Seu gato está triste ou quieto? Veja sintomas, dicas e mais!

Seu gato está triste ou quieto? Veja sintomas, dicas e mais!

Seu gato anda triste ou quieto demais? Pode ser um sinal de depressão ou de algum outro problema. Veja como identificar e o que você pode fazer para ajudá-lo.


Percebeu que seu gato está triste?

Gato deitado triste e olhando para baixo

Assim como nós, cada gato tem sua própria personalidade, com alguns sendo mais extrovertidos e outros mais introvertidos. Mas caso o seu gato que antes era muito animado começou a ficar mais quieto e reservado, pode ser que ele esteja triste ou passando por algum transtorno.

São vários os motivos que podem acarretar em mudanças bruscas de comportamento nos gatos. Pode ser pela chegada de um bebê na casa, algum machucado ou até mesmo por ele estar se sentindo sozinho. Afinal, não é porque os gatos são animais bastante independentes que não necessitam da nossa atenção todos os dias.

Neste artigo, te ensinaremos alguns sinais que podem indicar a depressão felina e o que você pode fazer para ajudá-lo. Continue lendo para descobrir!

Sintomas de um gato triste

Gato dormindo

Como são animais mais silenciosos, o comportamento de um gato fala por ele. Alguns sinais podem nos dizer o que o gato está sentindo e como podemos agir corretamente, dando o suporte necessário para cada situação. Veja a seguir!

Não quer se alimentar

Um dos sintomas mais comuns de tristeza felina é a falta de apetite. Quando o gato perde o interesse pela comida ou por petiscos e a hipótese de estar doente já foi descartada (com a ajuda de um veterinário), é um forte sinal de que ele está deprimido.

Gatos tristes podem passar a desprezar alimentos que antes amavam, por exemplo. Ou até mesmo comer menos do que costumavam. Se a regularidade de comida ingerida pelo animal tem diminuído, isso pode gerar problemas para a sua saúde, o deixando mais fraco e até mesmo desnutrido. Portanto, fique atento!

Fica desanimado

O desânimo no gato pode ser visto através de sua linguagem corporal. Note se o olhar está vago, se as orelhas vivem caídas, a cabeça abaixada, se ele repentinamente criou hábito de se esconder, entre outras coisas.

Outro ponto importante é observar se ele parou de brincar ou deixou de brincar com seus brinquedos favoritos. Até mesmo se nada do que ele gostava antes está conseguindo chamar sua atenção.

Essas mudanças repentinas de comportamento são a forma do seu animal dizer como se sente. Por isso, é muito importante que você sempre esteja de olho no seu pet e conheça bem seus gostos e comportamento.

Está mais agressivo ou medroso

A depressão felina pode ter efeito no comportamento do gato, o tornando mais agressivo ou medroso. Quando isso ocorre, possivelmente o motivo da tristeza dele tem a ver com uma mudança na vida do animal que causou um estresse mental.

Pode ser alguma reação com você, outros animais, barulhos ou objetos. Note se ele começou a arranhar ou morder com mais frequência, ou então se os miados ficaram mais altos e frequentes. Qualquer mudança de comportamento desse tipo pode significar que o sue bichinho está triste, fique atento aos detalhes.

Meu gato dorme muito

Que os gatos são conhecidos por dormirem bastante todo mundo sabe, né? Porém, quando esse hábito se torna excessivo, pode ser sinal de tristeza.

Se ele dorme muito mais do que 16 horas por dia, deixando de fazer coisas básicas como se alimentar e ir ao banheiro, sem sair do seu local de descanso durante um dia inteiro é um alerta para algo que ele esteja passando.

O sono excessivo é uma causa da “ausência de alegria”, que é a forma mais correta de se chamar a depressão felina. O animal não tem vontade de fazer nada, podendo passar o dia todo dormindo.

Começa a fazer as necessidades no lugar errado

O estresse e a depressão são os principais motivos que fazem os gatos deixarem de usar a caixa de areia. Dependendo do motivo da tristeza, o animal começa a usar seu cheiro, através da urina, para espalhar por locais que tem a ver com esse estresse que ele está passando.

Um exemplo comum é o gato urinar nos cantos da casa onde um outro animal, que faleceu, costumava ficar. Lugares de alto valor para o animal são os mais propícios a serem alvos desse costume, que é a forma do gato tentar resolver esse problema com qual ele está lidando.

Motivos que podem deixar um gato triste

Gato olhando pela fresta da porta

Tentar se colocar no lugar do gato te ajuda a entender o porquê de ele estar triste. Veja pelo ponto de vista do animal o que pode ter causado o estado deprimido que se encontra, analisando se houve alguma mudança brusca em sua vida. Para te ajudar, separamos alguns tópicos com as principais causas de depressão felina.

Mudança de residência

Um ambiente completamente novo pode ser estressante para seu gato, ainda mais se ele for muito apegado à antiga casa. Os gatos são animais que gostam de rotina e conforto, gostando de ambientes já conhecidos por eles. Proporcionando, assim, uma sensação de controle com o que está ao seu redor.

Ao perder esse controle em uma mudança de lar, seu bichinho pode se sentir inseguro por estar em um ambiente diferente e assustador para ele. Esse estresse e desconforto pode deixá-lo triste, tendo os sintomas citados anteriormente neste artigo.

Problemas com outros pets deixa o gato triste

Uma má relação do seu gato com outros pets pode deixá-lo triste, ainda mais se for uma relação recente. Pode ser estressante para o seu gato, que é acostumado a viver sozinho, de repente ganhar uma companhia. Isso se torna uma quebra da rotina dele e até um possível alerta de perigo, já que ele não é familiarizado com o outro animal.

É uma mudança brusca no estilo de vida do felino, portanto, o melhor a se fazer é introduzir o novo pet aos poucos na vida do seu gato. Assim, os dois terão tempo de se conhecer e o felino não sentirá que seu espaço foi invadido.

Um novo bebê em casa

Um novo integrante da família muda a vida de todos na casa, inclusive a do gato. A chegada de um bebê exige uma atenção e cuidados especiais das pessoas da casa, consequentemente tirando um pouco essa atenção do gato. Sendo assim, se o seu gato é acostumado com muita atenção, saiba que ele pode sentir ainda mais essa mudança.

Sabemos que é inevitável isso com a presença de um bebê, mas o gato sente essa mudança com ele e pode se sentir abandonado, o deixando triste e depressivo. O animal sente tanto quanto a gente! É preciso ajudá-lo nesse processo de mudança aos poucos, para que ele nunca deixe de se sentir querido.

Solidão pode deixar o gato triste

Gatos são animais mais independentes e solitários que outros, mas isso não quer dizer que não precisam de carinho e atenção. Passar longos períodos fora de casa deixando o bichinho sozinho ou não dar muita atenção a ele quando estiver em casa pode deixá-lo deprimido.

Às vezes, tudo o que ele precisa é de uma companhia ou um entretenimento. Separe alguns minutos todos os dias para brincar com o felino e dar um pouco de carinho, será um momento para os dois aproveitarem.

Ficar sozinho sem ter o que fazer é angustiante até para eles, por isso, sempre observe se a vida social de seu gatinho está de uma maneira que o agrade.

Gato triste e quieto pode ser ansiedade

Qualquer tipo de estresse pode tornar os gatos depressivos, e a ansiedade não foge disso. Assim como nós, eles também ficam ansiosos, seja com coisas pequenas ou grandes.

Por não conseguirem se expressar com palavras, geralmente essa ansiedade é demonstrada com comportamentos destrutivos, fora do comum do animal. Se ele começou a arranhar o sofá ou as cortinas da casa, pode ser um alerta.

Além disso, o gato pode apresentar sintomas físicos causados pela ansiedade. Uma respiração mais ofegante ou coração acelerado são os sintomas mais comuns desse tipo de transtorno.

Os motivos podem ser os já citados aqui, como solidão ou alguma mudança na casa. Por isso, é importante perceber quando começou esse comportamento para achar a sua origem. Isso é essencial para que essa ansiedade não se desenvolva para uma depressão felina.

Trauma ou ferimento deixa o gato triste

Traumas e ferimentos são extremamente estressantes para os gatos, uma vez que esses acontecimentos impactam o animal de formas nunca experimentadas por eles. É normal que experiências atípicas assim causem algum desconforto no animal, mas é importante auxiliá-lo para que isso não o consuma, o deixando triste.

Não dá para controlar tudo o que acontece com seu gato, mas estar atento e precavido ajuda a evitar que ele passe por acidentes que possam estressá-lo e, consequentemente, o deixar triste.

Sempre que o animal apresentar algum problema de saúde, leve-o ao veterinário o quanto antes. Assim, você garantirá um tratamento rápido e eficiente, evitando que esse problema gere ansiedade ou depressão no felino.

O que fazer quando o gato está triste

Pessoa com gato no colo

Com pequenas atitudes você consegue ajudar seu gatinho. Separe um tempo da sua rotina para pensar o que você pode fazer por ele. Lembre-se sempre de se colocar no lugar dele e perguntar se sua rotina o faz feliz. Saiba mais aqui embaixo!

Dê atenção ao gato

Na maioria das vezes, uma atenção dada ao gato já ajuda a dar um ânimo para ele. O estigma de que gato não gosta de carinho já não existe mais: eles são tão carinhosos como qualquer outro animal doméstico!

Tire um tempo do seu dia para dar uma atenção especial para seu felino, brinque com ele, o incentive a gastar energia para que ele pode sair dessa tristeza. Se você não tem tempo para brincar, faça companhia a ele enquanto faz outra coisa, já faz uma grande diferença!

Estabeleça uma rotina para seu gato triste

Como dito anteriormente, os gatos são animais que gostam de conforto e de ter rotina. Se ele está triste e sem muitas opções do que fazer no dia a dia, pense em uma rotina que atenda o que seu gato gosta e precisa. Em geral, o estimule a fazer mais atividades.

Evitar o tédio é uma ótima maneira de espantar a tristeza. Um brinquedo novo, um passeio em lugares que você sabe que ele gosta de ir e novos petiscos podem ser boas opções para isso.

Faça estímulos mentais para seu gato

Estimule seu gato a usar a mente! Os gatos guardam informações genéticas de seus ancestrais que viviam na natureza, por isso gostam tanto de brincar de caça e de afiar suas garras.

Procure brinquedos e ferramentas que ajudem a estimular seu cérebro através de enriquecimentos ambientais. Envolva pequenos lanches nesses estímulos como recompensa e brinque com ele! Uma companhia de alguém que ele gosta é um ótimo incentivo.

Conte com um profissional

Em algumas situações, apenas um profissional consegue ajudar seu gato a superar a tristeza. Existem treinadores de gatos que entendem sobre o temperamento felino e conhecem a necessidade de cada gato em casos de depressão.

A ajuda de especialistas é uma boa opção quando nada deu certo até o momento: existem antidepressivos felinos que um médico veterinário pode passar, além de dicas específicas para o seu caso. Se seu gato precisa de ajuda, não hesite em fornecê-la!

Lembre-se também: Os gatos sabem quando você está triste!

Gatos são animais muito inteligentes e sensíveis. Eles conseguem saber quando estamos tristes e, sem querer, podem acabar absorvendo essa energia por tabela. Como sua demonstração de empatia tem um limite, as pequenas atitudes do seu gato (como se sentar no seu colo quando você está triste, por exemplo) indicam a forma de te ajudar.

O ânimo da casa influencia o do felino, ainda mais daqueles que vivem grudados com seus donos. Ao se ajudar, você ajuda seu gato também! Procure atividades que vocês podem fazer juntos e, com essa parceria, um ajuda o outro a superar as fases tristes!

Seu gato muito triste ou quieto pode ser um problema sério!

Gato deitado olhando para a câmera

Doenças mentais também atingem os gatos, por isso é preciso estar sempre atento ao comportamento do seu animal. Cada gato tem suas próprias manias, gostos e reações a situações de estresse, e apenas conhecendo bem seu bichinho você conseguirá fornecer a ele tudo o que ele precisa.

Esteja atento aos sinais e procure sempre a ajuda de um veterinário ao notar uma possível tristeza ou depressão felina. Note quando a mudança de comportamento começou. Foi logo após a chegada de um bebê ou um novo animal na casa? Ou após uma mudança de residência? Isso vai ajudar na procura por uma solução!

A doença é real e precisa ser levada a sério, podendo até gerar problemas físicos e de saúde no seu gatinho. Tente fornecer uma vida alegre a ele que com certeza ele retribuirá seu amor com muito carinho!

Autor deste artigo

Escritor e redator, apaixonado por animais, pela leitura e por contar histórias. Sou estudante de jornalismo na UFF, onde aprimoro minha prática e alimento minhas paixões profissionais. Escrevo por aqui como troca de conhecimento, inspirado no amor pela minha gatinha Gina.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.