Gecko leopardo: veja características, tipos e curiosidades deste lagarto.

Gecko leopardo: veja características, tipos e curiosidades deste lagarto.

Já pensou em ter um Gecko leopardo? Nesse artigo vamos dar muitas dicas sobre como cuidar de Gecko, e suas características e muito mais!


O que é um Gecko leopardo?

Gecko leopardo em mão humana

"Gecko", você já ouviu essa palavra antes? É uma palavra de língua inglesa que no português é traduzida como "lagartixa". Mas será que o Gecko leopardo é só mais uma lagartixa? Quase isso! Ele é um réptil que pertence à família das lagartixas, mas possui muitas peculiaridades.

Uma delas é o fato desse curioso réptil ser adotado por vários amantes de bichos por todo o mundo! Muitos tutores de animais exóticos escolhem o Gecko leopardo com um pet, e ele é ótimo para quem está começando com animais exóticos.

Esse lagarto é muito dócil, animado e, acredite, expressivo! Caso queira saber mais sobre essa espécie de réptil, suas características, seu habitat e alimentação, além das curiosidades sobre ele, esse artigo estará na medida certa para sua curiosidade! Continue sua leitura!

Características do Gecko leopardo

Gecko leopardo sendo alimentado

Como reconhecer um Gecko leopardo? O que ele come? De onde vem? Todas essas perguntas, e outras mais, vão ser respondidas logo a seguir, então, leia mais e descubra tudo isso!

Tamanho e expectativa de vida do animal

O Gecko leopardo é um réptil pequeno, apesar de ser muito maior do que uma lagartixa, ele chega a medir até 27 cm quando atinge a fase adulta! Por possuir um metabolismo muito lento, esse animal também possui uma longevidade extensa, e os Gecko leopardos podem viver cerca de 20 anos! É uma ótima espécie para quem deseja um companheiro por muito tempo!

Características visuais do Gecko leopardo

O corpo dos Gecko leopardo possui um formato cilíndrico, com um achatamento leve na região superior, onde está sua coluna.

Sua cabeça também tem uma forma mais achatada que termina em um focinho mais pontudo. A cor de seus olhos, geralmente, varia em tons que vão de castanho-claro ao dourado, cercados por pupilas que não se fecham completamente, deixando sempre uma pequena fresta.

Suas escamas costumam ser muito finas, e bem unidas, de forma que ao tocar um Gecko você pode ter a sensação de maciez. As cores desse lagarto variam muito de espécie para espécie, mas as mais comuns são as escamas com tons amarelados com pequenas bolinhas pretas.

Origem e distribuição geográfica

Os répteis da espécie Gecko leopardo são originários de locais como Irã, norte da Índia, Iraque e Paquistão e foram levados para fora de suas terras natais em meados dos anos de 1970. Desde então, ele se espalharam pelo mundo, pois, devido a seu comportamento dócil e amigável, tornaram-se bichos de estimação muito comuns em vários países.

Atualmente, os lagartos Gecko leopardo são encontrados no Sudoeste da Ásia, mas também povoaram a Índia, Paquistão, Afeganistão, Irã e Iraque chegando à Síria e à Turquia. Os habitats preferidos do Gecko Leopardo são áreas áridas e semiáridas, sem muita vegetação. Ou seja, estes répteis habitam principalmente os desertos tropicais e semitropicais.

Hábitos e comportamento

Esse animal possui hábitos majoritariamente noturnos. Então, não estranho se o seu Gecko leopardo começar a interagir depois que o sol se pôr. Em seu habitat natural, eles costumam se esconder em fendas, buracos, cavernas, pedras e qualquer tipo de esconderijo que seja escuro.

Mesmo sendo um lagarto muito furtivo, o Gecko leopardo é carismático e rapidamente perde a inibição, geralmente mudando de hábito ao viver em um terrário. Ele se acostuma muito rapidamente com seus tutores, e esse é um dos atrativos desse pequeno réptil.

Alimentação do Gecko leopardo

Em seu habitat natural os Gecko leopardos consomem comidas vivas, isto é, caçam outros animais como forma de alimentação. A frequência com que se alimentam depende da etapa da vida em que estão, quando jovens comem cerca de 1 a 2 vezes ao dia, na fase adulta eles passam a se alimentar de 2 a 4 vezes.

Suas presas geralmente são pequenos insetos, como gafanhotos, baratas, grilos, e outros insetos que sejam um estímulo para suas habilidades de caça. Em cativeiro, é recomendado manter essa alimentação com a adição de minerais e vitaminas em pó, espalhadas sobre os insetos.

Alguns outros tipos de lagartixas Gecko

Você sabia que o Gecko leopardo não é a única variação de Gecko famosa entre os tutores de répteis e animais exóticos? Existem algumas variações dentro da espécie Gecko, e a seguir vamos mostrar mais sobre algumas delas! Continue lendo.

Gecko Bell albino

Foto de Gecko Bell Albino em fundo preto

Apesar de seu nome ser albino, ele não é totalmente branco. As escamas do Gecko Bell albino são complexas na coloração, ele possui faixas que se revezam entre um tom claro e escuro de amarelo-dourado.

Essas faixas costumam ser cobertas por pequenas manchas pretas mais ou menos densas, desde sua cabeça até sua cauda, todo seu corpo tem essa característica. Esse Gecko costuma medir entre 20 e 25 centímetros.

Gecko Leopardo Gigante

Esse Gecko é uma variação do Gecko leopardo, com a diferença em seu corpo, que é mais avantajado no ventre, e ele possui escamas ligeiramente diferentes: os gecko leopardos gigantes podem ser vistos com o corpo inteiro manchado de amarelo muito suave e branco, sem manchas, pintas ou bolinhas pretas ao longo de seu corpo.

Essa é a sua maior diferença em relação aos outros Geckos. Mas, seu tamanho também recebe destaque, e esse lagarto chega a medir entre 25-29 centímetros quando está na fase adulta.

Leopardo Gecko Blizzard

Fotos de Gecko leopardo Blizzard em fundo branco

Esta espécie de Gecko é identificada por suas escamas que costumas ser completamente brancas. Alguns membros da espécie Gecko leopardo blizzard também apresenta uma variação de escamas que vai para a cinza. Mas, sua diferença não é apenas essa, seus olhos assumem uma cor muito escura, que se espalha por todo o globo ocular do bichinho.

Isto é, ele possui olhos completamente pretos, nada parecido com os castanhos, comuns entre os outros Geckos. Além disso, costuma medir entre 20 e 25 centímetros.

Gecko Black Pearl

O lagarto Gecko Black Pearl é denominado assim devido às características únicas de suas escamas: elas são completamente pretas, da ponta de seu focinho até a ponta de sua cauda! É um tom de preto denso, que o torna muito atraente. A única variação dessa cor em seu corpo está no ventre, que possui uma tonalidade clara.

Essa variação tem um tamanho menor do que os outros Geckos e mede cerca de 15-20 centímetros na fase adulta.

Leopard Gecko Mack Snow

Leopard Gecko Mack Snow

Essa espécie de Gecko possui um tamanho equivalente ao Gecko leopardo, ficando entre os 22-27 centímetros na fase adulta. Seu destaque está principalmente na variação de suas escamas, que são predominantemente claras, quase brancas na maioria das vezes, com muitos pontos pretos ao longo de seu corpo e especialmente em sua cabeça.

Porém, alguns indivíduos podem apresentar um padrão diferente, ostentando faixas acinzentadas ou pretas entre as escamas claras pontilhadas com manchas pretas.

Gecko cauda de cenoura

Gecko cauda de cenoura

Chegando a medir 25 cm, o Gecko cauda de cenoura é muito simpático, e possui um padrão de escamas muito peculiar e curioso: elas possuem uma cor predominantemente amarelada, por todo o corpo, e apenas sua cabeça e cauda contêm as manchas pretas - comuns em outros Geckos -, em grande densidade.

Sua cauda também possui outra peculiaridade, em alguns indivíduos dessa variação dos lagartos Gecko, eles podem desenvolver uma cor alaranjada muito forte, parecido com a cor da cenoura, de onde vem a idéia para o seu nome aqui no Brasil!

Leopardo gecko Raptor

O nome deste Gecko na verdade é um acrônimo - palavras que representam siglas - RAPTOR é em inglês Red-eye Albino Patternless Tremper Orange, o que pode ser traduzido livremente por olhos vermelhos albino sem padrão laranja absorvido. O que acaba sendo uma breve descrição de sua aparência. Esse Gecko também pode chegar a 25 centímetros.

O leopardo Gecko raptor é uma variação que possui olhos completamente vermelhos, suas escamas geralmente são muito claras, mas apresentam uma tonalidade alaranjada ou amarelada, muito suave. Essa coloração é espalhada por todo seu corpo sem um padrão, formando manchas ou espalhando-se ao longo de todo o corpo do animal.

Curiosidades do Gecko leopardo

Gecko leopardo em tronco

Além de seus padrões de escamas de diversos tipos, cores e padrões, o que mais chama atenção nesse lagarto, tão querido por vários tutores de animais exóticos? Você quer saber as curiosidades do Gecko leopardo? Basta continuar a leitura deste artigo!

A venda de gecko foi proibida no Brasil

Os Geckos leopardos são animais que se encaixam na lei de proibição fiscalizada pelo IBAMA, que veta a criação, reprodução e comercialização de animais silvestres e exóticos sem autorização específica. Mesmo que alguns animais exóticos ainda possam ser criados, como alguns pássaros e cobras. Os Geckos leopardo não possuem autorização.

Por isso, é importante saber que fazer a compra de um Gecko pela internet pode acarretar graves consequências legais. Para saber sobre a possibilidade ter um Gecko, de forma legal, entre em contato com as autoridades ambientas de sua cidade.

Os geckos enxergam super bem à noite

Os répteis Gecko leopardo costumam possuir um hábito de vida noturno, e isso fez com que seus olhos se adaptassem extremamente bem a essas condições. E, apesar de serem caçadores especialistas em ambientes escuros, eles também podem ver muito bem na claridade.

A visão das lagartixas Gecko leopardo funciona bem, tanto na luz quanto no escuro porque elas são adaptadas ao estilo de vida crepuscular. Isso significa que elas são mais ativas entre o pôr do sol e a noite, mas também têm intervalos aleatórios de atividade ao longo do dia, dependendo de suas necessidades e estímulos externos.

A automutilação da cauda dos geckos

Assim como as lagartixas menores, que não são de estimação, os Geckos leopardo podem soltar suas caudas quando se sentem ameaçados, estressados, assustados, ou quando são pegos pela cauda. A cauda solta continua se movendo, mesmo não ligada ao corpo, como mecanismo de defesa.

Essa movimentação da cauda solta chama a atenção da presa pode permitir que o lagarto procure uma rota de fuga em um momento de perigo. Em todo caso, uma nova cauda crescerá no lugar daquela que foi solta, portanto, não se preocupe muito se isso acontecer com seu Gecko leopardo.

Os geckos têm grande poder de camuflagem

As habilidades de camuflagem dos Gecko leopardo são incríveis! Através dos padrões que eles possuem em suas escamas, esses répteis misturam-se com o ambiente a seu redor. Tudo isso com a ajuda de seus olhos incríveis que podem detectar cores.

A aptidão para ver cores é importante para que ele identifique no ambiente os lugares onde seus padrões de escama estarão mais integrados com as pedras, solo, árvores ou quaisquer outras formações naturais que possam fazer parte de seu habitat.

O gecko leopardo boceja

Sim, as lagartixas Gecko leopardo realmente bocejam, e essa é uma de suas expressões mais divertidas. Elas são conhecidas por fazer isso depois das refeições geralmente, mas, elas também podem ser vistas bocejando aleatoriamente durante o período do dia em que estão ativas. Por isso, não estranhe se vir uma Gecko leopardo bocejar!

Divertido, carismático e bonito, esse é o Gecko leopardo!

Gecko leopardo

Esses répteis originários do oriente médio e suas regiões áridas, hoje habita naturalmente, principalmente o sudoeste da Ásia. Seu comportamento calmo e dócil o tornou uma espécie muito difundida entre criadores e tutores de répteis e animais exóticos, e assim ele se espalhou pelo mundo.

Com hábitos crepusculares, ele se adaptou especialmente bem aos ambientes com pouca iluminação, mas ainda possui muita habilidade na luz, e é um ótimo caçador de insetos, sua principal fonte de alimento. As variações dos padrões e cores de suas escamas também o ajudam, já que o camuflam muito bem!

Agora você já sabe tudo o que precisa para admirar ainda mais o Gecko leopardo. Seus hábitos, alimentações, e até as curiosidades sobre esse réptil dócil, amigável e cheio de cores encantadoras.

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.