Cachorro pode comer abóbora? Saiba os benefícios e cuidados

Cachorro pode comer abóbora? Saiba os benefícios e cuidados

A abóbora é um alimento sem duvida muito nutritivo para humanos, mas posso oferecer ela para meu cachorro? Descubra os benefícios e dicas importantes!


Afinal, cachorro pode comer abóbora?

Cachorro mordendo cabo de abórbora

Uma das maiores dúvidas de todo dono de cachorro é o que ele pode ou não pode comer, e claro que essa dúvida tem todo o sentido. Afinal, como já ouvimos muitas vezes, nós somos o que comemos e isso não muda quando falamos de nossos amados cachorros. E já que os legumes são benéficos para nós, será que eles podem ser para eles?

Nem todos os legumes que comemos podem fazer o mesmo bem para eles, e a abóbora é um dos legumes que pode causar dúvidas. Mas saiba que a resposta é sim. A abóbora não só pode ser oferecida aos cães como proporcionam a eles muitos benefícios.

Benefícios da abóbora para o cachorro

Várias abóboras juntas

Saber que a abóbora pode ser oferecida aos cachorros é uma ótima notícia para aqueles donos que ficam procurando maneiras de alimentar seu cãozinho de maneira natural. Vamos conferir os benefícios!

Fortalece o sistema imunológico

Uma das propriedades mais poderosas da abóbora é o zinco que tem o mesmo efeito do nosso organismo para o cachorro: reforçar a imunidade. Além do zinco, existem vitaminas como a C e a E que estão diretamente ligadas à imunidade também.

O cálcio é outro componente que ajuda na saúde dos ossos e dentes. Todos esses componentes vão melhorar e muito a imunidade de seu cãozinho.

Abóbora combate os vermes dos cachorros

Quando servimos a abóbora para nossos cães juntamente com as sementes estamos ajudando a evitar um mal muito comum entre eles: os vermes. As sementes servidas assadas acabam se tornando um excelente vermífugo.

E o motivo de ele funcionar tão bem como vermífugo é um componente chamado cucurbitina. Essa substância vai enfraquecer os vermes, podendo eliminá-los por completo quando oferecida regularmente.

Ajuda na hidratação do cachorro

A abóbora é um dos alimentos que ajuda na hidratação, já sua composição é cerca de 95% de água. Às vezes nossos cachorros não tomam tanta água quanto deveriam e essa é mais uma razão para servir abóbora a eles. Você vai estará cuidando de dois dos principais aspectos da saúde de seu cãozinho.

Nesse caso, não importa muito se servir o alimento na sua forma cozida ou refogada. No entanto, evite assar ou fritar a abóbora, pois ela poderá perder líquidos durante o processo de preparação.

Abóbora melhora a digestão

Já mencionamos aqui a grande quantidade de nutrientes e vitaminas que estão presentes na abóbora, e muitos deles ajudam na digestão. As fibras presentes na abóbora contribuem e muito para a digestão já que eliminam as toxinas do organismo.

Isso significa que a abóbora também é aliada em manter o apetite em dia, e passa a sensação de saciedade.

Mantém a pressão arterial dos cães equilibrada

Os níveis baixos de caloria da abóbora são um dos melhores aliados daqueles cachorros que sofrem com pressão alta. A pressão alta está ligada a uma alimentação mais desregrada e com alto nível de calorias. E ela é consequência de doenças como diabetes, problemas de coração ou nos rins.

No entanto, mesmo sendo leve e muito rica devemos ficar atentos à quantidade de abóbora servida. Exagerar pode ter efeitos adversos e prejudicar a saúde do seu pet.

Abóbora tem ação antioxidante

Os antioxidantes são um dos mais poderosos componentes para a saúde de nossos cães. E a abóbora possui esse componente que oferece vários benefícios, como o aumento capacidade de regeneração celular. Ou seja, ajuda nos processos de cura de feridas e na produção de colágeno.

Melhora a saúde dos olhos dos cães

Por conter componentes como o betacaroteno, a abóbora tem um enorme benefício para a visão de nossos amigos.

É importante mencionar que os cães também podem desenvolver cataratas, sendo necessário se preocupar com a saúde dos olhos do pet. A abóbora auxilia na prevenção desse mal por ser rica em Vitamina A em abundância.

Evita o aparecimento de tumores

Todos os seus componentes aqui citados contribuem para a prevenção de tumores. Desde a Vitamina C até os antioxidantes e propriedades como ferro e zinco.

Incluir esse poderoso alimento no cotidiano de seu cachorro é recomendado como forma de suplemento para cães com esse tipo de problema. No entanto, antes de começar a dar abóbora para seu cachorro, certifique-se de que ele esteja se alimentando corretamente com ração.

Como preparar abóbora para o cachorro

Todos sabem que muitas coisas que nós comemos, nossos cachorros não podem comer. Um exemplo disso são os diversos temperos que podem fazer mal ao cão. Portanto, vamos ver agora quais são as melhores formas de preparar abóbora para o seu pet.

Abóbora cozida

Fatias de abóbora cozidas

A abóbora cozida é a melhor forma de servir para o seu cachorro, mas ainda existem cuidados a serem tomados nesse processo. Vamos começar mencionando que tirar a casca para cozinhar ela é importantíssimo, já que ela pode causar males no organismo do cachorro. E outro fator bem importante é o sal.

A absorção do sal no organismo do cachorro é diferente da nossa, ou seja, o mínimo de sal possível é o indicado. Você pode oferecer a abóbora sozinha ou acompanhada de ração ou outros legumes.

Purê de abóbora para cachorro

Purê de abóbora

Essa receita é bem parecida com a anterior, mas ainda existem algumas diferenças, como por exemplo, o modo de ser servida. Ao invés de deixá-la em pedaços, você vai amassar os pedaços de abóbora para servir. Mas, diferente de um purê para humanos, o sal deve ser deixado de fora da receita.

Essa pode ser também uma ótima opção para servir quando seu cachorro está doente ou para filhotes, como um complemento para a ração. Por ter uma consistência mole, a ingestão do alimento pelo organismo do cão é facilitada.

Croquete de abóbora

Croquete de abóbora em prato

Uma outra opção para variar o cardápio dos cães é preparar um delicioso croquete de abóbora. Você vai precisar de abóbora, carne moída, farinha de aveia, ovo, e um pouco de azeite. Cozinhe a abóbora e faça um purê; em seguida, cozinhe a carne.

Deixe-a sequinha e misture com o purê de abóbora. Acrescente a farinha de aveia de acordo com a textura desejada. Então, coloque para assar ou em um eletrodoméstico que frite por calor. Não frite em óleo! Use apenas um pouco de azeite para besuntar o quitute.

Guloseimas de abóbora para cachorro

Biscoitos de abóbora

Você pode fazer guloseimas de abóbora para o seu cachorro em casa de forma fácil, natural e nutritiva. Por exemplo, biscoitos de abóbora com banana são gostosos e bem fáceis de preparar. Você vai precisar de banana madura, abóbora cozida em pedaços, farinha de trigo integral e fermento químico em pó.

A abóbora pode ser amassada do jeito que preferir. Você pode deixar pedacinhos ou ela bem lisa e amassada. Depois, misture com a banana e o fermento e deixe bem homogênea. Agora, vá adicionando aos poucos a farinha e deixe em ponto mais firme, modele e coloque para assar. Bem simples, não?

Semente de abóbora para cachorro assadas

Sementes de abóbora assadas

Assim como foi dito anteriormente, essa é uma opção interessante para cães que sofrem com vermes. Primeiro, você pode retirar as sementes com uma colher e deixá-las de molho na água por uma hora. Depois, seque-as com papel toalha e coloque em uma forma para assar.

Essa receita pode ser servida como petisco, mas você ainda pode fazer um tipo de farinha triturada. O que muda é não deixar ela de molho e triturar as sementes após assá-las. Você ainda pode usar essa farinha em outras receitas para o seu cachorro, como biscoitos, por exemplo.

Cuidados ao dar abóbora para o cachorro

Cachorro sentado junto a abóboras

O organismo deles é bem diferente do nosso e isso pode fazer com que algumas propriedades da abóbora possam fazer mal a eles. Tudo vai depender de como e quanto vai ser servido a eles.

Ofereça a abóbora na quantidade correta ao cachorro

A quantidade ideal de abóbora a ser servida para o seu cachorro deve ser de aproximadamente dezoito gramas por dia. Vale lembrar que esta é apenas uma média, podendo variar um pouco de acordo com o tamanho do pet.

A vitamina A pode ser tóxica para os cães

Tudo em excesso pode fazer mal, e as vitaminas não são exceção. Nesse caso, a Vitamina A é a grande vilã para os nossos amigos peludos.

Em excesso, ela se torna prejudicial para os ossos e pode causar distúrbios de alimentação. Além disso, alguns cães podem desenvolver alergia ao alimento, portanto, busque um veterinário assim que notar qualquer problema.

Não dê abóbora ou a semente crua para o cachorro

Mesmo que pareça mais prático, não sirva a abóbora nem mesmo sua semente crua para o seu cachorro. As propriedades desse alimento em sua forma crua podem causar alguns problemas, como a má digestão, prejudicando a absorção de nutrientes e vitaminas.

Outro problema que é causado pela ingestão deste alimento cru são os gases. A produção de gases é natural do organismo, mas o excesso pode causar dores e cólicas para seu cachorro. E tudo isso pode causar a falta de apetite, o que não é nada saudável.

Evite dar a casca da abóbora ao cachorro

A casca da abóbora não possui tantos nutrientes e vitaminas necessárias para o seu cachorro, portanto, prepare apenas a polpa e as sementes do alimento. Essa parte da abóbora não é muito indicada para os nossos peludos, podendo fazer mal caso não seja retirada. Além disso, pode conter agrotóxicos que fazem mal, e pode ser de difícil mastigação.

Não misture abóbora com alimentos gordurosos

Quando misturamos a abóbora com alimentos gordurosos como, por exemplo, carnes gordas e petiscos, podemos estar mitigando seus efeitos positivos. Uma dieta muito rica em gorduras não é a ideal para os cachorros.

Por isso, quando for servir a abóbora com outros alimentos, certifique-se de que a quantidade de gorduras e nutrientes estão em equilíbrio.

Abóbora estragada para o cachorro, jamais!

Existem vários motivos para não servir abóbora estragada e muito madura para os cachorros. Isso porque quando ela está estragada ela passa por um processo de fermentação que pode causar problemas como gases. Esses legumes com bolor são ainda piores para o organismo deles, então tome cuidado.

Se a abóbora estiver muito mole, significa que já não está no ponto ideal para oferecer ao seu cachorro. Assim como os humanos, os cachorros também podem passar mal ao ingerir alimentos estragados ou vencidos.

Comer abóbora é saudável para o cachorro!

Abóbora cortada ao meio

De todas as opções mais gostosas que podemos servir aos nossos melhores amigos, os legumes, frutas e alimentos naturais são os melhores. Afinal, quanto mais saudável seu cachorro for, mais feliz e animado vai ficar. Seja com uma receita simples, como um purê ou um biscoito, ele com certeza vai agradecer o petisco de abóbora.

Mas sempre que for tentar servir uma nova receita com abóbora, siga as dicas e cuidados necessários mencionados aqui. Seu cãozinho vai amar a novidade e se tornar mais saudável!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.