Cocô de cachorro: com sangue, mole, verde, com verme e mais

Cocô de cachorro: com sangue, mole, verde, com verme e mais

Seu cachorro fez cocô mole, verde ou com sangue? Isso pode ser sintoma de algum problema de saúde. Leia este artigo e aprenda o que fazer em cada caso.


Cocô de cachorro pode indicar muita coisa!

Cachorro com pata em vaso sanitário

Recolher cocô de cachorro é uma atividade constante na rotina de todo tutor. Esta tarefa diária pode parecer tola, mas é um momento importante para observar como está a saúde de seu peludo. Às vezes uma alteração na coloração ou na aparência das fezes de seu pet podem indicar problemas de ordem comportamental ou física e que precisam ser corrigidos.

Seja pela ingestão de objetos, falta de nutrientes, excessos na alimentação, verminoses ou disfunções; qualquer alteração observada deve ser tratada. Aprenda aqui a identificar o que fezes com sangue, verde, mole, e demais alterações podem significar.

Tipo de cocô de cachorro considerado normal

Cachorrinho fazendo suas necessidades

Cada animal é único e cada tutor sabe qual é o padrão das fezes de seu cachorro. Mesmo assim existe um tipo de cocô considerado normal. Mesmo que as fezes de seu pet não se enquadrem exatamente neste modelo, o mais importante é observar possíveis alterações de rotina.

Cor normal de um cocô de cachorro

A coloração normal de cocô de cachorro é marrom, geralmente puxando para o tom chocolate, mas as fezes podem aparecer mais claras ou escuras de acordo com a alimentação do animal, isso pode variar de cachorro para cachorro e não é motivo de preocupação.

O mais importante é observar o padrão do seu cão, se a ração que ele come tem algum tipo de corante ou se ele ingeriu algum outro alimento de cor forte e que possa alterar a coloração natural.

Consistência de um cocô de cachorro saudável

Um cocô de cachorro saudável deve ser consistente e macio, sua aparência deve ser cilíndrica e uniforme ou dividida em pedaços grandes. Novamente é importante observar o padrão de seu animal, porém existem alguns indicadores importantes de serem observados

Fezes ressecadas, quebradiças podem indicar um princípio de desidratação de seu pet, bem como fezes amolecidas indicam um princípio de diarreia. Os dois casos demandam atenção e cuidados extras, mas a diarreia pode ser sintoma de alguma doença mais séria, portanto é algo que precisa ser monitorado com maior cuidado.

Aparência e revestimento do cocô de cachorro

Conforme informado anteriormente, a aparência do cocô de seu cachorro deve ser cilíndrica e uniforme, como um toco de madeira, e não deve apresentar revestimentos visíveis como muco ou gosma. Pequenos pedaços de fezes endurecidas espalhados pelo chão significam que se animal está ingerindo pouco líquido, o que pode causar desidratação.

Fezes úmidas e empilhadas precisam ser observadas com mais cuidado, caso ocorram mais de uma vez configurando uma diarreia significa que seu pet está doente. Procure um veterinário o mais rápido possível.

Cocô de cachorro em diferentes estados

Mão catando cocô de cachorro

Tendo em mente que o cocô saudável deve ser marrom, macio e uniforme fica fácil identificar quais tipos de fezes são consideradas anormais. Leia abaixo quais estados são considerados diferentes do normal e podem indicar problemas de saúde.

Cocô de cachorro com sangue

Quando há sangue vermelho vivo nas fezes, as possíveis causas são: lesão na parte inferior do sistema gastrointestinal, parvo virose ou câncer de intestino. As lesões podem ser causadas pela presença de algum corpo estranho no organismo do animal. O que significa que seu cachorro ingeriu algo que não deveria.

A parvo virose é uma doença causada por um parasita intestinal e que, se não tratada, pode levar o animal a óbito. Independentemente da causa, este é um sintoma considerado grave e exige cuidados, procure um veterinário o mais rápido possível.

Cocô de cachorro mole

O cocô mole pode ter várias formas, o mais comum é apresentar consistência mais molhada que o habitual, formando uma pilha, este sintoma pode ocorrer por alteração na alimentação. Já pedaços ou pilhas soltas com uma textura mais pastosa e sem definição ou mais líquido formando uma poça no chão são sintomas mais preocupantes.

Qualquer sinal de diarreia pode indicar muita ou pouca ingestão de fibras, falta de exercício, obstrução ou infeção anal, efeito colateral de medicamento, excesso ou falta de tosa higiênica, ou desidratação; podendo o que pode ser sintoma de alguma doença mais grave.

Cocô de cachorro com gosma ou muco

Normalmente o cocô dos cachorros não apresenta nenhum revestimento, a presença de muco ou gosma pode ter razões diversas, a mais comum é mudança na alimentação. Nestes casos é comum a presença de muco amarelado. Mas esta coloração também pode ser um indicativo de algum problema mais grave como alergias, intolerância alimentar ou até mesmo a presença de parasitas.

Já o muco branco geralmente é causado por excesso de cálcio. Observe o tipo de alimentação que tem ofertado ao seu cãozinho, talvez ele esteja roendo ossos em excesso.

Cocô de cachorro com verme

O cocô de cachorro com verme é facilmente identificável, os vermes tendem a ficar bem visíveis como pontos brancos parecidos com grãos de arroz ou finos e compridos como pedaços de linha. Os vermes aparecem nas fezes do animal quando sua proliferação no organismo está muito alta.

Caso você identifique essas partículas brancas no cocô do seu cachorro, você deve levá-lo ao veterinário para que este examine as fezes e descubra qual vermífugo receitar.

Cocô de cachorro com giárdia

A giárdia é um parasita que, entre outros sintomas, causa diarreia intensa. Além do aumento da frequência e da mudança de consistência, também é possível identificar a presença de muco no cocô, que pode até ter coloração verde.

Embora não seja possível ver a presença do parasita a olho nu, a alteração nas fezes é bem perceptível, chegando até a ficarem aquosas. A giardíase também pode causar perda de peso e de apetite e vômitos ocasionais. Percebendo a ocorrência de um ou mais sintomas, procure um veterinário.

Cocô de cachorro de diferentes cores

Imagem de cachorro ao lado de cocô

Agora que você já sabe um pouco mais sobre possíveis alterações na forma e no estado do cocô de seu peludo, aprenda a observar alterações na coloração e quais cores indicam problemas simples e quais indicam que talvez seja o momento de entra em contato com um especialista.

Cocô de cachorro verde

Como mencionado acima, o cocô verde pode indicar a presença de giardia no organismo do cachorro. No entanto, esta não é a única razão para seu pet apresentar fezes desta cor.

Primeiramente observe se seu cachorro não ingeriu grama ou outras plantas, perceba se houve alguma alteração na alimentação de seu bichinho. Se for este o caso, observe as próximas evacuações e veja se voltou ao normal. Esta coloração não é normal, o ideal é chamar veterinário o mais rápido possível.

Cocô de cachorro branco

Normalmente o cocô de cachorro branco é causado por excesso de cálcio na alimentação. O que pode fazer com que as fezes fiquem duras e ressecadas. Neste caso, seu cão deve estar roendo ossos em excesso.

Esta coloração é bem comum entre os animais cujos tutores prezam por uma alimentação BARF, onde o consumo de ossos é grande. Também é possível que seu cão tenha ingerido algum objeto branco. Neste caso é importante consultar um veterinário para constatar se se trata de um distúrbio comportamental ou falta de algum nutriente.

Cocô de cachorro cinza

O cocô cinza pode indicar que seu cachorro está com problemas de mau funcionamento do fígado. A segunda possibilidade é a de que haja com alguma obstrução no ducto biliar, impedindo o trânsito das enzimas entre a vesícula biliar e o fígado.

Fezes desta cor também podem indicar uma suficiência pancreática exócrina. Este nome estranho significa que o pâncreas de seu cachorro não está produzindo enzimas digestivas o suficiente. Estas enzimas digestivas, além da ajudarem o seu pet a absorver melhor os nutrientes, também são as responsáveis por conferir a cor marrom ao cocô.

Cocô de cachorro preto

Este tipo de excremento indica que seu cachorro pode estar com algum ferimento na parte superior do trato gastrointestinal. Cocô com sangue é sempre um sinal preocupante e ele pode se apresentar de duas maneiras.

Além do sangue visível e vermelho vivo, que vimos anteriormente, também é possível que ele se apresente misturado às fezes, conferindo uma coloração escura, quase preta ao cocô. Este tipo de fezes indica que seu peludo ingeriu um objeto pontiagudo ou que ele tem uma úlcera.

Cuidados com o cocô de cachorro

Imagem de cachorro sentado com dona ao fundo catando suas fezes

Talvez esse seja o aspecto mais trabalhoso de se ter um cão, é preciso treiná-los e recolher seus dejetos constantemente, além disso seu cachorro pode apresentar alguma disfunção comportamental como a coprofagia. Leia a seguir algumas dicas de como cuidar desta parte da higiene canina.

O que fazer quando o cão está com fezes anormais?

Sempre que for recolher as fezes de seu animal, observe se elas apresentam algum tipo de alteração na quantidade, em seu formato, cheiro ou coloração, se estão ressecadas ou moles, e também atente para a presença de qualquer corpo estranho como vermes, sangue ou pedaços de grama e objetos.

Algumas alterações indicam problemas leves como mudança no padrão alimentar. Outras podem ser sintomas de doenças graves. É importante sempre observar se seu cão apresenta mudanças de comportamento, vômito ou alteração na urina. Caso você constate mais de um sintoma ou alguma alteração mais preocupante, procure imediatamente um veterinário.

Como limpar o cocô de cachorro corretamente

Recolha as fezes com uma pá plástica e lava o local com água, sabão. Para eliminar vírus, germes e bactérias, principalmente em caso de alteração no cocô, utilize água sanitária em concentração de 2 a 3% pura e deixe agir por 10 min antes da lavagem.

Mas atenção, a água sanitária pode causar dermatite canina, nunca deixe seu cãozinho no quintal enquanto faz a desinfecção. Caso seu bichinho tenha feito suas necessidades em um local indesejado, finalize a lavagem com um desinfetante neutralizador de odores, pois a tendência é de que ele volte a fazer no mesmo local.

Como descartar o cocô de cachorro

Pegue o cocô com o auxílio de uma pazinha e coloque em um saco ou sacolinha, amarre e certifique-se de que vedou bem para que as fezes não contaminem nada. Em seguida descarte na lixeira, depois é só lavar o local onde o cão defecou.

Você pode utilizar sacolinhas de supermercado ou saquinhos próprios para este tipo de descarte. Hoje em dia existem saquinhos biodegradáveis e até mesmo embalagens de papel criadas para este tipo de descarte, você encontra facilmente, em qualquer petshop. Estas embalagens servem tanto para o descarte durante o passeio, quanto para o descarte em casa.

E se o cão estiver comendo cocô?

A coprofagia, hábito de comer cocô, pode acontecer por motivos de saúde ou comportamental. Quando a questão é de saúde, seu cachorro pode estar com dificuldades em absorver nutrientes, com uma alimentação desbalanceada ou verminose. Peça para um veterinário examiná-lo, ele indicará o tratamento correto.

Quando a causa é comportamental o mais provável é que seu cãozinho esteja tentando limpar sua bagunça sozinho, seja por medo de levar bronca ou por te ver limpando e querer ajudar. Mude a forma como reage na frente dele e veja se funciona. Se não funcionar, chame um veterinário.

Cocô de cachorro sem mistérios

Cachorro com vários papéis higiênicos

Neste artigo vimos como lidar com situações que envolvam alterações no cocô de seu cachorro. Se você chegou até aqui, possivelmente encontrou algo estranho em seu quintal. Neste caso, o importante é manter a calma, observa o tipo de alteração e lembrar se seu bichinho comeu algo diferente, se algum objeto apareceu mordido ou sumiu repentinamente.

Estas são as causas mais prováveis. Em seguida, observe se o problema se resolve rapidamente ou se teve algum agravamento e se outros sintomas apareceram. Seguindo essas dicas você ajudará o veterinário a oferecer o melhor tratamento ao seu cãozinho.

Autor deste artigo

Professora de Português e Inglês, Revisora, Tradutora, Artista Plástica e Redatora web. De todas as minhas funções, a que mais toma tempo é separar as brigas entre Bartolomeu e Tereza.

Palavras-chave relacionadas


dicas tipos cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.