10 tipos de tosa de cachorro: bebê, higiênica, na tesoura e mais

10 tipos de tosa de cachorro: bebê, higiênica, na tesoura e mais

Você sabia que existem vários tipos de tosa de cachorro? Reunimos aqui 10 tipos de tosa e os cuidados na hora de escolher o melhor para o pelo do seu pet.


São vários tipos de tosas para escolher

Duas mulheres em pet shop com cachorros

Existem vários tipos de tosa para donos de cachorros escolherem, mas uma das maiores dúvidas que fica entre os donos dos cães na hora de decidir é se tem algum problema em escolher qualquer estilo de tosa para o pet mesmo que tenha pelos longos. Continue lendo este artigo, porque ao longo dele, você verá quais são os 10 tipos de tosas mais conhecidas.

Além de aprender qual estilo de tosa é mais indicado para cada uma das raças existentes, como deve ser feito o corte da pelagem do cão. Bem como, quais materiais são usados na tosa, os cuidados que são necessários e como escolher um bom tosador para o seu animal de estimação. Confira a seguir!

Conheça os tipos de tosa para o seu cachorro

Se você está pensando em dar um novo visual para o seu cãozinho e ainda não sabe qual escolher, confira aqui neste trecho os 10 tipos de tosa mais populares para cachorros.

Tosa bebê

Cachorrinho fazendo tosa bebê

Esse estilo de tosa é muito indicado para cães que têm a pelagem comprida, logo, facilita a higiene e a escovação. Essa tosa é conhecida também como tosa filhote, pois após o corte o cachorro fica com a aparência de quando era filhote. Sendo que a tosa bebê pode ser de três tipos: alta, média e baixa.

Na tosa alta, a pelagem fica com 8 a 9 cm de comprimento; na tosa média fica com cerca de 5 a 6 cm enquanto que na tosa baixa fica apenas com até 3 cm. Sendo que as raças mais indicadas para esse tipo de corte são: Lhasa Apso, Poodle, Shih Tzu, Maltês e Yorkshire, por possuírem um pelo mais longo.

Tosa higiênica

Tosa higiênica

Como o nome sugere, o objetivo desse tipo de tosa é facilitar a higiene do seu cão, e consequentemente a saúde dele, evitando que tenha infecções de parasitas e excesso de umidade no seu pelo. Desse modo, essa tosa vai focar em cortar a pelagem das regiões em que crescem rapidamente e que acumula mais sujeira.

Além disso, a preocupação aqui é aparar os pelos principalmente das áreas íntimas do cachorro, já que há maior risco de grudar sujeira e infeccionar. Vale lembrar também que independente do tipo da tosa é preciso que seja feito a esterilização da tesoura ou da máquina.

Tosa na tesoura

Tosa na tesoura

Esse tipo de tosa é muito indicada para cachorros que ficam agitados com o barulho da máquina de cortar ou que têm alergias à lâmina, além do que, os cuidadores dizem que o corte do pelo fica mais leve e com um aspecto natural. Em contrapartida, esse estilo de tosa é mais demorado.

Como também, há outros tipos de tosa, como a higiênica, que pode começar com a máquina e ser finalizada com a tosa na tesoura. Sendo assim, esse tipo de tosa é recomendada para épocas quentes, e para as seguintes raças: poodle, shih tzu, yorkie, já que essas raças têm uma subcamada de pelo que ajuda na regulação da temperatura do corpo que não pode ser cortada.

Tosa leão

A tosa leão recebeu esse nome ainda no século 17, quando os cachorros tinham que trabalhar dentro d’água e ficavam muito pesados. Então, o que os seus donos fizeram foi começar a cortar o pelo do corpo e do rosto mais curto, deixando apenas o da cabeça e do pescoço maior, lembrando assim a juba de um leão.

Nos cachorros da raça poodles, em especial as fêmeas, é deixado pompons no tornozelo e no quadril. Sendo um corte feito inicialmente com a máquina e a finalização com a tesoura. Não só é um tipo de corte muito indicado para as raças chow chow, spitz e poodle, já que têm a pelagem alongada, mas também para evitar o acúmulo de sujeira e infecções de pele.

Tosa na máquina

Tosa sendo feita com máquina

Esse tipo de corte é feito totalmente na máquina, lembrando que a máquina de fazer tosa não é a mesma usada pelos humanos, embora tenha a mesma finalidade. O corte do pelo do seu cão deve ser feito com a máquina sempre na direção do crescimento dos pelos, para que não modifique sua estrutura.

Sendo assim, é uma tosa muito prática e rápida, afinal, você pode escolher o comprimento que quiser apenas trocando uma lâmina, mas caso você escolha esse tipo de tosa, pode ocorrer também de o corte ser finalizado com uma tesoura. Portanto, é uma tosa para qualquer raça de pet.

Tosa de raça

Você já notou que algumas raças de cachorros não são familiares apenas pela aparência do focinho, dos olhos ou tamanho, mas também pelo seu estilo de corte do pelo? Então, a verdade é que existe a tosa de raça que é um tipo de corte específico para cada raça.

Um tipo de tosa de raça que é muito comum e que os cuidadores amam é o corte da pelagem do corpo em tufinhos nas extremidades das patas de alguns Poodles. Os Lhasa Apsos e Yorkshires também costumam ter cortes especiais, por serem cachorros com pelos que crescem muito rápido e devido às épocas quentes, por esse motivo, há um corte em específico para cada uma dessas raças.

Tosa verão

Dependendo da época do ano e a raça do cachorro, existe um tipo de tosa para seu peludo. Uma dúvida muito frequente entre os cuidadores é se no verão podem fazer o corte por completo do pelo do pet, principalmente dos que são peludos.

E a resposta é, não, não se pode fazer o corte por completo. Dependendo da raça do cão. O shih tzu, por exemplo, não precisa ter todo o pelo cortado, apenas que fique médio. O pelo ajuda a controlar a temperatura do corpo do seu cãozinho. Então, se o seu amigo peludo tem muito pelo, não há necessidade de fazer tosa por completo, pois ele conseguirá se adaptar.

Tosa Schnauzer

Você precisa saber que a tosa Schnauzer é mais difícil de ser feita do que os outros tipos de tosa, por isso, o ideal é que leve o seu cachorro ao pet shop, para não corra o risco de o seu cãozinho ficar com o bigode ou uma sobrancelha desalinhada.

Sendo assim, é um corte específico da raça Schnauzer. Por isso, é necessário cuidado com a cabeça. Logo, o corte é feito de frente para trás de acordo com o crescimento do pelo e a sobrancelha é cortada na diagonal, com as pontas internas maiores na altura do focinho.

Tosa teddy bear

A tosa teddy bear ou "ursinho de pelúcia", tem sido muito confundida com a tosa bebê, já que deixa o cãozinho com a aparência de quando era um filhote. Sendo um tipo de corte muito comum entre as raças de cachorros que são peludos, como o Yorkshire Terrier, Poodle e Golden Retriever, por exemplo.

Ao contrário da tosa leão, que corta todo o pelo do corpo e do rosto, aqui o cabelo da cabeça ficará mais curto, deixando o cabelo do resto do corpo mais longo. O resultado é um cãozinho com a cabeça e as patas arredondadas.

Tosa estética

Tosa estética sendo feita em cachorro

Como o nome sugere, nesse tipo de tosa é feita a manutenção da aparência do cachorro, para que o seu cachorro fique dentro dos padrões de sua raça. No caso desse tipo de corte, pode ocorrer por vários motivos, desde o cão ter uma pelagem que cresce muito rápido ou até para manter sua saúde.

O foco aqui será manter uma estética apresentável, sem sujeira e pelo embolado. O material para fazer a tosa também varia entre as raças de pet, sendo assim, pode ser feito o uso da tesoura e/ou máquina própria para tosagem.

Alguns cuidados ao escolher os tipos de tosa

Mulher fazendo tosa

Ao escolher o tipo de tosa deve-se ter muito cuidado, por isso é aconselhável procurar um profissional. Veja a seguir quais cuidados ter ao escolher o tipo de tosa.

Escolha o tipo ideal de tosa para seu cachorro

Ao escolher o tipo de tosa para seu peludo, não leve apenas em consideração o fato da estética, mas sim, considere as necessidades do seu peludo. Então, ao escolher o tipo de tosa, analise a rotina do seu cão, se ele se suja muito, se você tem tempo disponível para levá-lo sempre o pet shop, a raça, a estrutura do pelo e a idade do seu cachorro.

Caso a escolha seja errada pode acontecer do seu pet ter algum problema de pele ou até mesmo uma falha no crescimento da pelagem, a alopecia pós-tosa.

A tosa deve ser feita frequentemente

Assim como a escolha do tipo de tosa deve ser pensada com consciência, a frequência em que se fará também, logo, dependendo da raça e da idade do animal, pode variar o período em que será feito o corte do pelo dos caninos.

De uma forma geral, a tosa pode ser feita em um intervalo de 15 dias, em exceção da seguinte raça: poodle, que pode ser feita a cada um mês, já que o pelo cresce muito rápido e acumula sujeira com facilidade.

Inicie a tosa do tempo certo

É importante também saber quando começar a cortar o pelo do seu cão. Começar antes da idade certa pode causar queimaduras na pele do seu filhote quando exposto ao sol. Por isso, comece apenas depois dos 7 meses, quando ele já tomou todas as vacinas, passou pela troca de pelo e saiu da fase filhote para a fase adulta.

Sempre escolha um bom tosador

Ao escolher um tosador leve em consideração o preço, pois deve ser de acordo com a qualidade do serviço prestado. Peça indicações, pesquise em sites ou solicite referências aos clientes do estabelecimento, veja também a legalidade do local, se tem registro do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Além disso, procure observar se o pet shop não tem uma rotatividade muito grande de funcionários e a qualificação da equipe que trabalha do local, afinal, para ser um tosador é preciso ter um curso profissionalizante da área.

Escolha a tosa certa e seu cão continuará saudável

Mulher em pet shop com cachorro

Neste artigo você pôde conhecer os vários tipos de tosa e como é feito cada uma delas, além dos cuidados que se deve ter ao cortar o pelo do cão. Você viu também que é preciso ter certos cuidados ao escolher o tipo da tosa, pois fazer a escolha errada pode prejudicar a saúde do seu companheiro.

Além disso, você entendeu qual é a importância de fazer a tosa, quando deve começar e a frequência com a qual precisa ser feita. Assim como, escolher um bom tosador para o seu peludo. Após ler este artigo, você está preparado para a próxima vez que for ao pet shop com seu cachorro escolher o tipo de tosa mais adequada para seu animal de estimação.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Palavras-chave relacionadas


tipos cuidados dicas

Artigos relacionados


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.


Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Conhecido por pastorear animais mordiscando os calcanhares do rebanho, o Red Heeler é um cão que encanta pela sua personalidade. Confira mais detalhes aqui!


Cachorro mordendo muito? Veja como fazer ele parar de morder!

Cachorro mordendo muito? Veja como fazer ele parar de morder!

Veremos aqui, várias dicas que poderão auxiliar quando o cão está mordendo muito e o tutor já não sabe mais o que fazer. Seja filhote ou adulto, há uma solução.


Gato escaminha de tartaruga: raças, temperamento e fatos

Gato escaminha de tartaruga: raças, temperamento e fatos

Você já ouviu falar do gato escaminha de tartaruga? Aqui você conhecerá mais sobre esse tipo de gato: suas raças, características, fatos fascinantes e mais.


Últimos posts


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.