Terrário para corn snake: saiba como montar, preço, tamanho e mais

Terrário para corn snake: saiba como montar, preço, tamanho e mais

Precisa montar um terrário para corn snake? Sabia que existe uma medida ideal para ela? Confira aqui dicas para proporcionar o melhor habitat para sua cobra!


Terrário para corn snake: saiba tudo antes de ter o seu

Cobra corn snake em terrário

A cobra do milho faz parte do grupo de cobras mais indicadas para criadores iniciantes por ser bastante dócil e fácil de criar. Apesar disso, este animal precisa de algumas condições básicas para que se sinta seguro e tenha uma vida plena e feliz. Um bom terrário faz parte dessas condições ideais.

Neste artigo você verá os diferentes tipos de terrários existentes no mercado bem como todos os passos para montar um que seja perfeito para seu animalzinho. Além do tamanho mínimo necessário para um habitat confortável, conhecerá os melhores materiais para compô-lo e a forma de manutenção ideal para mantê-lo sempre em perfeitas condições.

Tipos de terrário para corn snake

Há diversos tipos de terrários para criação de cobras. Para fazer a melhor escolha é preciso entender bem as necessidades do seu animal. Também é importante verificar um espaço específico em sua casa, que acomode o terrário de forma a dar segurança e tranquilidade ao animalzinho.

Terrário de vidro

O terrário para corn snake do tipo aquário encontra-se facilmente em lojas especializadas. Prático, permite uma boa visualização do animal. Porém, alguns cuidados precisam ser levados em consideração ao adquiri-lo. Se o terrário for todo de vidro, garanta que três dos quatro lados sejam opacos. Este cuidado é importantíssimo, pois garante a sensação de segurança à cobra, que é vital para ela.

Outro ponto indispensável é evitar fugas. Exploradoras natas, as corn snakes são muito “fujonas” e aquários pecam no quesito segurança. Evite usar fitas adesivas que podem machucá-las. Prefira braçadeiras, pois são mais seguras.

Terrário do tipo caixa de plástico

O terrário para corn snake tipo caixa de plástico não será o mais bonito e sofisticado, do tipo que se exibe com orgulho na sala da casa, mas segue sendo uma das opções mais baratas, por se tratar de um material de baixo custo. Ele se assemelha as caixas organizadoras que você pode encontrar em qualquer loja e site de itens para casa.

São encontradas em tamanhos diversos. Além disso, a maioria já vem com tampa e trava, o que é muito importante para evitar que sua cobra fuja e acabe causando sustos e contratempos.

Como montar um terrário para corn snake com tamanho ideal

Terrário com plantas

Montar um terrário pode ser bem divertido se você é do tipo de pessoa que gosta de pôr a mão na massa. É uma boa forma de preparar um lugar especial para seu pet. Abaixo, algumas dicas importantes para você levar em consideração na hora de montar seu terrário.

Qual o tamanho adequado do terrário?

O tamanho do terrário é algo muito importante para a criação da sua corn snake, já que ela é uma cobra que pode alcançar até 150 cm de comprimento.

Então, é importante que o terrário não seja inadequado no quesito espaço. Ele deverá ter, no mínimo, 40 cm de largura, 50 cm de altura e 1 m de comprimento. Mas lembre-se também de não lotar o terrário de coisas para que não limite a locomoção de sua corn snake.

Subtrato para terrário de corn snake

O substrato que irá forrar o terrário de sua cobra corns snake pode ser bem simples. Ela não exige nada muito elaborado. Alguns cuidadores costumam usar jornal e outros tipos de papeis quando a cobra ainda é nova. Mas essa não é uma opção confortável para sua cobra, muito menos agradável aos olhos.

O substrato adequado, composto por cascalhos, podem ser encontrados em qualquer loja que venda produtos animais ou até mesmo em sites.

Iluminação

Ao contrário de algumas cobras a corn snake não precisará de luz UV, nem qualquer outro tipo de luz apropriada. Mas se você quiser utilizar esse tipo de iluminação, não será prejudicial. No entanto, é importante a luz natural, pois isso ajudará a mantê-la saudável. Então, escolha um local que receba algumas horas diárias de sol para alocar o terrário de sua corn snake.

Aquecimento

Caso você consiga alocar o terrário em um lugar que receba algumas horas de sol por dia, o aquecimento estará garantido. Se não, há outras formas de garantir o aquecimento apropriado para sua cobra.

Entre eles, as lâmpadas de aquecimento, criadas exatamente para esse fim e que já fornecem alimentação UV. Pedras aquecidas ou placas de aquecimento. Todas encontradas facilmente em lojas ou sites de animais ou especializadas em cobras.

Umidade do ambiente

Como para toda cobra, a umidade do terrário também é muito importante para o bem-estar da sua corn snake. Isso evitará problemas de saúde, como desidratação e pele enrugada, causados pelo ambiente seco. Porém, tenha atenção para que não acabe transformando o terrário em uma sauna.

A umidade pode ser controlada através de um higrômetro que também é encontrado facilmente em lojas e sites especializados em animais.

Tigelas

Por último, mas não menos importante, é preciso também pensar na alimentação de forma geral. Sua cobra precisará de uma ou duas tigelas onde você colocará água e os alimentos oferecidos para ela.
Essas tigelas podem ser simples ou super trabalhadas, imitando fontes de águas em pedras. Assim como os outros acessórios citados aqui, as tigelas também são facilmente encontradas ou improvisadas.

Lembre-se de colocar a tigelas em lugares em que ela fique bem apoiada. Isso evitará que a água seja derramada acidentalmente pela cobra sem que você perceba e ela passe horas sem se hidratar.

Como montar a decoração do terrário da corn snake

Criança olhando terrário junto com mãe

Agora que você sabe tudo o que é preciso para montar o terrário da sua corn snake, veremos a decoração, que é secundária, mas não menos importante. Pedras, troncos e até mesmo esconderijos. Saiba como montar tudo no terrário!

Pedras

Após a adequação de todos os itens primordiais, como o substrato, é a vez das pedras. Elas devem ser colocadas sempre de forma a estarem bem apoiadas, para que não machuquem de alguma forma a sua corn sanke.

Coloque-as uma sobre a outra, formando pequenos montes ou, se maiores, soltas pelo terrário. Porém, evite deixar muito altas ao amontoá-las, formando assim um tipo de caminho para a cobra sair do terrário.

Galhos e troncos

Galhos e troncos também são muito bem-vindos. É de conhecimento geral que as cobras gostam muito de se pendurar e, ali descansar. Então, busque o galho ou tronco mais bonito que você achar em seu quintal ou no caminho de casa e coloque em seu terrário.

Lembre-se que assim como as pedras, os galhos e troncos precisam estar bem apoiados para não causar nenhum machucado na sua corn snake ou acidente com seu terrário, caso ele seja de vidro, por exemplo.

Esconderijo

O esconderijo é considerado uma decoração, mas é de grande importância, pois servem para proporcionar um lugar para sua cobra, onde ela possa “se esconder” e sentir-se segura. Isso vai ajudar a ela se manter calma e evitar possíveis estresses, em momentos em que a casa esteja cheia ou agitada, por exemplo.

Esses esconderijos podem ser comprados em lojas ou sites especializados ou criados por seus tutores, colocando pedra menores como base e uma maior e plana por cima, criando uma pequena “caverna”.

Cuidados com o seu terrário da sua corn snake

Terrário de vidro

Para que sua cobra se sinta sempre muito segura e satisfeita, é preciso criar um ambiente bastante confortável para ela. É preciso que este lugar seja o mais parecido possível com seu habitat natural, a fim de garantir seu bem-estar. Para isso, precisamos tomar alguns cuidados simples, mas bem importantes.

Coloque o terrário em um local adequado

Quando filhotes ou juvenis, as corn snakes costumam manter-se escondidas, graças aos seus instintos de proteção, preferindo terrários menores. Quando maiores ficam mais relaxadas. Há duas opções: comprar um terrário menor inicialmente e depois substituí-lo por um maior; ou comprar um já maior, mas garantir a existência de muitos esconderijos para ela.

Mas, falando em tamanho de terrários, qual seria o ideal para uma cobra do milho? De forma geral se recomenda que o comprimento do terrário seja igual ao comprimento total da cobra. Já a altura e largura podem ser a metade desse tamanho. Sabendo que uma corn snake adulta mede até 1,5 metros, o tamanho mínimo ideal seria 150cm x 75cm x 75cm.

Mantenha o terrário limpo

Há alguns cuidados básicos, mas muito importantes quando se fala em substrato para terrários de corn snakes. O primeiro ponto importante é garantir que o substrato tenha passado por uma descontaminação para matar bactérias, fungos e alguns parasitas ou ovos que possam estar escondidos.

Cobras gostam muito de manter-se escondidas da vista de todos, seja dentro de pequenas tocas, seja sob uma camada de folhas úmidas ou areia, dependendo do seu habitat natural. Por este motivo, o segundo ponto a se considerar é garantir que o substrato tenha espessura suficiente para que a cobra possa se esconder sob ele.

Ofereça uma dieta adequada

As plantas artificiais são uma excelente opção para decorar terrários de corn snakes. Muito fáceis de encontrar, elas são baratas e não exigem manutenção constante para manter elas bonita. Elas dão um colorido bonito ao ambiente, deixando-o com aquele jeitinho de floresta, além de o preencherem, tornando-o mais aconchegante para a cobra.

Procure variar os formatos, combinando folhas maiores com algumas pequenas. Também distribua em diversos locais do terrário, algumas no teto, outras ao fundo, nas laterais. Porém tome o cuidado de não exagerar na quantidade. Busque referências em redes como o Pinterest, para te ajudar nessa tarefa de “decorar” seu terrário.

Um terrário para sua corn snake

corn snake comendo rato em terrário

Após ler esse artigo, você aprendeu que para que seu animal possa ter uma vida plena e de bem-estar mesmo em cativeiro, a escolha do seu habitat é extremamente importante. Descobriu que um terrário para cobras precisa ter um bom tamanho, umidade suficiente, diversos locais que sirvam como esconderijo, uma boa fonte de água e luz pelo tempo certo.

Também pôde perceber que há várias faixas de preço para terrários e que esse valor depende do tamanho, materiais e acessórios que você deseja. Uma boa pesquisa vai te ajudar a fazer a melhor escolha dentro de suas necessidades, e garantir que você não perca tempo.

Reunimos aqui as principais informações que lhe ajudarão a preparar o local adequado para seu pet. Esperamos que após ler este conteúdo você se sinta mais seguro em sua escolha e possa garantir um lugar seguro e perfeito para o bem-estar do seu pet!

Autor deste artigo

Redatora web, social media e produtora de conteúdo, entre outras coisas. Dona de uma to-do list imensa! Crio calopsitas e expectativas. Fotógrafa de selfie. Mãe de planta. Muito curiosa, amo aprender e estar por dentro dos mais variados tipos de assunto.

Palavras-chave relacionadas


tipos cuidados dicas criar

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.