Cachorro pode comer camarão? Veja benefícios, dicas e cuidados!

Cachorro pode comer camarão? Veja benefícios, dicas e cuidados!

Você sabia que cachorro pode comer camarão? Conheça os cuidados necessários com o alimento para garantir a saúde do seu pet.


É seguro oferecer camarão para o cachorro?

Camarões cozidos sem casca

O camarão é um alimento muito nutritivo que encanta qualquer fã de frutos do mar. Dessa forma, muita gente se pergunta se cachorro pode ou não comer camarão. Não é proibido dar camarão para o cachorro, mas é preciso entender que há pontos positivos e negativos em dar camarão para o seu cãozinho.

Rico em diversos nutrientes, o camarão pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento do seu pet, mas é preciso tomar uma série de cuidados para não acabar prejudicando sua saúde. É necessário prestar muita atenção não só na hora de comprar o camarão, mas também na sua limpeza, preparação e até mesmo na hora de servi-lo para seu cachorro.

Veja, a seguir, alguns cuidados necessários ao dar camarão para o seu cãozinho, garantindo que ele mantenha uma boa saúde enquanto se delicia com esse crustáceo tão saboroso.

Benefícios do camarão para o cachorro

Camarões crus

O camarão pode trazer uma série de benefícios para os cachorros, ajudando no metabolismo, na saúde da pele, na reparação de cartilagens, no aumento de antioxidantes no sangue e muito mais. Descubra a seguir mais detalhes sobre os benefícios do camarão para a saúde do seu cãozinho.

Antioxidantes

Um dos maiores benefícios do camarão para a saúde do seu pet é que ele é rico em antioxidantes. Os antioxidantes ajudam na limpeza do organismo e faz com que seu sistema imunológico fique mais forte e resistente, prevenindo diversas doenças.

Além disso, os antioxidantes também têm o papel de eliminar os radicais livres, que são substâncias estáveis e tóxicas no organismo do seu pet. Ajudam também na proteção do organismo contra doenças que causam o envelhecimento ou deterioração das células, retardando o envelhecimento cerebral, por exemplo.

Dessa forma, o os antioxidantes são muito importantes na saúde do seu pet, e o camarão pode ser uma boa fonte para adquiri-lo, mas não esquecendo de dar em poucas quantidades e de forma balanceada.

Vitamina B12 e Fósforo

A vitamina B12 e o Fósforo são muito importantes para a saúde do seu cãozinho, pois ambos auxiliam no metabolismo de carboidratos e gorduras.

Não parando por aí, a vitamina B12 também tem um papel fundamental na saúde gastrointestinal, fazendo com que os nutrientes possam ser absorvidos da melhor forma possível pelo organismo do seu cãozinho. Já o Fósforo auxilia para que os animais tenham ossos fortes e saudáveis, dando também suporte aos músculos.

Ambos os nutrientes, portanto, são muito importantes para o crescimento do seu pet e para sua saúde, podendo ser encontrados em abundância no camarão.

Glucosamina e Taurina

O camarão também é rico nas substâncias Glucosamina e Taurina, que também são muito importantes no organismo do seu cãozinho.

A Glucosamina é um nutriente muito importante para as cartilagens dos animais, ajudando na sua formação, fortificação e reparação. Adicionar essa substância na dieta do seu pet pode fazer com que suas cartilagens se tornem mais fortes e resistentes, assim como também pode melhorar sua mobilidade conforme ele envelhece.

Já a Taurina é um aminoácido que ajuda bastante o sistema imunológico dos animais. Além disso, também fortalece o músculo cardíaco e os músculos relacionados à visão, combatendo a cegueira conforme o animal envelhece.

Os cachorros produzem ambas as substâncias normalmente, mas acabam produzindo cada vez menos quando envelhece, então um reforço na dieta do seu pet pode ser bastante benéfica, mas sempre com cuidado e equilíbrio.

Niacina

A niacina, também conhecida como vitamina B3, é muito importante na saúde dos animais, pois ajuda na circulação sanguínea e no aumento de colesterol bom no sangue. A niacina também auxilia na função enzimática do corpo, que é responsável por regular e controlar a velocidade das reações químicas que ocorrem dentro do corpo dos animais.

Além disso, a niacina também tem um papel fundamental na produção de energia do corpo do seu pet, permitindo que ele aguente brincar por muito mais tempo!

Malefícios do camarão para o cachorro

Cachorro deitado e triste

Ainda assim, o camarão pode apresentar alguns possíveis malefícios ao seu pet. Então é preciso ter em mente algumas questões antes de decidir acrescentar o camarão na dieta do seu melhor amigo canino. Confira a seguir os possíveis malefícios que o camarão pode apresentar para os cachorros.

Alto índice de colesterol

Se consumido em excesso, o camarão pode fazer com que seu cãozinho fique com níveis muito altos de colesterol, o que pode ser perigoso para sua saúde. Níveis elevados de colesterol no organismo podem acabar gerando vômito e diarreia constantes, dor e inchaço abdominal, nódulos de gordura na pele e até mesmo convulsões.

Além disso, o alto colesterol também pode acabar colocando em risco a saúde cardiovascular do seu pet, pois pode prejudicar o fluxo sanguíneo e causar uma série de doenças, como a hiperlipidemia e até mesmo ataques cardíacos.

Se você optar por inserir camarão na dieta do seu pet, portanto, é necessário ficar em dia com os exames do seu cãozinho para ter certeza que seus níveis de colesterol estão controlados. Assim, você evitará que seu cãozinho desenvolva problemas sérios de saúde, como a hipercolesterolemia, obesidade e diabetes canina.

Riscos de alergia

Assim como os humanos, seu cãozinho também pode ter alergia a camarão. Caso você opte por inserir camarão na dieta do seu pet, é preciso ficar de olho para ver se ele não tem alguma reação alérgica, como vômitos, irritações na pele, dificuldade de respirar ou diarreia.

Se o seu pet já tem alguma alergia, é preciso ter ainda mais cuidado ao inserir o camarão na dieta, principalmente por ser um alimento tão sensível de se lidar. É importante ter em mente também que, assim como os seres humanos, seu pet pode adquirir alergia a camarão ao longo da vida, então todo cuidado é pouco.

Caso note alguma alteração na pele ou no comportamento do animal após dar esse alimento para ele, leve-o a um veterinário para que possa receber o tratamento adequado.

Contém patógenos que podem fazer mal ao cachorro

Antes de dar um camarão de petisco ao seu pet, é muito importante garantir que o alimento esteja bem cozido e limpo. O camarão cru pode ser uma fonte de bactérias e outros patógenos perigosos, como vírus, vermes, fungos e até mesmo parasitas, quase sempre invisíveis a olho nu.

Além de uma intoxicação alimentar, comer camarões crus pode fazer com que seu pet tenha sua saúde comprometida e adquira diversas doenças, como viroses e infecções no organismo. Entretanto, quando o camarão passa pelo processo de cozimento, praticamente todos esses patógenos são eliminados, fazendo com que o alimento se torne saudável para o seu pet.

Cuidados antes de oferecer camarão o cachorro

Camarões crus à venda

O camarão pode ser um ótimo petisco para o seu pet, proporcionando vitaminas, minerais e antioxidantes que podem deixar o cachorro ainda mais saudável. Mas é necessário ter alguns cuidados especiais na hora de preparar o camarão para servir ao seu cãozinho.

Leia os tópicos abaixo para saber os principais cuidados antes de oferecer camarão para um cachorro.

Compre camarão de boa procedência

É muito importante comprar um camarão de boa procedência para evitar possíveis problemas com o alimento. Dar camarões estragados, por exemplo, também pode fazer muito mal ao animal, causando intoxicação alimentar e, possivelmente, fazendo com que o seu pet pegue alguma doença desagradável.

Portanto, comprar o camarão de locais confiáveis é a garantia de que eles estão frescos e sem nenhum tipo de contaminação. Pense como se fosse comprar o camarão para você, você comeria esse camarão? Se sim, então também pode servir para o seu cachorro!

Sempre cozinhe o camarão

Também é muito importante cozinhar o camarão antes de servir para seu cãozinho. O camarão cru possui diversas bactérias e outros patógenos que podem fazer muito mal para animais, inclusive para seres humanos.

Comer camarões e outros crustáceos crus pode fazer com que seu cãozinho tenha uma intoxicação alimentar, vomite, tenha diarreia até mesmo adquira alguma doença mais grave, como uma virose. Os patógenos prejudiciais aos cãezinhos que podem estar presentes na carne crua de camarão serão detalhados mais para frente neste artigo.

Antes cozinhar o camarão, lembre-se também de retirar a casca. Além dessa parte do crustáceo não possuir benefícios, o animal pode acabar se engasgando com ela. Coloque os camarões em uma panela com água, tampe e deixe ferver. Quando os camarões estiverem rosados já estão próprios para consumo. Esse processo pode levar até 10 minutos.

Evite temperos nocivos para o cachorro

Outra questão muito importante é evitar a utilização de temperos na hora de cozinhar o camarão. Os cachorros tem um organismo mais sensível que o do ser humano, então alguns temperos que normalmente usamos em nossos pratos podem fazer mal aos pets.

Portanto, ao preparar camarão para o seu pet, evite temperá-lo com cebola, pimenta, alho, limão e outros temperos que podem ser nocivos aos animais. Use apenas água e deixe o sabor natural do alimento. O animal não vai sentir falta dos temperos e com certeza vai ficar feliz com o agrado.

Ofereça camarão em pequenas porções

O camarão é um alimento com pouca gordura e calorias, então pode ser uma boa opção para cães de dieta. Entretanto, seu alto índice de colesterol faz com que seja preciso ter cuidado com as quantidades de camarão que você dá ao seu cãozinho.

O ideal é que o camarão seja fornecido apenas como um complemento à alimentação do animal, podendo ser misturado com outros alimentos ou até mesmo na ração. Jamais ofereça uma refeição completa apenas com este alimento!

Posso oferecer camarão ao cachorro filhote?

Se o seu cachorro ainda é filhote e você está na dúvida se pode dar o camarão como um agrado de vez em quando, pode ficar tranquilo. Se servido com os devidos cuidados e de forma balanceada, o camarão pode trazer ótimos benefícios para o crescimento do seu cãozinho.

As vitaminas e minerais presentes no camarão podem auxiliar no processo de desenvolvimento de um filhote, fazendo com que ele cresça mais forte e saudável. Portanto, complementar a alimentação do cãozinho de vez em quando com esse crustáceo não é uma má ideia.

Consulte um veterinário especialista em nutrição

Para garantir que o camarão seja uma boa opção para o cardápio do seu cãozinho, é recomendável se consultar com um veterinário especialista em nutrição. Dessa forma, o profissional poderá acompanhar a saúde do seu pet e ter certeza de que ele não tem alergia ao alimento ou algum problema prévio de colesterol.

Além disso, o veterinário também poderá definir se o camarão é um reforço necessário para a alimentação do seu cachorro, tomando todos os cuidados necessários e realizando um acompanhamento para garantir a saúde do seu pet.

Cachorros podem comer camarão, mas com os devidos cuidados

Mulher dando alimento para um cachorro

Como você viu nesse artigo, cachorros podem sim comer camarão, visto que este é um alimento rico em proteínas, vitaminas e outros nutrientes muito importantes para a saúde. Mas é fundamental lembrar sempre de seguir os cuidados devidos para manter a saúde do seu pet e evitar problemas futuros.

É muito importante garantir que o camarão não seja dado em excesso, pois pode aumentar o colesterol do cachorro e prejudicar sua circulação sanguínea. Além disso, é imprescindível cozinhar bem o camarão e evitar acrescentar temperos, fazendo assim com que o cãozinho possa desfrutar do alimento de forma saudável e segura.

Agora você já pode ir ao mercado mais próximo e comprar um camarão para agradar o seu amigo canino. Com certeza ele vai ficar muito feliz com esse novo item do cardápio!

Autor deste artigo

Paulista, 23 anos, maninho da Cacau e apaixonado por filmes, séries, livros e pets!

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.