Meu cachorro comeu chocolate! E agora, o que fazer?

Meu cachorro comeu chocolate! E agora, o que fazer?

Seu cachorro comeu chocolate? Descubra se o doce pode ser tóxico para o seu pet e o que fazer se ele comer acidentalmente em grande quantidade.


Meu cachorro comeu chocolate! Será que vai fazer mal?

Barra de chocolate bem de perto

O chocolate é sem dúvidas um dos doces mais populares que existem, pode ser ao leite, amargo ou misturado com outros ingredientes, ele é sucesso no mundo todo. Inclusive, pode até chamar a atenção do seu cachorro se você tiver um. Mas, apesar de parecer inofensivo, o chocolate é estritamente proibido para os cachorros.

Neste artigo, nós vamos te explicar quais as substâncias nocivas que o chocolate contém, e como elas agem no organismo do cãozinho, fazendo com que fique inviável dar este alimento para ele.

Além disso, vamos te informar do que fazer e não fazer nestes casos de ingestão acidental, caso o canino acabe 'roubando' um pedaço do seu chocolate.

O que fazer se meu cachorro comer chocolate?

Veterinário examinando um cachorro

Você sabe o que fazer se o seu cachorro acidentalmente comer chocolate ou se você oferecer o doce como petisco sem saber se faz mal ou não ao cachorro? Então continue lendo para descobrir o que fazer caso algumas dessas situações ocorram.

Identifique o tipo e a quantidade de chocolate

Se o seu cachorro comer o chocolate e tiver sintomas de intoxicação alimentar, o primeiro passo é identificar qual foi o tipo. Alguns chocolates possuem uma maior concentração de teobromina e podem afetar o seu cão, causando sintomas muitas vezes irreversíveis e letais. Entre os chocolates, o mais escuro o que possui maior concentração da substância.

É importante observar também, a quantidade ingerida pelo cão, pois isso influenciará diretamente no nível da intoxicação.

Além disso, leve em consideração se o cachorro comeu pequenas quantidades ao longo de vários dias. Mesmo que pareçam inofensivas, as pequenas quantidades dadas com frequência podem trazer problemas a longo prazo.

Saiba se há algum efeito do chocolate

É importante se atentar aos sintomas que o cachorro terá após comer chocolate e se certificar de que são mesmo efeitos do doce. Alguns dos sintomas mais comuns em quantidades pequenas ingeridas estão hiperatividade, respiração ofegante, arritmia cardíaca e tremores musculares.

Entre os sintomas mais graves podemos destacar febres e desmaios. Esses sintomas, se não forem tratados imediatamente, podem levar à morte do animal.

Você pode usar a calculadora da VetsNow

A calculadora da VetsNow serve para medir o nível de toxicidade do chocolate no organismo do cão, te informando assim, a gravidade da situação. Lembre-se que os sintomas ocorrem em cerca de 24 horas após o contato do alimento com o organismo, por isso, é importante saber o quanto antes.

Na calculadora de toxicidade de chocolate para cães, você irá colocar informações como peso e tamanho do seu cachorro, tipo de chocolate comido por ele e uma estimativa da quantidade ingerida. Conforme os cálculos do site, ele te indicará se você precisa levar o animal a um veterinário rapidamente ou se a situação não é preocupante.

No entanto, é importante ressaltar que a calculadora VetsNow não substitui uma ida do seu cão ao veterinário. A seguir falaremos sobre a importância de levar o seu pet a um especialista.

How Much Chocolate Can A Dog Eat? Use Our Calculator To Find Out

https://www.vets-now.com/dog-chocolate-toxicity-calculator/

Dog chocolate toxicity poisoning can be fatal. Use our dog chocolate calculator to find out whether your dog has eaten a dangerous amount.

Conte com ajuda de um veterinário

É de extrema importância levar o seu cão a um veterinário, mesmo que ele não esteja apresentando sintomas ou que estejam leves. Como já dito anteriormente, a intoxicação pode levar dias para acontecer e pode ir se agravando ao decorrer dos dias.

Apesar de não haver antídotos para intoxicação do cachorro por chocolate, o profissional saberá como agir de acordo com cada sintoma que for surgindo. Além do mais, o médico evitará complicações e o agravamento do quadro clínico do animal.

O que não fazer caso meu cachorro coma chocolate

Cachorro deitado olhando para cima

Caso o seu cachorro apresente sintomas de intoxicação, antes de tudo, não se desespere. Haja com calma e paciência para obter melhores resultados. A seguir, veja dicas do que não fazer e como agir nessa situação para não colocar a vida do seu cachorro em risco.

Não entre em desespero

Caso o seu cachorro chegue a um estado crítico de intoxicação após ingerir chocolate, o ideal é você se manter firme e calmo. Pois, caso você se desespere o seu cachorro poderá ficar estressado e acabar piorando o quadro.

Se você não tiver autocontrole e estabilidade emocional para realizar os procedimentos citados acima, o melhor é procurar imediatamente a ajuda do profissional de saúde e lá passar as informações conforme forem solicitadas.

Caso haja alguma pessoa próxima de você, peça ajuda para acolher o cãozinho e passar tranquilidade para ele, enquanto você liga para o veterinário ou dirige até o hospital. Lembre-se, se desesperar irá agravar o quadro clínico do seu cachorro e ao invés de ajuda-lo estará piorando a situação.

Não tente induzir o vômito no seu cachorro

Você jamais deve tentar induzir o vômito do seu cachorro em casa! Esse procedimento, quando feito de maneira incorreta, pode ser letal ao seu cão. Isso pode fazer com que ocorra uma aspiração do vômito, provocando pneumonia no cachorro, o que certamente agravará o quadro consideravelmente.

Se o seu cão estiver inconsciente e com sinais de sufocamento, leve-o imediatamente ao hospital. O profissional de saúde avaliará o seu cachorro e escolherá qual método utilizar para desintoxicação. Caso ele opte pela indução do vômito, o procedimento será feito com toda segurança necessária pelo médico veterinário e você não precisará se preocupar.

Evite usar remédios caseiros

Administrar remédios caseiros ao seu cão para livrá-lo da intoxicação pode causar o efeito contrário do desejado. Por isso, não é recomendado que você tente medicar o seu cão em casa.

Os cachorros são sensíveis a muitas coisas que nós humanos costumamos ingerir. Por isso que os remédios caseiros, que às vezes funcionam para os humanos, podem ser tão perigosos para esses animais.

Um dos maiores mitos é dar leite ao cachorro na tentativa de desintoxicá-lo, mas não há nenhum estudo cientifico que comprove a eficácia deste método. Além do leite ser ruim para o organismo do cachorro, ainda pode agravar o nível da intoxicação.

O agravamento da intoxicação pela utilização de remédios caseiros pode acarretar em crises convulsivas, levando o seu cão a um quadro de coma ou até mesmo a morte.

Por que os cachorros não podem comer chocolate?

Chocolate em pedaços

A maioria dos cães possuem o hábito de pedir comida ao seu dono, no entanto, alguns alimentos são prejudiciais à saúde do seu pet. Como por exemplo, o chocolate possui substâncias capazes de adoecer o cachorro. Veja a seguir quais são!

Chocolate possui cafeína

A cafeína é uma substância presente no chocolate altamente tóxica para os cães e oferece bastante risco ao animal. Os efeitos causados pela cafeína no organismo do animal após ingerir a substância são: hiperatividade, vômito e dor abdominal.

Os sintomas mais graves causados por essa substância podem ser tremores, batimentos cardíacos acelerados e convulsões. A intensidade e gravidade dos sintomas, como já visto anteriormente, dependerá da quantidade ingerida pelo cão.

Chocolate possui teobromina

A teobromina é outra substância tóxica para os cães e está presente em maior quantidade no chocolate. A substância provoca estímulo cardíaco, diminuição do calibre dos vasos sanguíneos e apresenta também ação diurética.

Além disso, a substância provoca grandes estímulos cerebrais e aumento do trabalho muscular cardíaco, podendo resultar em arritmias mais graves e até causando a morte do animal.

É válido ressaltar que, quanto mais cacau tiver no chocolate, maior será o teor da teobromina, o tornando mais tóxico para o cão. Chocolates mais claros ou brancos costumam ser menos tóxicos, porém também não são recomendados para o seu pet.

A gordura está presente no chocolate

O alto índice de gordura presente no chocolate também pode ser um problema para o seu pet. Por isso, qualquer tipo de chocolate pode causar intoxicação e diarreias por conta do excesso de gorduras, não existindo quantidade segura para oferecer aos cães.

A gordura do chocolate é mal processada pelo organismo do cachorro e pode levá-lo a ter doenças como a pancreatite, uma grave inflamação no pâncreas que causa dor abdominal, diarreia grave e anorexia. Esses quadros podem desencadear uma desidratação a longo prazo e levar o seu cachorro à morte.

O seu cachorro comeu chocolate? Agora já sabe o que fazer!

Pedaços de barra de chocolate com algumas raspas embaixo

Agora você já sabe que o seu cão não deve comer chocolate, pois o doce é altamente tóxico para cães. As substâncias presentes na composição do chocolate podem trazer danos irreversíveis à saúde do cãozinho e em casos mais graves pode o levar à morte.

Observe que, embora seja tentador dar um pedaço da guloseima vez ou outra ao seu pet, o mais indicado é evitar, a fim de que o seu cachorro não sofra as consequências mais tarde. Por menores que sejam as quantidades oferecidas ao seu pet, ainda assim elas podem ser extremamente prejudiciais.

Portanto, caso o seu canino acabe ingerindo um pedaço de chocolate, o melhor é levá-lo ao veterinário rapidamente para não correr risco! Mas lembre-se, o melhor a se fazer ainda é evitar que o animal tenha acesso a esse doce, assim você evita qualquer desconforto e perigo ao animal.

Autor deste artigo

Redatora, administradora e apaixonada por pets (em especial os cachorros).

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.