Afinal, meu cachorro pode comer tangerina?
Caso você esteja em dúvida se pode ou não alimentar o seu cachorro com tangerina, esse artigo é perfeito para você! Vamos discutir se pode dar a fruta com segurança ao pet e qual a quantidade ideal para não causar problemas à saúde do cachorro.
A tangeria é cheia de vitaminas e nutrientes benéficos para o ser humano, mas será que tem os mesmos benefícios para os animais? Se você fornecer a fruta na quantidade e forma correta, com certeza o seu pet poderá tirar proveitos desses benefícios, sim!
Além do mais, a fruta não possui nenhum ingrediente nocivo à saúde do cachorro, portanto, seguindo algumas recomendações, não há com o que se preocupar.
Então, continue lendo o artigo para descobrir tudo sobre dar tangerina para cachorros. Com certeza o seu cãozinho vai amar esse mimo saudável!
Propriedades da tangerina e seus benefícios
A tangerina é uma fruta deliciosa e cheia de propriedades benéficas aos humanos e pode ser também para o seu cão. Para que isso aconteça, basta fornecer a fruta na quantidade ideal. Veja a seguir alguns benefícios que a tangerina pode trazer para o seu cachorro.
■Benefícios da vitamina C para o cachorro
A tangerina é uma fruta adocicada e de aroma peculiar costuma ser uma das favoritas entre os brasileiros. É uma fruta bastante saudável para os humanos e também pode ser para o seu cão, desde que administrada de maneira correta. A fruta contém uma importante vitamina com efeitos antioxidantes, a vitamina C.
Os cachorros produzem vitamina C naturalmente em seus corpos, porém, no verão os cães podem se tornar deficientes dessa vitamina. Por isso, inserir a tangerina na dieta do cão pode ser um forte aliado para fortalecer o sistema imunológico do cão, além de ajudar na absorção do ferro no organismo e fortalecer ossos e dentes do cachorro.
Além do mais, a vitamina C possui efeito antioxidante, ideal para cães com idades mais avançadas ou com problemas de pele. Caso o seu cão seja idoso ou faça uso de remédios, é aconselhável antes de oferecer a tangerina consultar um médico veterinário para verificar se há alguma contraindicação.
■Benefícios do ácido cítrico para o cachorro
A tangerina também é rica em outro nutriente muito importante, o ácido cítrico. Esse nutriente é responsável por controlar e recuperar a fadiga. Esse ingrediente é considerado eficaz não apenas no alívio da fadiga, mas também na alteração do pH urinário evitando o aparecimento de urólitos de estruvita que se desenvolvem com pH urinário alcalino.
Os cães também necessitam desse ácido para digerir com facilidade toda proteína ingerida em suas refeições. Além do mais, os cães dependem do ácido para destruir bactérias prejudiciais ao cão ingeridas no momento em que se alimentam de carnes cruas. Por isso, a tangerina pode ser uma grande aliada nesse quesito, uma vez que é rica em ácido cítrico.
■Benefícios da celulose para o cachorro
A celulose é responsável por regular a região intestinal do seu cachorro, o nutriente pode gerar o alívio de constipação no cão. As fibras não fermentáveis, como a celulose, podem aumentar o volume das fezes, reter água e facilitar no processo da massa fecal, ajudando a regular o intestino do seu cão.
Entretanto, se consumida em excesso pode causar inflamações na mucosa intestinal do cachorro. Além de possuir hemiceluloses que são polissacarídeos e junto com a pectina e as glicoproteínas formam uma parede celular nas células vegetais.
■Benefícios do potássio para o cachorro
A fruta também é rica em potássio que auxilia na prevenção da hipertensão, além de ajudar a descarregar a quantidade de sal acumulada no organismo do cachorro. Se o seu cão é sedentário, esse nutriente também ajudará a diminuir o inchaço causado pela retenção de liquido.
O potássio auxilia também no bom funcionamento do intestino, podendo ajudar a regular o intestino do cachorro. O ideal é consultar um veterinário antes de introduzir o alimento na dieta do cachorro, pois, se administrada de forma incorreta, pode trazer efeitos contrários.
Cuidados ao dar tangerina para cachorro
A tangerina pode trazer muitos benefícios ao seu cachorro, se administrada de forma correta na dieta do seu animal de estimação. É importante levar em consideração algumas questões e ter alguns cuidados antes de dar a fruta. Veja a seguir alguns cuidados para oferecer a fruta sem medo.
■Como oferecer tangerina para cachorro
A melhor forma de oferecer tangerina ao cachorro é como petisco. A fruta não deve ser oferecida como alimentação principal do pet, pois pode ser prejudicial à saúde do cão. Entretanto, se você estiver comendo a fruta e o seu animalzinho estiver espiando, não custa nada dar uns 3 gominhos para o animal se deliciar.
Se o seu cão é um tanto comilão, provavelmente não irá se contentar com pequenas porções da fruta, porém, é válido lembrar que a fruta em excesso fará mal ao seu cachorro. Podendo ocasionar sérios problemas intestinais, como vômitos, diarreia e dores no estômago.
Uma boa opção para oferecer ao seu cão, é a tangerina em forma de picolé caseiro, pois, além de se deliciar, seu pet poderá se refrescar nos dias quentes. Para fazer o picolé, use apenas a polpa da fruta e misture cerca de três gomos com água filtrada em um molde para picolé, após algum tempo no freezer o picolé estará pronto.
■Quantidade correta de tangerina para cachorro
Como visto anteriormente, é preciso se atentar a quantidade de tangerina que será inserida na dieta do cachorro. Grandes quantidades de tangerina oferecida ao pode fazer mal ao cachorro, por possui alto teor de açúcar podendo trazer pequenos incômodos como dores de estômago a curto prazo.
Caso as quantidades em excesso sejam contínuas o cão pode ter problemas a longo prazo, como ganho elevado de peso podendo se agravar para obesidade, cães obesos tendem a viver menos e ter má qualidade de vida. Por isso, evite dar tangerina ao seu cachorro se ele estiver acima do peso.
Por isso, a tangerina não deve ser responsável por grande parte da alimentação do cachorro. O ideal é constituir de 10 a 15% do total de refeição por dia, no máximo. Portanto, a tangerina e outras frutas devem ser tidos apenas como alimentação complementar para o seu cachorro.
■Contraindicações da tangerina para cachorro
Como dito anteriormente, a tangerina não deve fazer parte da alimentação do seu cão se ele for obeso, por possuir altos índices de açúcar, além de ser bastante calórica. Por isso, se o seu cão estiver acima do peso ou com riscos de obesidade não ofereça a fruta sem antes consultar um veterinário especialista em nutrição.
Caso o seu cachorro sofra de problemas estomacais e intestinais, também não é indicado introduzir a tangerina na dieta. Uma vez que, a tangerina pode atacar as paredes estomacais. É importante observar também se o seu cão não terá nenhuma reação alérgica. Alguns cães possuem alergia a fruta e isso pode trazer complicações para o seu pet.
Portanto, fique atento ao dar a tangerina e ofereça aos poucos. Se notar qualquer alteração no comportamento ou pele do animal após ingerir o alimento, consulte o veterinário para que ele possa examinar o animal a tratá-lo da forma correta.
■Cachorro não pode comer semente ou casca de tangerina
Na hora de oferecer tangerina ao seu cachorro retire toda a casca da fruta. A casca da tangerina, assim como toda fruta cítrica, possui uma substância chamada psoraleno, que são viciantes para os cães. A superdosagem dessa substância pode causar vômitos e diarreias, portanto, é de extrema importância descascar a fruta por completo antes do seu cão comê-la.
Além disso, é necessário remover todas as sementes da fruta antes de dar ao seu cão e dividir a fruta em pequenos pedaços. Os cães costumam comer muito rápido e sem mastigar muito, então isso evitará que o seu cão sofra acidente por sufocamento, além de facilitar a digestão.
■Evite tangerina processada
O ideal é que você ofereça a fruta sempre fresca ao seu cachorro. A tangerina processada possui substância químicas prejudiciais ao cachorro. Os corantes e açucares presente na fruta processada não possuem valor nutricional algum ao cão e podem desencadear inúmeras doenças, reduzindo o tempo de vida do seu cachorro.
Além do mais, a fruta fresquinha é muito aceita e agrada o paladar dos cãezinhos facilmente. Os alimentos processados, embora sejam mais fáceis de manter, nunca são uma boa escolha para o seu pet. Pois, além de serem pobres em nutrientes podem causar alergias. Sendo assim, opte por alimentos frescos para prolongar o tempo de vida do bichinho.
O suco da tangerina também deve ser evitado, pois, para fazer o suco você precisará de uma quantidade maior do que a recomendada por dia da fruta. Além, de aumentar o nível de açúcar presente no alimento.
É possível o seu cachorro comer tangerina com segurança
Agora você já sabe que pode dar tangerina ao seu cão, desde que não ofereça em grandes quantidades. A tangerina possui inúmeros benefícios e pode fazer parte da dieta do cachorro de forma equilibrada e saudável. Além de ser uma fruta saborosa que sem dúvidas irá agradar o paladar dele.
Observe que, embora a tangerina possa ser inserida na variação do cardápio do seu cachorro, é necessário tomar alguns cuidados. Cachorros, assim como nós humanos, podem ter alergias a alimentos, então é importante ficar atento a qualquer alteração no animal. Caso note algo diferente, leve-o ao veterinário.
Lembre-se que a comida ideal para o seu pet é a comida apropriada para cachorro, pois nela você encontrará todas os nutrientes necessários para manter o seu animal de estimação saudável e para que ele viva mais. Mas uma fruta como mimo às vezes não faz mal e seu cãozinho vai amar!
Redatora, administradora e apaixonada por pets (em especial os cachorros).