Banho em cachorro: veja como dar, frequência e cuidados

Banho em cachorro: veja como dar, frequência e cuidados

Você já tentou dar banho em seu cão em casa? É mais fácil do que você pensa! Venha conferir nossas dicas!


Dar banho em cachorro é essencial!

Dois Golden Retrievers com espuma e produtos de banho

Quando adquirimos um cachorro de estimação, é preciso estar ciente de todos os cuidados que eles vão precisar para ter uma boa qualidade de vida. A higiene é um cuidado essencial que você precisará ter com seu cachorro, não importa a raça!

O banho é essencial para a saúde física e mental e mantê-lo longe de problemas de pele e pelo. Se você seguir os passos básicos, não encontrará problemas durante o processo de banho e seu cachorro pode até gostar do momento. Mas é importante saber com qual frequência os banhos serão necessários, para não prejudicar o cão.

Dessa forma, vamos entender como você pode dar banho no seu bichinho, independente do tipo de pelo que possui e do tamanho dele. Vamos lá!

O que é necessário para dar banho em cachorro

Cachorro com vários produtos para banho

Os banhos em cachorros são necessários para mantê-lo com o pelo saudável, limpo e livre de resíduos que possam causar problemas de pele. Vamos conhecer sobre o que é necessário para que você consiga dar banho em casa no seu pet.

Escova

O primeiro passo é você adquirir uma escova para dar banho em seu cachorro. Você pode optar por esfrega-lo com as mãos, mas hoje em dia existem diversas escovas próprias para que você não machuque o seu pet.

Opte por escovas com cerdas médias, pois se forem muito macias é capaz de não chegar até a raiz do pelo, deixando resíduos de sujeira. Você também pode comprar escovas para pentear após o banho, em estilo rasqueadeira, rastelo ou luvas magnéticas para quando o pelo já estiver seco.

Shampoo e condicionador

Sempre compre shampoos adequados para o tipo de pelo do seu cão, curto ou longo. A utilização de shampoo e condicionador não adequados pode fazer com que o pelo fique quebradiço e sem vida. Além disso, use quantidades adequadas pois nada em excesso faz bem.

Os condicionadores são menos comuns, mas para cachorros de pelo longo, como Golden Retriever, Akita ou Border Collie, eles geram maior maciez e auxiliam no desembaraçamento, sendo ótimas opções.

Toalha ou secador

Sempre use toalhas para secar o seu cachorro assim que o banho se finalizar. Se ele possuir porte grande e pelo longo, as vezes você vai precisar de até mais toalhas para retirar todo o excesso de água do corpo dele.

Quando terminar de retirar o excesso úmido, opte por secá-lo com secador para que a umidade não gere fungos e bactérias em seu pelo. Em cães de pelo longo, é bem comum apresentarem problemas de pele pela umidade.

Caso você não possua secador, tente dar banho em horários de sol para que ele seque mais rápido. Ou, se preferir, leve em algum petshop para que eles façam o trabalho completo.

Antes de dar banho em cachorro

Husky Siberiano sendo escovado

Dando seguimento no passo a passo, vamos entender o que você precisa fazer antes de dar banho em seu pet. Como preparar o local, a água, as escovações e os cuidados detalhados para que tenha sucesso quando for iniciar o banho.

Faça escovação do pelo

As escovações não servem somente para desembaraçar os pelos do seu cão. Elas são ótimas para ativar a circulação e a renovação do pelo, retirando pelos soltos que tampam a respiração da pele. Além disso, auxiliam na retirada e visualização de pequenos microrganismos que podem causar problemas, como carrapatos e pulgas.

Dessa forma, antes de iniciar o banho, escove bastante todo o corpo do cão, passando pela cabeça, peito, dorso e costas. Além disso, não esqueça dos locais escondidos, como a virilha, que são mais abafados e propícios para o desenvolvimento de fungos.

Limpe e tampe os ouvidos do cachorro

É muito importante você não deixar entrar água nos ouvidos do seu cão. Mesmo nos pets que possuem orelhas caídas e teoricamente tampadas, há uma grande probabilidade de entrada de água, o que provocaria infecções.

Assim, limpe o ouvido do seu cão com solução adequada e tente tampar com rolinhos de algodão ou tubos de gaze, principalmente em cachorros de orelhas em pé. Enfie esses materiais na entrada do ouvido, até sentir que está preso. Não force demais e tome cuidado para não perder pedaços de algodão na região interna do ouvido do seu pet.

Deixe a água na temperatura ideal

Mesmo em períodos de calor intenso, como o verão, opte por não deixar a água do banho muito gelada para não contrastar com a temperatura ambiente. Além disso, águas muito frias retiram a gordura da pele, ressecando-a.

Essa temperatura deve estar em torno de 30°C até 35°C. Banhos muito quentes também não são recomendados, por retirar a proteção natural do corpo e sensibilizar a pele.

Hora de dar o banho! Veja o passo a passo

Cachorro feliz tomando banho com a língua de fora

Você já entendeu quais são os cuidados que antecedem o banho e já está preparado para iniciar. Agora, vamos te contar como o banho deve ser feito, explicando o passo a passo para que tenha calma e sucesso e para que seu pet fique limpinho e cheiroso.

Molhe suavemente

Alguns cães são fascinados por água, porém outros não gostam muito e podem apresentar certa aversão ao banho até se adaptarem. De início, vá molhando aos poucos para ele se distrair antes de começar a lavagem.

Forneça confiança e postura, para que ele entenda que aquela situação é necessária. Molhe as patas, a barriga, o dorso, e por último molhe as costas e a cabeça. Tome cuidado para que ele não engasgue e não jogue a água direto no focinho, respeite o tempo dele.

Aplique o shampoo

Vá aplicando o shampoo, lavando e enxaguando conforme necessário. Não é interessante você lavar as costas e o restante do corpo e deixar o shampoo lá secando na pele. Além disso, atente-se a quantidade também.

Geralmente, uma bolinha de shampoo com uns 4cm de diâmetro é suficiente para lavar uma região, como as costas de um cão de médio porte. Mas, caso seu cão possua pelos longos, pode aumentar essa quantidade.

Uma opção bastante viável nos primeiros banhos, é diluir o shampoo em água para que tenha maior rendimento e para que a pele acostume com o produto.

Lavando as diferentes partes do corpo

É interessante você começar a lavar o seu cão de cima para baixo. Se fizer o contrário, as patas e barriga irão de sujar novamente com os resíduos de shampoo e sujeira das costas, cabeça e peito.

Assim, opte por dar banhos iniciando pela cabeça, pescoço e costas. Posteriormente, inicie a lavagem do dorso lateral e flancos e por último lave as regiões inferiores, posteriores, patas e o rabo.

Condicionador e secagem

Assim que finalizar todo o shampoo, esprema os pelos e retire o excesso de água. Com o condicionador não existem muitos segredos, espalhe quantidades adequadas por todo o copo do cachorro e vá massageando.

O condicionador proporciona mais brilho, maciez e fluidez nos pelos, sendo ótimos para cães de pelo longo. Assim que finalizar, enxague muito bem para que não fiquem resíduos na pele.

Pós-banho

Geralmente, o pós banho é de muita alegria. O cão se sente limpo e higienizado e adoram essa sensação. Dessa forma, opte por já secá-lo com toalha assim que finalizar o banho, mesmo se o clima estiver quente.

Retire a proteção do ouvido e seque as orelhas, focinho, cabeça, peito e assim por diante. Quando finalizar essa etapa, é a hora de secá-lo com secador. Cuidado para não aproximar muito o secador e secar a pele do cachorro, lembre-se que eles são muito sensíveis.

Caso esteja ensolarado e ele goste, chame seu pet para relaxar e deitar um pouco no sol, ele é ótimo para secagem natural e auxilia na vitamina D do organismo.

Com que frequência dar banho em cachorro?

Chow Chow tomando banho

Vamos conhecer com qual frequência que você pode dar banhos em seu pet. Isso vai depender um pouco do estilo de vida dele, local que está inserido e atividades. Vamos entender melhor.

Cachorro de pelo curto

Comumente, os cães de pelos curtos não necessitam de banhos semanais. É mais fácil cuidar deles porque seu pelo é denso e não apresentem tantos problemas. Sendo assim, é recomendado você dar banho em intervalos de 15 a 30 dias.

Claro que se o seu cão conviver em ambientes de terra, grama, fazendas, ou se for muito ativo e bagunceiro, é necessário banhos semanais para retirar essa sujeira acumulada. Caso não seja, opte por banhos espaçados, para não retirar a proteção natural da pele.

Cachorro de pelo longo

Os cães de pelos longos necessitam de maiores cuidados, sendo bem comum apresentarem alguns problemas pela falta de ventilação da pele e pela quantidade e comprimento dos pelos. Assim, é recomendado banho a cada 10 ou 15 dias, mesmo se o seu cão conviver em ambientes limpos, sem jardins ou terra.

Isso auxilia na renovação da pele e retira fungos e bactérias que naturalmente irão se proliferar ao longo do pelo. Mas atente-se que todo cão apresenta oleosidade natural dos pelos, por isso, não diminua esse intervalo de banho para não prejudicá-lo e tente escová-lo diariamente.

Cachorro com pelo tipo cabelo

Se aplica a mesma técnica citada acima para os cachorros com pelos longos e lisos. Golden Retrievers, Lhasa Apso, Yorkshires, Akita, Collie, são animais que apresentam essa semelhança com a nossa estrutura capilar e precisarão de maiores cuidados.

Dessa forma, dê banho semanais ou a cada 10 dias, sendo altamente recomendado o uso de condicionadores e escovações diárias. Essa estrutura de pelo/cabelo tende a criar oleosidade e nós, então não é uma boa ideia evitar os banhos semanais.

O que evitar ao dar banho em cachorro

Cachorro com espuma na cabeça e olhos fechados

Venha entender o que você não pode fazer ao dar banho em seu cãozinho. Essas dicas são essenciais para que você não cometa equívocos com o seu pet e garanta que o banho seja um momento prazeroso para ele. Veja logo abaixo.

Banho com shampoo de gente

Nunca dê banhos no seu pet com shampoos humanos, pois isso pode criar diversos problemas como queda de pelos, dermatites, alergias e até mesmo intoxicação. A pele dos cachorros são mais sensíveis à produtos químicos, e isso poderia alterar a sua composição química.

Dessa forma, compre shampoos adequados, a grande maioria apresentam valores bem acessíveis e você vai prevenir problemas futuros de doenças e vai auxiliar no bem-estar do seu cão.

Dar banho com sabonete

Até existem sabonetes específicos para cachorros, como sabonete de coco ou sabonetes neutros, desenvolvidos de acordo com as suas necessidades. Entretanto, sabonetes humanos não são, nem de longe, opções viáveis para que você higienize o seu pet.

Geralmente, sabonetes são feitos para retirar impurezas profundas e isso atrairia diversas desvantagens à ele, além de provocar alergias e ressecar o pelo. Também poderia gerar maior acúmulo de fungos e bactérias pela retirada em excesso da proteção natural da pele.

Banho em cachorro com detergente

O detergente também não é uma boa opção para dar banho ao seu pet. Por apresentar pH diferente da pele no animal, isso poderia desequilibrar totalmente o organismo, gerando várias doenças de pele. Mesmo o detergente neutro, que não é tão agressivo, não é nem um pouco indicado.

O detergente é um produto utilizado para remover gorduras, e não necessariamente higienizar pele e pelo. Sendo assim, ele iria retirar toda a oleosidade da pele, ressecando-a.

Banho à noite

Banhos noturnos não são recomendados, mesmo que você já seque o cão logo em seguida. A temperatura noturna é mais baixa do que durante o dia, além do cachorro sentir mais frio, a probabilidade do pelo secar por completo é mais difícil.

Assim, é comprovado que o clima noturno faz com que o pelo demore até 3 horas a mais para secar, em comparação com um dia ensolarado. Mesmo utilizando secadores, a umidade pode estar presente, e isso poderia desenvolver problemas de pele já mencionados.

Dicas extras para dar banho em cachorro

Bulldog Francês na banheira

Venha conferir algumas dicas para dar banho no seu cãozinho e finalizar todo esse processo de limpeza e higiene. Assim, em breve, você estará pronto para dar ótimos banhos em seu pet na sua própria casa.

Banho para cachorro filhote precisa de cuidado

Os banhos para filhotes precisam dos mesmos cuidados de banhos adultos. Entretanto, os filhotes estão começando a se adaptar com o ambiente e com as novas situações. Somente dê banhos depois do desmame e conforme real necessidade.

A pele de filhotes também é sensível e é importante manter a proteção natural. Opte por iniciar com banhos espaçados de 1 mês, depois 20 dias, até que surja a necessidade de banhos frequentes. Além disso, nunca deixe o filhote molhado e escove com cuidado para não machucá-lo.

Banho a seco pode ser uma opção

Os banhos a seco são ótimas opções para dias frios. Você não precisa molhar seu cão, e o efeito acaba sendo quase o mesmo de um banho tradicional. Podem apresentar custos um pouco mais elevados, mas é totalmente seguro.

Nunca use sprays de shampoo à seco para cabelo humano em seu pet. Compre shampoos adequados para o tipo de pelo dele. Jogue aos poucos e vá escovando sempre no mesmo sentido para que a sujeira seja levada até a ponta dos pelos e seja eliminada de forma natural.

Você pode ler nosso artigo sobre como dar banho a seco em cachorros para não ter dúvidas durante o processo.

Como dar banho a seco em cachorros: frequência, produtos e mais! | Guia Animal

https://guiaanimal.net/articles/329

Sabia que você pode dar banho a seco no seu cachorro? Leia este artigo e descubra quando, como e quais produtos você pode usar!

Saiba como dar o banho em cachorro bravo

Cachorros bravos necessitam de banhos frequentes, assim como qualquer cão. O que você pode fazer, é tentar dar banho aos poucos, conforme aceitação. Nunca force e nem obrigue ele a isso, vá adaptando com petiscos e com climas agradáveis até que consiga sucesso.

Além disso, também pode escolher uma pessoa da casa que ele tenha mais afinidade, confiança e respeito para dar o banho em seu lugar. Opte por focinheiras em último caso, pois com certeza isso deixaria o cão desconfortável.

Agora já está com tudo pronto para dar banho em seu cachorro, não é?

Cachorro em pé na banheira todo ensaboado

Os banhos são extremamente necessários para manter a qualidade do pelo e da pele dos cães. Diversos problemas de pele estão relacionados com a higiene e os produtos que utilizamos, por isso são necessários muitos cuidados.

Assim, caso você não queira levar seu cão em um petshop, dê banhos em casa com os instrumentos corretos. Utilize escovas adequadas e shampoo e condicionadores específicos para o tipo de pelo do seu cachorro, além de secá-lo para que a pele não fique úmida.

Sendo assim, é um processo bem simples e basta você ter calma até que aprenda e acostume o seu cão. Caso encontre quaisquer problemas, consulte profissionais para que te ajudem e te auxiliem nas dúvidas que surgirem na hora do banho.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.