Peixe limpa vidro: Saiba tudo sobre o peixe que limpa o seu aquário!
Além de ajudar na faxina do seu aquário, o peixe limpa vidro não requer muitos cuidados e tem como característica se dar bem com a maioria das outras espécies! O peixe limpa vidro possui esse apelido devido a sua boca em o formato de ventosa, possuindo a habilidade de se fixar em vários tipos de superfícies.
Ele se alimenta justamente dessas algas que se acumulam pelo aquário, algas essas que quando em excesso podem prejudicar a vida dos outros peixes no mesmo ambiente, sendo necessário uma certa frequência de limpeza para serem retiradas, porém, com o seu novo amigo limpa vidros esse problema pode ser facilmente minimizado.
Características do peixe limpa vidro
O peixe limpa vidro também é famoso por suas diversas singularidades. Apesar de ser conhecido pelo formato da boca e por "limpar" o aquário, existem várias características que o definem e que o fazem ser um peixe muito popular.
■Nome cientifíco e família
O apelido de peixe limpa vidro geralmente é usado para se referir aos Ottos limpa-vidros (Otocinclus affinis). Eles tem como característica em comum, o seu tamanho abaixo da média entre a sua família de peixes com a boca em forma de ventosa, chegando a ter no máximo entre 4 a 5 centímetros.
Em adição a isso, os Ottos também são de fácil adaptabilidade, lidando bem com qualquer vizinhança, apenas se sentindo ameaçados por peixes de médio e grande porte.
■Origem e habitat do peixe limpa vidro
O peixe limpa vidro (Otocinclus affinis) é originário da América do Sul. Ele pertence a ordem dos Siluriformes, o que faz dele um parente próximo dos bagres e cascudos, outros peixes que também são bem comuns pelo Brasil.
Apesar dos Siluriformes serem vistos em quase todo o globo, é aqui na América do Sul que a maior parte deles se encontram. Aqui no Brasil eles são comuns em praticamente todo o território, podendo ser encontrado da bacia Amazônica no norte do país, até a Bacia do Paraná, localizada na parte sul.
■Corpo e estrutura
O limpa vidros tem como marca registrada sua boca em forma de ventosa para sugar os alimentos e se fixar em superfícies como pedras, madeiras e até mesmo próprio vidro do aquário. Outro aspecto interessante em sua aparência é sua cabeça quase plana e seu corpo que é cercado de placas ósseas ao invés de escamas.
O peixe limpa vidros é relativamente pequeno, chegando a ter no máximo entre 3 a 5 centímetros, sendo recomendado para aquários de no mínimo 54 litros.
■Alimentação
Sendo um peixe herbívoro, sua alimentação se constitui basicamente em algas, mas vale lembrar que é necessária a introdução de ração de fundo para o animal, visto que muitas vezes as algas que se formam no aquário não cumprem toda a função nutritiva necessária para o desenvolvimento dessa espécie.
Além de alga e ração, o peixe limpa vidro também pode ser alimentado com verduras descascadas, distribuídas em pequenos pedaços, como cenoura, pepino e outras. Essa é uma alternativa nutritiva e talvez mais econômica que a própria ração.
■Cuidados com o peixe limpa vidro em aquário
Apesar de ser uma das espécies que menos exigem de seu cuidador, o peixe limpa vidro também necessita de cuidados básicos para viver uma vida saudável em um aquário. Em relação á água por exemplo, para que o peixe se mantenha saudável, o pH (potencial hidrogeniônico) deve ser mantido entre 5,5 e 7,4.
A temperatura da água também é um fator importante para se observar quando se trata de criar peixes em aquários, pois isso influencia diretamente no bem estar dos bichinhos. Para o peixe limpa vidro, a temperatura ideal seria entre 20 e 28 graus.
Peixe limpa vidro: Algumas curiosidades sobre este pequeno faxineiro!
O peixe limpa vidro não possui apenas um nome curioso. Esta espécie também tem diversas características que a definem de forma única. Vejamos agora alguns pontos que fazem o peixinho ser muito especial.
■Como é feita a reprodução do peixe limpa vidro?
A reprodução do peixe limpa vidro é feita através da liberação de ovos pela fêmea, que depois serão fertilizados pelos machos e devem eclodir em até 2 dias. Essa espécie dificilmente se reproduz em aquários, devido a necessidade de uma superfície plana para a fixação dos ovos, e um ambiente escuro para o casal se sentir a vontade.
■O peixe limpa vidro convive bem com outros peixes?
Apesar de ser um pouco tímido, o peixe limpa vidro costuma se enturmam muito bem com outras espécies. Além de se alimentarem de sobras e algas, podem consumir também os restos de rações que acabam por afundar no aquário, porém ainda é recomendado a ração de fundo para terem uma vida saudável.
É importante lembrar que, devido a timidez, o peixe limpa vidro evita competir por comida com outros peixes, o que pode tornar a criação complicada no início. Porém, se cuidado da maneira correta, o limpa vidros só tem a acrescentar na qualidade de vida do seu aquário.
Alguns parentes do peixe limpa vidro!
O peixe limpa vidro possui parentesco com algumas outras espécies de peixe bem curiosas. Vejamos agora quais são algumas delas e suas semelhanças com o peixe limpa vidro.
■Comedor de algas chinês (Gyrinocheilus aymonieri)
O comedor de algas chinês (Gyrinocheilus aymonieri) é um parente distante do nosso peixe limpa vidro brasileiro, e também possui a habilidade de manter o aquário limpo, mas devido ao seu tamanho podendo chegar a ter até 20 centímetros, ele é indicado apenas para aquários de médio e grande porte.
Ele se alimenta de algas durante seu crescimento, porém conforme atinge a maturidade, também necessitará de ração, podendo ficar agressivo se não tratado de maneira adequada.
■Peixe cascudo
Os Cascudos, da familia Loricariidae também são parentes dos peixes limpa vidros. Eles são muito populares não apenas pela sua função de peixe limpador, mas pela beleza e tamanho variável. Apesar de ser uma espécie de fácil cuidado, é preciso prestar atenção ao desenvolvimento do peixe, pois pode atingir tamanhos elevados e ser um risco para os outros companheiros de aquário.
Por que você deve ter um peixe limpa vidro?
O limpa vidro é muito indicado para aquários que contam com outros peixes, visto que além de ser extremamente pacífico, ele ainda ajuda no cuidado com o ambiente. Junto disso também está o fato de ser um peixe barato e fácil de cuidar, com pouca chance de reprodução, o que evita problemas com o controle da população no aquário, e torna a adição de companheiros da mesma espécie muito mais fácil.
Além de decorar seu aquário e ser um bom companheiro, o limpa vidro será como o seu braço direito no cuidado dos seus outros peixes.