Gato babando muito? Veja possíveis causas e o que fazer!

Gato babando muito? Veja possíveis causas e o que fazer!

Você tem um gatinho que está produzindo mais saliva que o normal? Descubra neste artigo as possíveis causas e o que fazer para resolver esse problema.


Gato babando muito é um mau sinal?

Gato dormindo e babando

Gatos são excelentes animais de estimação, porém, são animais independentes e não costumam demonstrar muito quando estão doentes. Sendo assim, o dono deve estar atento aos detalhes. Um comportamento incomum que deve ser observado é o excesso de saliva, pois pode ser um sinal de que há algo de errado com a saúde do felino.

Existem muitas causas para os gatos babarem, portanto, é importante notar se aparecem também outros sintomas. Podem ser sintomas mais leves, como falta de apetite ou mau hálito, ou mais graves, como até mesmo um desmaio. Esses sintomas adicionais serão essenciais no diagnóstico do problema e para definição do tratamento.

Então, leia o artigo para conhecer o que pode estar fazendo o seu gato babar muito e o que fazer para ajudar seu bichano. Além disso, você também descobrirá como evitar essa situação, protegendo o seu felino desse problema!

Possíveis causas do gato babando muito

Gato no colo recebendo carinho

Existem vários motivos que podem causar o excesso de salivação em gatos. Neste artigo, separamos algumas das principais causas e o que fazer para ajudar o seu bichinho a se livrar dessa situação. Leia abaixo!

Ingestão de determinadas substâncias

Assim como cães, gatos são animais curiosos, por isso estão sujeitos a comerem o que não devem. Alimentos amargos, azedos ou picantes podem causar um excesso na produção de saliva, pois é assim que o gato vai tentar se livrar do gosto estranho na boca. Se não for nada tóxico ao animal, o excesso de saliva não deve demorar a parar.

A ingestão de substâncias tóxicas, como produtos químicos, também pode causar uma salivação excessiva. Neste caso, será bem intensa e o felino deve ser levado ao veterinário imediatamente.

Isso também pode acontecer após você ter aplicado algum remédio na pele do animal e ele lamber o local. Portanto, quando precisar aplicar um anti-pulgas, por exemplo, é importante adotar algum método para evitar que o animal tenha acesso ao local do remédio. Os cones de plástico são uma ótima opção.

Objetos na boca do gato

Ao engolir objetos não comestíveis, esses podem ficar presos em alguma parte da boca. Caso isso aconteça, a irritação das membranas mucosas vai iniciar o processo de salivação excessiva. Além disso, algo pode ficar preso na mandíbula superior, impedindo que a boca se feche e causando salivação.

Se o seu gato de repente ficar inquieto e começar a babar muito, suspeite primeiro de ingestão acidental. Essa é uma das causas mais comuns desse problema e, caso o objeto não esteja visível na boca do animal ou não consiga retirá-lo, leve-o imediatamente ao veterinário.

Temperatura muito elevada

Quando chega o verão, os gatos também podem sofrer de insolação com o aumento da temperatura ambiente e da umidade. Como eles não suam, regulam sua temperatura corporal pelo calor da vaporização, lambendo seus corpos e umedecendo seus pelos com saliva.

Porém, se o animal estiver preso, sem acesso à sombra ou ar fresco, esse processo não vai funcionar. Quando a insolação se torna grave, podem aparecer sintomas sistêmicos, como desidratação, e o animal pode desmaiar e babar. Nesse caso, é necessária uma resposta de emergência imediata, portanto, não hesite em procurar uma clínica veterinária.

Dentes sujos e mau hálito

Normalmente, a saliva é secretada pelo cheiro de comida ou quando algo entra na boca e estimula fisicamente a membrana mucosa. Mas, também pode ser secretada por dor na boca ou sensação de corpo estranho, causadas por cáries ou problemas na gengiva.

Um exemplo comum é a doença periodontal, causada por depósitos de placa e tártaro nos dentes. O mau hálito é o primeiro sintoma que costuma alertar sobre um acúmulo de tártaro na boca do gato e, quando em estágio avançado, pode ser sentido de longe.

O cheiro é proveniente da decomposição dos resíduos de alimentos acumulados entre os dentes e as gengivas. Sendo assim, a baba em si também terá um cheiro forte e pode ter uma coloração diferente do normal.

Estado de saúde do gato

Problemas neurológicos também podem causar excesso de salivação como sintoma. As causas variam, mas podem incluir epilepsia, ou infecção alimentar, por exemplo.

Os rins e o fígado trabalham para desintoxicar substâncias nocivas no corpo e eliminá-las do corpo. Quando a atividade das funções renal e hepática é reduzida, as substâncias nocivas permanecem no sangue e circulam no corpo, resultando em sintomas como o excesso de saliva.

Carinho também faz o gato ficar babando

Gatos de personalidade mais amistosa também costumam produzir mais saliva quando estão sentindo prazer, seja quando estão recebendo carinho de seus donos ou quando estão prestes a receber um alimento que gostam muito. Esse comportamento também é visto em cães e até mesmo em seres humanos.

Se o gato tem esse costume desde filhote é provável que vá continuar por toda sua vida. Porém, se a produção de saliva começar a ser excessiva e a acontecer repentinamente, o melhor a fazer é procurar a ajuda de um veterinário.

Outras causas do gato babando

Ansiedade e náusea também podem causar excesso de salivação. Muitos gatinhos não estão acostumados a sair de casa e, portanto, levá-los ao veterinário pode ser uma situação estressante.

Todo o processo, desde entrar na caixa de transporte, até a consulta, pode causar ansiedade. O balanço do carro durante o transporte também pode fazer com que ele fique enjoado, o que torna o aumento da saliva normal.

Outra situação preocupante que pode causar excesso de salivação é um trauma. Gatos que possuem fácil acesso à rua estão mais propensos a sofrer algum tipo de acidente. Brigas com outros animais, atropelamentos e até mesmo envenenamento podem ocasionar sintomas que os levem a salivar mais que o normal.

Nesses casos é muito importante procurar tratamento o mais rápido possível para evitar problemas mais graves.

O que fazer quando o gato está babando muito

Gato sendo examinado no veterinário

Como foi apresentado, existem diversos motivos que podem causar um excesso de salivação no seu gatinho de estimação. Agora, vamos ver o que é possível fazer ao notar que seu felino está babando de forma excessiva.

Observação da cavidade bucal

Alguns problemas bucais podem ser evitados com cuidados diários do proprietário. É importante manter a cavidade oral limpa para evitar a proliferação do tártaro. Se notar algum outro problema ou sintoma que pareça ser mais grave, sendo esse o motivo pelo qual seu gato está babando de forma excessiva, procure ajuda veterinária.

Então, escovar os dentes do seu gato auxilia e muito nessa limpeza. Se possível, acostume essa prática desde filhote, assim o gatinho vai crescer acostumado com a situação e não vai se estressar quando adulto.

Evitar o uso de medicamentos sem orientação

A automedicação acontece quando os proprietários tentam resolver o problema de seu animal de estimação para evitar gastos. Em outros casos, na hora do desespero, o dono se torna refém de informações obtidas pela internet que, muitas vezes, não estão corretas e jamais vão substituir uma consulta.

Lembre-se de nunca medicar seu animal de estimação sem a orientação de um médico veterinário. A ingestão de medicamentos sem orientação médica, além de dificultar o diagnóstico, pode levar a um agravamento do quadro e induzir escolhas inadequadas de tratamento.

Conte com ajuda veterinária

A maioria dos sintomas listados acima precisam da avaliação de um médico veterinário para chegar ao diagnóstico correto e iniciar os tratamentos. A primeira medida que um dono deve tomar ao perceber uma salivação excessiva é observar e procurar por outros sintomas.

Caso o problema continue, é de extrema importância buscar por uma clínica veterinária. O gato babando pode ser sinal de diversas doenças. Portanto, apenas com um acompanhamento profissional é possível descartar problemas mais graves e tratar essas situações de forma correta.

Como evitar que o gato fique babando muito

Gato deitado no banheiro ao lado de escovas de dente

Alguns cuidados básicos e diários podem fazer a diferença na vida do seu gato. Para que ele tenha uma vida longa, saudável e segura, continue lendo e aprenda dicas valiosas no cuidado com seu bichinho de estimação.

Evite objetos que possam ser engolidos

Como mencionado anteriormente, gatos são animais curiosos por natureza. Por isso, muitas vezes ocorrem acidentes dentro da própria casa, como a ingestão acidental de pequenos objetos.

Portanto, é importante sempre observar o seu gatinho e não deixar objetos pequenos deixados pela casa, principalmente objetos que possam machucar ou que eles consigam engolir. Tudo que for muito pequeno deve ser deixado dentro de gavetas ou armários, para que o felino não tenha acesso aos objetos.

Ao sinal de qualquer comportamento estranho ou ao ver o seu gatinho engolindo ou engasgado com algo, não hesite em procurar um veterinário.

Mantenha a higiene bucal do gato

O cuidado dentário diário pode prevenir o depósito de placa e prevenir a doença periodontal. Escovar os dentes do seu animal diariamente seria o ideal na prevenção do tártaro. Porém, caso o gato não esteja acostumado com esse tratamento, existem outras opções.

Alguns alimentos que são projetados para evitar que a placa grude nos dentes, há também os que contêm ingredientes com efeito de pasta de dente. Além disso, alimentos secos têm menos probabilidade de gerar placa bacteriana do que os alimentos úmidos, portanto, é uma boa ideia revisar o tipo de alimento que você dá.

Proteja seu gato em dias muito quentes

Em dias muito quentes é importante observar se o seu gato está demonstrando sinais de insolação. Para aliviar o calor, eles costumam se lamber mais do que o normal, o que os ajuda a resfriar o corpo. Alguns gatos também ficam mais apáticos nos dias mais quentes.

Para ajudar a prevenir isso, faça com que seu gato tenha bastante acesso a água, espalhando vários potes pela casa. Mantenha o ambiente o mais fresco possível, seja com a ajuda de ar condicionado, ventiladores ou umidificadores de ar.

A ventilação natural também é importante, mas nunca deixe as janelas abertas se elas não tiverem telas de proteção.

Ofereça alimentação e hidratação

O corpo dos gatos é composto por 70% de água, o principal nutriente que ele precisa para se manter saudável. A água deve estar limpa e sempre disponível, mas caso o seu bichano seja exigente e não goste de água parada, uma fonte de água elétrica pode ser a solução para deixar o seu gato bem hidratado.

Oferecer uma ração de qualidade está entre os cuidados que você precisa ter para garantir a saúde e o bem-estar do seu felino. Além disso, é importante fracionar a porção diária de ração em duas ou três refeições e jamais deixar o alimento à vontade.

Rações Super Premium possuem em sua formulação o hexametafosfato de sódio, esse componente evita a mineralização de placas bacterianas e biofilme, auxiliando na prevenção da formação do tártaro.

Já sabe o que fazer caso seu gato esteja babando muito?

Gato se lambendo

É dever de todo dono garantir uma boa alimentação, ambiente limpo e carinho para o seu animal. Ficar atento a sinais de qualquer desconforto ou doença é essencial para manter a saúde do seu pet.

Aqui você viu como a gravidade da salivação excessiva e suas diversas causas. Esse problema normalmente vem acompanhado de outros sintomas, que vão auxiliar no diagnóstico e tratamento. Portanto, sempre fique atento aos detalhes!

Mas o melhor sempre é prevenir, certo? Então, evite deixar pela casa objetos e produtos que podem fazer o seu gato babar de forma excessiva, assim o seu felino poderá explorar a casa sem medo.

Os felinos são animais exigentes, porém, fáceis de manter. Com uma boa alimentação e cuidados diários, seu bichinho vai ter uma vida longa, feliz e sem excesso de saliva! Mas lembre-se, se os sintomas persistirem, não hesite em procurar a ajuda de um médico veterinário.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.