também está presente nos seres humanos, mas é menos ativa do que em um polvo.

Sangue azul

O polvo possui uma proteína do sangue chamada hemocianina, que é rica em cobre e origina a cor azul do sangue. Além disso, a hemocianina é mais eficiente no transporte do oxigênio pelo corpo dele do que a hemoglobina é nos seres humanos, principalmente em temperaturas mais baixas, como em oceanos.

Quando o oxigênio se liga ao cobre, ocorre a descoloração do sangue, sendo que no fundo do mar, a hemocianina se liga mais fortemente ao oxigênio e não pode ser separada dela.

Diferença entre polvo e lula

Embora fisicamente os polvos e as lulas sejam parecidos, existem muitas diferenças entre eles. Os polvos possuem um corpo arredondado e são invertebrados, uma vez que não têm esqueleto externo e interno. Ele pode medir até 6m. Além disso, eles vivem no fundo do mar e podem ser encontrados entre as rochas.

Já as lulas possuem um corpo alongado em forma de tubo que é constituído por três partes: tentáculos, cabeça e manto. Elas são moles por fora, mas possuem esqueleto fino e estreito internamente. A maioria das lulas vive nadando na superfície do ambiente marinho em busca de alimento para a sua sobrevivência.

Curiosidades sobre o comportamento do polvo

Polvo no mar

O polvo é um animal com características únicas e muito interessantes! Existem muitos fatos curiosos sobre o seu comportamento. Continue lendo esse artigo para descobrir mais sobre essa espécie da vida marinha!

Estes animais têm autoconsciência

Devido a serotonina, hormônio relacionado ao humor, o polvo possui autoconsciência. Com essa habilidade, esses animais podem interpretar o ambiente, reconhecendo as diferenças entre objetos baseados na forma e tamanho.

Ademais, os polvos são capazes de abrir garrafas e potes e achar saídas de labirintos. Essa habilidade é tão fascinante que os permite até mesmo arquivar caminhos na memória e ajustar o percurso ao passar por eles. Os polvos fazem parte da Declaração de Cambridge, que é um manifesto que lista os animais que possuem autoconsciência.

Como a fêmea atrai o macho

Uma das características comportamentais dos polvos é que eles costumam viver sozinhos durante a vida e apenas procuram por um parceiro em épocas de acasalamento. A reprodução desses animais é sexuada iniciando com uma relação que pode durar horas ou dias.

Para atrair o macho, a fêmea libera um feromônio sexual, que atrai os machos. Além disso, esse hormônio liberado previne que o parceiro sexual as devore. Outro fato curioso é que a fêmea pode ser fecundada por mais de um parceiro.

A reprodução leva à morte

O macho possui um dos seus tentáculos modificados que funciona apenas para reproduzir e tem a função de introduzir os espermatóforos na fêmea. Esta consegue guardar os espermatóforos em seu interior até que os óvulos amadureçam. Depois do acasalamento, a fêmea deposita cerca de 150 mil ovos em uma toca.

Durante os dois meses, a fêmea protege os ovos e não sai da toca, nem mesmo para se alimentar. Ela cuida dos ovos até eles eclodirem e morre pouco tempo depois de fome. Já o macho, morre pouco tempo depois da cópula.

Alguns polvos liberam uma tinta escura

Algumas espécies de polvos, ao se sentirem ameaçados, liberam um jato de tinta escura. Essa tinta é capaz de paralisar os órgãos de alguns de seus inimigos para que eles possam fugir. A tinta confunde os predadores em relação à visão e ao olfato, uma vez que a substância possui cheiro.

Ao se sentir em perigo, o polvo aspira uma grande quantidade de água e depois a solta com muita força para escapar. Nessa fuga, acontece a liberação da tinta escura para despistar o inimigo.

Polvos são mestres na camuflagem

Os polvos possuem uma capacidade incrível de se camuflar nos diferentes ambientes aquáticos. Esses animais marinhos possuem em sua pele, células especiais, com diferentes pigmentos, que trabalham em conjunto, produzindo uma camuflagem igual ao ambiente em que o polvo se encontra.

O fascinante é que as células já possuem uma cor específica que não se altera. O que ocorre é uma expansão dos cromatóforos da cor desejada, enquanto as células de outras cores se contraem, originando em uma camuflagem perfeita. O polvo também utiliza esse mecanismo para caçar suas presas, para se comunicar e até mesmo indicar perigo.

Alguns são imitadores

Na Indonésia, existe o polvo-imitador. Ele possui uma cor específica e o corpo todo listrado em preto e branco. Mas, ele tem uma habilidade curiosa: a capacidade de imitar o comportamento. Ele consegue imitar o nado e movimentos de outros animais, como por exemplo, do peixe-leão e do peixe linguado.

Além disso, o polvo-imitador consegue nadar na coluna d'água e essa capacidade o auxilia a confundir e assustar seus predadores. Uma curiosidade muito interessante!

A incrível defesa do polvo-véu

Uma espécie de polvo chamada de polvo-véu não utiliza tinta escura para amedrontar seus predadores. Ao invés disso, ele desenrola uma grande membrana, que sai do seu corpo e forma ondas na água como uma capa.

Um fato curioso sobre essa espécie, é que a fêmea é significativamente maior que o macho. Ela consegue ser 100 vezes maior que o comprimento do macho e 40000 vezes mais pesada.

Polvo, o gênio dos oceanos

Polvo no mar

Como você percebeu neste artigo, os polvos são animais incríveis! Eles possuem características físicas fascinantes, sendo capazes de até mesmo construir fortalezas pessoais com objetos do fundo do mar. Eles são os invertebrados mais inteligentes da Terra e tem olhos e tentáculos muito bem desenvolvidos.

Além disso, os polvos conseguem manter a memória de curto a longo prazo, inclusive gravar os caminhos em que eles percorrem no fundo do mar! Esses animais também, devido a sua autoconsciência, podem interpretar o ambiente, reconhecendo as diferenças entre objetos baseados na forma e tamanho.

Eles possuem um poderoso mecanismo de defesa, pois são capazes de deixar parte do braço com o predador e fugir, se regenerando depois. Ademais, eles podem liberar uma tinta escura que espanta os inimigos, são mestres na camuflagem e excelentes imitadores. Um verdadeiro gênio dos oceanos!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.