Abelha jataí: veja informações, como capturar; mel e mais.

Abelha jataí: veja informações, como capturar; mel e mais.

Você quer aprender como criar abelhas jataí? Elas produzem um mel bastante valorizado no mercado. Venha aprender sobre como capturá-las e muito mais!


A abelha jataí é um animal fascinante!

abelha jatai

Quando se fala em abelhas, automaticamente já pensamos na produção de mel. Entretanto, as abelhas são animais fascinantes, e o mel é apenas um dos diversos benefícios que elas provocam no meio ambiente e na vida humana, diretamente.

As abelhas jatai são insetos que não apresentam perigo aos seres humanos, além de serem totalmente altruístas. O comportamento da sua colmeia é totalmente voltado para o trabalho em grupo, e a abelha rainha somente inicia uma nova produção quando os filhotes estão independentes dela.

Dessa forma, atuam fortemente na polinização das florestas, trazendo inúmeros benefícios aos ecossistemas presentes. Vamos conhecer como você pode focar na produção dessas abelhas, o que é necessário para sua criação e consequente produção de mel, além de entender sobre sua personalidade, hábitos e benefícios gerais.

Características da abelha jataí

Abelhas jataí na colmeia

As abelhas jatai são bastante comuns no Brasil por não apresentarem ameaça aos seres humanos. Vamos entender sobre suas características físicas e comportamento, além do seu habitat e reprodução das colônias.

Origem da abelha jataí

A abelha jataí pode ser encontrada ao norte do Brasil até o México e ao sul até a Argentina. Foi rotulado como uma das espécies de abelhas mais difundidas nos neotrópicos.

A subespécie T. fiebrigi é encontrada mais no hemisfério sul, ocupando partes do Brasil, Argentina, Paraguai e outros países do sul.

A subespécie T. angustula tem maior presença no Brasil e é encontrada mais no hemisfério norte, ocupando o Panamá, Venezuela, Costa Rica e Nicarágua. É conhecida por uma variedade de nomes em diferentes regiões (por exemplo, jataí, jaty, virginitas, angelitas inglesas, españolita, mariola, chipisas e virgencitas).

Aspectos visuais da abelha jataí

A jataí é uma abelha muito pequena e constrói ninhos discretos, permitindo que se desenvolva em áreas urbanas. Tem a cabeça e o tórax pretos, o abdômen escuro e as pernas cinzentas. Ela mede até 4 milímetros de comprimento.

Além disso, ela possui corbículas pretas, que é o aparelho coletor para que ela recolha o pólen. Também, não possui ferrão, por isso é considerada uma abelha mansa e que não apresenta riscos de ataques às pessoas. No máximo, quando se sente ameaçada, pode dar alguns pequenos beliscões ou pode até grudar cerume nos indivíduos.

Distribuição e habitat

A jataí tem uma grande distribuição de habitat nas Américas do Sul e Central, sendo bastante encontrada no Brasil. Muitas vezes, ela se sobrepõe a muitas outras espécies de abelhas sem ferrão.

Essas abelhas são bem adaptáveis em vários ambientes. Conseguem viver com sucesso em buracos de concreto em muros, cavidades em pedras. E, também, são capazes de fazer ninhos em troncos de árvores e até mesmo em caixa de luz.

Comportamento

Pode-se dizer que o comportamento da abelha jataí é bastante altruísta. Muito de suas atitudes giram em torno de preocupações em colonizar um novo ninho e produzir descendentes. Pensam sempre em grupo, e seus ninhos possuem até abelhas guardiãs na entrada deles.

Assim, possuem grande instinto protetor dado pelos “soldados”, que são muito bons em vigiar a colmeia contra intrusos. Gostam de construir seus ninhos em habitats florestais em recuperação, mas também estão presentes em florestas estruturadas, florestas esgotadas e ambientes urbanos.

Reprodução e ciclo da colônia

A enxameagem é o processo de reprodução das abelhas sem ferrão, como no caso da abelha jataí. Nela, a rainha virgem é fecundada pelo macho, e ela dá vida para abelhas que contribuem para construção da colônia.

Assim, inicia-se a construção das células de favo de mel das abelhas filhotes, que geralmente são trazidas aos poucos do ninho da mãe. Uma nova colônia pode ter até 10 mil abelhas. Além disso, a mãe precisa esperar um novo ninho estar pronto para poder produzir uma nova ninhada.

Como capturar abelha jataí

Abelha Jatai

Capturar abelhas pode parecer uma tarefa difícil. Entretanto, se você possuir os materiais necessários e entender como e quando fazer isso, provavelmente terá muito sucesso. Vamos conhecer como se faz!

Materiais para fazer a armadilha

De início, você precisa ter os seguintes materiais em mãos: garrafa pet, saco de lixo, folhas de jornal, um pequeno pedaço de canudo cortado ao meio e gel em própolis para atrair as abelhas jataí. Esses materiais são suficientes para criar uma boa armadilha para as abelhas.

Como fazer a isca para pegar jataí

Adicione um pouco de própolis dentro da garrafa pet e mexa para que ela se espalhe. Molhe também o canudo na solução de própolis. Posteriormente, cubra toda a garrafa com as folhas de jornal.

A seguir, coloque a garrafa encapada dentro do saco de lixo e tente fixar com uma fita adesiva na ponta da garrafa, vedando-a por completo. Por fim, encaixe o canudo na boca da garrafa, permitindo que as abelhas consigam entrar lá dentro.

Instalando a armadilha com a isca

A instalação da armadilha pode ser feita em qualquer lugar que você preferir, seja em épocas próximas do fim do verão, ou no início da primavera. Ela deve ser posta de preferência em árvores. Tente pendurá-la em algum tronco baixo de árvore e fique atento quanto a chegada das abelhas.

Locais sem muita movimentação também são aconselhados. Dê preferência para lugares perto de sombras para proteger a isca de chuva e sol.

Transferência das abelhas

Assim que você perceber que já possui uma quantidade ideal de abelhas em sua isca, você precisa transferi-las para um local adequado e continuar a construção da colmeia. Opte por dias mais ensolarados para que diminua a sensação térmica dentro e fora da caixa.

Pegue metade dos favos e adicione no seu lugar de preferência, como uma caixa vazia. Coloque cera na entrada da caixa para que elas reconheçam o local. Por fim, vede toda a caixa e se preferir, pode adicionar alimentação artificial para o desenvolvimento de novas abelhas.

Como criar abelha jataí e produzir mel

Abelhas jataí na colmeia

A seguir, vamos entender como você pode criar as abelhas jataí em seu jardim ou fazenda. Vale lembrar que se você optar por criar na sua casa, tenha um espaço aberto com um grande jardim para o auxílio delas. Vamos conhecer como isso pode ser feito.

Caixa para abelha jataí

As caixas de abelha para a jataí não precisam ser muito grandes. Claro que isso depende da quantidade de mel que quer produzir, mas geralmente são vendidas caixas em torno de 30 cm de altura. O melhor material é a madeira cedrinho, pois o pinus pode acabar estragando rápido.

Você também pode optar pela criação usando caixas em formato de gaveta para melhor divisão dos favos. Entretanto, com o tempo, elas podem ficar grudadas pelo mel nos cantos. O preço fica em torno de R$ 140 reais caso queira adquirir uma.

Cuidados com as abelhas

Como a jataí não possui ferrão, você não precisa se preocupar com picadas, no máximo uns beliscões. Os maiores cuidados envolvem manejar a caixa e retirada de mel. Mexa sempre com cuidado para que os favos não estraguem e corte-os devagar, para não assustar a colmeia.

Sempre fique atento ao comportamento das abelhas para ver se está correndo tudo de forma adequada e observe o enxame regularmente. Se notar qualquer característica errada, consulte um profissional para te ajudar.

Colheita do mel de jatai

Quando a produção está abundante, a jataí pode produzir até 8 litros de mel por ano. A proteção dos favos é o batume, uma parede espessa de cera com própolis endurecido. Corte essa parede com uma pequena faca e comece retirando os favos com cuidado.

A extração pode ser feita com uma seringa ou você pode espremer os favos para a extração somente do mel. A melhor época para colheita é na primavera. Lembre-se de retirar somente o excedente do mel, pois ele é o alimento fundamental da colmeia, por isso não exagere e deixe uma quantidade ideal para o desenvolvimento das abelhas.

Curiosidades sobre a abelha jataí

Duas abelhas jataí na colmeia

As abelhas não funcionam somente para a produção do mel. São animais que trazem muitos benefícios para o ambiente. Vamos conhecer a sua importância, além de algumas curiosidades que fazem as abelhas seres únicos!

Importância desta abelha para o meio ambiente

As abelhas jatai são vitais para a preservação do equilíbrio ecológico e da biodiversidade na natureza. Eles fornecem um dos serviços ecossistêmicos mais reconhecidos, ou seja, a polinização.

Ao fazer isso, elas ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas, e contribuem para a diversidade genética de espécies vegetais.

Sua presença, ausência ou quantidade nos diz quando algo está acontecendo com o meio ambiente e que ações apropriadas são necessárias. Ao observar o desenvolvimento e a saúde das abelhas, é possível verificar as mudanças no ambiente e implementar as medidas de precaução necessárias.

Importância do mel de jataí

As abelhas são reconhecidas por seu papel no fornecimento de produtos de alta qualidade, não somente o mel, mas também geleia real e pólen.

O seu mel é altamente procurado por suas propriedades medicinais e efeitos imunológicos, anti-inflamatórios, analgésicos, sedativos, expectorantes, dessensibilizantes e antibacterianos. Também é eficaz para olhos inchados e para o tratamento de cataratas. Além disso, não podemos negar que apresenta um sabor delicioso.

O controle da raínha sobre as operárias

A rainha se alimenta com geleia real em quantidades muito maiores que as operárias, durante toda a sua vida.

Ela sinaliza o seu poder reprodutor com feromônios, avisando a sua liderança e isso acaba inibindo a reprodução das operárias. A rainha impede que os outros membros da colônia se reproduzem mesmo caso apresentem ovos.

São as melhores no reconhecimento dos membros

Uma interessante curiosidade é que as abelhas jataí conseguem reconhecer quais são os membros da sua colmeia, para que invasores não se apossem dela.

Dessa forma, conseguem distinguir a sua colmeia pelo feromônio que exalam, além de saber sobre as particularidades de cada atividade a ser desenvolvida dentro da colmeia.

Sua colmeia tem soldados

Estudos recentes mostraram que as abelhas jataí possuem soldados em suas colmeias. O intuito principal é a proteção delas, já que essas abelhas não possuem ferrão para poder picar e afastar invasores.

Essas abelhas consideradas soldados, são um pouco maiores que as demais, em torno de 30% mais pesadas e ficam guardando a entrada da colmeia quando alguma ameaça se aproxima.

Ameaças à abelha jataí

Dentre as principais ameaças, pode-se citar as mudanças climáticas, patógenos, fragmentação e perda de habitat. Na agricultura não orgânica, pesticidas são aplicados nas plantações para matar e controlar pragas. Assim, eles causam danos consideráveis às abelhas e outras espécies, causando desorientação, incapacidade de alimentação e morte.

Há também uma ameaça significativa contra as abelhas devido à mudança no uso da terra. À medida que as cidades crescem e a agricultura se torna mais intensiva, as abelhas estão perdendo os espaços selvagens, onde podiam encontrar flores e alimentos à vontade.

Gostou de aprender sobre as abelhas jataí?

Abelhas jataí na colmeia

Agora que você aprendeu como é tranquilo criar abelhas jataí, você pode começar a produzir o seu mel em sua casa, caso tenha um espaço adequado. Lembre-se sempre de fornecer o melhor ambiente e a melhor caixa para que elas produzam os favos de mel.

Eles acabam sendo o principal alimento das abelhas, então quando for colhê-los, deixe uma quantidade disposta à elas. Além disso, é importante você conversar com um profissional para ter certeza sobre sua produção e a viabilidade. Ele poderia te dar dicas muito boas.

Com isso, sempre se recorde do quanto as abelhas são importantes não somente para a produção de mel e de diversos alimentos, mas também para o meio ambiente. Elas atuam diretamente na polinização e isso influencia na construção de florestas, flores e no desenvolvimento do ecossistema.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.