Cachorro pode comer acerola?
Existem diversos alimentos que fazem muito bem para cães além da ração. E a acerola é um deles. Ela apresenta um sabor agradável aos cães quando estão maduras, e têm sido utilizadas atualmente em medicamentos.
As utilizações convencionais incorporam o tratamento para doenças do fígado, intestinos irritáveis, diarreia e resfriado; portanto, os cães podem comer essa fruta se sofrerem dos problemas acima. Vale ressaltar que ela é extremamente rica em vitamina C, tendo o maior teor medido em qualquer fruta.
A acerola também contem vitaminas A, tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2) e niacina (vitamina B3), bem como carotenóides e bioflavonóides. Dessa forma, vamos conhecer todos os benefícios da acerola para cães e como ela pode ser administrada.
Benefícios do cachorro comer acerola
Aqui vamos entender mais afundo sobre quais são as vantagens de você adicionar essa frutinha nas refeições do seu pet. Listamos alguns dos diversos benefícios que a acerola traz!
■Fortalece a imunidade do cão
Geralmente, os cães produzem certa quantidade de vitamina C por conta própria. Ainda assim, atualmente, os cães andam precisando de mais vitamina C para lidar com os efeitos do estresse, poluição, pesticidas e produtos químicos. Dessa forma, é uma ótima opção para aumentar a sua imunidade, prevenindo sobre esses problemas.
Além disso, os bioflavonóides aumentam a absorção e a utilização da vitamina C, além de tratar alergias, vírus ou artrite e outras condições inflamatórias. Já a vitamina A é um suplemento para a visão dos cães e é responsável pelo sistema imunológico e função celular.
■Previne o envelhecimento precoce
As vitaminas e principalmente os antioxidantes atuam na prevenção do envelhecimento canino. Essas substâncias ajudam a diminuir os radicais livres presentes no corpo dos cães, que atuam diretamente no envelhecimento do pelo, pele e órgãos.
Relacionado a isso, os carotenóides podem limitar o crescimento do tumores, estimulando a comunicação entre as células e reduzindo a sua capacidade de multiplicação.
■Tem efeito antioxidante
Os antioxidantes são substâncias que podem reduzir o dano celular causado pelos radicais livres. Esses radicais se ligam em moléculas sanguíneas, atrapalhando diversas funcionalidades, em longo prazo. Dessa forma, eles estão presentes na acerola em grandes quantidades.
Atuam como interceptores de oxigênio, evitando que as células sejam destruídas e eliminando os radicais livres. Esse processo é fantástico para o bem estar do seu cão, pois previne contra diversas doenças do trato digestório, doenças de pele e até catarata.
■Regula o sistema digestório
O sistema digestório em cães também se beneficia das substâncias contidas na acerola.
Como as acerolas são extremamente ricas em vitaminas C, B e A, além de outros componentes que ajudam o intestino do seu pet funcionar de forma adequada. Além disso, as trocas de substâncias entre a parede intestinal e o organismo são mais efetivas, absorvendo mais vitaminas e ajudando no equilíbrio celular do sistema digestório.
Como dar acerola para cachorro
Agora entenda de quais maneiras você pode oferecer a acerola para o seu cãozinho e dessa forma fazer com que ele consiga diversos benefícios em longo prazo, melhorando sua saúde e qualidade de vida.
■Suco de acerola
Uma das três opções é oferecer a acerola em formatos de sucos. Os cães geralmente apresentam bastante aceitação a alimentos líquidos, além da água. Dessa forma, é interessante você bater um suco com água, ou até mesmo água de coco. Se quiser pode adicionar outras frutas, mas não exagere na quantidade.
Fique atento também com as quantidades de açúcar, pois todas elas apresentam o seu açúcar natural chamado frutose. Depois de pronto, você pode colocar no pote de água do seu cão para que ele beba quando estiver com vontade.
■Acerola congelada
A acerola congelada pode ser oferecida ao seu cãozinho de forma congelada. Corte bem as frutas e adicione ao congelador. Se possuir formas de sorvete, melhor ainda! Você também pode mesclar com outras frutas de acordo com as necessidades nutricionais que está precisando.
Assim, enfie um palitinho para que você segure enquanto o seu cão lambe ou morde a acerola congelada. Você também pode colocar no potinho de comida dele ao invés de ficar segurando. É uma ótima opção para oferecer em dias mais quentes, de preferência no verão.
■Pedacinhos de acerola
Quando não estiver com tempo de congelar e nem de bater um breve suco no liquidificador, apenas pique as acerolas em pedaços pequenos e ofereça ao seu cãozinho em horários pré-definidos. Caso ele não acostume de primeira, vá intercalando com alimentos ou petiscos que ele goste.
É importante ele acostumar com o sabor e precisa ser uma experiência saudável, por isso não o obrigue. Contudo, como a acerola é uma fruta saborosa, é bem provável que ele aceite comer em pedaços comuns, ou até mesmo como lanche da tarde.
Cuidados ao dar acerola para cachorro
Agora que você conheceu quais são os benefícios da acerola ao seu pet, vamos entender quais cuidados você precisa ter em sua administração alimentar, qual a quantidade correta e se apresenta algum efeito adverso em sua saúde.
■É preciso dar acerola na quantidade certa
A quantidade certa de acerola ao seu cão vai depender do tamanho do cão, se ingere essas vitaminas A, B e C em outros alimentos ou se come somente ração. De qualquer forma, tudo que é demais faz mal, não é?
Tente oferecer 2 ou 3 acerolas por dia, nada mais que isso. Vale lembrar que o seu cão já ingere praticamente todos os nutrientes necessários com ração apropriada e nunca opte por trocar uma refeição pela acerola. Ela deve ser somada à alimentação do seu cão (como petiscos) e não substituída pela comida.
■Evite dar acerola processada
A acerola processada pode ser encontrada sob a forma de sucos não naturais, que apresentam corantes e muito açúcar. Além disso, pode ser consumida em doces, tortas e diversos outros produtos que poderiam apresentar mais malefício do que benefício aos nossos pets.
Dessa forma, apenas introduza a acerola em formatos naturais, como a fruta. Não compre sucos prontos ou de pozinho para misturar na água e nem doces, por mais que as informações nutricionais estejam adequadas.
Nunca se sabe como aquele doce foi realmente feito, e esses alimentos podem conter diversos produtos artificiais, prejudicando o seu cão.
■Semente de acerola pode fazer mal
Da mesma forma que a acerola pode auxiliar na regulação do intestino, ela também pode oferecer efeito inverso, caso seja administrada com as sementes. Basicamente, qualquer fruta que você introduza no cardápio do seu pet, é necessário retirar as sementes, pois elas podem causar má digestão.
Além disso, dependendo da quantidade oferecida, podem até gerar problemas mais graves, pelo fato de não serem bem aceitas e digeridas pelo organismo canino.
■Lave bem a acerola
Antes de oferecer essa frutinha maravilhosa ao seu cão, lave bem com água e detergente. Se não quiser usar detergente, você pode optar por deixar as acerolas de molho na água com bicarbonato de sódio por cerca de 15 minutos.
A proporção ideal é deixar 1 litro de água para 1 colher de sopa de bicarbonato ou água sanitária. Quando terminar, enxague em abundância as acerolas e seque para que elas durem mais tempo em geladeira, caso queira armazenar. Se não quiser, é só introduzir ao seu cãozinho em pedaços, suco ou congelar para que ele coma em formato de sorvete!
Comer acerola pode ajudar na saúde do seu cachorro!
É muito importante termos conhecimento sobre quais alimentos podem ser oferecidos aos cães e quais devem ser evitados. Dessa forma, conseguimos construir uma alimentação rica em nutrientes e isso acaba influenciando em toda a vida do seu pet, além do comportamento, animação, prevenção de doenças e qualidade de vida.
Assim, a acerola possui diversos benefícios aos cães, prevenindo envelhecimento e regulando o intestino, além de serem ricas em vitaminas e antioxidantes. Apresentam grande capacidade de melhorar vulnerabilidade dos cães, equilibrando os glóbulos brancos do corpo do seu cachorro.
A acerola ainda consegue atuar na prevenção de doenças oculares, intestinais e apresenta ação antiviral e anticâncer. Por isso, opte por oferecer acerolas ao seu bichinho, em medidas adequadas. Adicione em sua alimentação em formatos congelados, sucos ou até mesmo em pedaços. Com certeza você terá ótimos resultados com o passar do tempo.