Pode dar osso para cachorro? Natural, de náilon e mais tipos

Pode dar osso para cachorro? Natural, de náilon e mais tipos

Você sabia que apesar dos ossos serem os petiscos mais amáveis dos cães existem diferentes tipos deles? Conheça quais são os mais saudáveis para seu pet aqui!


Osso para cachorro faz bem?

Cachorro mordendo osso

É muito comum associarem ossos aos cachorros. Provavelmente você já viu em algum desenho ou propaganda o formato do osso representando o cão, assim como, a alegria dos pets em receber e ver um ossinho. Muitos deles até apresentam um comportamento obediente para poder ganhar o tão desejado osso que eles adoram.

Existem muitas razões para os cachorros gostarem tanto de roer ossos, uma delas está relacionada a seus ancestrais, que são os lobos, caçadores que aproveitam toda a fonte de nutrientes de suas caças, até mesmo os ossos.

Além de ser uma distração para o cão os ossos podem trazer vários outros benefícios para seu pet. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue conosco nesse artigo, pois reunimos aqui tudo o que você precisa saber a respeito.

Benefícios de dar osso para cachorro

Filhote de cachorro roendo osso

Os ossos, além de serem bastante famosos e agradarem aos cães, podem trazer vários benefícios para a saúde. Por isso, listamos aqui alguns dos benefícios que os ossos, tão amados pelos cães, proporcionam. Confira!

Alivia o estresse

Várias situações podem vir a deixar os cachorros estressados como: visitas indesejadas, barulhos estridentes, ficar um tempo longe do dono e até mesmo o estresse do próprio dono que pode acabar afetando o animal, pois a nossa personalidade também influência na personalidade do cão.

O osso ajuda a satisfazer a vontade de roer do animal aliviando o estresse, auxiliando também com cães hiperativo. O roer que o cão realiza quando morde o osso produz uma massagem na boca do animal que o deixa relaxado e tranquilo e também é o objeto ideal para o animal ''descontar'' toda sua agitação evitando destruir outros objetos.

Fortalece a mandíbula

Sabia que o osso que o cachorro gosta de brincar também equivale a um tipo de musculação? Isso porque, o cão enquanto mastiga realiza uma série de exercícios que fortalecem a musculatura do crânio e do seu pescoço e também fortalece sua mandíbula.

Além disso, os cachorros fortalecem outros músculos também quando estão brincando com os ossos quando correm e pegam, pois são exercícios que ajudam na musculatura do animal.

Osso ajuda a limpar os dentes

O osso é um bom entretenimento para o cão e também funcional para a saúde bucal. Os ossos auxiliam em eliminar partes de resíduos de alimentos presentes nos dentes e gengivas e ajudam a evitar a formação do tártaro. Alguns deles ainda possuem substâncias que podem ajudar na higiene bucal e também reduzir o mau hálito.

Mas atenção! Apesar de o osso ter um papel importante na saúde bucal do animal, ainda é importante manter a escovação do cachorro regularmente, pois os ossos não substituem uma boa escovação.

Osso natural é rico em cálcio e fósforo

Os ossos naturais são grandes fontes de nutrientes. Entre eles, o cálcio e o fósforo. Esses nutrientes têm benefícios para o sistema digestivo do animal, incluindo o fortalecimento do músculo do estômago, previne o inchaço e problemas nas glândulas anais e promove movimentos intestinais saudáveis.

Além disso, alguns ossos naturais ainda contêm colágenos e cartilagem. Seu consumo ajuda no fortalecimento dos tendões, articulações e ligamentos do cachorro proporcionando ao animal uma vida mais saudável.

Tipos de osso para cachorro

Existem vários tipos de ossos para os cachorros, e cada um com suas particularidades e benefícios. A seguir, trouxemos alguns exemplos para você conhecer mais sobre cada um deles e decidir quais são os mais indicados para seu cão.

Osso natural para cachorro

Cachorro com osso natural na boca

Existem dois tipos de ossos naturais: os processados e não processados. Os não processados não passam por algum tipo de tratamento, enquanto os processados geralmente são feitos com ossos de origem bovina, além de serem submetidos a processos de higienização e conservação.

Com isso, os ossos processados são os mais indicados por possuírem boa durabilidade e ser de fácil conservação. Um exemplo é o osso mastigável de canela bovina.

Osso de náilon

cachorro branco com osso de náilon

Os ossos de náilon são produzidos com um material totalmente seguro, não tóxico e durável se tornando uma ótima opção para o cachorro. São desenvolvidos para não soltar grandes pedaços, não provocando machucados nas gengivas e, por serem macios, são recomendados para qualquer idade dos cães.

Os ossos de náilon apesar de serem recomendados e serem ótimas opções, não são ossos comestíveis e deve-se ter atenção também, assim como, ao dar qualquer brinquedo ao cão, pois nenhum brinquedo é 100% indestrutível.

Ossos de couro e de nó

Osso de couro e nó

Os ossos de couro e de nó são um dos mais conhecidos, não possuem resquícios de carne e cartilagem em sua composição e não apresentam fortes odores e conseguem ter uma durabilidade boa, contendo uma estrutura mais dura.

À medida que o cão vai mastigando, com o tempo, o osso vai amolecendo, de forma que os cães podem tirar pedaços grandes e engolir causando acidentes. Pequenos e grandes pedaços podem parar na traqueia, causado dificuldade respiratória e engasgamento. Por isso, sempre esteja atento à validade do material.

Osso de plástico mastigável

Cachorro com osso de plástico

Os ossos de plástico também são indicados para os cachorros, são duradouros e sustentam a distração deles. Esses ossos geralmente são resistentes e difíceis de despedaçar, e são encontrados com facilidade para comprar.

Apesar de ser uma boa escolha o cuidado permanece também, pois são suscetíveis a bactérias que podem acumular nos brinquedo. Por isso, é indicado trocá-los mensalmente e sempre mantê-los limpos.

Petiscos para cachorro roer

Cachorro com petiscos

Além dos ossos para roer, os petiscos são uma ótima opção para o animal. Geralmente são feitos de cereais e carnes e auxiliam com a manutenção da higiene bucal do cão.

Alguns petiscos oferecem vários nutrientes para completar a alimentação do cachorro, incluindo proteínas para o desenvolvimento muscular, cálcio, ômega 6, e várias outras vitaminas diversas que ajudam na saúde do animal, além de conterem baixo teor de gordura.

É indicado conciliar o uso de ossinho com petiscos de forma saudável, evitando exageros para não comprometer o habito alimentar do cão.

Osso vegano

ossos veganos

O osso vegano também é uma opção para dar ao cão considerado saudável. Nesse caso o osso não contém nenhum ingrediente de origem animal e é produzido com osso vegetal. Incluem na sua receita compostos de cereais e ingredientes que composto por vários outros alimentos, oferecendo nutrientes para o cachorro, sendo considerado seguro para a alimentação do pet.

Cuidados ao dar osso para cachorro

cachorro com osso

Apesar de indicados e trazerem vários benefícios ao ofertar ossos para seu cão, assim como qualquer brinquedo, deve-se ter determinados cuidados para garantir a saúde do animal e evitar problemas. Veja a seguir quais cuidados devemos tomar ao oferecer um osso para seu cão.

Esteja perto quando o cachorro estiver com o osso

Apesar dos ossos não apresentarem problemas é indicado ficar perto quando seu animalzinho estiver consumindo um, pois o cachorro pode engasgar ou se machucar com pequenos pedaços que se soltam ou até mesmo engolir o osso inteiro. Essa atenção deve-se ter com qualquer tipo de osso.

Supervisionar o animal é importante também quando oferecer ossos de brinquedos ou algum outro objeto, pois nenhum é 100% seguro e dependendo da força na mandíbula do animal também podem despedaçar e vir a causar problemas no pet.

Evite dar osso duro ou pequeno para cachorro

Os ossos duros não são indicados para os cães, pois podem prejudicar a saúde bucal do animal quebrando seus dentes, além disso, correm o risco de soltar na boca do animal na tentativa dele roer e acabar ferindo-o.

É importante evitar também os ossos pequenos para o cão, porque pode entalar na traqueia obstruindo a respiração do cão e até mesmo machucando. Ademais, deve-se oferecer o osso condizente com o tamanho do animal. Cachorros muito grandes não podem comer ossos muitos pequenos, pois engolirão facilmente o osso inteiro.

Não dê costela ou osso de galinha

Os ossos de galinha e de costela quando assados ou cozidos causam comprometimento na sua estrutura quebrando com facilidade e soltando lascas de ossos que podem causar vários acidentes, entre eles, a perfuração de algum órgão do animal (esôfago, estômago ou intestino) por serem afiados.

Mesmo crus esses tipos de ossos ainda são prejudiciais aos animais. Os ossos podem ser fontes de contaminação e também quebrar os dentes do cão. Por isso, deve-se seguir a orientação dos profissionais e evitar oferecer esses ossos aos animais, então resista à tentação de jogar ossos de sobras de refeições para seu pet.

Não dê ossos cozidos ao cachorro

Os ossos cozidos são um risco para o cão, pois podem quebrar facilmente e estilhaçar prejudicando o animal. Com isso, o cão pode vir a quebrar seus dentes, apresentar lesões na boca e na língua.

Além de perfurar a mandíbula inferior do cão, pode ficar preso na traqueia, esôfago, obstruir o intestino, causar constipação, sangramento e peritonite (infecção bacteriana causada por perfurações no estômago).

Não ofereça ossos muito ásperos

Como os demais ossos citados anteriormente que devem ser evitados os ossos ásperos não ficam de fora dessa lista. Isso porque, o áspero do osso pode machucar a boca e a língua do cão causando ferimentos enquanto ele mastiga e causar sofrimento ao animal. Dê preferência aos tipos de ossos que listamos aqui.

Jogue fora o osso roído

Ossos roídos devem ser descartados. Além de acumularem bactérias após um determinado tempo de uso, se o cachorro mastiga até a parte quebradiça as lascas se tornam um problema. Inclusive, um osso que mastigado inúmeras vezes diminui o tamanho e consequentemente se torna um risco de asfixia para o cachorro.

O indicado é realizar a troca do osso a cada um mês e dependendo do animal o osso pode se desgastar até mesmo antes, nesse caso sempre supervisione e troque-o assim que achar necessário.

Não dê osso para cachorro em tratamento dentário

Se o cachorro estiver realizando algum tratamento dentário ou tenha passado recentemente por alguma intervenção nos seus dentes, o correto é não oferecer ossos ao animal para ele brincar. Assim, evita prejudicar o tratamento dentário no meio do caminho e acarretar um novo problema na dentição.

É ideal também que o cachorro tenha a dentição completa para que possa roer os ossos, isso acontece por volta dos quatro meses de idade, por isso, é indicado dar ossos específicos para a idade do cão e que sejam macios. Em cachorros idosos também se deve optar por ossos macios devido a sua dentição já enfraquecida.

Escolha o osso ideal pra seu cão

cachorro com osso em sofá

Você pôde ver nesse artigo que os ossos podem trazer vários benefícios para o cachorro quando escolhidos e ofertados de forma correta. E agora que você já aprendeu sobre esse assunto, já pode escolher qual o melhor osso para oferecer à seu cão.

Lembre-se sempre que o osso escolhido deve trazer segurança pro seu pet e que não ofereçam nenhum tipo risco. Além disso, fique de olho na procedência dos produtos, não se esqueça de supervisionar seu pet quando der osso para ele roer e sempre busque produtos de qualidade, pois assim, evitará possíveis dores de cabeça.

Com este artigo você ficou por dentro também de algumas dicas e cuidados sobre dar ossos para cães. Mas o principal é que você não se esqueça de sempre consultar um veterinário em caso de dúvidas ou acidentes com o mesmo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas cuidados tipos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.