É possível saber se o maltês é puro?
De porte pequeno, pelagem branca e macia, e comportamento dócil, o maltês é um cãozinho que conquista a todos. A procura por animais dessa raça é muito grande e seu valor de mercado é alto, dois fatores que induzem a vontade do futuro tutor de certificar-se que ele realmente está adquirindo um animal de raça pura. Porém, será que realmente é possível saber se seu maltês é puro?
Embora boa parte dos criadores ofereçam comprovações de que seu animal é de origem pura, é normal ter alguma desconfiança a esse respeito, já que apenas a palavra do profissional não serve como comprovação. No entanto, existem algumas características físicas, comportamentais, testes e até mesmo documentos que servem para atestar procedência de seu pet.
Como saber se o maltês é puro pela aparência
O maltês é uma raça que apresenta características físicas muito bem marcadas, já que todos os exemplares possuem a mesma cor de pelagem, olhos, focinho e patinha. Seu peso, tamanho e formato do rosto também são facilmente reconhecidos. Vejamos os detalhes.
■Tamanho e peso da raça
O maltês é uma raça de porte pequeno, de modo que seu tamanho e peso lembram mais um bichinho de pelúcia do que um cachorro propriamente dito! O pet é menor que raças consideradas pequenas, como shih tzu e lhasa apso.
Um maltês puro deve ter até 25 cm de altura. Em relação ao peso, um maltês puro pesa em média 3 kg. Esse porte pequeno é uma das características que mais atraem compradores, pois se trata de um animal excelente para quem vive em apartamento ou em uma casa pequena.
■O rosto é um indício
O maltês tende a ter a cabeça um pouco mais alongada do que o focinho, seu rosto é redondo e o contorno dos olhos, o focinho e a boca são completamente pretos.
Embora o padrão seja apresentar um focinho preto, também pode acontecer dessa coloração mudar ao longo da vida, fazendo com que o focinho, que era preto no filhote, fique marrom ou rosado na vida adulta. Mesmo assim, nas demais partes em que se pode ver a pele do rosto do cachorro, sua coloração deve ser sempre preta.
■Posicionamento das orelhas
As orelhas do cão maltês são triangulares, largas e curtas. Sua inserção é alta, a base das orelhas é posicionada bem em cima do crânio de forma pendente na lateral da cabeça, além de serem cobertas por pelos longos e macios. A posição e o formato das orelhas conferem uma aparência ainda mais graciosa ao animal que, na fase adulta, apresenta uma pelagem que cobre todo o seu corpo, formando uma longa cortina branca a seu redor.
■A pelagem pode indicar se o maltês é puro
Uma das principais características do cão maltês é a sua pelagem, que tem como característica principal uma coloração completamente branca. Além dessa característica, também observa-se uma pelagem longa e macia. Cães de raça pura apresentam pelos completamente brancos, podendo ter um tom levemente bronzeado ou limão nas extremidades
Também há alguma diferença entre a pelagem dos filhotes e dos adultos. Os filhotes apresentam pelos curtos e levemente curvados nas pontas. Portanto, tenha em mente que a pelagem do maltês legítimo só se torna longa e completamente lisa na idade adulta.
Como saber se o maltês é puro pela personalidade
Agora que você já sabe identificar um cão maltês legítimo por sua aparência física, chegou o momento de descobrir um pouco mais sobre a personalidades destes animais. Assim como a aparência, a personalidade do maltês possui características marcantes. Veja:
■Maltês é enérgico e brincalhão
Engana-se quem acredita que o maltês é um pet calmo e comportado. O cão maltês legítimo é bastante enérgico e brincalhão, adora a companhia de seus tutores e exige atenção constantemente. Por ser pequeno, não é um animal que exige passeios longos, mas precisa se manter ativo.
Alguns exemplares podem apresentar uma personalidade tímida e assustada, demonstrando medo de pessoas e de animais desconhecidos, mesmo assim, a personalidade brincalhona é evidente.
■Maltês puro aprende muito rápido
Originalmente esta raça foi desenvolvida para ser um cão de caça, tendo o companheirismo se sobrepondo a essa característica ao longo dos anos. No entanto, um traço forte deste tipo de animal permanece até os dias atuais.
Um verdadeiro cão maltês será extremamente inteligente e aprenderam muitos truques rapidamente, o que faz com que esta raça também seja bastante procurada por adestradores para que participem de concursos de habilidades.
Neste sentido é também uma ótima raça para crianças que podem ensinar-lhes inúmeras brincadeiras.
■É uma raça ciumenta
Outra característica marcante destes pequeninos é o grande apego aos tutores, que pode revelar um comportamento hostil por parte do cão. Pode ser que, perto de pessoas estranhas, de outros cães com os quais o pet não convive e até mesmo de crianças pequenas, o maltês sinta ciúmes do dono.
Nessas situações, o verdadeiro cão maltês tende a latir muito, a ficar arredio e a demonstrar insatisfação pela presença do indivíduo que supostamente está roubando a atenção de seu amado tutor. De modo geral, isso confere ao maltês a fama de ser uma raça ciumenta e apegada.
Mais formas de saber se o maltês filhote é puro
Se você pretende comprar um exemplar dessa raça, existem mais algumas formas de assegurar que está adquirindo um maltês legítimo. Confira mais sobre:
■Conheça os pais do seu cãozinho
Antes de fechar negócio com o criador, peça para conhecer os pais do filhote, assim você poderá observar as características acima descritas em animais adultos. Nessa visita você poderá perguntar se os pais do filhote possuem Pedigree, além de pedir para verificar seus documentos.
Esse tipo de visita, além de conferir uma segurança extra ao comprador, também serve para verificar as condições do criadouro, observar a saúde dos pais e constatar se o animalzinho que se pretende comprar não é fruto de maus tratos.
■Veja se tem Pedigree
Além de verificar a procedência dos pais, você também poderá exigir o documento de Pedigree do filhote, o qual assegura a procedência do animal, atestando sua legitimidade. Com esse documento em mãos, a comprovação da procedência fica torna-se oficial.
Mesmo assim, alguns tutores temem qualquer possibilidade de falsificação e buscam ter certeza de que seu cão é um exemplar de raça pura. Para esses tutores mais criteriosos, só existe uma forma de obter a comprovação definitiva: testando o DNA do cão.
■Teste de DNA
Conforme mencionado acima, existe apenas uma forma de atestar a legitimidade de um cão maltês sem possibilidade alguma de questionamento. Tal forma é fazendo um teste de DNA.
Nesse tipo de teste, é possível descobrir toda a linhagem de um animal mapeando a genética das últimas cinco gerações de sua família. Dessa forma, o futuro tutor pode assegurar que o filhote que se pretende adquirir, bem como todos os seus antepassados, são irrefutavelmente de sangue puro.
Aprendeu a identificar um maltês puro?
Após ler este artigo, você descobriu quais são as formas de identificar um cão maltês puro, seja por suas características físicas, sua personalidade marcante e até mesmo as formas de atestar a pureza da raça.
Agora você já sabe todas as características de um maltês puro! Um maltês puro é reconhecido por sua pelagem branca, longa e macia em contraste com seus olhos e focinho, que são completamente pretos. É dono de uma personalidade forte. Inteligente, brincalhão, dócil, mas também muito ciumento. Para ter certeza de que está adquirindo um animal legítimo você pode exigir uma visita aos genitores, os documentos de Pedigree e até fazer um teste de DNA.
Professora de Português e Inglês, Revisora, Tradutora, Artista Plástica e Redatora web. De todas as minhas funções, a que mais toma tempo é separar as brigas entre Bartolomeu e Tereza.